Mostrar mensagens com a etiqueta Doces e Compotas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Doces e Compotas. Mostrar todas as mensagens

02 dezembro, 2021

Compota de maçã e cardamomo

Adoro os vários aromas que se espalham pela cozinha quando faço doces e compotas! 
São uma óptima forma de aproveitarmos o excedente de legumes ou fruta, e são tão versáteis que tanto podem ser doces como salgadas, podem acompanhar bolos ou gelados, tartes ou folhados, carnes grelhadas ou assadas, e claro também são um óptimo presente de Natal!
As especiarias dão um toque especial a qualquer compota, principalmente nesta altura do ano mais fria tornando-a mais rica e aromática.



10 dezembro, 2020

Doce de abóbora e pêra rocha

Uma das coisas que mais gosto de fazer na cozinha nesta época do ano são compotas.
Adoro os vários aromas que se espalham pela cozinha, são uma óptima forma de aproveitarmos o excedente de legumes ou fruta, podem acompanhar bolos ou gelados, tartes ou folhados, carnes grelhadas ou assadas, e claro também são um óptimo presente de Natal!E por falar em Natal... a esta altura já devem ter algumas das prendas tratadas, já começaram a pensar na ementa que vão servir, e Sempre que tenho algum tempo livre gosto de preparar pequenos cabazes de Natal, que são sempre um sucesso! Não tem de ser algo complicado, o importante é ser algo especial e personalizado, como uma compota caseira, sal aromatizados ou mistura de especiarias, bolachas de gengibre, entre outras sugestões.


12 dezembro, 2019

Doce de abóbora com canela e laranja

Adoro fazer compotas! Os vários aromas que se espalham pela cozinha, as compotas são tão versáteis que tanto podem ser doces como salgadas, podem acompanhar bolos ou gelados, tartes ou folhados, carnes grelhadas ou assadas, e claro também são um óptimo presente de Natal!
A compota de abóbora é uma das mais tradicionais, combina lindamente com queijo (quem nunca provou acompanhado por requeijão?), e para esta época natalícia proponho um doce de abóbora muito aromático, perfeito para completar uma tábua de queijos e servir aos convidados.


12 dezembro, 2018

Compota de abóbora, baunilha e noz

Uma das coisas que mais gosto de fazer na cozinha nesta época do ano são compotas.
Adoro os vários aromas que se espalham pela cozinha, são uma óptima forma de aproveitarmos o excedente de legumes ou fruta, e são tão versáteis que tanto podem ser doces como salgadas, podem acompanhar bolos ou gelados, tartes ou folhados, carnes grelhadas ou assadas, e claro também são um óptimo presente de Natal!
A compota de abóbora é provavelmente uma das mais tradicionais, deliciosa por si só também combina lindamente com queijo (quem nunca provou acompanhado por requeijão?), para esta época natalícia decidi fazer uma versão um pouco diferente em que conjuguei abóbora, nozes e baunilha, é uma compota mais rica e perfumada, perfeita para momentos especiais.


07 dezembro, 2017

Compota de pêra e especiarias

Adoro comer fruta e talvez por isso me custe um pouco estar a usá-la para fazer doces e compotas, mas também é verdade que nada se iguala a uma compota caseira! E depois, sinto que há algo de especial em fazer compotas...
A mistura do açúcar e da fruta, o aroma das especiarias que enchem e a cozinha, e sabe tão bem ter uma compota caseira para barrar no pão ao pequeno-almoço ou lanche, rechear bolos, juntar a crepes, panquecas ou simplesmente ao iogurte.
Este é o meu tipo de compota preferida em que a fruta é combinada com as várias especiarias, o que a torna ainda mais rica e saborosa.


06 dezembro, 2017

Compota de cebola roxa e vinho do Porto

Uma das coisas que mais gosto de fazer na cozinha nesta época do ano são compotas.
Adoro os vários aromas que ficam pela cozinha, são uma óptima forma de aproveitarmos o excedente de legumes ou fruta, e são tão versáteis que tanto podem ser doces como salgadas, podem acompanhar bolos ou gelados, tartes ou folhados, carnes grelhadas ou assadas.
Esta compota de cebola roxa e vinho do Porto é perfeita para acompanhar vários petiscos e entradas, queijos variados ou até mesmo carne grelhada ou assada, por isso é uma óptima para ter na despensa quando recebe convidados ou oferecer aos apreciadores destes sabores.


