30 maio, 2023

Onde comer em Istambul

Graças à sua localização única Istambul tem uma cultura gastronómica muito especial, com influências da Europa e da Ásia, de várias culturas e gerações, por isso a variedade de texturas, textura e aromas dos alimentos é incrível. Comer em Istambul, mais do que algo delicioso, é uma verdadeira experiência!
Os turcos são bastantes generosos, tanto na diversidades como nas quantidades de comida servida, é basta comum oferecerem o pão e hummus, ou chá e café no final da refeição, e não importa onde estejam vão sempre encontrar comida incrível. E não podem mesmo deixar de experimentar como as doces baklavas ou turkish delights, a famosa "pizza turca", as variadas mezze, os tradicionais kebab (o testi kebab é o meu preferido!), sem esquecer o chá e café turcos.

 

É impossível visitar Istambul e não provar as famosas (e deliciosas!) baklavas! E é impossível não se cruzar com as lojas Hafiz Mustafa espalhadas pela cidade. Fundada em 1894 aqui encontram-se  diversos tipos de bolos e sobremesas, turkish delights e baklavas de diferentes sabores e formatos, gostei especialmente das de pistáchio. 

Durante a visita ao Grand Bazaar, descobrimos o café Sark Kahvesi e decidimos fazer uma pausa para tomar um café turco. O ambiente é muito acolhedor, o espaço é descontraído e com uma decoração muito bonita com diversas almofadas espalhadas, perfeito para relaxar! Provámos o café turco, limonada e um menu de degustação diferentes baklavas e turkish delights, que recomendo vivamente.



Descobri o restaurante Gulhane Sark Sofrasi durante as minhas pesquisas e ficou logo no topo da lista para visitar... superou todas as expectativas! Um restaurante de comida típica turca, ambiente informal e acolhedor, staff extremamente simpático e cordial. A ementa é extensa, com várias entradas, pratos de peixe, carne e vegetarianos, mas eu sabia perfeitamente qual o prato que queria provar: Testi Kebab
É uma especialidade da cozinha otomana, em que dentro de um pote de barro é colocada a carne, tomate, pimentos, cogumelos, cebola, e outros legumes; é preparado no forno e finalizado na mesa (com direito a um pequeno espectáculo de fogo) em que o pote é partido e a comida é servida.

O restaurante Roof Mezze 360 foi uma recomendação do nosso hotel e foi outra experiência incrível. Localizado no topo de um hotel, tem uma vista soberba da cidade, é um pouco mais formal e aqui serve-se comida típica turca, com uma apresentação um pouco mais refinada e é frequente existir música ao vivo durante o jantar.

Conhecida como "pizza turca" o Lahmacun é muito diferente da pizza italiana, na realidade um pão de massa lêveda, num formato quase tipo barco, recheado com diferentes ingredientes e depois cozinhado no forno. O restaurante Hocapsa Pidecisi existe desde 1964, e é muito popular entre os turcos, apenas serve esta especialidade turca.

O restaurante Ti Amo Bistro foi uma escolha estratégica, visto que estava perto do nosso hotel e foi uma recomendação dos funcionários. Ambiente descontraído e agradável, com uma simpática esplanada, serve pratos típicos turcos, de carne, peixe e marisco, bem como grelhados variados, sempre servidos em doses generosas.

O Pleasure Terrace Restaurant rooftop foi um restaurante que descobrimos por mero acaso e foi uma agradável surpresa. Um restaurante discreto, meio escondido no topo de um hotel, serve comida típica turca e grelhados, tem uma sala interior e um pequeno rooftop, ideal para tomar uma bebida ao final do dia. 

Qualquer pessoa com conta no instagram já viu fotos do Seven Hills, não fosse ter uma das melhores vistas da cidade! É um restaurante, que serve comida turca, grelhados de peixe e marisco, e um rooftop com vista panorâmica (entrada livre), por isso se quiserem simplesmente beber um café turco, tirar fotos e apreciar a vista é uma excelente opção. Por ser muito conhecido, caso queiram tomar um típico pequeno-almoço turco ou jantar, devem fazer reserva.  

O Henna Coffee Shop é um café/restaurante, no rooftop de um hotel, e também tem uma excelente vista! O espaço é descontraído, uma excelente opção para tomar o pequeno-almoço, um almoço tardio ou simplesmente beber um chá ou café enquanto desfruta da vista.



Sem comentários:

Enviar um comentário