13 agosto, 2020

As 12 melhores escapadinhas em Portugal

Não há nada mais revigorante do que fugir à rotina e conhecer um lugar novo para uns merecidos dias de descanso. A maior parte das vezes nem precisa ser para muito longe, mas precisa de ter coisas novas para conhecer e explorar. Em Portugal não faltam lugares fantásticos para escapadinhas românticas ou em família.
Hoje partilho convosco 12 das minhas escapadinhas preferidas, de norte a sul do país, para que vos possa inspirar!


Óbidos
Situada na região Oeste, apenas um hora de distância de Lisboa, encontramos a sempre encantadora vila de Óbidos. Conquistada aos mouros foi prenda de casamento de reis a rainhas e local de encontro de Pedro e Inês, está sempre envolta num ambiente de romantismo.É impossível não nos "perdermos" pelas ruas onde podemos descobrir locais cheios de história e pormenores, percorrer as muralhas do castelo e desfrutar de uma vista deslumbrante, visitar as igrejas e museus, beber uma ginjinha, ir até às livrarias, aproveitar os inúmeros festivais dentro e fora das muralhas ou desfrutar de toda a beleza e actividades nas praias e na Lagoa de Óbidos.

Onde dormir
O luxuoso Royal Obidos SPA & Golf Resort encontra-se na região Oeste numa localização privilegiada com vista sobre o Oceano Atlântico, os campos de golfe e a Lagoa de Óbidos, e próximo da vila de Óbidos, foi a escolha para uma escapadinha a dois. Inserido num local de refúgio e tranquilidade, que combina o ambiente envolvente da natureza com o requinte e conforto de uma unidade de luxo, onde nenhum pormenor é deixado ao acaso, perfeito para uma escapadinha romântica a dois ou umas férias descontraídas em família, onde irá certamente viver uma experiência única e inesquecível. 

Évora
Quando pensamos em Évora, no coração do Alentejo, pensamos nos infindáveis campos, nas oliveiras e sobreiros a perder de vista, mas há muito mais para além disso. No coração do Alentejo, Évora é uma verdadeira cidade-museu, os vestígios e história do seu passado levaram o seu centro histórico a ser considerado pela UNESCO, como Património da Humanidade.
Pelo interior das muralhas medievais percorra as pitorescas ruas empedradas, descubra o templo de Diana, a famosa Praça do Giraldo, os palácios imponentes, as capelas e conventos, igrejas e a majestosa catedral gótica, é um destino de excelência para os amantes da beleza, da história, da gastronomia e da tranquilidade.

Onde dormir
O Convento do Espinheiro, localiza-se a poucos minutos do centro histórico de Évora, é um hotel único e cujas paredes estão repletas de História, rasgos de modernidade e pormenores de requinte num hotel de luxo clássico. Rodeado por 8 hectares de magníficos jardins é perfeito para que possa relaxar e desfrutar da paisagem alentejana, por entre o mobiliário secular, os tapetes trabalhados e candelabros elaborados, quadros de momentos históricos e azulejos artísticos, cada recanto capta a nossa atenção e transporta-nos numa viagem.
No centro de Évora, a poucos minutos do centro histórico, o Vitória Stone Hotel assume-se como enraizado no tradicional sem esquecer a sofisticação com uma arquitectura arrojada, em que elementos rústicos e peças de design delicado se fundem.


Sabugal
A natureza aqui é deslumbrante, tão delicada e frágil como agreste e poderosa, por isso destaca-se a Malcata, com a sua Reserva Natural.
Não deixe de visitar as 5 vilas medievais do concelho: Alfaiates, Sabugal, Sortelha, Vila do Touro e Vilar Maior. Destaque para o Museu do Sabugal, a Aldeia Histórica de Sortelha, o Castelo do Sabugal, as Termas do Cró, a Reserva Natural da Serra da Malcata, nascente do Rio Côa na Serra das mesas e a Ponte de Sequeiros.

Onde dormir
No Cró Hotel Rural conjuga-se o melhor de dois mundos: um conceito inovador de hotelaria em espaço rural e um complexo termal de referência a nível nacional, criando um refúgio natural que convida a desligar-se do Mundo.
Numa envolvente de paisagens naturais, por entre as ruínas antigas, ribeiros e serranias respira-se tranquilidade e bem-estar, onde podemos cuidar do corpo e da mente; simultaneamente temos uma gastronomia focada nos produtos regionais, num ambiente intimista e acolhedor, e é um excelente ponto de partida para descobrir a região, a sua história,rios, serras, bosques, caminhos, e memórias.


