31 maio, 2023

Palácio Topkapi

O Palácio Topkapi (significa porta do canhão) construído em 1467, é um grande símbolo do império otomano e foi usado como residência de vários sultões durante quatro séculos, entre os séculos 15 até 19, incluindo o Sultão Mehmet.
Com uma estrutura de 700.000 metros quadrados é considerado um dos maiores palácios do mundo, e é aqui que se encontra alguns dos tesouros mais importantes como o diamante de 88 quilates que pertenceu a Leticia Ramolino (mãe de Napoleão) ou o punhal topkapi (com ouro com esmeraldas incrustadas). 
Outrora a sede do poder do Império Otomano, foi convertido em museu em 1924 e agora é conhecido por toda a sua rica história e grandiosa arquitetura, atraindo milhões de visitantes de todo o mundo.



O Palácio de Topkapi é uma enorme estrutura espalhada por cerca de 700.000 metros quadrados. Tem vários pátios e mais de 400 salas de bairros residenciais e administrativos. O palácio é um exemplo maravilhoso do estilo de vida luxuosos que a realeza otomana levou, e cada quarto decorado com belos azulejos e desenhos e inscrições ornamentados. 
Embora a maioria dos quartos esteja fora dos limites para visitantes, os mais importantes estão abertos ao público.

Cada pátio servia um propósito diferente, várias estruturas, incluindo apartamentos, cozinhas, mesquitas, um hospital entre outros, chegaram a viver aqui cerca de 4000 pessoas. 
Das múltiplas áreas que formam o palácio, uma das mais importantes é o Tesouro que conta com alguns dos objetos mais valiosos do mundo, como o diamante de 88 quilates que pertenceu a Leticia Ramolino (mãe de Napoleão) ou o punhal topkapi (a arma mais cara do mundo, construída com ouro com esmeraldas incrustadas).

A entrada no Palácio leva-nos ao Primeiro Pátio, onde se encontra Hagia Irene, uma igreja bizantina, o Museu Arqueológico e amplos jardins. O Segundo Pátio é dominado pelo Salão do Conselho Imperial (Divan), as cozinhas do palácio e os estábulos imperiais.   No Terceiro Pátio temos a parte mais privada do palácio, onde se encontra a Câmara de Audiências do Sultão e o Pavilhão do Manto Sagrado (Câmara das Relíquias Sagradas). E o Quarto Pátio é uma coleção de terraços e jardins que levam ao miradouro sobre o Corno de Ouro e a Muralha de Constantinopla.

O Harém do Palácio de Topkapi é, sem dúvida, a parte mais opulenta do palácio. Construído no final do séc 16, é um mundo de corredores de mármore ricamente decorados portas arqueadas e mais de 300 quartos. Era aqui onde residia o Sultão, a sua família e um conjunto de 500 a 800 mulheres de alto nível cultural, sendo a Rainha Mãe a máxima responsável do Harém.
Com a maior cúpula do palácio, o Salão Imperial funcionava como o salão de recepção oficial do sultão e também entretenimento para o Harém.



Sem comentários:

Enviar um comentário