02 março, 2018

Review Robot Monsieur Cuisine

Sou uma grande defensora dos robots de cozinha, acho que são uma excelente ajuda na cozinha não só porque facilitam imenso algumas receitas como também permitem poupar tempo e dinheiro, e embora continue a ser alvo de alguma polémica, o facto é que o mercado cresceu imenso e hoje é possível encontrar robots de cozinha de várias marcas e com uma excelente relação qualidade/preço.
A base de funcionamento é similar em todos: é necessário programar tempo, temperatura e velocidade, e as funções disponíveis como amassar, aquecer, bater em castelo, cortar, cozinhar a vapor, liquidificar, picar, pulverizar, refogar, saltear, etc, também funcionam da mesma forma.
As diferenças residem essencialmente na lâmina, ecrã, capacidades, balança,programas automáticos e claro, o preço!
O Lidl convidou-me para testar o Monsieur Cuisine e para além das receitas já publicadas esta semana, deixo-vos a minha opinião acerca deste robot. E não se esqueçam: a partir de 5 de Março o Monsieur Cuisine estará à venda!



Algumas características do Monsieur Cuisine:
- Inclui três programas automáticos
- 10 níveis de velocidade
- Função turbo complementar
- Temporizador de 90 minutos 
- Potência de 1.800W (1000w para cozinhar e de 800w para misturar)
- 2,2 litros de capacidade

Além disso, traz uma espátula e duas tigelas de vapor, balança, lâmina reversível e novas funcionalidades, como pesar, triturar, amassar e cozer a vapor. Dispõe também de um temporizador de maior duração, ideal para quem aproveita o tempo do cozinhado para fazer outras tarefas domésticas. E claro, tem livro de receitas!


A minha opinião:
- Garantia de 3 ano é uma mais-valia; 
- O recipiente de mistura com maior capacidade é perfeito para toda a família;
- Tem um funcionamento muito simples e intuitivo;
- Não precisa trocar de lâmina, basta carregar em REVERSE e para que os alimentos sejam mexidos suavemente sem triturar;
- Os materiais utilizados aparentam ser robustos;
- O acessório de cozer tem um cabo de metal, para retirá-lo do copo não é necessário tocar, basta encaixar a espátula nesse cabo e puxar para cima;
- O programa ROAST permite dourar ligeiramente pequenas quantidades de alimentos como carne, peixe ou legumes;
- Espátula demasiado rígida;
- A balança está integrada fora do recipiente de mistura, o que me parece pouco práctico;
- Estão incluídos dois livros de receitas; o livro base tem receitas básicas, assim como indicação do tempo de cozedura de alguns alimentos, bem como algumas receitass interessantes, porém pouco adaptadas à nossa gastronomia; o segundo livro tem receitas mais em sintonia com a nossa cozinha, fáceis de seguir e simples de adaptar;
- Está disponível uma app gratuita (android e ios), precisa de melhorias relativamente ao design e não possui receitas em português o que pode ser complicado para alguns utilizadores;

Conclusão:
- Alguns pormenores como a balança podem ser melhorados, no entanto enquanto robot é uma óptima escolha com uma excelente relação qualidade/preço.


20 comentários:

  1. Confesso que nunca me senti tentada em comprar um robot de cozinha.
    Este é bem interessante e tem bom preço.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho este e é Excelente. Faz uma sopas super cremosas e deliciosas

    ResponderEliminar
  3. Ando há muito tempo a pensar em adquirir um robot de cozinha, mas as várias opiniões são diversas em relação à bimby ou yammi. Será que neste robot podemos fazer receitas por exemplo da bimby?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim, sem qualquer problema! Consoante a receita pode ser necessário fazer alguns ajustes em termos de tempo.
      Na yammi, tem a vantagem do copo ser ainda maior e ainda ter a panela xl como acessório, mas tudo depende das suas necessidades.