16 novembro, 2016

Marmelada

Dizem que já na Grécia antiga era usado para combater várias infecções, quer do estômago, quer da pele, além disso os marmelos eram vistos também como boas oferendas para os deuses, umas vez que eram frutos donos de um perfume único, uma fragrância especial que fazia com que, muitas vezes os marmelos fossem vistos mais como árvores decorativas do que para consumo.
O marmelo é um dos poucos frutos que não é consumido cru, isto acontece devido ao facto de o marmelo ter uma polpa muito rija e amarga. Assim, normalmente, é comido cozido, assado ou em doces como a marmelada ou a geleia, e como é bastante rico em pectina, a geleia de marmelo é muitas vezes usada para solidificar geleias de outros frutos. 
Confesso que nunca fui uma grande apreciadora de marmelada, mas o meu marido adora e a verdade é que só custa mesmo descascar os marmelos... se gostarem de uma marmelada mais escura, podem sempre deixar ficar a casca ou se preferirem podem aproveitar as cascas e caroços para a geleia. 
A sua época é curta, apenas de Setembro, Outubro e Novembro, pelo que se for dado a saudades e nostalgia, o melhor é armazenar uma boa quantidade que dure o ano todo.



22 junho, 2015

Doce de morango com água de rosas e baunilha

Eu adoro morangos e este ano está a ser generoso: os morangos têm sido bastante doces e sumarentos, além dos preços serem frequentemente muito em conta.
Adoro comer fruta ao natural e talvez por isso me custe um pouco estar a usá-la para fazer doces e compotas, mas também é verdade que depois de feito sabe muito bem... nada se iguala a uma compota caseira!
Fazer as compota em casa tem imensas vantagens: para começar, podemos comprar a fruta ou legume na sua época (quando é mais saboroso) e depois da compota feita ir saboreado ao longo do ano (só aplicável se não tiverem um marido guloso em casa); quando se tem abundância de alguma fruta ou legume é uma forma de evitar o desperdício; é mais económico do que as compotas de compra e acima de tudo, sabemos exactamente o que estamos a comer. Se todas estas vantagens não forem suficientes, basta pensar que podemos usar compota em tanta coisa! Desde rechear bolos, nas torradas, com gelado ou crepes, nas panquecas ou se quiserem mimar alguém, como presente.
E desta vez, quis experimentar algo diferente... ocorreu-me que seria interessante combinar a doçura dos morangos com o aroma delicado da água de rosas, quando provei o resultado final só consegui dizer a mim mesma que já o deveria ter feito há mais tempo.




Ingredientes:
800g morangos, lavados e cortados em pedaços
400g açúcar amarelo
1 vagem de baunilha Vahiné
2 c. chá de água de rosas
Sumo de meio limão




Preparação:
Prepare a vagem de baunilha, usando uma faca corte-a ao meio, raspe as sementes e coloque no copo as sementes e a vagem.
- Coloque os restantes ingredientes no copo e programe 30min, Temp 100º, Vel Colher Inversa.
- No fim deste tempo, programe 15min, Temp Varoma, Vel Colher Inversa, sem o copo de medida, mas com o cesto sobre a tampa para evitar o risco de salpicos.
- Retire a vagem de baunilha.
- Distribua o doce em frascos previamente esterilizados.





Nota:
Podem preparar a receita com menos açúcar, nesse caso recomendo por motivos de conservação a manter a compota no frigorífico. 
A água de rosas para culinária encontra-se à venda em lojas gourmet.

