Mostrar mensagens com a etiqueta Cozinha Espanhola. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Cozinha Espanhola. Mostrar todas as mensagens
04 novembro, 2021
16 julho, 2020
Amêijoas com Chouriço
As Amêijoas à Bulhão Pato são um clássico da gastronomia portuguesa, um prato cheio de sabor, fácil de preparar e absolutamente delicioso que nunca desilude!
Nesta versão que vos trago, numa fusão entre a cozinha portuguesa e espanhola, temos alho, um toque picante, chouriço, coentros frescos e notas de limão, é rápido e delicioso e que vai certamente surpreender os convidados.
E não se esqueçam do pão, porque ninguém vai resistir ao molho.
Etiquetas:
Cozinha Espanhola,
Cozinha Portuguesa,
Devaneios,
Entradas,
One pot,
Parceiros,
Petiscos,
Refeição rápida
21 novembro, 2019
Camarão salteado com chouriço
As semanas são sempre atribuladas e preenchidas, pouco tempo livre e o Natal aproxima-se a passos largos, e claro não vão faltar os habituais almoços e jantares de Natal entre colegas, amigos e família.
A receita de hoje tem uma inspiração espanhola, combina camarão, chouriço e mel, conjuga a textura crocante do chouriço com o sabor a mar do camarão, a doçura do mel e um leve toque picante. E sendo tão simples e deliciosa de preparar, é uma entrada perfeita as mais diversas ocasiões... mesmo que esteja sem tempo!
Pode ser servido como entrada para abrir o apetite ou como parte de um menu com vários petiscos para uma refeição mais informal.
Etiquetas:
Camarão,
Cozinha Espanhola,
Devaneios,
Entradas,
Parceiros,
Petiscos,
Refeição rápida,
Wok
28 fevereiro, 2019
Frango à espanhola
Não resisto a uma receita de forno, mas principalmente não resisto a uma receita de frango assado no forno... para mim, é o ponto máximo da comida de conforto!
Esta receita é muito aromática, com um toque cítrico de limão, o forno consegue dar sempre um sabor especial aos cozinhados, e a carne fica suculenta. Adoro a combinação das ervas aromáticas com a paprika, a riqueza do chouriço e a acidez do limão.
É simples e reconfortante, tem a grande vantagem de ser tudo preparado no mesmo tabuleiro de forno e isso significa menos loiça e preocupações o que a torna numa receita ideal para qualquer dia da semana mais preenchido.
É simples e reconfortante, tem a grande vantagem de ser tudo preparado no mesmo tabuleiro de forno e isso significa menos loiça e preocupações o que a torna numa receita ideal para qualquer dia da semana mais preenchido.
Etiquetas:
Comfort food,
Cozinha Espanhola,
Forno,
Frango,
One pot,
Refeição low-cost
22 fevereiro, 2018
Stir-fry de frango e chouriço
Já tinham saudades de um stir-fry, verdade?!
Não é segredo nenhum que eu adoro este tipo de receitas e que são presença assídua no meu dia a dia, é simples e descomplicado, versátil e prático, rápido e delicioso, e sejamos honestos durante a semana e naqueles dias em que o tempo não parece ser suficiente para tudo o que temos de fazer, nada melhor do que chegar a casa e ter rapidamente uma refeição caseira na mesa.
Podem substituir o frango por outra carne, mas camarão ou tofu também combinam lindamente, podem trocar o arroz thai por arroz integral, e usar os mais variados legumes.
Etiquetas:
Arroz,
Cozinha Espanhola,
Frango,
One pot,
Refeição low-cost,
Refeição rápida,
Wok
17 novembro, 2016
Ovos rotos com pimentos e chouriço
Eu adoro ovos, de todas as formas e feitios!
Seja uma frittata com queijo de cabra, ovos mexidos simples ou com espargos e cogumelos, com abacate, ao estilo mexicano ou simplesmente uns deliciosos ovos estrelados com batatas fritas.
Já toda a gente deve ter ouvido falar dos ovos rotos, receita de nuestros hermanos, normalmente confeccionados com cebola salteada, batata frita, presunto e ovos estrelados.
A minha versão segue a mesma ideia de batatas e ovos, mas com outros ingredientes que tanto gosto à mistura: alho, pimentos, chouriço e oregãos são alguns deles.
É uma refeição gulosa e reconfortante, perfeita para um fim-de-semana preguiçoso, um brunch ou como um petisco para os amigos.
Etiquetas:
Brunch,
Comfort food,
Cozinha Espanhola,
Devaneios,
Para 2,
Petiscos
05 fevereiro, 2015
Frango ao estilo Basco
Para hoje, decidi trazer uma receita de sabor mediterrâneo e imensa cor. Não poderia ser mais simples, já que basicamente consiste em cozinhar o frango com pimentos e tomate, com um sabor ligeiramente apimentado.
Esta é uma daquelas receitas que facilmente pode ser preparada a qualquer dia da semana já que os ingredientes são fáceis de encontrar e muitas vezes são presença habitual à nossa mesa.
O resultado é uma refeição simples, com um sabor reconfortante e caseiro, que enche a cozinha com um aroma delicioso e a mesa com uma cor quente.
Ingredientes:
8 coxas de frango
50g azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 pimento verde picado
1 pimento vermelho picado
1 c. chá paprika Margão
1 c. chá paprika fumada
1 lata de tomate em pedaços
1 c. sopa tomate concentrado Compal da Horta
50ml vinho branco
1 c. chá tomilho
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Preparação:
- Num tacho grande, aqueça o azeite e coloque os pedaços de frango com a pele para baixo, deixe fritar até que fique dourado. Retire e reserve.
- Baixe o lume, junte a cebola, o alho, os pimentos e deixe refogar, durante cerca de 5 minutos, até que fiquem macios. Junte a paprika e a paprika fumada e deixe cozinhar mais 2 minutos.
- Coloque novamente o frango no tacho, junte o vinho, o tomate, o tomate concentrado, o tomilho, sal e pimenta. Deixe levantar fervura, depois reduza o lume, tape e deixe cozinhar durante cerca de 30 minutos ou até que o frango esteja tenro.
- Sirva acompanhado por arroz branco.
Etiquetas:
Cozinha Espanhola,
Frango,
Refeição low-cost
23 maio, 2014
Arroz de polvo à espanhola
De cada vez que ia ao congelador, olhava para a embalagem de polvo meia esquecida numa das gavetas... Eu adoro polvo, mas apetecia-me fazer algo diferente e sinceramente não me surgiam ideias!
Até que, andava eu a organizar as minhas revistas de culinária, me deparei com uma receita de cujo título era arroz de polvo à espanhola, adorei o aspecto colorido e as cores vibrantes e melhor ainda, era uma receita que nunca tinha experimentado.
Nunca vos acontece quando lêem uma receita numa revista e acabam por alterar tudo quando estão a cozinhar? Pois bem, foi o que fiz!... Tinha algum receio que não ficasse bom, mas a verdade é que a receita ficou deliciosa e neste momento é uma das minhas receitas preferidas de polvo.
Ingredientes:
800g a 1 kg polvo
1000g água
1 folha de louro
3 cravinhos
2 cebolas
50g azeite
3 dentes de alho
30g salsa
1 pimento vermelho, em cubos
1 pimento amarelo, em cubos
1 pimento verde, em cubos
160g linguiça picante, às tiras
Sal q.b.
1 c. chá paprika
2 c. chá açafrão em pó
250g arroz agulha Bom Sucesso
Preparação:
- Coloque no copo 200g água, uma cebola partida em quartos, a folha de louro, os cravinhos e o polvo, programe 30min, Temp Varoma, Vel 1.
- Retire o polvo, corte em pedaços pequenos e reserve.
- Coloque no copo a cebola, o alho, 40g de azeite e a salsa, pique 10seg, Vel 7 e refogue 5min, Temp 100º, Vel 1.
- Adicione os pimentos, a linguiça e o sal, salteie 10min, Temp Varoma, Vel Colher Inversa. Retire e reserve.
- Coloque no copo 10g azeite, o polvo reservado e a paprika, programe 5min, Temp 100º, Vel Colher Inversa. Retire e reserve junto dos pimentos.
- Deite no copo 800g água, o açafrão, sal e um fio de azeite, o cesto com o arroz e programe 18min, Temp 100º, Vel 4. A meio da cozedura, usando a espátula, solte o arroz.
- Envolva o arroz com os pimentos e o polvo, junte mais salsa picada se desejar e sirva.
Fonte - Receita inspirada na revista Momentos de Partilha nº 32 (Julho 2013)
Até que, andava eu a organizar as minhas revistas de culinária, me deparei com uma receita de cujo título era arroz de polvo à espanhola, adorei o aspecto colorido e as cores vibrantes e melhor ainda, era uma receita que nunca tinha experimentado.
Nunca vos acontece quando lêem uma receita numa revista e acabam por alterar tudo quando estão a cozinhar? Pois bem, foi o que fiz!... Tinha algum receio que não ficasse bom, mas a verdade é que a receita ficou deliciosa e neste momento é uma das minhas receitas preferidas de polvo.
Ingredientes:
800g a 1 kg polvo
1000g água
1 folha de louro
3 cravinhos
2 cebolas
50g azeite
3 dentes de alho
30g salsa
1 pimento vermelho, em cubos
1 pimento amarelo, em cubos
1 pimento verde, em cubos
160g linguiça picante, às tiras
Sal q.b.
1 c. chá paprika
2 c. chá açafrão em pó
250g arroz agulha Bom Sucesso
Preparação:
- Coloque no copo 200g água, uma cebola partida em quartos, a folha de louro, os cravinhos e o polvo, programe 30min, Temp Varoma, Vel 1.
- Retire o polvo, corte em pedaços pequenos e reserve.
- Coloque no copo a cebola, o alho, 40g de azeite e a salsa, pique 10seg, Vel 7 e refogue 5min, Temp 100º, Vel 1.
- Adicione os pimentos, a linguiça e o sal, salteie 10min, Temp Varoma, Vel Colher Inversa. Retire e reserve.
- Coloque no copo 10g azeite, o polvo reservado e a paprika, programe 5min, Temp 100º, Vel Colher Inversa. Retire e reserve junto dos pimentos.
- Deite no copo 800g água, o açafrão, sal e um fio de azeite, o cesto com o arroz e programe 18min, Temp 100º, Vel 4. A meio da cozedura, usando a espátula, solte o arroz.
- Envolva o arroz com os pimentos e o polvo, junte mais salsa picada se desejar e sirva.
Fonte - Receita inspirada na revista Momentos de Partilha nº 32 (Julho 2013)
18 setembro, 2013
Arroz à Valenciana
Gosto de receber convidados em casa, não o faço todos os fins de semana, mas quando isso acontece gosto de o fazer bem.
Há algum tempo que queria fazer um arroz à valenciana ou uma paella, mas a verdade é que são receitas que rendem muita quantidade e por isso, ideais para quando se tem convidados. Já ouvi dizer quando temos convidados não devemos arriscar a fazer pratos que ainda não fizemos antes... mas já não é a primeira vez que faço uma receita nova e tem corrido sempre bem! Desta vez, fui ao pouco mais longe, além de ter servido um prato principal que nunca tinha feito, também servi uma sobremesa que era uma estreia.
As entradas foram apenas pão, azeitonas e uma tábua de queijos, este arroz foi o prato principal (desculpem a qualidade da foto que foi tirada à pressa) e como sobremesa o cheesecake de pêssego.
Nada me dá mais prazer do que ver os convidados à mesa, a apreciarem a comida e a repetirem... prato principal e sobremesa!
Ingredientes:
1 embalagem de Camarão Vannamei
Azeite q.b.
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
1 embalagem de Argolas do Mar
150g salsichas de churrasco, às rodelas
3 cenouras grandes, às rodelas
300g ervilhas
1 pimento verde pequeno picado
1 pimento vermelho picado
250g miolo de ameijoa
300g bifanas de porco, em pedaços
400g arroz Agulha Bom Sucesso
800g a 1000g água da cozedura dos camarões
Fios de açafrão q.b.
Sal q.b.
Flocos de malagueta q.b.
Preparação:
- Comece por cozer os camarões em água abundante, tempere com sal e flocos de malagueta. Quando os camarões estiverem cozidos, reserve a água da cozedura e retire os camarões.
- Descasque os camarões e reserve alguns com casca para decorar.
- Numa frigideira pré-aquecida tipo paella, deite o azeite e junte a cebola e o alho, deixe saltear.
- Junte a carne de porco, as argolas do mar e as salsichas, deixe cozinhar até ganharem alguma cor.
- Adicione os pimentos verde e vermelho, as cenouras, as ervilhas e o miolo da ameijoa, cozinhe até que a cenoura comece a ficar macia.
- Num copo, com um pouco da água reservada deite os fios de açafrão para que libertem cor.
- Junte cerca de 900g água da cozedura dos camarões e a água com os fios de açafrão.
- Quando começar a ferver, adicione o arroz e envolva, deixe cozinhar durante cerca de 10 a 12 minutos.
- Rectifique os temperos e quando o arroz estiver quase pronto, adicione os camarões descascados.
- Retire do lume, decore com os camarões com casca e sirva.
Há algum tempo que queria fazer um arroz à valenciana ou uma paella, mas a verdade é que são receitas que rendem muita quantidade e por isso, ideais para quando se tem convidados. Já ouvi dizer quando temos convidados não devemos arriscar a fazer pratos que ainda não fizemos antes... mas já não é a primeira vez que faço uma receita nova e tem corrido sempre bem! Desta vez, fui ao pouco mais longe, além de ter servido um prato principal que nunca tinha feito, também servi uma sobremesa que era uma estreia.
As entradas foram apenas pão, azeitonas e uma tábua de queijos, este arroz foi o prato principal (desculpem a qualidade da foto que foi tirada à pressa) e como sobremesa o cheesecake de pêssego.
Nada me dá mais prazer do que ver os convidados à mesa, a apreciarem a comida e a repetirem... prato principal e sobremesa!
Ingredientes:
1 embalagem de Camarão Vannamei
Azeite q.b.
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
1 embalagem de Argolas do Mar
150g salsichas de churrasco, às rodelas
3 cenouras grandes, às rodelas
300g ervilhas
1 pimento verde pequeno picado
1 pimento vermelho picado
250g miolo de ameijoa
300g bifanas de porco, em pedaços
400g arroz Agulha Bom Sucesso
800g a 1000g água da cozedura dos camarões
Fios de açafrão q.b.
Sal q.b.
Flocos de malagueta q.b.
Preparação:
- Comece por cozer os camarões em água abundante, tempere com sal e flocos de malagueta. Quando os camarões estiverem cozidos, reserve a água da cozedura e retire os camarões.
- Descasque os camarões e reserve alguns com casca para decorar.
- Numa frigideira pré-aquecida tipo paella, deite o azeite e junte a cebola e o alho, deixe saltear.
- Junte a carne de porco, as argolas do mar e as salsichas, deixe cozinhar até ganharem alguma cor.
- Adicione os pimentos verde e vermelho, as cenouras, as ervilhas e o miolo da ameijoa, cozinhe até que a cenoura comece a ficar macia.
- Num copo, com um pouco da água reservada deite os fios de açafrão para que libertem cor.
- Junte cerca de 900g água da cozedura dos camarões e a água com os fios de açafrão.
- Quando começar a ferver, adicione o arroz e envolva, deixe cozinhar durante cerca de 10 a 12 minutos.
- Rectifique os temperos e quando o arroz estiver quase pronto, adicione os camarões descascados.
- Retire do lume, decore com os camarões com casca e sirva.
Etiquetas:
Arroz,
Camarão,
Cozinha Espanhola,
Porco,
Pota
Subscrever:
Mensagens (Atom)








