Mostrar mensagens com a etiqueta Despensa. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Despensa. Mostrar todas as mensagens

20 junho, 2016

Vinagres há muitos!

Vinagres há muitos e servem para muito mais do que apenas temperar saladas!
O vinagre é um produto extremamente versátil e cheio de sabor que pode ter inúmeras utilizações e é uma opção mais saudável quando comparado a outros molhos e temperos.
Tem baixo valor energético, não tem gordura nem açúcares adicionados (excepto os balsâmicos) e tem baixo teor de sal
Usado na medida certa, intensifica os sabores dos outros ingredientes e pode ser usado em pratos de carnes e peixes, arroz, e até mesmo sobremesas. 

(imagem retirada da net)

13 novembro, 2015

Glood - Mercearia do Mundo

Para quem não conhece, a Glood é uma mercearia diferente! Aqui podem encontrar produtos muitos diversificados um pouco de todo o Mundo e quem gosta de experimentar coisas novas e diferentes certamente não ficará desiludido. Produtos como panko e molho de ostras, pop tarts, skittles e os deliciosos chocolates reese's, coca-cola com sabor a baunilha e cereja, compotas e chutneys, chás ingleses e muito mais!
Quando soube que tinha aberto uma loja bem pertinho de casa, não resisti e tive de lá passar e claro, não resisti e tive de trazer alguns produtos comigo! Agora, vai ser muito mais fácil comprar alguns dos produtos que uso, principalmente quando faço receitas asiáticas ou indianas, e comprar algumas das minhas guloseimas preferidas.
Existem várias lojas Glood pelo país, mas para quem estiver mais longe existe sempre a possibilidade de encomendar online.


Uma visão de parte da loja

Várias manteigas de amendoim.
Aqui também encontram vários tipos de syrup, maple syrup, compotas e marmeladas.

Secção da gulodice!
Os mais variados doces e chocolates.


14 janeiro, 2015

A Tua Despensa

Eu adoro compras online! Há vários anos que sou adepta das compras online e faço o mais variado tipo de compras: comida para os gatos, maquilhagem, livros, vouchers para restaurantes, roupa e acessórios, e por aí fora.
Hoje, venho apresentar-vos um novo Supermercado Online, chama-se A Tua Despensa cujos preços são iguais em qualquer ponto do país e com entregas rápidas em todo o continente português. 


Podem comprar produtos de alimentação a bebidas, limpeza da casa a higiene pessoal, sem esquecer os produtos para bebés e parafarmácia, por isso na práctica encontram todos aqueles produtos de que precisamos no dia a dia.
Basta que se registem no site, seleccionem os produtos que desejam adquirir, confirmem sempre se todos os artigos que constam na lista estão correctos (aproveitem e vejam sempre as promoções!) e escolham o método de pagamento. 
Quando a encomenda é enviada, também é enviado um e-mail com o código de rastreio para poder seguir a encomenda na página da empresa de transporte. E depois, é só esperar que a chegue!


A encomenda é entregue numa caixa, não em sacos plásticos, os artigos vêm perfeitamente acondicionados.


Estas foram as minhas compras, há um pouco de tudo: sumos, farinhas, açúcar, tostas, bolachas, etc como podem ver na foto e podem facilmente constatar que chegou tudo em perfeitas condições.
E ainda enviaram um miminho!


13 junho, 2014

Gelados, gelados, gelados...

A temperatura está a subir, esperemos que seja desta que o calor se instala de vez!
Eu adoro gelados caseiros e já são várias as receitas publicadas aqui no blog, normalmente faço os meus gelados na bimby, mas podem sempre fazê-los usando uma liquidificadora, batedeira ou máquina de gelados. Confesso que, já algum tempo que queria uma máquina de gelados, mas nunca me tinha decidido a comprar e achei que desta vez valia a pena aproveitar. Segundo o que pesquisei, utilizando uma máquina de gelados, o gelado sai mais suave e cremoso. A ver vamos se é mesmo verdade!

Existem várias formas de fazer gelados, sorvetes, etc... para mais informações e dicas, por favor cliquem onde diz Truque e Dicas e desçam até encontrarem a parte dos gelados.




