06 março, 2019

12 coisas que não deve fazer em Roma

Roma é uma cidade que respira arte, história e cultura, e todos os anos milhões de turistas visitam a cidade. Como qualquer destino, existem expectativas culturais e tradições a que devemos dar atenção quando viajamos e Roma não é excepção. 
Para aproveitar ao máximo da sua estadia, ajuda pesquisar um pouco sobre a história da cidade, refeições, transportes e hábitos, e no meio de tanta informação é essencial saber o que deve evitar!


Não use carro!
O tráfego é completamente caótico (atenção também ao atravessar nas passadeiras!), não é permitido circular de carro em muitas ruas do centro histórico, o estacionamento é escasso e quando existe é bastante caro. Roma é uma cidade para se conhecer a pé, e se precisar por usar autocarro ou metro.

Não compre garrafas de água.
Apenas precisa de uma garrafa de água e depois pode enchê-la com água numa das fontes ou torneiras que estão espalhadas por toda a cidade.


Não visite museus às segundas-feiras
Por norma, os museus estão encerrados às segundas-feiras, por isso planeie o seu itinerário e nesse dia aproveite para visitar outros pontos de interesse.

Não se esqueça de confirmar dias de abertura e horários de funcionamento
Muitos negócios são familiares e por isso é normal terem dois dias de fecho para descanso, além disso durante o Verão (especialmente em Agosto) é normal que alguns locais estejam fechados para férias (restaurantes, bares, etc).

Não visite os principais pontos turísticos sem comprar bilhetes com antecedência
Vai pagar um pouco mais, mas vai compensa imenso não ter de esperar horas nas longas filas para o Coliseu ou Vaticano, além de que ainda tem entrada prioritária.


Não tire fotos com pessoas vestidas de gladiadores ou romanos
Vão encontrá-los junto ao Coliseu e de outras atracções, e a lembrança pode sair cara, mas se fizer questão, negoceie um preço antes de tirar a foto.

Não tenha receio de explorar percorrer as ruas e igrejas de Roma
Pelas ruas da cidade irá certamente encontrar várias fontes e praças, esculturas e outros pontos de interesse; pelo caminho vai encontrar várias igrejas, e mesmo as mais pequenas têm uma arquitectura e beleza invejável.

Ter em conta o tipo de roupa ao visitar as igrejas
Não é permitido entrar de calções ou ombros expostos, por isso evite roupas curtas ou tenha consigo um lenço para se cobrir durante a visita.

Não se limite a experimentar massas e pizzas
A gastronomia romana é muito rica e variada, vai encontrar vários pratos de carne, peixe e marisco, entre outros. Aproveite para experimentar algo diferente como os arancini ou as flores de courgette fritas, as pastelarias e gelatarias são verdadeiras tentações; e não se limite aos restaurantes mais centrais.


Não peça um cappuccino à tarde.
Tradição ou puro hábito, o cappuccino é uma bebida para ser tomada de manhã, ao pequeno-almoço, pois os italianos acreditam que a quantidade de leite interfere com a digestão. 

Não faça o pedido num restaurante sem verificar os preços na ementa.
Em alguns restaurantes o empregado pode apresentar os pratos do dia, mas solicite sempre a ementa, além disso confirme se o restaurante cobra a taxa de coperto (se cobrar terá de estar mencionado na ementa e assinalado o respectivo valor por pessoa).

Não tenha pressa!!
Perca-se pelas ruas, descubra as praças, visite o mercado, prove os gelados, desfrute de um final de tarde junto ao rio com um cocktail...



Amanhã post sobre Onde comer em Roma

Sem comentários:

Publicar um comentário