13 maio, 2015

Doce de abóbora com especiarias

Adoro fazer compotas!
Gosto de as fazer e oferecer pelo Natal e outras ocasiões e gosto de as fazer simplesmente para nós cá em casa, sabe tão bem ter uma compota caseira para barrar no pão ao pequeno-almoço ou lanche, adoro aquele cheirinho a doce que fica pela cozinha. E só não faço mais compotas porque a fruta raramente dura muito tempo cá em casa.
Neste caso, aproveitei abóbora que tinha no congelador e que sobrou do Natal, como precisava do espaço e não sabia o que fazer com ela nem tinha planeado nenhuma receita que precisasse de abóbora (e ainda tenho alguma no congelador), decidi aproveitar e fazer compota... e já não fazia doce de abóbora há tanto tempo! Desta vez decidi fazer uma receita diferente, normalmente junto apenas canela e nozes, mas desta vez decidi não juntar frutos seco, apenas a abóbora e várias especiarias.
O ingrediente que aqui vos pode parecer estranho ou desconhecido é a fava tonka (cumaru), trata-se de uma semente com cheiro adocicado, semelhante à baunilha e por isso, pode ser usada em sua substituição em todo o tipo de bolos e sobremesas, para fazer açúcar aromatizado, essência ou até em pratos salgados, como molho de tomate.




Ingredientes:
800g abóbora em cubos
350g açúcar moreno
2 paus de canela Margão
1 anis-estrelado Margão
3 vagens de cardamomo verde Margão esmagadas
1 fava tonka Aromas e Especiarias




Preparação:
- Coloque todos os ingredientes no copo e programe 30min, Temp 100º, Vel Colher Inversa.
- De seguida, programe 15min, Temp Varoma, Vel Colher Inversa, sem o copo de medida, mas com o cesto sobre a tampa para evitar o risco de salpicos.
- Retire as especiarias e distribua o doce em frascos previamente esterilizados.



15 abril, 2015

Hambúrguer de novilho com cebola caramelizada em bolo do caco

A par das pizzas e das espetadas, adoro hamburguers!
Sinceramente, acho que todos gostamos e claro que não tem de obrigatoriamente ser feito com carne, tudo depende do nosso gosto e imaginação.
Desta vez, a receita é de um hamburguer bastante tradicional, com ingredientes que gosto muito, mas com um toque diferente dado pela compota de cebola e finalizado pelo bolo do caco.
Para os apreciadores de carne, este hamburguer é um verdadeiro deleite!



Ingredientes:
4 bolos do caco
4 hambúrguers de novilho
Tomate
Mistura de alfaces
8 fatias de bacon
Pimenta para bifes Margão q.b.
Flor de Sal Necton q.b.

Ingredientes para a cebola caramelizada:
400g cebola
25g azeite
50g vinho do Porto
40g açúcar moreno ou amarelo
30g vinagre balsâmico


Preparação da cebola caramelizada:
- Coloque a cebola no copo da Bimby e pique 5seg, Vel 5.
- Junte os restantes ingredientes e programe 25min, Temp Varoma, Vel Colher, sem o copo de medida, mas com o cesto sobre a tampa para evitar o risco de salpicos.
- Coloque em frascos previamente esterilizados.

Preparação dos hambúrguers:
- Aqueça uma frigideira e coloque o bacon, deixe cozinhar em lume médio, durante alguns minutos até ganhar cor e ficar estaladiço, vira e deixe cozinhar do outro lado.
- Arranje a alface e o tomate.
- Quando o bacon estiver pronto, coloque-o sobre papel de cozinha.
- Mantenha o lume médio e na mesma frigideira em que cozinhou o bacon, coloque os hamburguers. Cozinhe durante cerca de 3 minutos de cada lado.
- Corte o pão para hamburguer ao meio, na base coloque a alface e as rodelas de tomate.
- Coloque o hamburguer por cima do tomate, tempere com pimenta e flor de sal, junte o bacon e coloque cebola caramelizada a gosto.




Nota:
Vai sobrar cebola caramelizada, guarde em frascos esterilizados, e use para acompanhar paté, foie gras, queijos ou carnes grelhadas.

