Mostrar mensagens com a etiqueta Lanche. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Lanche. Mostrar todas as mensagens

20 julho, 2017

Muffins de requeijão e tomate seco

Gosto imenso de usar tomate seco nas minhas receitas! Seja em palmiers salgados, num paté, gnocchi, massa ou risotto, gosto imenso de combinar com cogumelos seja simplesmente salteado ou em cogumelos recheados e combina lindamente com vários queijos.
A receita de hoje é feita a pensar num brunch, lanche, piquenique ou até mesmo para irem na marmita com uma salada para o trabalho. 
Estes muffins salgados são leves, saborosos e muito aromáticos, ideais para esta época mais quente do ano.


16 novembro, 2016

Marmelada

Dizem que já na Grécia antiga era usado para combater várias infecções, quer do estômago, quer da pele, além disso os marmelos eram vistos também como boas oferendas para os deuses, umas vez que eram frutos donos de um perfume único, uma fragrância especial que fazia com que, muitas vezes os marmelos fossem vistos mais como árvores decorativas do que para consumo.
O marmelo é um dos poucos frutos que não é consumido cru, isto acontece devido ao facto de o marmelo ter uma polpa muito rija e amarga. Assim, normalmente, é comido cozido, assado ou em doces como a marmelada ou a geleia, e como é bastante rico em pectina, a geleia de marmelo é muitas vezes usada para solidificar geleias de outros frutos. 
Confesso que nunca fui uma grande apreciadora de marmelada, mas o meu marido adora e a verdade é que só custa mesmo descascar os marmelos... se gostarem de uma marmelada mais escura, podem sempre deixar ficar a casca ou se preferirem podem aproveitar as cascas e caroços para a geleia. 
A sua época é curta, apenas de Setembro, Outubro e Novembro, pelo que se for dado a saudades e nostalgia, o melhor é armazenar uma boa quantidade que dure o ano todo.



16 junho, 2016

Papaia com iogurte, banana e morangos

Não dispenso um pãozinho, se possível ainda morno, com manteiga e uma meia de leite ou um cappuccino, mas com a chegada do calor há dias em que apetecem sabores mais frescos logo pela manhã.
A papaia é uma fruta tropical, não sei se é pela cor ou por ser uma fruta doce e sumarenta, faz-me pensar em calor, sol, Verão e férias... É rica em proteínas, fibras, carboidratos, cálcio, ferro, beta caroteno, em vitamina K, ácido ascórbico, tiamina, riboflavia, entre outros. Pessoalmente, gosto imenso de papaia em saladas, seja com frango, camarão ou peixe, smoothie, sorvete ou simplesmente, com queijo fresco ou simplesmente ao natural.
A sugestão de hoje é ideal para começar a manhã ou se preferirem como um lanche refrescante.




22 março, 2016

Pausa gulosa no Sofitel Lisbon Liberdade

Na semana passada tive o prazer de ser convidada para degustar a mais recente proposta gastronómica do Sofitel Lisbon Liberdade: Le Goûter, uma reinterpretação do tradicional lanche francês, com um toque de requinte e originalidade.
Com assinatura do chef Daniel Schlaipfer, começa pela degustação de uma bebida à base de groselha, após o que é oferecida uma caixa de madeira com uma verrine de frutos vermelhos, um iogurte com coulis de fruta, uma madalena, um macarron, um croissant com chocolate, um mini pastel de nata, uma tosta mista, pão caseiro, bolachas, crackers e uma torrada com uma fatia de chocolate, para além de compota de morango, doce de abóbora, nutella, e manteiga com e sem sal. A degustação completa-se com uma chávena de café, chocolate quente ou chá.



18 novembro, 2015

Tosta de espinafre, tomate seco e queijo

Todos temos aqueles dias em que simplesmente não apetece cozinhar... seja porque não fomos às compras, chegamos tarde e cansados a casa, é fim de semana e não apetece passar muito tempo na cozinha ou por mera preguiça. Sim, é verdade que tenho um blog de culinária, mas pasmem-se: tenho dias que não me apetece cozinhar!
Nesses momentos, opto por coisas simples: uma frittata, ovos mexidos, sopa, uma quiche básica, torradas... num desses dias em que não me apetecia cozinhar, mas também não me apetecia nenhuma destas coisas, lembrei-me de uma foto que tinha visto no instagram e que era uma espécie de tosta mista com espinafres e mozzarella.
Não consegui encontrar a receita original, então decidi juntar mais alguns ingredientes que achei que iam combinar muito bem com os espinafres, e este foi o resultado.