      Eliminar
    2. Desculpe a pergunta, mas qual é que aconselha? obrigada

      Eliminar
    3. Catarina, se tiver uma família numerosa penso que se justifica a Yammi (copo com 2.5 litros de capacidade e a panela XL tem 3.7 litros), caso contrário o Monsieur Cuisine é uma boa aposta ;)

      Eliminar
  4. Boa tarde ,
    Gostaria de saber se este monsieur cuisine bate claras em Castelo ?
    É que a minha batedeira avariou e estou indecisa no que comprar,será que com este robot não preciso de batedeira?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, claro que bate: claras em castelo, natas ara fazer chantilly, etc

      Eliminar
  5. estou indecisa em comprar ou a monsieur cuisine ou a bimby e ando a ver que diferenca e quase nenhuma. o que me aconselha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O novo modelo da Bimby tem outras funcionalidades, mas tudo depende das suas necessidades! Existem imensos robots no mercado: Bimby, Yammi, Monsieur cuisine, a Cuisine Companion da Moulinex, o da Kenwood e outros... sinceramente, com tanta oferta, não vejo necessidade de hoje em dia gastar um valor tão elevado como o que pedem pela Bimby.

      Eliminar
  6. O facto da balança ser exterior é uma mais valia! Se só a quiser usar não tenho de lavar o copo ou assim. Posso ter todos os ingredientes preparados previamente (mise en place) como um verdadeiro chef :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente ponto de vista Mariana! Eu continuo a preferir a balança integrada no copo, acho que por ex no caso das sobremesas é muito mais simples.

      Eliminar
    2. Eu acho que a balança ser exterior é uma mais valia.
      Ex :deitamos os ovos,e açúcar se cair maus do que a receita pede não é prático retirar o excesso de açucar

      Eliminar
  7. Olá, Marisa e restantes meninas. :)

    Depois de muitas indecisões, adquiri hoje mesmo a Monsieur Cuisine edição plus. Estou a tentar familiarizar-me com os detalhes todos, mas ainda não percebi muito bem como funciona o temporizador. Suponhamos que vou sair de cass durante 1h30 e, ao chegar, pretendo ter um creme de abóbora feito, sendo que deixei os ingredientes no robot preparados para isso. De que modo posso programar o temporizador para, daí a 1h30 ter o creme quente e pronto apenas para passar? Ou de que modo posso fazer o creme todo antes (triturá-lo inclusivamente) e mantê-lo quente durante a 1h30 seguinte, até que regresse a casa?

    Espero ter conseguido expor a minha dúvida.

    Obrigada e beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente questão! Continuo a testar o Monsieur Cuisine, vou tentar aprofundar essa questão do temporizador.

      Eliminar
  8. Olá, Marisa!
    Entretanto, já percebi que o temporizador não tem nenhuma das funções que coloquei como hipotéticas no primeiro comentário. A referência de destaque que eles fazem a este robot em relação ao temporizador de 90 minutos prende-se com o facto, se bem entendi, de ser uma versão mais avançada do robot anterior, na medida em que este (da edição plus) permite cozinhar receitas que pedem 90 minutos de confecção. Assim como assim, acabei agora de preparar um creme de cenoura e abóbora que me parece muito bem! Bonito, cremoso e saudável. Logo fará parte do jantar. Para primeira experiência, a MC já me começou de cativar seriamente. :)

    ResponderEliminar
  9. Bom dia, gostaria de saber se já experimentou fazer doce de ovos/ovos moles na monsieur cousine. Já tentei fazer 2x com a receita da bimby e nunca sai bem, fica demasiado líquido ou seja o molho não engrossa como deveria. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elsa,
      Durante o tempo que testei a máquina (cerca de 1 mês), foquei-me mais em testar receitas que é habitual fazer todos os dias: como sopas, saltear, etc.
      Experimente fazer a receita, mas acrescente mais alguns minutos na temperatura máxima e sem o copo, atenção que normalmente ao arrefecer também engrossa.

      Eliminar
  10. Experimentou a função para pulverizar?? É boa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula,
      Experimentei sim, não é tão boa quanto a da Bimby, mas funciona.

      Eliminar