01 junho, 2023

Os gatos de Istambul

Istambul, a maior cidade da Turquia, é conhecida por muitas coisas: a sua arquitectura e monumentos incríveis, vida noturna agitada, importância histórica e a bela relação entre a cidade e seus gatos. Na realidade, gatos são donos de Istambul... não, não é um exagero! Estima-se que em Istambul existam mais de 120.000 gatos que vivem pelas ruas.
Istambul tem uma longa história de cuidar de seus cidadãos felinos que remonta à origem da cidade no Império Otomano, não é de estranhar que estejam por toda a parte: nos passeios e jardins, nos cafés e restaurantes, até mesmo nas mesquitas. Por isso, não estranhe se um simpático felino pedir a vossa atenção (e a vossa comida!).


A prevalência de gatos em Istambul pode estar ligada aos tempos do Império Otomano, entre os séculos XIV e XX. A maioria das casas construídas nesta época eram de madeira, proporcionando abrigo e permitindo a proliferação de ratos e outros vermes, e assim, a presença de gatos tornou-se uma necessidade para a cidade como forma de controlar a população de vermes.
Olhando nos livros de história sobre o Islão, muitos mencionam o amor do profeta pelos felinos que os considerava puros e, embora existam variações nas histórias anteriores, a afeição abrangente pelos gatos tem sido consistente.


Os gatos de rua são uma parte distinta da vida de todos: uma regra para os cidadãos de Istambul é que eles fornecem aos gatos tudo o que precisam - comida, abrigo e água. Os jardins e parques públicos têm comedouros e bebedouros, e os donos das casas constroem abrigos para os animais de forma a que tenham sempre um lugar seguro e aquecido para dormir. Outra regra é que eles veem os gatos comunitários, ou seja, como pertencentes a todos e a ninguém ao mesmo tempo. 

Em 2016, um documentário focou-se na bela relação entre humanos e sete dos gatos mais queridos da cidade de Istambul. O documentário Kedi, foi aclamado pela crítica e até foi nomeado um dos melhores filmes de 2017 da revista Time.




Sem comentários:

Enviar um comentário