Explicando muito rápida e resumidamente o funcionamento:
- O resultado será sempre melhor se quer o recipiente da máquina, como a mistura para o gelado estiverem bem frias. Na práctica, isto quer dizer que a cuba da máquina deve ser colocada dentro de um saco plástico e depois no congelador (a -18º ou mais frio) durante cerca de 8 horas e os ingredientes para o gelado devem também estar frios (por ex: utilize fruta congelada). Caso os ingredientes não estejam frios (por ex: se usar ovos ou fizer um xarope simples) deve ser feita a mistura, colocada no frigorífico no mínimo 12 horas, e depois introduzir a mistura na máquina de gelados.
- Quando se coloca a mistura na máquina o gelado vai demorar entre 15 a 30 minutos a ficar pronto.
- Durante o funcionamento, não desligue e volte a ligar a máquina, pois desta forma a mistura pode congelar dentro do recipiente e bloquear a pá misturadora.



Para além da máquina de gelados, vieram estas comprinhas para tornar os meus gelados (ainda) mais gulosos!...
Os cones e as bolachas para gelado rolinhos recheados com chocolate, crações de waffer e waffersde baunilha) custavam apenas 0.79€ por embalagem.
Os toppings só trouxe e chocolate e morango, mas também existe à venda de baunilha e caramelo. Já os vi à venda noutros sítios a custar o dobro!
As taças de bolacha eram o mais caro, mas cada embalagem traz 8 unidades.

08 janeiro, 2014

Miminhos pós-Natal

Claro que no Natal sabe sempre bem receber uns presentinhos, e quando os presentinhos chegam depois do dia parece que é Natal outra vez! Principalmente, porque este ano eu não pedi prendinhas relacionadas com a cozinha, estes miminhos souberam mesmo bem :)



Por ser um dos "Os Melhores Blogues Portugueses de Culinária" recebi esta gelatina com sabor a Tangerina que é um dos produtos novos da marca Branca de Neve e este conjunto de stencils para decorar bolos e sobremesas.



A Vahiné enviou-me um dos produtos novos da marca e que chama Multi-Deco.
Existe 2 frascos disponíveis: o Multi-Deco e o Multi-Deco fantasy; cada um destes frascos tem 4 variedades diferentes para decorar de forma práctica e fácil bolos, gelados, sobremesas, etc.



Por último, mas não menos importante: um cabaz do grupo Cheese Lovers.
Este cabaz foi o prémio de um passatempo de Natal promovido no grupo e do qual fui uma das vencedoras :) Recebi uma cesta, pega e luva, uma tábua, um conjunto de facas, um fondue e uns belos queijinhos.


09 setembro, 2013

Cake Alive Porto 2013

Este Sábado, foi dia de passear e lá fomos nós até à Exponor, mais precisamente ao Cake Alive.

Quem quisesse podia assistir às demonstrações que decorriam durante o evento, inscrever-se nos mini-workshops, ver os bolos decorado que estavam espalhados pelo local ou simplesmente fazer umas comprinhas.
Havia bolos lindos, uns mais simples e tradicionais, outros mais excêntricos, expositores diversos com artigos girissimos à venda, promoções em vários artigos... e claro que aproveitei para comprar umas coisinhas! Foi muito giro conhecer pessoalmente algumas das caras por trás de A Metalúrgica que eram de uma enorme simpatia e boa disposição!


Alguns dos bolos que estavam em exposição

Alguns dos expositores e demonstrações a decorrer




Estas foram as minhas comprinhas:
- Forma torta canelada
Perfeita para quem como eu parte sempre as tortas a enrolar ;)
- Forma mini-kugelhof
Para fazer bolos individuais, também para bundts pequenos
- Utensílio para fazer donuts 
- Mini-espátula 
- Utensílio para rechear queques
Retira a área do queque/cupcakes onde se pretende rechear
- Cupcake stands
São feitos de cartão, cada caixa traz 6, basta montar
- Formas para cupcakes

31 julho, 2013

Compras em Londres - parte 2

Ora aqui está mais um post de comprinhas feitas em Londres!

O nosso hotel ficava muito bem localizado, perto de alguns museus, farmácia, restaurantes, metro e supermercado. E foi nesse supermercado, um Waitrose, que comprei a maior parte das coisinhas que podem ver nestas fotos, as restantes foram num supermercado Tesco.
Para quem gosta de usar especiarias e temperos diferentes era de se ficar entusiasmado, já que por cá são especiarias não se encontram nos nossos supermercados mas sim em lojas especificas e muitas vezes a preços proibitivos! E ainda que alguns artigos não tenham sido baratos, fazendo as contas, ficam a preços semelhantes aos practicados e outros até mais em conta que nos nossos supermercados/hipermercados.




