Dizem que já na Grécia antiga era usado para combater várias infecções, quer do estômago, quer da pele, além disso os marmelos eram vistos também como boas oferendas para os deuses, umas vez que eram frutos donos de um perfume único, uma fragrância especial que fazia com que, muitas vezes os marmelos fossem vistos mais como árvores decorativas do que para consumo.
O marmelo é um dos poucos frutos que não é consumido cru, isto acontece devido ao facto de o marmelo ter uma polpa muito rija e amarga. Assim, normalmente, é comido cozido, assado ou em doces como a marmelada ou a geleia, e como é bastante rico em pectina, a geleia de marmelo é muitas vezes usada para solidificar geleias de outros frutos.
Confesso que nunca fui uma grande apreciadora de marmelada, mas o meu marido adora e a verdade é que só custa mesmo descascar os marmelos... se gostarem de uma marmelada mais escura, podem sempre deixar ficar a casca ou se preferirem podem aproveitar as cascas e caroços para a geleia.
A sua época é curta, apenas de Setembro, Outubro e Novembro, pelo que se for dado a saudades e nostalgia, o melhor é armazenar uma boa quantidade que dure o ano todo.