Ingredientes:
Pão
Molho Pesto Ponti
Folhas de espinafres
Tomate seco Ponti em pedaços
Queijo mozzarella ralado




Preparação:
- Ligue a tostadeira
- Numa fatia de pão, barre um pouco de molho pesto, depois junte o tomate seco, os espinafres e por cima coloque o queijo ralado.
- Pincele ligeiramente o lado de fora de cada tosta com um pouco de azeite, de forma a que o pão fique com um tom dourado.
- Coloque numa tostadeira e deixe cozinhar até que o queijo derreta e o pão fique com um tom dourado.
- Repita até obter o nº de tostas desejado.



04 novembro, 2015

Lanches rápidos e saudáveis

Hoje trago-vos um post um pouco diferente do habitual: é um misto entre receitas e sugestões para os vossos lanches! Estes lanches são perfeitos para aquela pausa a meio da manha ou a meio da tarde, alguns ficam prontos num instante, outros podem ser preparados logo de manhã antes de sairem para o trabalho ou mesmo no dia antes e facilmente transportados num frasco, saco hermético ou num tupperware.
Outras sugestões: frutos secos variados, iogurte com gelatina, fruta desidratada, fruta fresca, wrap vegetariano, barrinhas de cereais (de preferência caseiras), gelatina, entre outros...


Podem substituir o puré de fruta por fruta fresca em pedaços (frutos vermelhos, manga, laranja, papaia, abacaxi) e os pistácios por outros fruto seco ou lascas de coco.
Pode ser preparado com antecedência e transportado num frasco.

Iogurte com mel, arandos, frutos secos e sementes de chia, girassol e abóbora
Em substituição do iogurte podem usar queijo quark.
Pode ter a mistura de frutos secos e sementes num pequeno saco hermético e basta juntar ao iogurte.


Iogurte natural com compota de ameixa e Fruut Maçã Fuji.
Podem usar fruta desidratada caseira, frutos secos e sementes variadas ou granola caseira, todos podem ser transportados em pequenos frascos ou sacos herméticos.

Um paté leve e saudável, preparado com queijo ricotta e tomate seco. Para substituir as tostas pode optar por tostas integrais ou então acompanhar com legumes, como cenoura e aipo.

Pode substituir iogurte por iogurte grego ou quark, outros tipos de fruta desidratada e cereais.

Excelente como pequeno-almoço ou lanche, é muito nutritivo e doce q.b., pode ser transportado numa garrafa ou frasco.

Palitos de cenoura
Basta arranjar um frasco ou embalagem colocar no fundo manteiga de amendoim, tahini ou hummus e depois juntar cenoura ou outro legume como aipo.

28 outubro, 2015

Fofos de atum

Todos temos na nossa despensa aqueles produtos que são indispensáveis, outros que são ingredientes especiais destinados a receitas específicas e aqueles que sabemos que são sempre úteis para situações inesperadas. E normalmente alguns desses produtos úteis que podem ser usados para várias ocasiões são as massas, conservas vegetais, atum, e por aí fora.
Quando vi esta receita de fofos (só o nome é giro!) achei que seriam óptimos como entrada ou lanche, e que acompanhados por uma salada também seriam óptimos como um almoço leve, excelente para levar na marmita.
O nome da receita faz todo o sentido já que o resultado são pequeno queques salgados, muito macios, leves e fofos, podem ser consumidos frios, mas enquanto ainda estão mornos são ainda mais saborosos.




Ingredientes:
(para 12 unidades)
2 latas de atum ao natural
250g farinha com fermento
100g margarina
6 ovos
Salsa picada q.b.
Pimenta q.b.




Preparação:
- Aqueça o forno a 180º.
- Unte as formas de queque com um pouco de azeite e polvilhe com farinha.
- Numa taça, coloque os ovos e a margarina e bata muito bem. Adicione a farinha e bata novamente.
- Junte a salsa, pimenta e o atum escorrido, envolva muito bem e divida a massa no tabuleiro de muffins ou coloque em formas de papel.
- Leve ao forno durante cerca de 25 minutos ou até estarem bem cozidos e dourados.
- Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer.
- Acompanhe com salada.




Fonte - Receita adaptada da revista Teleculinária semanal nº 1896

16 outubro, 2015

Pão de kamut com especiarias e arandos vermelhos


Hoje celebra-se o Dia Mundial do Pão e a 10º edição do World Bread Day.
Foi apenas o ano passado que participei pela primeira vez neste evento que é organizado pelo Zorra e que desafia bloggers de todos os cantos do Mundo a celebrar este dia criando uma receita de pão. Pode ser uma receita nova, aquela receita que há imenso tempo que se quer experimentar ou o pão favorito lá em casa.
Não sendo eu uma padeira propriamente experiente ou paciente, uso esta data como pretexto para me desafiar, e tentar criar uma receita nova e diferente, mas que seja igualmente fácil e deliciosa.
Já tinha esta farinha de kamut na minha despensa há algum tempo, mas ainda não tinha tido inspiração para criar uma receita... até me surgir a ideia para este pão! O kamut é originário do Egipto, por isso achei mais que adequando juntar-lhe algumas especiarias, mel, frutos secos e os arandos, tornando-o numa espécie de pão doce que pode ser consumido ao pequeno-almoço ou ao lanche.

A farinha de Kamut é uma farinha de trigo que pertence à família de trigo duro, é mais nutritiva do que a de trigo convencional, possui níveis particularmente altos de selénio, magnésio e zinco, também possui entre 20% a 40% mais proteína do que as variedades de trigo modernas e tem menos sal e gordura saturada. Simplificando, pode ser adicionada a alimentos para melhor o valor nutricional e é um excelente substituto da farinha de trigo tradicional.




Ingredientes:
2 c. sopa azeite
200ml água
200ml leite de soja Shoyce
1 c. sopa de mel
500g farinha de kamut Myprotein
1 c. sopa canela Margão
1 pitada de cardamomo
1 pitada de noz-moscada
1 c. chá flor de sal
1 c. chá Fermipan (cerca de meia saqueta)
50g arandos vermelhos secos
25g nozes em pedaços




Preparação: 
- Adicione na cuba da máquina o azeite, a água, o leite de soja, o mel e depois a farinha, a canela, o cardamomo, a noz-moscada, o sal e o fermento.
Seleccione Programa Pão Básico750gr e nível de tostagem médio.
- Após o sinal sonoro, adicione os arandos e as nozes.
No final do programa (cerca de 3horas), retire a cuba e desenforme o pão.

- Sirva ainda morno.


22 junho, 2015

Doce de morango com água de rosas e baunilha

Eu adoro morangos e este ano está a ser generoso: os morangos têm sido bastante doces e sumarentos, além dos preços serem frequentemente muito em conta.
Adoro comer fruta ao natural e talvez por isso me custe um pouco estar a usá-la para fazer doces e compotas, mas também é verdade que depois de feito sabe muito bem... nada se iguala a uma compota caseira!
Fazer as compota em casa tem imensas vantagens: para começar, podemos comprar a fruta ou legume na sua época (quando é mais saboroso) e depois da compota feita ir saboreado ao longo do ano (só aplicável se não tiverem um marido guloso em casa); quando se tem abundância de alguma fruta ou legume é uma forma de evitar o desperdício; é mais económico do que as compotas de compra e acima de tudo, sabemos exactamente o que estamos a comer. Se todas estas vantagens não forem suficientes, basta pensar que podemos usar compota em tanta coisa! Desde rechear bolos, nas torradas, com gelado ou crepes, nas panquecas ou se quiserem mimar alguém, como presente.
E desta vez, quis experimentar algo diferente... ocorreu-me que seria interessante combinar a doçura dos morangos com o aroma delicado da água de rosas, quando provei o resultado final só consegui dizer a mim mesma que já o deveria ter feito há mais tempo.




Ingredientes:
800g morangos, lavados e cortados em pedaços
400g açúcar amarelo
1 vagem de baunilha Vahiné
2 c. chá de água de rosas
Sumo de meio limão




Preparação:
Prepare a vagem de baunilha, usando uma faca corte-a ao meio, raspe as sementes e coloque no copo as sementes e a vagem.
- Coloque os restantes ingredientes no copo e programe 30min, Temp 100º, Vel Colher Inversa.
- No fim deste tempo, programe 15min, Temp Varoma, Vel Colher Inversa, sem o copo de medida, mas com o cesto sobre a tampa para evitar o risco de salpicos.
- Retire a vagem de baunilha.
- Distribua o doce em frascos previamente esterilizados.





Nota:
Podem preparar a receita com menos açúcar, nesse caso recomendo por motivos de conservação a manter a compota no frigorífico. 
A água de rosas para culinária encontra-se à venda em lojas gourmet.

08 abril, 2015

Bagel com manteiga de amendoim

O post de hoje não é de todo uma receita, é mais uma sugestão para o lanche, para o brunch de Domingo ou para um simples momento de gula.
E se adoram bagels, mas são como eu, e só comem ocasionalmente e por isso há uma certa preguiça em fazer a massa, então tenho óptimas notícias!
A Bimbo acabou de lançar os bagels Thomas, e se acompanham o meu instagram certamente já os viram, vêm numa embalagem de 4 unidades, já cortados ao meio e prontos para tostar na torradeira, é muito prático e são mesmo muito saborosos.
Mais sugestões e recheios para bagels aqui.




Ingredientes:
1 bagel Thomas da Bimbo
Manteiga de amendoim Myprotein q.b.


Preparação:
- Coloque o bagel na torradeira, durante cerca de 2 a 3 minutos
- Quando o bagel estiver pronto, barre com a manteiga de amendoim.
- Sirva ao lanche, acompanhado com chá ou café.



16 março, 2015

Sandes BLT

A tão famosa sandes BLT é algo tão simples como juntar pão de forma, alface, tomate e bacon.
Não existem medidas fixas e por isso podem sempre adaptar as quantidades ao vosso gosto e como é uma sandes que pode ser consumida quente ou à temperatura ambiente,é fantástica como um almoço rápido ou tardio, mas também como um lanche.
Os mais tradicionalistas não aceitam que esta sandes tenha mais ingredientes do que aqueles que a tornaram tão conhecida, há até quem defenda que o simples facto de se colocar queijo é uma blasfémia, mas a verdade é que existem inúmeras adaptações com os mais variados ingredientes e até formatos.


Ingredientes:
4 fatias pão de forma
4 folhas de alface
1 tomate
4 fatias de bacon
Maionese q.b.


Preparação:
- Lave as folhas de alface e de seguida seque-as com papel de cozinha. 
- Utilizando a mandolina do lado mais fino, corte o tomate em rodelas.
- Numa frigideira, coloque as fatias de bacon e deixe cozinhar até que fique estaladiço, virando várias vezes.
 Enquanto prepara o bacon, coloque o pão na torradeira.
- Quando bacon estiver pronto, coloque-o em papel de cozinha para que a gordura seja absorvida.
- Barre as fatias de pão com maionese, depois coloque a alface, o tomate e bacon. 
- Sirva com batata frita.



19 dezembro, 2014

Cupcakes Vahiné

Eu acho que actualmente já me posso orgulhar e ficar vaidosa q.b. com algumas das sobremesas que já consigo fazer. Afinal de contas, eu era aquele tipo de pessoa que nunca fazia sobremesas ou quando fazia raramente saía alguma coisa de jeito, principalmente os bolos!
Ainda assim e certamente estando longe de ser a maior especialista em bolos e similares, sempre fiz as minhas receitas de raiz... nunca fui uma apreciadora da utilização de preparados. Mas quando a Vahiné me enviou alguns produtos novos, entre eles um preparado para cupcakes, decidi que devia dar-lhe uma oportunidade. E ainda bem que o fiz, porque ficou delicioso: a massa é muito saborosa, não tem um sabor artificial, e os cupcakes ficam muito fofos e leves! Para além de ser muito prático, podem sempre juntar outros ingredientes à massa, eu optei por aroma de limão porque gosto da conjugação do limão com o chocolate.



Ingredientes:
1 embalagem de Base para Cupcakes Vahiné
3 ovos
125g manteiga ou margarina
1 c. chá aroma de limão Vahiné
1 c. sopa de água
1 embalagem de Chocolate pronto a fundir Vahiné
Multi-Deco Vahiné q.b.
12 formas de papel para queques


Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 180º.
Deite o preparado para cupcakes num recipiente e junte os ovos, o limão,  a manteiga e a água. Bata bem até ficar uma massa leve e cremosa.
- Distribua pelas formas de papel, até 2/3 das bases.
- Leve ao forno durante cerca de 20 minutos ou até terem crescido e estarem firmes ao toque.
- Retire do forno e deixe arrefecer completamente.

- Para a cobertura, derreta o chocolate em banho maria ou então coloque a embalagem no microondas seguindo as instruções.
- Com uma colher coloque um pouco do chocolate derretido em cima de cada cupcake e depois polvilhe com as pepitas multicores do multi-deco.


Preparação Bimby:
- Pré-aqueça o forno a 180º.
Deite o preparado para cupcakes no copo da Bimby e junte os ovos, o limão,  a manteiga e a água. Programe 2min, Vel 3.
- Distribua pelas formas de papel, até 2/3 das bases.
- Leve ao forno durante cerca de 20 minutos ou até terem crescido e estarem firmes ao toque.
- Retire do forno e deixe arrefecer completamente.

- Para a cobertura, derreta o chocolate em banho maria ou então coloque a embalagem no microondas seguindo as instruções.
- Com uma colher coloque um pouco do chocolate derretido em cima de cada cupcake e depois polvilhe com as pepitas multicores do multi-deco.

18 dezembro, 2014

Muffins de fiambre e cogumelos

Esta foi uma daquelas receitas que inicialmente não me chamou de todo a atenção, só quando um dia destes decidi organizar o meu arquivo de receitas e revistas é que olhei bem para a receita e decidi que gostava de experimentar.
Quando finalmente arranjei tempo para experimentar, reparei que não tinha os ingredientes exactamente iguais... decidi arriscar e substituir por aquilo que tinha disponível.
Não costumo usar farinha tipo 55, então substitui pela que tenho sempre na despensa que é a tipo 65, também já não tinha iogurte natural e decidi usar um queijo fresco pequeno. E acabou por resultar lindamente!
É uma optima receita para um almoço leve em que basta acompanhar com uma salada, para um lanche ou até levar num passeio.




Ingredientes:
2 dentes de alho
25g azeite 
1 lata pequena de cogumelos laminados
70g alho-francês, em rodelas
Sal q.b.
Pimenta q.b
280g farinha tipo 65
1 queijo fresco Lacticínios do Paiva
50g óleo
2 ovos
1 c. chá fermento
1 c. sopa Segredos Alho e Salsa Margão
150g fiambre em cubos


Preparação:
- Coloque no copo o alho e o azeite, pique 5seg, Vel 5 e de seguida refogue 3min, Temp Varoma, Vel 1.
- Junte os cogumelos,  alho-francês, o sal e a pimenta e programe 5min, Temp Varoma, Vel Colher Inversa. Retire e reserve.
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Coloque no copo a farinha, o iogurte, o óleo, os ovos, o fermento, segredos alho e salsa, tempere com sal e pimenta, envolva 30seg, Vel 3.
- Adicione a mistura reservada de alho, fiambre, alho-francês e cogumelos, envolva 20seg, Vel 2.
- Encha formas de papel ou alumínio com a mistura e leve ao forno durante cerca de 20 minutos.



06 novembro, 2014

Crepes de brie e presunto

Hoje trago uma daquelas receitas que não é propriamente saudável, mas de vez em quando sabe só bem!
Lembro que há alguns anos havia uma cadeia de restaurantes nos centros comerciais que só fazia crepes, doces e salgados, e eu adorava ir experimentando diferentes sabores... entretanto, já se passaram uns anos, não sei se a cadeia ainda existe nalgum lado.
Não é habitual fazer waffles ou panquecas cá em casa, então crepes muito menos, mas quando vi esta receita não resisti!
Tinha uns crepes simples no congelador, que as vezes uso para os gelados, decidi poupar tempo e usar para está receita.
Ficam absolutamente deliciosos! Uma excelente opção com entrada ou acompanhado por salada seria um prato principal.





Ingredientes:
6 crepes
150g queijo brie
150g presunto
1 pacote de natas
Queijo mozzarella ralado q.b.
Tomilho q.b.


Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Em cada crepe, coloque uma fatia de presunto e outra de brie, depois enrole.
- Repita os mesmos passos para os restantes crepes.
- Disponha-os num pyrex.
- Por cima, deite as natas, o queijo ralado, e o tomilho e leve ao forno durante cerca de 10 minutos ou até estarem dourados.




Fonte - Receita adaptada da revista Teleculinária Semanal nº 1849

05 novembro, 2014

L'Éclair

O post de hoje, ao contrário do habitual, não é sobre um restaurante... mas acho que os mais gulosos vão adorar! Com imensa curiosidade, gula e grandes expectativas, finalmente consegui ir provar os famosos eclairs.



29 outubro, 2014

Chips de courgette

Há imenso tempo que via fotos ou receitas deste snack saudável, mas normalmente nunca tinha courgette a mais ou esquecia-me de comprar courgette só por causa desta receita.
É um snac saudável, pobre em calorias, que podemos temperar a gosto e usar quer como um snack ou lanchinho ou mesmo como acompanhamento de alguma refeição.
No início desta semana, como tinha sobrado bastante comida do fim de semana, e com uma courgette sozinha na gaveta dos legumes achei que era o momento ideal... Bem, sabem aqueles dias que mais valia estarem quietinhas?!?
Eu que até me considera bastante cuidadosa com tudo o que envolva cortar alimentos, agarrei na minha mandolina (porque tem uma lâmina para fazer o efeito ondulado) e lá comecei a tratar da courgette... até que, não me perguntem como porque nem eu sei bem, cortei-me! Quem já se cortou com uma faca sabe o quanto custa, mas digo-vos com uma mandolina... meu deus!
Enfim, não vou estar aqui a maçar-vos com este "acidente culinário", fica o aviso que de estas coisas podem acontecer até aos mais cuidadosos. Claro que agora tenho de ficar uns tempos afastada da cozinha, só tenho a agradecer ao meu querido Bruno que me ajudou a finalizar estas chips para que vos pudesse trazer a receita e a todos os que me desejaram as melhoras no meu facebook pessoal.
Ainda que afastada da cozinha, os posts continuam até porque tenho receitas que já fiz mas ainda não publiquei... escrever é que é mais complicado já que o corte foi num dos dedos da mãe direita, por isso não estranhem a possível ausência de comentários.





Ingredientes:
1 courgette
Sal q.b.
Azeite q.b.
Pimenta de caiena q.b.
Paprika Margão q.b.


Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 150º.
- Corte a courgette em rodelas finas, depois coloque-as entre papel de cozinha absorvente para retirar a humidade.
- Coloque as rodelas de courgette num tabuleiro, por cima de uma folha de papel vegetal, pincele com um pouco de azeite e leve ao forno durante 30 minutos.
- Aumente a temperatura para 180º e deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos ou até que as rodelas de courgette estejam ligeiramente douradas.
- Retire do forno, polvilhe com sal, a pimenta de caiena e a paprika.
- Sirva ainda quente ou deixe arrefecer.



08 setembro, 2014

Pastéis de alheira e espinafres

Nada melhor que uma sugestão simples e leve para começar a semana.
Estes pastéis são isso mesmo, com a vantagem de que tanto podem servir como uma entrada ou petisco, mas acompanhados por uma salada simples também como são óptimos como prato principal numa refeição rápida e leve.
Simples, rápido e delicioso, a melhor forma de começar a semana!




Ingredientes:
150g espinafres congelados
1 alheira
1 malagueta vermelha, fresca, picada sem sementes
1 embalagem de massa fina para doces e salgados 12cm Buitoni
1 gema de ovo batida


Preparação:
- Deixe descongelar os espinafres. Aperte-os de forma a escorrer e eliminar toda a água. Reserve.
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Retire a pele à alheira, desfaça em pedaços e misture com os espinafres, adicione a malagueta.
- Recheie cada disco de massa com um pouco da mistura, feche e pressione com um garfo a toda à volta, pincele com a geme de ovo.
- Leve ao forno cerca de 10 minutos ou até que fiquem dourados.
- Acompanhe com salada de agrião.




Fonte - Receita adaptada do livro "Receitas para todos os dias".

22 julho, 2014

Doce de kiwi

O melhor da abundância, principalmente nesta altura do ano e quando a fruta tem estado tão boa, sumarenta e deliciosa, é que podemos guardar os excessos.
E, para mim, sem dúvida que uma das melhores maneiras de o fazer é fazendo compotas... É uma forma de aproveitar a fruta ou vegetais em excesso, podemos usar os ingredientes que mais gostamos e experimentar novas combinações, e o melhor é que não tem qualquer tipo de corante ou conservante e por isso mesmo são muito mais deliciosas e saudáveis!
Quando fiz o bolo de kiwi, fiz também esta compota e não sendo umas das minhas preferidas, fica bastante boa e é óptima para o lanche. Tem apenas um defeito: o kiwi não é dos frutos que mais "rende" para compotas, para a próxima experimento misturar com maçãs.






Ingredientes:
500g kiwis, descascados e em pedaços
250g açúcar
Sumo de meio limão
1 c. chá canela
1 pitada cardamomo verde em pó
1 pitada noz-moscada
Pão Dextrin com sementes de linho




Preparação:
- Coloque todos os ingredientes no copo e programe 10seg, Vel 6.
- Programe 30 min, Temp 100º, Vel 2.
- Caso queira dar mais consistência, programe 10min, Temp Varoma, Vel 2.
- Retire e coloque em frascos previamente esterilizados.