O que comprei:
- Sementes de funcho
Muito usadas em pratos indianos, sabor similar ao do anis e tem propriedades digestivas
- Feno-grego
Devem ser tostadas antes de utilizadas, pode ser usadas em caris e pratos vegetarianos
- Paprika fumada picante
- Malagueta em pó
- Flocos de malagueta
- Pó de caril tikka
Recomendado para usar em todos os caris, muito aromático.
Mistura de sementes de coentros, sementes de cominhos, paprika, cebola em pó, alho em pó, folhas de coentros, sal, feno-grego, gengibre, canela, malagueta, cardamomo e cravinho
- Sementes de Nigella
Usadas na Índia e o Médio Oriente, podem ser usadas inteiras, tostadas ou em pó
- 5 especiarias chinesas
Mistura de canela, funcho, anis, gengibre e cravinho.
Práctico para quando se cozinha utilizado wok, pode ser usado em carne, peixe e marinadas
- Sumagre
Usado no Médio Oriente, tem um sabor ácido e pode ser usado em pratos de arroz, carne, peixe, saladas, etc.




O que comprei:
- Alfazema
Pode ser utilizada em sobremesas, combina com queijos e em marinadas de carne
- Extracto de baunilha
- Gengibre cristalizado
- Pasta de baunilha
Feita a partir das sementes de baunilha, alternativa às vagens de baunilha.
Vi o jamie Oliver usar em uns quantos programas e não resisiti a comprar!
- Golden syrup
Muito rilizado em sobremesas, como xarope para deitar por cima de panquecas, waffles, etc
- Extracto de limão
- Cremor de tartáro
Muito utilizado em suspiros, geleias, chocolates, cocadas, etc. Por ter leve acção fermentativa, também pode auxiliar na confecção de bolos, tortas, cremes, caldas doces, biscoitos, etc.


Notas muito rápidas:
- A alfazema por cá encontra-se, se tivermos sorte no Celeiro, se por acaso não virmos logo e perguntarmos pela alfazema e explicarmos que é para culinária olham para nós como se fossemos doidinhas!
- O cremor de tártaro normalmente vende-se apenas em lojas de artigos para bolos, normalmente em embalagens de 40g e custa no mínimo 4€/5€... esta embalagem tem 140g e custou 1.04£!!!

30 maio, 2013

Miminhos de uma amiga

É tão bom receber miminhos! E quando esses miminhos são das nossas amigas melhor ainda :)
A minha querida amiga Augusta, faz bolos e outros docinhos lindos, não gosta nada de especiarias e como tal, de vez em quando manda-me umas coisinhas pelo correio que ela sabe que eu certamente irei usar!




Pelo Natal, a Augusta enviou-me algumas coisas, entre elas vinagre balsâmico, uma daquelas formas muito giras para ovos estrelados e entre outras coisas a pimenta caiena.


- Pimenta Caiena
Um toque picante em todos os pratos
- Sementes de cominhos
Combina com borrego, frango, batatas, etc
- Mistura de especiarias 
Canela, noz-moscada, sementes de coentros, cravinho e gengibre.
Ideal para bolos de fruta, biscoitos e bolachas.
- Garam masala
Coentros, sementes de cominhos, sementes de aipo, sementes de funcho, cravinho, gengibre, endro.
Perfeito para usar no caril.
- Lyle´s Black Treacle
Feito a partir de melaço de cana, sem corantes nem preservantes, pode ser usado em sobremesas, pratos salgados e peixe (como salmão)

02 maio, 2013

Oferta meia.duzia

A semana passada participei num passatempo promovido pela meia.dúzia no facebook.
Era muito engraçado, porque colocaram uma sopa de letras na página, o objectivo era adivinhar qual é que era o novo sabor que iam lançar e ganhavam os 6 participantes mais rápidos.
O prémio era uma bisnaga do novo sabor.




O que recebi:
- 1 bisnaga com o sabor Ananás dos Açores com erva-príncipe


Confesso que não resisti a experimentar de imediato!
Não sendo o ananás uma das minhas frutas preferidas, fiquei surpreendida pelo sabor frutado e fresco, adorei.

Oferta Arroz Bom Sucesso

O que não falta por aí são passatempos de culinária... São tantos que até se perde a conta!
Recentemente, a Lília promoveu na sua página do facebook um passatempo em parceria com o Arroz Bom Sucesso.
O passatempo consistia em enviar uma receita, doce ou salgada, confeccionada com arroz e prémio era composto por alguns pacotes de arroz, assim como um avental. Eu fui uma das felizes contempladas!




O que recebi:
- 1 avental personalizado com o meu nome
- 1 pega de cozinha
- 1 pacote de 1kg de Arroz Carolino
- 6 pacotes de 500g das variedades Carolino, Agulha, Aromático, Baby Rice e Integral


03 abril, 2013

Liberty American Store

Há já alguns meses que tinha ouvido falar de uma loja em Lisboa que só tinha à venda produtos americanos.
Ora como vejo os programas do Food Network andava ansiosa para lá ir e ver o que tinha à venda, além de que tinha esperança de encontrar determinados produtos.
Chama-se Liberty American Store, além da loja de Lisboa que fica perto do El Corte Inglés, existe loja no Porto, em Braga e parece que vão abrir mais uma loja este ano.




O que comprei:
- Manteiga de amendoim
- Pepitas de manteiga de amendoim
- Nozes pecan
- Vinagre de cidra
- Pão ralado panko
- Pão ralado panko com limão e pimenta
- Pão ralado panko picante
- Refrigerantes Dr. Pepper cereja e 23 sabores
- Refrigerante Welch´s com sabor a uva
- Refrigerante Coca-cola
- M&M´s com sabor a manteiga de amendoim
- M&M´s com sabor a coco
- Chocolates Reese´s com recheio de manteiga de amendoim


Os m&m´s e o chocolates recheados com manteiga de amendoim já se foram...
Quanto aos refrigerantes: adorei o de uva e a coca-cola, que é diferente da que se bebe por cá, não gostei dos Dr. Pepper. A manteiga de amendoim é a melhor que já provei!
O resto é para ir usando em receitas.

Esta loja é uma desgraça... é que dá vontade de comprar tudo!
Caixas gigantes de cereais, montes de preparados para bolos, toppings para gelados, várias manteigas de amendoim, molhos e mais molhos, bolachas, nesquik de morango, temperos, montes de chocolates, pastilhas, refrigerantes, gelados... Se lá forem, preparem-se!

08 março, 2013

Oferta Casa da Prisca

Como a maioria deve saber, o Facebook está sempre repleto de passatempos e afins.
Eu tenho por hábito apenas participar naquilo que realmente tenho interesse e recentemente participei num passatempo da Casa da Prisca, em que bastava Gostar da página e partilhar o post do passatempo. Como nestas coisas participam sempre centenas e centenas de pessoas, nunca estou à espera de ganhar... aliás, nem me apercebi que tinha ganho, uma amiga é que me avisou!


O prémio que recebi:
6 doces Casa da Prisca
- Morango
- Abóbora
- Pêssego
- Frutos Vermelhos
- Figo
- Framboesa
Estes doces fazem parte da gama Prisca Tradicional

Já comprei um requeijão para fazer companhia ao doce de abóbora...

06 fevereiro, 2013

Oferta RAR

A 1ª vez que ouvi falar no açúcar Demerara foi num dos livros da Nigella e tive imensa curiosidade em experimentar.
Infelizmente, penso que até recentemente não estava disponível em Portugal, ou pelo menos não de uma forma mais generalizada. Recentemente, a RAR decidiu comercializar esta açúcar. Acontece que, por mais que procurasse não encontrava à venda...
Decidi deixar uma mensagem na página de facebook da empresa a perguntar onde poderia encontrar, solicitaram que enviasse e-mail com a minha morada e contacto e eu assim fiz. Até que, hoje recebi este pacote :)




Não estava nada à espera, pelo que fiquei muito contente por serem tão amáveis!
Se quiserem saber mais sobre este ou outros produtos é só clicar aqui.

13 janeiro, 2013

Especial Ásia

Já manifestei que sou uma fã da cozinha asiática, bem como do Aldi.
O Aldi faz-me lembrar o Lidl aqui há uns anos atrás, havia poucos e ninguém conhecia muito bem aquilo, encontravam-se lá à venda ingredientes estranhos e todas as semanas saía um folheto com produtos. Nesse folheto, geralmente o Aldi traz alguns produtos temáticos: podem estar relacionados com comida italiana, produtos para bolos e sobremesas, etc. Alguns produtos estão sempre disponíveis, outros apenas por tempo limitado.
Na 4ª feira passada foram colocados à venda produtos para elaborar receitas asiáticas.




