23 outubro, 2015

10º Festival do Marisco de Ribamar

O 10.º Festival do Marisco de Ribamar tem lugar entre 23 de Outubro e 1 de Novembro, naquela localidade da freguesia de Santo Isidoro, na costa marítima do Concelho de Mafra, reconhecida pela tradição na confecção de marisco e pela qualidade da sua restauração.
Valorizando produtos locais, como os percebes, as lapas, os mexilhões ou os polvos, o evento inclui mostras gastronómicas, showcookings com chefes conceituados, degustações e pratos exclusivos em sete restaurantes.

O marisco poderá ser provado nas mesas dos restaurantes Viveiros do Atlântico, Estrela do Mar, Terra Mar, Ribamariscos, O Rochedo, A Marisqueira de Ribamar, e A Brasa na Gruta que apresentarão uma ementa dedicada ao marisco, com três ou quatro pratos feitos especialmente para o festival.
Complementarmente à oferta nos restaurantes, nos fins-de-semana de 23 a 25 de Outubro e de 30 a 1 de Novembro, o público poderá, ainda, degustar petiscos com marisco numa tasquinha instalada no pavilhão da Associação de Moradores de Ribamar: da cebolada de lapas à frigideira de mexilhão, passando pelas gambas à Associação e por um peculiar pica-pau de polvo.
Ainda durante o festival, nos sábados de 24 e 31 de Outubro, entre as 18 e as 20 horas, vão decorrer showcookings abertos à população com a presença de chefes conceituados que mostrarão como é possível criar pratos únicos com estes produtos de excelência.


A abertura oficial do evento acontece a 22 de Outubro, no Forte de São Lourenço, em que cada restaurante aderente apresenta um dos pratos que farão parte da ementa preparada para o festival. 
O 10.º Festival do Marisco de Ribamar é promovido pela Junta de Freguesia de Santo Isidoro e pela Associação de Moradores de Ribamar, com o apoio da Câmara Municipal de Mafra.

Mais informações e lista dos restaurantes aderentes no site da Câmara Municipal.

4 comentários: