23 maio, 2023

TOP 10 - não pode perder em Istambul

Istambul ou Constantinopla, onde o Ocidente e o Oriente se encontram, não importa como tentemos definir... Istambul é uma cidade absolutamente incrível, de cortar a respiração! E quem nunca ouviu falar de Hagia Sophia, Mesquita Azul, Grand Bazaar ou Torre Galata?!
Este  é um lugar onde sentimos a história e as lendas em cada esquina, onde convivem o antigo e o moderno, sempre cativante e misteriosa, repleta de cheiros, sons e cores, comida deliciosa e baklavas sem fim, é impressionantemente grandiosa e vibrante, frenética e por vezes caótica, mas sempre encantadora.  



Hagia Sophia uma das maravilhas arquitetônicas sobreviventes do Império Bizantino. Localizada no coração do centro histórico de Istambul, este edifício sagrado permanece – até hoje – um importante símbolo de poder.
Conhecida por sua enorme cúpula, antes da sua construção ninguém havia descoberto como colocar uma grande cúpula em uma base quadrada, e essa inovação inspirou o design das grandes mesquitas da era otomana.
Esta maravilhosa construção combina elementos de sua herança cristã e islâmica, mais do que um museu, uma basílica ou uma mesquita, é a testemunha milenar das civilizações que moldaram Istambul.

Sultanahmet é o coração de Istambul, aqui encontramos o seu centro histórico, onde algumas das suas mais importantes atrações se encontram, e que combina património, arquitectura, cultura e arte.
A Praça Sultanahmet, também conhecida como Hipódromo, é um ponto de encontro importante, ladeado pela famosa Mesquita Azul, Museu Hagia Sophia e Museu de Artes Turcas e Islâmicas.

O Grande Bazar é um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo, realmente gigantesco com 61 ruas e mais de 4.000 lojas com uma área de mais de 30.700 m².
Mesmo que não queira fazer compras, não deixe de visitar e passear pelo mercado enquanto aprecia o artesanato e candeeiros, jóias e tapetes, e sente os diversos aromas das especiarias, doces e perfumes... Perder-se no Bazar faz parte da experiência (e regatear também)!
E se for um apaixonado pela cozinha e especiarias, não deixe de visitar o Bazar das Especiarias e maravilhar-se com a variedade de chás, especiarias, doces, frutos secos e outras guloseimas.

Podemos provar inúmeras sobremesas em Istambul, mas a baklava tem um lugar especial, e aqui podem encontrar baklavas de diferentes sabores por toda a cidade!
Hafiz Mustafa é uma das lojas de baklava mais famosas de Istambul, existe desde 1864, e aqui servem diversas sobremesas turcas e a famosa baklava. Desde diferentes formatos de baklavas e sabores: com pistachio, nozes, amêndoas e até chocolate.

O Bósforo é um estreito que conecta o Mar Negro com o Mar de Mármara, separando Istambul em duas partes: a europeia e a asiática. E um passeio de barco pelo Bósforo oferece uma perspectiva única de Istambul, durante o qual podemos admirar diversos bairros da cidades, mesquitas e palácios, bem como a Torre Galata, Palácio Dolmabahce e a Ponte do Bósforo.


A Torre Galata é sem dúvida um dos monumentos mais emblemáticos, localizada perto da junção do Bósforo e do Corno de Ouro, oferece uma vista deslumbrante de toda a península de Istambul e seus arredores. 
Não se sabe exactamente quando foi construída, mas pensa-se que terá sido por volta de 527 dC, durante o reinado do imperador bizantino Justiniano. A torre também foi usada como prisão durante o reinado do sultão otomano Süleiman; e o famoso astrólogo, Takiyüddin Efendi adicionou um observatório no topo da torre.


O Palácio Topkapı foi a casa do sultão otomano, bem como o centro administrativo do país, tendo sobrevivido durante quatro séculos até ao séc XIX e ao governo de 25 sultões.
As áreas de maior destaque são o Primeiro Pátio (hospital, uma padaria, um arsenal, a casa da moeda), Segundo Pátio (cozinhas e funções governamentais) e o Harém, uma área totalmente dedicada à família com mais de 300 quartos.


A Cisterna da Basílica (Yerebatan Sarnici) é uma enorme cisterna da época bizantina, construída por Justiniano no ano 532. É a maior das dezenas cisternas que foram construídas à época. Localizada perto da Hagia Sophia foi utilizada como reservatório de água até finais do século XIV, abandonada pelos otomanos após a construção de sistemas de água corrente. Para sustentar toda a imensa estrutura foram utilizadas 336 colunas romanas, que formam 12 linhas com 28 colunas em intervalos simétricos.



Pide, também conhecida como pizza turca, é um tipo de pão, servido num formato oval e recheada com diferentes ingredientes que podem incluir tomate, pimentos e outros vegetais, queijo, ovo carne picada, etc e encontra-se facilmente um pouco por toda a cidade.


Os banhos turcos são a versão otomana das termas romanas, são um lugar criado para combinar a limpeza do corpo e o relaxamento, embora também exista uma função social e cultural.
Em Istambul há centenas de hammams, sendo a maioria banhos turcos tradicionais, e que incluem uma lavagem esfoliante e diferentes massagens (sendo que a massagem pode ser bastante vigorosa!)


Sem comentários:

Enviar um comentário