- Rebentos de Bambu
Da última vez que precisei corri várias superfícies comerciais até conseguir encontrar e posso dizer que foram mais caros que estes, que custaram apenas 0.99€ cada.
- Cogumelos sortidos
Sortidos de cogumelos secos, havia: shimeji, orelha de judas, mistura de cogumelos ou shiitake.
Comprei 2 embalagens de mistura de cogumelos e 1 embalagem de shiitake, também mais baratos do que aquilo que compro habitualmente, estes foram 0.99€ a embalagem.
- Molho teriyaki
Pode ser usado como marinada para carne ou peixe ou como tempero
- Óleo de sésamo
Comprei porque a embalagem que tenho aberta já não tem muita quantidade
- Massa chinesa ou se preferirem Noodles
Comprei recentemente no Jumbo, da marca Auchan custa 1.39€ e de outra marca 1.09€ cada embalagem, se não estou em erro... no Aldi custou 0.69€ cada embalagem!


Para além destes artigos, tinham também à venda: vários snacks salgados, salada asiática, gengibre, molhos diversos, pasta wasabi, molho de soja, leite de coco e várias comidas prontas que só necessitam de ser aquecidas ou adicionar água, etc (sopa, massas etc), entre outros artigos.

10 novembro, 2012

Compras e-mercearia

No outro dia, andava eu pela página do Facebook da Espiga, e vi que tinham uns temperos e especiarias novos e que ainda não tinha visto no supermercado. Vai daí, fui até ao site da e-mercearia ver como funcionavam as encomendas; já tinha dito um bom feedback por parte de amigas que encomendaram, a partir dos 14€ não se pagam portes e ainda ofereciam um saco mais outro miminho.

Fiz a minha encomenda (total de 14.26€) encomendei a uma 5ª feira e chegou numa 2ª feira, por transportadora, o outro miminho é um livro de receitas. Portanto, tudo impecável do príncipio ao fim! Recomendo :)



O que comprei:
- Farinha de trigo tipo 65
- Farinha para a máq do pão com Sementes
- Pão ralado clássico
- Pão ralado alho e salsa
- Amido de milho
- Chocolate em pó
- Tempero de tomate e oregãos
- Tempero de limão e salsa
- Especiaria 5 pimentas com moinho

26 outubro, 2012

As ementas no frigorífico & a minha despensa

Há uns tempos em conversa com a minha amiga Hélia do blog Mais um sobre culinária ela questionava-me acerca das minhas ementas, se eu também planeava os pratos ou receitas novas que ia fazer ao longo do mês, etc. E durante esta conversa, esta disse-me algo parecido com isto: "Sabes, tu colocas as ementas, mas se calhar as pessoas não acreditam que tu realmente fazes assim, porque fazes tantas receitas novas...".
Bom, eu fiquei a pensar nisto e durante o meu monólogo interior (que é como quem diz quando falo sozinha), cheguei à seguinte conclusão: as receitas estão cá, não estão?! ora nem mais...


Mas, caso dúvidas existam, aqui fica para a posteridade: a foto do meu frigorífico com os seus muitos ímans (dos destinos em que já estivemos e também alguns oferecidos por familiares e amigos), tenho também uma lista de compras à parte com os produtos que tenho de comprar sem ser nas compras on-line no Jumbo e os produtos frescos para comprar ao longo do mês, etc e uma ementa, neste caso a ementa de Outubro.
Como descrevi no meu primeiro post sobre o assunto o Planear as ementas não é realmente nenhuma tabela bonitinha, são simplesmente folhas que reaproveito e nelas escrevo as ementas. Para quem abrir a imagem e conseguir perceber a minha letra, vai perceber que vêm aí muitas receitas novas, que vão começar a ser publicada na próxima semana e por baixo existem mais folhas (ementa de Novembro, lista de produtos para fazer os cabazes de Natal e outras listas).