09 outubro, 2014

Doce de courgette com gengibre e especiarias

Os meus sogros sempre quiseram ter uma horta, por isso decidiram aproveitar um terreno que têm aqui na zona para criar a mesma. Pequenas árvores de fruto, muitos vegetais, flores e até uma zona de lazer onde podemos fazer uns grelhados e almoçar calmamente... um pedacinho de campo mesmo ali no meio da cidade.
Pois bem, é habitual trazermos algumas coisas da horta: alface, couve, tomate, rabanetes mirtilos, physalis... recentemente, trouxemos esta mega courgette! Eu precisava de courgette para algumas das sopas que já tenho planeadas e então parte destinou-se a isso, não sabia muito bem o que fazer com o resto... Depois, em conversa com uma amiga, ela falou-me de um doce de courgette que tinha provado e adorado, quase imediatamente lembrei-me que há uns meses tinha provado um doce de courgette no Mercado gourmet do Campo Pequeno!
Depois, foi só decidir o que se iria juntar à courgette... as especiarias não podiam faltar!




Ingredientes:
750g courgette (descascada e sem sementes)
350g açúcar amarelo
20g gengibre fresco
Sumo de 1 limão
1 vagem de baunilha
1 pau de canela
1 anis estrelado
1 c. chá cardamomo em pó
1 pitada de noz-moscada




Preparação:
- Coloque no copo a courgette e o gengibre e pique progressivamente 15seg, Vel 3-5-7.
- Prepare a vagem de baunilha, usando uma faca corte-a ao meio, raspe as sementes e coloque no copo as sementes.
- Junte os restantes ingredientes e programe 30min, Temp 100º, Vel 1.
- De seguida, programe 15min, Temp Varoma, Vel 1, sem o copo de medida, mas com o cesto sobre a tampa para evitar o risco de salpicos.
- Retire o pau de canela e o anis estrelado, distribua o doce em frascos previamente esterilizados.




Nota:
Pode aumentar o tempo quando tem temperatura Varoma caso deseje que o doce fique com mais consistência.

22 julho, 2014

Doce de kiwi

O melhor da abundância, principalmente nesta altura do ano e quando a fruta tem estado tão boa, sumarenta e deliciosa, é que podemos guardar os excessos.
E, para mim, sem dúvida que uma das melhores maneiras de o fazer é fazendo compotas... É uma forma de aproveitar a fruta ou vegetais em excesso, podemos usar os ingredientes que mais gostamos e experimentar novas combinações, e o melhor é que não tem qualquer tipo de corante ou conservante e por isso mesmo são muito mais deliciosas e saudáveis!
Quando fiz o bolo de kiwi, fiz também esta compota e não sendo umas das minhas preferidas, fica bastante boa e é óptima para o lanche. Tem apenas um defeito: o kiwi não é dos frutos que mais "rende" para compotas, para a próxima experimento misturar com maçãs.






Ingredientes:
500g kiwis, descascados e em pedaços
250g açúcar
Sumo de meio limão
1 c. chá canela
1 pitada cardamomo verde em pó
1 pitada noz-moscada
Pão Dextrin com sementes de linho




Preparação:
- Coloque todos os ingredientes no copo e programe 10seg, Vel 6.
- Programe 30 min, Temp 100º, Vel 2.
- Caso queira dar mais consistência, programe 10min, Temp Varoma, Vel 2.
- Retire e coloque em frascos previamente esterilizados.

16 junho, 2014

Doce de morango e maçã

As compotas nunca duram muito tempo cá por casa e dou por mim a pesquisar várias receitas para ir experimentando sabores diferentes.
O meu marido adora maçãs e por isso é fruta que tenho sempre em casa, os morangos este ano estão por aí em abundância e absolutamente deliciosos, por isso este doce veio aproveitar o melhor de 2 mundos.
Fiz 2 frascos, que desaparecem num ápice e a verdade é que este tornou-se uma das receitas favoritas cá de casa.




Ingredientes:
300g morangos, lavados e arranjados
200g maçã, descascada e em pedaços
½ c. chá de baunilha açúcarada Vahiné
Sumo de 1 limão
300g açúcar


Preparação:
- Coloque no copo todos os ingredientes e pique 5seg, Vel 5.
- Programe 25min, Temp 100º, Vel Colher.
- De seguida, programe 10min, Temp Varoma, Vel Colher.

- Retire e coloque em frascos previamente esterilizados.




Fonte - Receita adaptada do livro Bimby "Dicas, Truques, etc".

