24 maio, 2023

Grand Bazaar e Spice Bazaar de Istambul

Istambul é um verdadeiro tesouro no que respeita a mercados e bazares, onde não só podemos fazer compras mas também ficar a conhecer mais sobre sua história e cultura. Desde o Grand Bazaar, onde podemos encontrar um pouco de tudo e que recebe milhões de visitantes, passando pelo colorido Spice Bazaar, o Book Bazaar para os amantes de livros ou o Arasta Bazaar repleto de objectos que reflectem a cultura turca.
Uma visita a Istambul não fica completa sem passar pelo Grand Bazaar, um labirinto com mais de 4.000 lojas que oferecem tudo o que possa imaginar! Mas se não se quiserem perder, então não podem deixar de visitar o Spice Bazaar onde encontram todo o tipo de especiarias, frutos secos, café e chás, e as típicas baklavas e turkish delight.



A origem do Grand Bazaar remonta à época do sultão Mehmet II no século XV. O governante iniciou a construção de bazares cobertos, conhecidos como “bedesten”, que se dedicavam à venda de tecidos e sedas, mas gradualmente incluíram outros tipos de produtos. A localização privilegiada de Istambul no coração do Império Otomano tornou-a um centro de comércio entre três continentes.
E embora, ao longo dos anos, já tenha sofrido diversos incêndios e até terremotos, mantém a sua estrutura original e uma arquitectura que fascina todos os visitantes. 




Fazer compras no famoso Grand Bazaar  de Istambul é uma experiência única: com 22 entradas, e uma área de 45.000 metros quadrados, existem mais de 4.000 lojas que oferecem uma variedade de produtos, e aqui além das lojas aqui podemos encontrar bancos e casas de câmbio, mesquitas, fontes, banhos turcos, restaurantes e cafés. E aqui trabalham cerca de 10.000 pessoas!
Sendo que existem cerca de 60 ruas de lojas, divididas por 15 secções ligadas por arcos, e que se organizam pelo tipo de produto que vendem: têxtil, joias, artigos em couro, tapetes e outros artigos para casa, malas. 

E o que podem comprar aqui?! Desde artesanato e cerâmica, tapetes, ouro e joias, lenços e kaftans, candeeiros, chá e café, especiarias e diferentes doces. Podem regatear? Existem preços marcados, mas ainda assim é esperado que o cliente regateie.


Durante a visita ao Grand Bazaar, encontramos o café Sark Kahvesi e decidimos fazer uma pausa para tomar um café turco. O ambiente é muito acolhedor, o espaço é descontraído e com uma decoração muito bonita com diversas almofadas espalhadas, perfeito para relaxar! Provámos o café turco, limonada e um menu de degustação diferentes baklavas e turkish delights, que recomendo vivamente.

Para quem não se quiser no Grand Bazaar ou for um apreciador de chás e especiarias, então não pode deixar de visitar o Spice Bazaar! Localizado no bairro Eminonu de Istambul, ao lado da Ponte Galata e da Nova Mesquita (Yeni Cami), o Spice Bazaar, também conhecido como Mercado ou Bazaar Egípcio, é um dos maiores e mais famosos mercados da cidade logo depois do Grand Bazaar. E aqui o grande destaque vai para alimentos como especiarias, variados frutos secos, café e chás, baklava e, claro, delícia turca. 
É bastante comum que os vendedores vos ofereçam chá, delícias turcas e até vos deixem provar especiarias, e é a melhor forma de decidirem o que trazer. Algumas especiarias serão mais familiares e outras típicas da Turquia, como Pul Biber uma pimenta vermelha muito usada. 




Sem comentários:

Enviar um comentário