E já agora, aproveito para mostrar a minha despensa :)


Não é muito grande, mas lá se vai conseguindo arrumar as coisas...
Na parte de baixo, tenho um carrinho onde estão as batatas, cebolas, alhos, etc; o saco da ração dos meus gatos, detergente da máquina da roupa, etc.
Na 1ª prateleira tenho: massas, arroz, azeite, óleo, enlatados diversos, cuscuz, tomate seco, polpa de tomate, etc;
Na 2ª prateleira: açúcar, farinha, leite em pó, chocolate, farinhas para pão, artigos para bolos, guardanapos, rolo de papel de cozinha, bolachas e miminhos dos gatinhos (latinhas, snacks, etc);
Na 3ª e última prateleira: cereais, lenços de papel, rolos de papel de wc.

17 outubro, 2012

Especial bolos e sobremesas

Hoje posso dizer que me desgracei, ou melhor desgracei a carteira!
Há cerca de uma semana vi o folheto do Aldi, que traz uma série de artigos especiais para bolos e como geralmente são daqueles artigos que aparece 1 ou 2 vezes à venda no ano e que comprando no supermercado ou numa loja de artigos para bolos ficam muito caros, lá fui eu!



- Aromas para bolos
Aromas sortidos: limão, laranja, amêndoa amarga, rum, manteiga e baunilha
- Vagem de baunilha
Cada embalagem traz 2 vagens
- Açúcar baunilhado
Cada embalagem traz 15 pacotes
- Fermento em pó
Cada embalagem traz 10 pacotes
- Levedura seca (aconselharam para o pão)
Cada embalagem traz 10 pacotes
- Pepitas de chocolate
Embalagem de 100g
- Raspas de chocolate branco
Embalagem de 100g
Raspas de chocolate preto
Embalagem de 100g
- Avelã crocante
Embalagem de 150g



Como a minha forma de bolos redonda já algo estragada (é do Ikea e o material não é dos melhores), aproveitei e trouxe esta forma.
Conheço quem tenha comprado igual noutra atura e recomende, além disso tenho uma frigideira anti-aderente que comprei no Lidl que é feita do mesmo material e é fantástica!


A Cuajada trouxe-me a minha sogra :) Ela e o meu sogro estiveram este mês 1 semana de férias em Palma de Maiorca e ela encontrou à venda.

E pronto, agora é ver se começo a fazer mais bolos e sobremesas :)

10 setembro, 2012

As últimas aquisições da despensa

As compras cá para casa são essencialmente feitas no Jumbo, mas quando preciso de algo específico, lá vou eu!...
Há já uns meses que no Lidl tinham estado disponíveis alguns produtos asiáticos e nessa altura comprei alguns: massa de ovo, óleo de sésamo, etc.
Na passada 5ª feira, voltaram a ter esses produtos disponíveis e existe um pouco de tudo: massa de ovo, óleo de sésamo, óleo de amendoim, molhos, comida instantânea, temperos, rebentos de bambu e muitas outras coisas.




O que comprei:
- Pasta de caril vermelha
Moderamente picante, ideal para preparar carne de novilho, pato e galinha
- Tempero especial malagueta
Argolas de malagueta, liofilizadas. Usam-se tal como se fossem malaguetas frescas
- Tempero especial ervas aromáticas
Ervas aromáticas, liofilizadas. Composta por: cebolinho, erva-príncipe, alho, gengibre, entre outros.

06 julho, 2012

Supermercado online

Na sequência do post Planear as ementas da semana passada, e como prometido, o post de hoje aborda as compras de supermercado feitas online!

Já faço compras as compras online, mais precisamente através do Jumbo online, desde finais de 2008 e sou completamente fã! As entregas são feitas no horário que seleccionei, e salvo um ou outra situação pontual, é tudo entregue de forma impecável e trazem sempre uns miminhos a acompanhar a encomenda.

Se há uns anos atrás era praticamente impensável, hoje em dia é a certeza de grande parte dos clientes que querem poupar tempo, despesas e usufruir das regalias que as compras online podem oferecer.
As compras de supermercado são sempre uma tarefa cansativa, dispendiosa (principalmente no caso dos hipermercados longe da área de residência ou dos horários incompatíveis) e por isso as compras online vieram facilitar todo esse processo.
Pessoalmente, hoje em dia, tenho pouquíssima paciência para estar num supermercado a abarrotar de gente, prateleiras desarrumadas, aquela situação de: o corredor onde estavam as massas mudou de sitio e filas intermináveis, pessoas que deixam os carrinhos das compras no meio dos corredores... enfim, todas essas coisas que sabemos!