Amarante
Uma idílica cidade com as suas ruas encantadoras, majestosas paisagens, pelo bucólico rio Tâmega e gentes acolhedoras, onde podem encontrar arquitectura, arte, religião, natureza e gastronomia.
Passeie pelas ruas antigas e pitorescas do centro histórico, na ponte de São Gonçalo desfrute da belíssima vista do rio, deixe-e deslumbrar pela grandiosidade da Igreja de São Gonçalo e delicie-se com os doces conventuais da região. Sem stress, longe do reboliço das grandes cidades, Amarante é uma verdadeira pedra preciosa onde confluem história, tradição e natureza.

Onde dormir
O Monverde Wine Experience Hotel, nascido entre as vinhas da Quinta da Lixa, inicialmente idealizado para receber os visitantes da quinta foi ganhando nova forma e crescendo, até que se transformou num refúgio em perfeita harmonia com a natureza, onde predomina o conforto e o prazer, que envolve todos os nossos sentidos e se respira tranquilidade. É perfeito quando tudo o que queremos é descontrair e descansar, escapar ao stress da cidade e ter alguns dias só para nós num ambiente calmo e com uma envolvente agradável.


Tavira
Uma admirável beleza natural, arquitectura rica e cheia de história, e uma gastronomia invejável, fazem de Tavira um destino muito convidativo e pitoresco.
Desde as ruas junto ao rio Gilão, ruas estreitas e edifícios tradicionais, monumentos históricos e numerosas igrejas, a ponte romana e as muralhas do Castelo, os encantos da Ria Formosa, a par da deliciosa gastronomia onde se destaca o peixe fresco e marisco, das inúmeras receitas de polvo, fazem desta bela cidade histórica muito mais do que um simples destino de praia.

Onde dormir
Junto às povoações de Conceição e Cabanas, uma propriedade agrícola de trinta e seis hectares, onde a cultura predominante é um pomar de citrinos e que em tempos foi uma fábrica de destilação de flores, transformou-se na Quinta dos Perfumes
Um pequeno hotel, entre a serra e o mar, rodeado de árvores de citrinos e em perfeita simbiose com a natureza, em que todos os pormenores foram cuidadosamente pensados e o hóspede sente-se em casa.
Um cenário verdadeiramente idílico, para todos os que procuram procuram dias de descanso longe das multidões, onde se conjugam o luxo, a natureza e a tranquilidade.


Viana do Castelo
Cheia de encantos que merecem ser descobertos, Viana do Castelo é uma das mais belas cidades do norte de Portugal. Visitar esta cidade é embarcar numa viagem já que possui um património único com os seus palácios brasonados, igrejas e conventos imponentes, uma arquitectura invejável tanto clássica como moderna, um centro histórico que é coração da cidade, e sem nunca esquecer a importante relação ao mar. Acima de tudo, uma cidade virada para o futuro que sabe preservar e manter vivas as suas tradições e memórias.

Onde dormir
No FeelViana Hotel conjuga-se o melhor de dois mundos: um ambiente de luxo despojado num ambiente acolhedor e descontraído em harmonia com a natureza e as melhores condições naturais para todos os que procuram umas férias activas.
Assume-se como primeiro sports hotel do país e é um verdadeiro paraíso para os desportistas, com actividades náuticas e terrestres; ao mesmo tempo proporciona todas as comodidades de um hotel moderno e permite desfrutar de uma relaxante visita ao spa, beber um copo de vinho no terraço enquanto desfruta da maravilhosa vista ou simplesmente sentir o aconchego da acolhedora sala de estar.
Review


Lousã
Aqui reina o sossego, ouvem-se os sons relaxantes da água nas ribeiras e dos pássaros a chilrear, o tempo tem um outro ritmo. 
Situada no centro de Portugal, a Lousã tem uma localizada privilegiada a curta distância de diversos pontos de interesse como a Serra da Lousã, as Aldeias do Xisto, diversas praias fluvais e barragens, Parque Biológico da Lousã, entre outros e é por isso, destino para todos os que procurem estar em contacto com a natureza, conhecer as aldeias do xisto, percorrer os trilhos da serra a pé ou em bicicleta ou simplesmente esquecer as preocupações e desfrutar do sossego.

Onde dormir
Situado em pleno centro histórico da Vila da Lousã, porta de entrada por excelência da Rota das Aldeias do Xisto, o Palácio da Lousã Boutique Hotel oferece uma atmosfera acolhedora com uma vista deslumbrante vista sobre a Serra da Lousã. O Palácio da Lousã, primeiro Boutique Hotel do país, está inserido num edifício brasonado do século XVIII, outrora Palácio da Viscondessa do Espinhal, tratando-se de um imóvel classificado como Património Histórico de Interesse Público.


Alcobaça
O destino perfeito para uma escapadinha de fim de semana! Alcobaça tem o belíssimo Mosteiro, uma admirável beleza natural, arquitectura rica e cheia de história, e uma gastronomia invejável, sem dúvida temos todos os ingredientes para uns dias relaxantes. Além disso devido à sua localização central faz com que facilmente se possa visitar outros locais como Nazaré, Óbidos, Batalha, Fátima, Leiria e Tomar.

