09 dezembro, 2014

Apicius

A convite da Zomato para mais um foodie meetup tive o prazer de conhecer o Apicius, restaurante sobre o qual já tinha bastante curiosidade e constava da minha whislit. E a expectativa era alta já que o jantar era dedicado ao foie gras!




A localização pode não ser a mais central, mas é bastante acessível, tem um ambiente descontraído e recatado. Fomos recebidos com muita simpatia e um copo de espumante.




Começamos pelo couvert composto por pão de mafra e dois tipos de manteiga caseira, uma de amêndoa e outra de coentros e alho. A manteiga de amêndoa estava fantástica, com um sabor diferente e suave, muito cremosa, a manteiga de alho e coentros, também bastante saborosa e com um toque crocante da broa.
Seguiram-se então os foie gras, sempre acompanhados por um vinho diferente.



Primeiro, o foie gras "Au torchon" acompanhado por pão brioche torrado e especiarias. Uma excelente entrada, leve e saborosa, e que com as especiarias disponíveis na tábua permite personalizar o sabor a cada dentada.



Depois, veio o prato principal, um escalope de foie gras, com puré beterraba e crumble de cacao. Achei maravilhoso! Um escalope delicado, que se desfazia na boca, um puré de beterraba suave sem dar conta daquele sabor tão característico e o crumble de cacao que além de conferir textura, era uma pequena surpresa para o paladar.



Por fim, vem a sobremesa uma novidade total já que nem sequer consta da lista. 
Uma combinação de iogurte grego, foie gras, amêndoas e mel, tem um conceito interessante e quando se observa ninguém diria que tem foie gras. 
Foi o único prato que não gostei: ao provar exactamente como chega à mesa o sabor é demasiado intenso, tornando-se quase desagradável, ao misturar todos os elementos o sabor torna-se um pouco mais leve e é possível sentir as várias camadas de sabor, mas ainda assim não consegui terminar a sobremesa.


Concluindo: um restaurante com um restaurante diferente, que se pretende destacar pela inovação e que certamente irá trazer muitas surpresas! 

2 comentários:

  1. Confesso que fiquei a olhar para "exceptactiva" a tentar decifrar onde é que estava a troca de letras :P
    "Fomos recebidos com muita simpatia e um copo de espumante" hahaha :)
    Essa manteiga de amêndoa é estranha, parece muito sólida :)
    Que estranho porem as especiarias à parte! Talvez seja só eu que não estou habituada a ir a restaurantes :P
    O prato principal parece ser uma ótima combinação de sabores :D
    Pena que não tenhas gostado da sobremesa :( Mas pronto, não pode ser tudo perfeito :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes, sinto que tenho uma dislexica em mim! Obrigada, vou corrigir :-)
      Eu também estranhei, mas depois achei interessante já que podia comer simples ou ir variando o tempero.

      Eliminar