28 março, 2019

Gnocchi com tomate assado e molho pesto

Tenho a sensação que o gnocchi por cá ainda é pouco conhecido e provavelmente por isso pouco popular, mas eu adoro gnocchi! Lembro-me perfeitamente que era habitual ir com o meu pai e a minha madrasta a um restaurante italiano e mesmo sem saber o que era quando vi gnocchi na ementa e a sua descrição quis logo experimentar. Fiquei imediatamente apaixonada e ainda que agora seja raro pedir gnocchi num restaurante, até porque raramente está disponível na ementa, é um tipo de prato que gosto de fazer em casa por ser tão simples e tão reconfortante.
Tenho sempre gnocchi pronto a usar, para esta receita juntei vários ingredientes de outras receitas como o tomate cereja, o molho pesto e queijo mozzarella.


Ingredientes:
1 embalagem de gnocchi
Azeite q.b.
2 dentes de alho picados
100g tomate cereja picados
100g tomate mini chucha laranja
Molho pesto q.b.
75g queijo mozzarella ralado ou em pedaços
Oregãos q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Parmesão ralado (opcional)


Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Coloque o tomate num tabuleiro de forno, tempere com sal e pimenta, oregãos e alecrim, por cima deite um fio de azeite. Envolva e leve ao forno durante 15 minutos.
- Enquanto o tomate está no forno, cozinhe o gnocchi em água abundante a ferver com um pouco de sal e um fio de azeite, durante cerca de 5 minutos. Quando o gnocchi começar a vir à superfície, escorra a água e reserve.
- Num tacho, deite um pouco de azeite e salteie o alho.
- Adicione o molho pesto, o gnocchi e um pouco de queijo mozzarela, envolva para que o queijo derreta. Junte o tomate assado e envolva.
- Sirva polvilhado com oregãos e queijo parmesão.


3 comentários:

  1. Deu vontade de provar!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, qual a marca de gnocchi que usa?
    Obrigada

    ResponderEliminar