Onde dormir
O Your Hotel & Spa Alcobaça, localizado em Fervença nas imediações da cidade histórica de Alcobaça, nasce do antigo Hotel Termas da Piedade local que foi ao longo de vários anos uma estância termal, famoso pelas águas minero-medicinais, está inserido num local de refúgio e tranquilidade, que combina o ambiente envolvente da natureza com o conforto de uma unidade renovada.


Olhão
É uma cidade piscatória onde os cenários e sons se centram na relação com o mar, Olhão situa-se no coração da Ria Formosa, uma rede intrincada de lagoas, canais, salinas e areais separados do Atlântico por um conjunto de ilhas que se estendem de Faro até à aldeia de Cacela Velha, perto de Tavira. 
Em cada recanto podemos descobrir a história e raízes desta terra, apreciar a arquitectura única, relaxar nas ilhas com praias com quase desertas, apreciar a deslumbrante vista da Ria Formosa e os habitats únicos de fauna e flora, visitar os mercados onde encontra os os produtos mais frescos da região e deliciar-se com a gastronomia local.

Onde dormir
Nada melhor que uma escapadinha a dois para descontrair... O Real Marina Hotel & Spa, localizado em Olhão, a poucos minutos a pé do centro da cidade e do Mercado de Olhão, possui uma vista privilegiada sobre o Parque Natural da Ria Formosa, eleita como uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal. É um excelente ponto de partida para conhecer um Algarve diferente, onde o mar dá o lugar à Ria, onde é possível apreciar as paisagens naturais, descobrir as ilhas e descobrir a gastronomia local.


Aveiro
A encantadora cidade de Aveiro, conhecida por muitos como a “Veneza portuguesa”, atravessada por quatro canais e é tida como um dos destinos mais pitorescos do país.
Aveiro atrai cada vez mais turistas graças os seus coloridos moliceiros, aos edifícios e arte de estilo Arte Nova e à sua tranquila atmosfera urbana, a sua rica história, famosa gastronomia, cenários deslumbrante e clima ameno. 
Uma cidade vibrante que surpreende a cada recanto, onde passado e presente, tradição e modernidade criam uma conjugação única.

Onde dormir
O hotel Melia Ria Hotel & Spa construído junto a um dos canais da Ria de Aveiro, e situado junto ao Centro Cultural e Congressos e da estação de Comboios, está inserido numa nova a poucos minutos do centro histórico de Aveiro. Os modernos quartos com vista para a Ria de Aveiro e a localização privilegiada com fácil acesso a qualquer ponto da cidade fazem deste o hotel ideal para uma escapadinha de fim de semana a dois ou em família.


Vila Nova de Gaia
Muito mais que uma cidade próxima do Porto, esta é uma terra de contrastes, que permite conhecer o rio e o mar. É em Vila Nova de Gaia que estão as seculares caves de Vinho do Porto, a Reserva Natural Local do Estuário do Douro, campos de golfe e as praias estendem-se ao longo de 18 quilómetros

Onde dormir
O Hotel Solverde Spa & Wellness Center, localizado em Vila Nova de Gaia, é o único hotel 5 estrelas na região norte do país, localizado em frente à praia. Tem uma localização privilegiada a apenas 5 minutos de Espinho e 15 minutos do Porto, proporciona uma agradável atmosfera de descontração, magnífica vista sobre o mar e a paisagem envolvente com acesso directo privativo à praia.


Arraiolos
Uma simpática vila no coração do Alentejo, é conhecida pela tradição dos seus bordados transmitidos de geração em geração. A paisagem da região, tipicamente alentejana, e o Castelo de Arraiolos de onde é possível admirar a imensidão e a beleza da paisagem circundante, permitindo um olhar distinto sobre o centro histórico da vila.
Num local onde se respira tranquilidade a palavra de ordem é descansar, mas não deixe de aproveitar e partir à descoberta da vila de Arraiolos (não se esqueça de provar a empada de galinha e o pastel de toucinho), Évora ou Estremoz.

Onde dormir
A Pousada Convento de Arraiolos situa-se na vila de Arraiolos, na região do Alentejo, num antigo Convento a cerca de 1km do centro histórico da vila. Resultante da recuperação do Convento dos Lóios, permanece fiel ao espírito do claustro tendo sido mantida a estrutura original e apenas a Ala Nova foi acrescentada, é um exemplo de harmonia entre tradicional e contemporâneo.
Num local onde se respira tranquilidade a palavra de ordem é descansar! Mas se preferir pode aproveitar e partir à descoberta da vila de Arraiolos e dos seus famosos tapetes, de Évora ou Estremoz.

1 comentário: