07 outubro, 2015

Tomate seco caseiro

Quando era miúda detestava tomate! Sempre gostei de cenoura e alface, bem como outros legumes, mas por algum motivo não gostava mesmo nada de tomate.
Claro que foi uma "mania" que passou e hoje em dia adoro tomate, aliás acho que este Verão o tomate esteve particularmente saboroso, não tenho memória de uma época em que comprasse e comesse tanto tomate. E como gosto bastante de usar tomate seco nas minhas receitas, aproveitei algumas tomates que tinham sobrado para fazer tomate seco.
Existem 3 formas de fazer tomate seco: desidratador, forno e sol.
Ao sol é o processo mais natural, mas também o mais demorado já que leva vários dias a secar (pelo menos 3 dependendo do tipo de tomate e da temperatura); no forno e no desidratador demora várias horas, o tempo é sempre variável consoante a temperatura e a qualidade do tomate (quanto mais sumarento e maduro mais vai demorar).
Qualquer que seja o método que escolham, podem sempre adicionar ao tomate o vosso tempero preferidos: alho, ervas aromáticas, sal, pimenta, etc e depois armazenas em frascos ou sacos na vossa despensa ou no frio. Tenham atenção que caso usem alho ou ervas aromáticas frescas estão a reduzir a validade e nesse caso o melhor é mesmo manterem no frio.
Para receitas com tomate seco, cliquem aqui.




Ingredientes:
Tomate
1 c. chá oregãos
1 c. chá manjericão
1 c. chá sal
Azeite q.b. (opcional)




Preparação:
- Dependendo do tamanho, corte os tomate em metades ou em quartos, depois retire a polpa e as sementes.
- Numa taça, coloque o tomate arranjado, as ervas aromáticas e o sal, envolva.
- Distribua os pedaços de tomate pelas prateleiras do desidratador, com a parte cortada virada para cima e programe a temperatura de 75º e deixe desidratar durante 8 a 12 horas, virando os tomates durante esse tempo.
- Coloque o tomate seco em frascos ou sacos de plástico, na despensa ou no congelador.
- Pode adicionar azeite ou óleo ao frasco e juntar o tomate seco.



5 comentários:

  1. Este ano ainda não fiz :) é optimo! beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Eu sou louca pra fazer essa receita, obrigada por compartilhar, adorei!
    Delícia...!

    Bjs ♥

    ResponderEliminar
  3. Hummm nunca fiz tomate seco. Fiquei curiosa.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/10/aproveitamento-arroz-de-pato-gratinado.html

    ResponderEliminar
  4. Por acaso também nunca fui grande fã, tirava-o das sandes quando comia em centros comerciais :P Agora já o suporto, mas não é a minha coisa preferida. Esse seco deve ficar bem bom, tenho de experimentar ;)

    ResponderEliminar
  5. Adoro tomate seco, acho incrível como é que o tomate pode ganhar tanto sabor depois de seco. Foi uma das primeiras coisas que fiz durante o meu estágio no Largo do Paço em Amarante, no entanto eles limitavam-se a colocar o tomate na estufa (onde guardam os pratos) e dois dias depois tinha-mos tomates. No entanto nunca fiz em casa, quando for tempo do tomate vou experimentar :)

    ResponderEliminar