07 maio, 2014

Compota de maçã e cenoura

Adoro fazer compotas! É óptimo para podermos aproveitar a fruta da época que mais tarde já sabemos ser mais difícil encontrar e cujo sabor normalmente não satisfaz, aproveitar a fruta madura que ficou esquecida ou até mesmo usar as cascas da fruta.
Nunca tinha feito ou provado compota de maçã e cenoura, mas achei que era uma óptima ideia para aproveitar umas cenouras esquecidas e umas maçãs já maduras, e assim experimentar uma compota nova ao lanche.
Acompanhei a compota com Pão Dextrin integral com sementes de chia, que é um pão tostado, com conteúdo reduzido de gordura com cálcio, magnésio, fósforo e ómega 3, enriquecido com ácido fólico e sementes de chia, é extremamente nutritivo e tem um alto teor de fibra. Nunca tinha experimentado, mas achei que além de saboroso, é muito saciante.




Ingredientes:
300g cenoura, descascada e em pedaços
200g maçã, descascada e em pedaços
Sumo de 1 limão
200g açúcar
1 c. chá mistura de especiarias
Pão Dextrin integral com sementes de chia


Preparação:
- Coloque no copo todos os ingredientes e pique 15seg, Vel 6.
- Programe 40min, Temp 100º, Vel 1.
- Triture novamente 15seg, progressivamente até à 6.
- Retire e coloque em frascos previamente esterilizados.





Nota:
Se preferir, pode usar apenas canela.

Fonte - Receita adaptada do livro Bimby "À sua medida"

24 março, 2014

Compota de maçã e especiarias

Cá em casa adoramos compotas!
Ainda que seja bastante simples de fazer, normalmente a fruta acaba-se num instante e por isso, nunca vou a tempo de fazer compotas. Mas no outro dia, fui dar com umas maçãs como que esquecidas e pensei que estava mesmo a apetecer-me uma compota...
Se preferirem, podem usar apenas a canela, mas eu acho que vale a pena usar as restantes especiarias, a compota fica mais aromática e acho que ainda mais saborosa.




Ingredientes:
600g maçãs, descascadas e em pedaços
Sumo de 1 limão
350g açúcar
2 c. chá de canela Margão
½ c. chá gengibre Margão
1 pitada de noz-moscada Margão
½ c. chá de baunilha açúcarada Vahiné


Preparação:
- Coloque no copo todos os ingredientes e programe 40min, Temp 100º, Vel Colher Inversa 1.
- De seguida, programe 10min, Temp Varoma, Vel Colher Inversa 1.

- Com o calor, a maçã desfaz-se quase por completo, mas se for necessário programe 5seg, Vel 4.
- Retire e coloque em frascos previamente esterilizados.




10 outubro, 2013

Pastéis de queijo de cabra com doce de dióspiro e laranja

Por vezes, sabe tão bem um miminho ao lanche, sem ter nenhum motivo especial para isso ou mesmo que não haja convidados por casa.
Num desses dias, apetecia-me algo simples, que não demorasse muito tempo e apenas levemente doce... assim nasceu esta receita: uma massa pronta a usar, 2 ingredientes, forno e voilá.
Era para mostrar uma foto do interior, mas quando me lembrei... já se tinham acabado!




Ingredientes:
1 embalagem de massa fina para doces e salgados 12cm Buitoni
1 embalagem de queijo fresco cabra Paiva
1 bisnaga dióspiro e laranja com noz e moscatel do Douro meia.dúzia
1 ovo, batido


Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 180º
- Pique o queijo fresco, reserve.
- Coloque os círculos de massa numa superfície limpa, junte um pouco de queijo fresco e um pouco da compota em bisnaga e depois feche a massa.
- Com um garfo, pressione a massa à volta.
- Pincele a superfície com o ovo batido e leve ao forno durante cerca de 10 minutos ou até ficarem dourados.



02 maio, 2013

Oferta meia.duzia

A semana passada participei num passatempo promovido pela meia.dúzia no facebook.
Era muito engraçado, porque colocaram uma sopa de letras na página, o objectivo era adivinhar qual é que era o novo sabor que iam lançar e ganhavam os 6 participantes mais rápidos.
O prémio era uma bisnaga do novo sabor.




O que recebi:
- 1 bisnaga com o sabor Ananás dos Açores com erva-príncipe


Confesso que não resisti a experimentar de imediato!
Não sendo o ananás uma das minhas frutas preferidas, fiquei surpreendida pelo sabor frutado e fresco, adorei.

08 março, 2013

Oferta Casa da Prisca

Como a maioria deve saber, o Facebook está sempre repleto de passatempos e afins.
Eu tenho por hábito apenas participar naquilo que realmente tenho interesse e recentemente participei num passatempo da Casa da Prisca, em que bastava Gostar da página e partilhar o post do passatempo. Como nestas coisas participam sempre centenas e centenas de pessoas, nunca estou à espera de ganhar... aliás, nem me apercebi que tinha ganho, uma amiga é que me avisou!


O prémio que recebi:
6 doces Casa da Prisca
- Morango
- Abóbora
- Pêssego
- Frutos Vermelhos
- Figo
- Framboesa
Estes doces fazem parte da gama Prisca Tradicional

Já comprei um requeijão para fazer companhia ao doce de abóbora...

28 janeiro, 2013

It by Jugais - Quinta dos Jugais

Eu sou uma enorme fã de chá, principalmente chá quente mas também aprecio frio, por isso não resisti à parceria e desafio proposto pela It by Jugais.

E que maravilhoso é receber produtos tão bem apresentados!



Recebi esta com vários chás, compotas e mel, posso dizer que ainda não tinha aberto a caixa e já sentia um aroma maravilhoso! Já pude cheirar todos os chás e só mesmo provando é que posso chegar à conclusão de qual o meu favorito, pois todos têm um aroma muito distinto.
Podem fazer as vossas encomendas na loja online onde inclusivamente podem personalizar o rótulo do vosso chá e estarem sempre a par das novidades através do facebook.

E o desafio? Elaborar uma sobremesa sob a temática do Dia dos Namorados e claro, o chá tem de estar presente. No decorrer desta semana, a receita será publicada.
E além deste desafio, com tempo, espero ir tendo ideias para outras receitas em que possa usar estes produtos.



O que recebi:
- Chá Slim
Para controle do peso
- Chá Mil e Uma Noites
Para facilitar o sono
- Infusão Bio Príncipe
- Infusão Bio Hortelã Menta
- Chá Verde Cereja Japonesa
- Chá Rooibos aromatizado com frutos do bosque
- Chá Preto aromatizado com canela e maçã
- Chá Rooibos aromatizado com Serengeti
- Mel de Laranjeira
- Doce de figo com noz
- Doce de frutos silvestres natura 
Sem adição de açúcar
- Doce de abóbora com noz

08 dezembro, 2012

Compota de maçã, framboesa e amora

O ano passado ofereci doce de abóbora com noz nos cabazes de Natal, por isso este ano queria algo diferente.Vi esta receita e gostei da combinação de sabores, também achei óptimo o facto de render bastante quantidade: cerca de 1200g.
Não pode ir tudo nos cabazes não é?! Alguém tem de testar o produto ;)




Ingredientes:
600g maçã reineta, sem casca e sem caroço, cortada em pedaços
Sumo de 1 limão
120g framboesa
120g amora
600g açúcar
100g água


Preparação:
- Coloque no copo todos os ingredientes e programe 40min, Temp 100º, Vel Colher Inversa 1.
- De seguida, programe 10min, Temp Varoma Vel Colher Inversa 1, sem o copo de medida, mas com o cesto sobre a tampa para evitar o risco de salpicos.
- Retire e coloque em frascos previamente esterilizados.



Dica:
Para esterilizar os frascos, escalde-os em água quente e aqueça-os no forno previamente aquecido a 100º durante pelos menos 10 minutos antes de os encher.
Para verificar se a consistência está no ponto, coloque uma pequena porção num prato frio e passe com uma colher no meio e verifique se forma uma estrada (é o chamado ponto de estrada). Se for necessário, programe mais 10 minutos à mesma temperatura e velocidade.


Fonte - Receita retirada da revista Bimby Momentos de Partilha nº 24 (Novembro 2012)