23 abril, 2019

Ajitama Ramen Bistro

Chama-se Ajitama Ramen Bistro e é o mais recente projecto de dois amigos aficionados do ramen que abriram o Ajitama Supper Club – o primeiro supper club em Portugal especializado no prato mais consumido pelos japoneses. Após um ano e meio a servir jantares uma vez por semana e perante uma lista de espera a crescer exponencialmente (ultrapassando 1800 pessoas), os dois entusiastas do emblemático caldo japonês decidiram abrir o seu próprio restaurante de ramen. 
Localizado na Avenida Duque de Loulé, o ramen é uma vez mais o prato Rei e os dois fundadores irão manter a sua premissa de proporcionar uma autêntica experiência gastronómica japonesa e empregar técnicas artesanais.


 O António e o João quiseram recriar da melhor forma possível o ambiente vivido nos modernos e sofisticados restaurantes de Tóquio urbano, evidenciando ao mesmo tempo o elemento mais vincado do logotipo do Ajitama Ramen Bistro, o ovo Ajitama. A forma do ovo inspira assim toda a organização e decoração do espaço sendo visível nas estruturas de madeira suspensas no tecto do restaurante, assim como na forma da própria cozinha e no balcão de serviço, entre outros detalhes de decoração do restaurante.

Começamos com duas das entradas da carta, as Gyosa de galinha e Nasu Dengaku.
As gyosa são fantásticas, levemente tostadas por fora e macias e sucelentas no interior: a nasu dengaku trata-se de um beringela preparada no forno com pasta de miso, não sendo uma grande apreciadora de beringela decidi arriscar e fiquei surpreendida pela positiva: beringela cozinhada na perfeição, um prato simples com uma interessante combinação de sabores.



Tendo pelo menos um ingrediente japonês como o Shochu, o Sake, o licor Midori e o Wasabi são alguns dos ingredientes usados nos cocktails exclusivos do Ajitama, que podem ser consumidos antes mas também durante as refeições.
Destaque para os cocktails Mojichu, uma versão japonesa do conhecido Mojito; Dry Wasabi Martini, que combina schochu, xarope de mel e wasabi; e Rajuku, com shochu e sake, sumo de maçã e ar de matcha.



No Ajitama Ramen Bistro há propostas de ramen para todos os gostos e feitios! A par com o ramen Shio, a receita original do Ajitama Supper Club, e com o ramen Shoyu, o mais popular do Japão, surgem agora o Veggie, um opção de ramen vegetariana que também pode ser vegana, o Miso, que se assume como uma explosão de sabores, e ainda o Hakata Tonkotsu, o ramen mais intenso da lista e segundo os dois amigos, a especialidade da nova casa.

Na carta os ramen estão organizados consoante a sua intensidade, por isso optámos por pedir um mais suave e outros mais intenso, e escolhemos o Shio e o Miso. O ramen Shio, a receita original do Ajitama Supper Club, combina um caldo com elementos marítimos com caldo de galinha, e tem barriga de porco, cogumelos enoki, cebola frita, é um ramen tradicional, aromático e equilibrado; o ramen Miso, o segundo ramen mais intenso da carta, combina miso vermelho e miso branco, barriga de porco, rebentos de soja, couve lombarda e carne picada, igualmente aromático mas é mais reconfortante e possui um sabor muito mais intenso.


As sobremesas não foram esquecidas, algumas opções são Tarte de abóbora Hokkaido, Bolo de Matcha com chocolate, Bavaroise de Matcha ou Chesecake de Limão.
Escolhemos a tarte de abóbora e o bolo de matcha; a tarte de abóbora com uma textura suave e muito equilibrada e quanto ao bolo gostei da combinação de matcha e chocolate, duas sobremesas que não deslumbram mas são interessantes.


Ajitama Ramen Bistro Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Sem comentários:

Enviar um comentário