25 maio, 2023

3 mesquitas para conhecer em Istambul

Dividida entre Europa e Ásia, não é de admirar que a herança cultural de Istambul tenha tido uma enorme influência em algumas de suas arquiteturas mais importantes. Com os minaretes de mais 3.000 mesquitas espalhadas pelo horizonte da cidade, são parte integrante da cidade não apenas como lugares de culto, mas também como espaços socais e de eventos culturais.
As orações ocorrem cinco vezes por dia, com a primeira iniciando ao nascer do sol e terminando quando o sol se põe, por isso ao longo do dia vão ouvir um chamado que ecoa por toda a cidade que antecede cada oração, através de caixas de som instaladas no alto dos minaretes, e cada mesquita tem Muezzin diferentes (quem chama para as orações) cujos cânticos alternam entre mesquitas.


A famosa Mesquita Azul (Mesquita de Sultanahmet) é uma das mais conhecidas e populares mesquitas de Istambul. Foi concluída em 1616, esta antiga mesquita é famosa por seus 20.000 intrincados azulejos Iznik que decoram as suas paredes de azul, é considerada a última grande mesquita do período clássico Otomano . Destaca-se de outras mesquitas por ter seis minaretes em vez de dois ou quatro, o que causou grande polêmica na época devido a Meca ser o único templo a possuir seis.
Tem sido alvo de obras de restauro no interior que devem estar concluídas este ano.



E do outro lado da rua, encontramos a Hagia Sophia (Mesquita Santa Sofia) construída como uma igreja no século VI sob a liderança do imperador bizantino Justiniano, tendo demorado 6 anos a ser concluída. No seu interior, encontramos chão de mármore e portas de carvalho e bronze, as partes históricas da mesquita, como minbar, mihrab, candelabros baixos e inscrições islâmicas, relíquias e obras de arte incríveis, e inúmeros mosaicos cristãos nas paredes.
Tornou-se depois numa mesquita, após a conquista pelos otomanos, em 1453; em 1934, o pai da Turquia moderna, Atatürk converteu-a num museu, em 1985 foi considerado património mundial pela UNESCO; e mais recentemente, em 2020 voltou à sua condição de mesquita.


E terminamos com aquela que foi a minha mesquita preferida, a Mesquita Suleymaniye!
Uma mesquita imperial otomana situada numa das colinas de Istambul, e depois da Hagia Sophia é a maior mesquita de Istambul, sendo uma das maiores realizações do arquitecto imperial Mimar Sinan em 1557.
Os quatro minaretes, supostamente simbolizam o facto de Solimão ter sido o quarto sultão após a conquista de Constantinopla e as 10 varandas que este foi o décimo sultão desde a fundação do império. A sala de oração é o coração da mesquita: decorada com uma variedade de azulejos de cerâmica, incluindo azulejos azuis, vermelhos, verdes e brancos que criam padrões intrincados nas paredes.


Dicas
  • No período da manhã existem sempre filas bastante longas, por isso na minha experiência as melhores opções são: 1) ir o mais cedo possível 2) ir depois de almoço, quando as filas são muito mais pequenas ou 3) ao final da tarde.
  • Quando visitar uma mesquita os ombros não devem estar expostos; apenas é permitido usar calças/calções/saias abaixo do joelho e as senhoras devem cobrir a cabeça com um lenço; deverá também descalçar-se.
  • Evite visitar mesquitas às sextas-feiras pelo meio-dia, visto este ser um importante horário para as orações.


Sem comentários:

Enviar um comentário