07 março, 2019

Onde comer em Roma

Acredito que a gastronomia faz parte de qualquer viagem, e não me refiro a refiro a refeições de luxo ou em restaurantes gourmet com estrelas Michelin, mas sim à gastronomia local e típica, simples e saborosa acessível a todos. O que se come, onde se come e como se come, faz parte da cultura e história de cada local.
Itália tem a fama de ser um destino onde se come bem, e Roma faz justiça a esta reputação, porque a verdade é que não faltam bons restaurantes na cidade e o difícil será mesmo escolher... e facilmente voltaria só pela comida maravilhosa!



Inaugurado em 1760, os amantes de café não podem deixar de visitar o Antico Caffé Greco. Por aqui já passaram figuras históricas como Goethe, Wagner, Morrissey e até mesmo Casanova, é o bar mais antigo de Roma e o segundo mais antigo de Itália. Requintado e cheio de história e obras de arte, é uma verdadeira viagem no tempo, mas atenção ao preços principalmente se quiser ficar sentado.


Mesmo ao lado da Pizza Navona, fomos até ao Il Tagliere Toscano Navona, um restaurante pequeno e acolhedor, rústico e descontraído, é frequentado por muitos italianos (o que é sempre bom sinal!). Serve tábuas diversas com carnes frias, queijos, pão, salada, etc, os preços variam consoante o tamanho e o que inclui cada tábua, vinhos e cerveja, tudo a preços muito acessíveis. Confesso que descobri este restaurante durante uma pesquisa, e como até tinha um desconto de 50% arriscámos a reservar online e foi uma agradável surpresa.
Para a sobremesa, recomendo que façam uma visita ao Tre Scalini e provem o Tartufo, uma receita de 1946 que combina 13 chocolates diferentes!

Algo que me conquistou foi o Aperitivi ou se preferirem Aperitivo à italiana, vários restaurantes/bares/cafés têm um menu específico em que podem beber um cocktail acompanhado com alguns snacks salgados, é a forma perfeita de descontrair ao final da tarde e de abrir o apetite para o jantar!



Como viajámos em Julho, tinha planeado numa das noites jantar num restaurante com terraço ou vista, e o escolhido foi La Terrazza dei Papi. Localizado em frente à Basílica de Santa Maria Maggiore e no último andar do Mecenate Palace Hotel, possui uma vista de 360º da cidade, é o local perfeito para um desfrutar do pôr-do-sol enquanto desfruta do aperitivi ou para um jantar romântico, serve comida italiana e mediterrânica, o atendimento é cuidado e atencioso. Foi um jantar soberbo e memorável, um dos melhores restaurantes que experimentámos durante a nossa estadia.
Fizemos a reserva online, recomendo que indiquem que querem uma mesa no exterior se quiserem desfrutar da vista.

As montras das pastelarias e gelatarias em Roma são uma verdadeira tentação! Tartes, cannolis, cornetto (os croissants italianos), tortas, crostata, o clássico tiramisú e gelados, existem doces para todos os gostos e que irão agradar ao mais exigente dos gulosos.
Claro que os gelados são obrigatórios, e existem para todos os gostos não só pela variedade de sabores como pelas opções de cone (bolacha, bolacha com chocolate, com frutos secos, e por aí fora). Algumas gelatarias são mais famosas que outras, pessoalmente gostei imenso da Sweet Life (a caminho do Castelo Sant'Angelo); Gelataria Valentino (próximo da Fontana di Trevi) e o Caffé Ciampini (próximo das Spanish Steps).

Um dos primeiros restaurantes que surgiu nas minhas pesquisas foi Sa Tanca Crostaceria, chamou-me à atenção o destaque dado aos pratos de peixe e marisco e a decoração extravagante ao estilo barroco. Frequentado maioritariamente por italianos (na noite em que lá jantámos éramos os únicos turistas!), o menu inclui todo o tipo de marisco, podem escolher à carta ou optar pelo menu de degustação que inclui várias entradas, pratos principais, sobremesa e vinho. Um pouco mais caro, mas vale a pena pela experiência.

Tinha óptimas referências do restaurante Cantina e Cucina e por isso era um dos restaurante que tinha na minha lista... infelizmente o restaurante não aceita reservas, e na noite que em que tentámos ir lá jantar a fila dobrava a esquina! 
Depois de uma rápida vista de olhos pelos restaurantes em redor, optámos pelo Terra di Siena, serve comida típica da zona da Toscana. É um restaurante tradicional, com um ambiente descontraído, na noite do nosso jantar tivemos direito a música na esplanada, além do menu à carta também tem pratos especiais todos os dias.

Ao almoço, optávamos por refeições um pouco mais rápidas e em locais próximos daquilo que estávamos a visitar, e sinceramente posso dizer que em Roma é fácil comer bem!
Próximo do nosso hotel, fomos mais do que uma vez almoçar ao Pasta and Social International House, que serve massas, pizzas e outros pratos (recomendo vivamente o Rigatoni Carbonara, Tonnarelli Cacio e Pepe e Penne alla Arrabiata) tudo a preços muito acessíveis e com doses generosas.
A caminho do Castelo Sant'Angelo, junto à margem do rio estavam vários restaurantes e bares, sabendo que podia ser uma típica tourist trap mesmo assim arriscámos e foi uma óptima experiência! Não fixei o nome do restaurante e fiquei com a sensação que aqueles espaços seriam pensados mesmo para o Verão, comemos flores de courgette recheadas e fritas, pizza e bebemos aperol, a preços muito convidativos.
Numa paragem pelo Caffé Vitti, escolhemos arancini (pastéis de arroz frito) e sandes, e terminámos com um delicioso gelado!




Amanhã post sobre Conhecer Roma

1 comentário:

  1. Palavras para quê? As fotos dizem tudo!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar