Uma das coisas que mais gosto da cozinha é de experimentar novas receitas e ingredientes.
Já há algum tempo que tinha curiosidade quanto ás sementes de chia, mais precisamente acerca do pudim de chia... algo céptica confesso, mas vi tantos pudins de chia por essa blogosfera fora, parecia tão interessante, que quis experimentar!
Para quem não conhece, as sementes de chia (salvia hispanica) é uma planta nativa da Guatemala e do México, dizem que já os astecas cultivavam o vegetal, quer as suas folhas quer as sementes são consideradas fonte de minerais, ómega 3 e aminoácidos essenciais, além disso é bastante saciante e as sementes podem facilmente ser adicionadas a vários tipos de receitas como pudins, mousses, sumos e batidos, iogurte, queques, etc.
Esta receita é fantástica, muito rápida, saudável e versátil. Não é precisa de muito tempo e a sua preparação é muito simples, é ideal como sobremesa, lanche ou mesmo como pequeno-almoço, podem usar qualquer tipo de leite e facilmente substituir o puré de fruta por fruta fresca em pedaços.
Ingredientes:
400ml
leite de soja Shoyce
4 c. sopa sementes e chia
1 c. sopa de maple syrup
2 c. sopa coco ralado
1 c chá extracto baunilha
1 pitada de
flor de sal Necton
300g morangos
Pistachios picados q.b
Preparação:
- Numa taça, coloque o coco ralado, as sementes de chia, o maple syrup e o leite de soja
- Juntar as sementes de chia e envolver, mexa de 15 em 15 minutos até que as sementes de chia absorvam todo o líquido.
- Divida o preparado por taças e leve ao frio cerca de 3 horas antes de servir.
- Numa liquidificadora, coloque os morangos e triture até obter um puré.
- Sirva o pudim de chia com o puré de morangos e decorado com os pistachios picados grosseiramente.