17 janeiro, 2023

Top 10 restaurantes 2022

Como já é habitual nos últimos anos, durante o ano passado abriram imensos novos restaurantes em Lisboa, que tanto conquistam pela cozinha portuguesa como internacional! E Lisboa é tanto conhecida como seu charme e beleza, como pela oferta gastronómica. 
Mais importante que isso, os restaurantes de Lisboa são tão variados e dinâmicos como a própria cidade, desde tascas a restaurantes com estrela Michelin, brunchs e rooftops, espaços sofisticados e outros completamente descontraídos... Tive oportunidade de experimentar os mais diversos restaurantes, por isso hoje o destaque vai para os restaurantes que mais gostei durante 2022. 



Lobo Mau
A ideia de uma culinária simples e honesta, com destaque para o produto de época e português, fresco e sustentável, com base nas receitas tradicionais mas com uma interpretação moderna traduz o espírito do Lobo Mau.
Review em breve!


Tayybeh
O Tayybeh começou como uma empresa de catering e organização de eventos e em Janeiro de 2019 abriram um restaurante de cozinha síria em Lisboa com uma decoração inspirada nas casas típicas de Damasco com os tons bege, preto e branco. Mais do que um restaurante, tem como objetivo apoiar a inserção de refugiadas em Portugal através de refeições e experiências comunitárias para dar a conhecer a gastronomia síria.  


Zambeze
Localizado no centro histórico de Lisboa, entre o Largo do Caldas e o Castelo de S. Jorge, o ZamBeZe Restaurante oferece uma vista soberba sobre a Baixa lisboeta e o Tejo, e aqui recupera a melhor tradição gastronómica beirã, recriada na sua apresentação e com a fusão surpreendente de sabores africanos.


Mama Shelter
A Mama Shelter inaugurou a sua primeira unidade hoteleira em Portugal, entre o Marquês de Pombal e o Rato, no início deste ano e não passa despercebido. Criada como uma reinterpretação portuguesa da típica brasserie francesa, a decoração do restaurante está repleta de elementos da cultura nacional: o teto com um desenho assinado por Beniloys, que nos transporta o diretamente para debaixo do mar; as colunas preenchidas com azulejos e os capitéis decorados com peixes e crustáceos da Bordallo Pinheiro completam a atmosfera do restaurante – um tributo à história marítima portuguesa.


Mex Factory
O Mex Factory, localizado no LX Factory é um dos melhores restaurantes mexicanos em Lisboa, e faz as delícias de quem procura uma excelente refeição mexicana mas também um espaço dinâmico, descontraído, irreverente e divertido.
Review em breve!


Harmonia
Localizado no icónico Bairro dos Atores em Lisboa, o restaurante Harmonia assume-se como um restaurante típico português, cujo tema central é o vinho. Como o nome indica, harmoniza na perfeição a gastronomia nacional com uma seleção criteriosa dos melhores vinhos.
Um restaurante que apresenta comida tradicional portuguesa preparada com os melhores ingredientes, com uma garrafeira invejável, e que prima pela arte de bem receber e nos faz sentir imediatamente em casa.


Tem Graça
Restaurantes interessantes e com excelente comida, não estão apenas nas zonas mais na moda do centro de Lisboa, e o Tem Graça é a prova disso!
O Tem Graça é o restaurante "irmão mais novo" de O Quintal, e muito mais que um restaurante é um projecto familiar idealizado pela Margarida e que se reflecte no ambiente acolhedor e informal, num espaço que mais se assemelha a uma casa de amigos, no atendimento próximo e atencioso e claro, na comida cheia de sabor, perfeita para partilhar. 


Sumaya
Este é um restaurante de partilha, não fosse a cozinha do Médio do oriente conhecida pelas mezzes, por isso é possível escolher todos os pratos à carta ou optar por uma das mesas e combinados, experimentado vários pratos diferentes.
No Sumaya, encontramos um espaço acolhedor e descontraído, um pequeno oásis no coração da cidade; e um menu extenso e variado onde a viagem faz-se de especiarias, cores vibrantes, texturas e sabores convidativos, comida tipicamente libanesa tal como se come nas ruas de Beirute.


Dom Queijo
Se gostam muito (mas mesmo muito!) de queijo... então o Dom Queijo é o restaurante certo!
O menu muda consoante a estação, mas a premissa é sempre a mesma: o queijo está presente em todos os pratos, da entrada à sobremesa.


Avenida SushiCafe
Em pleno coração de Lisboa, próximo da Avenida da Liberdade, o Avenida SushiCafé é um espaço cosmopolita que alia sofisticação e requinte à gastronomia japonesa. Dizem que as primeiras impressões são importantes e este restaurante destaca-se pela arquitectura contemporânea, os pratos são preparados com matéria prima portuguesa aliando uma dose de criatividade, e sem esquecer o atendimento já que o staff conhece em pormenor a carta e rapidamente nos faz sentir num ambiente descontraído. 

Sem comentários:

Enviar um comentário