(produtos que recebi de oferta com as compras efectuadas no mês de Junho)


Vamos lá analisar as vantagens:

Promoções:
- São muitos os hipermercados que têm descontos e promoções especiais para os clientes que fazem as suas compras online. Alguns requerem a compra de determinados produtos, outros estão disponíveis para determinadas quantias, outras em determinadas datas (como a oferta do valor da entrega), etc.
- Além dos descontos, é habitual o cliente receber alguns produtos de oferta (variam consoante a loja, altura do mês, stock disponível, etc).
- É ainda importante salientar que geralmente os descontos usados nos hipermercados físicos, podem ser também utilizados nas compras online, como cartões de desconto, cartões de cliente, etc.

Tempo:
 - Geralmente, quando se vai até ao supermercado fazer as compras do mês, além de todas os os artigos que se encontram na lista, ainda se gasta mais uns minutinhos para ir  para ver as novidades, há promoção deste ou daquele artigo (mesmo sem estar na lista), enquanto que online a tentação é menor.
- Depois, contabilize o tempo para a deslocação, estacionar, fazer as compras, arrumar as compras no carro, regressar a casa, arrumar as compras... ufa!
- Com as compras online escolhe o dia e o horário que mais lhe convém, aguardar pela sua entrega.

Lista das Compras: 
- Nas compras online é muito mais fácil de seguir a lista das compras, principalmente pela falta de distracções que existem habitualmente nos supermercados, como os cartazes de promoções, os promotores de produtos específicos, etc. Evitar estas distracções fará com que poupe muito mais dinheiro no final das suas compras (e tempo!!!).

- No caso do site do Jumbo, é possível criar uma lista de produtos como se fosse uma lista de compras, aliás é possível criar diversas listas. Eu crio uma lista para cada mês com os produtos de que necessito.
- Existe também um histórico das encomendas efectuadas anteriormente com os produtos e respectivos preços, pelo que se torna mais fácil e fiável comparar preços e encontrar algum produto que tenha sido encomendado há algum tempo atrás.

Custo: 
- Quanto mais longe for o hipermercado em causa, maior será a despesa. 
- A entrega ao domicilio tem um custo associado, que varia consoante o horário seleccionado, mas esse valor é compensado pelas ofertas que são habitualmente dadas, além disso existem sempre campanhas de oferta da taxa de entrega ou em que o valor é devolvido para usar numa próxima encomenda.

Pagamento:
- É possível efectuar o pagamento aquando a entrega, utilizando o cartão mb, de crédito ou de cliente.
- Caso algum artigo não se encontre nas devidas condições é possível pedir a troca por um artigo igual ou devolução do valor.

06 março, 2012

Especiarias, ervas aromáticas e companhia

Hoje resolvi mostrar-vos algumas das especiarias (e não só...) que gosto de usar cá em casa.

São apenas algumas, pois seria complicado tirar fotos a todas, por isso resolvi mostrar aquelas que me parecem ser mais interessantes e que uso com maior frequência.
Na minha opinião, um prato bem temperado não é necessariamente aquele que nos deixa a língua a arder e são as especiarias que permitem realçar aspectos desconhecidos dos ingredientes.

A verdade é que nem sempre usei tantas especiarias, aliás há alguns anos atrás utilizava apenas o que se pode considerar o básico: sal, oregãos, tomilho, canela, noz-moscada e pouco mais... Fosse por desconhecimento ou ter receio de arriscar, não era um aspecto a que desse muita importância.
Agora, que tenho mais conhecimento na matéria e pouco (a maior parte das vezes nenhum) receio  de arriscar e experimentar novas especiarias e combinações entre elas, não quero outra coisa!





Na foto:
- Pasta de alho e gengibre
Elaborada à base de alho e gengibre fresco,  é ideal para ser usada em receitas de pratos orientais.  
- Flower Power
Mistura de flores e especiarias de agricultura biológica. Recomendada para dar 1 toque especial a sobremesas, bolos e todo o tipo de pratos doces. É composta pelos seguintes ingredientes: Açúcar de Cana não refinado, Pétalas de Rosa, Calêndula, Canela, Cravilho, Girassol, Açúcar Baunilhado, Gengibre, Centáurea, Aromatizante Natural Biológico de Baunilha-Bourbon. Encontra-se à venda nas lojas Celeiro.
- Cheery
Mistura de flores e especiarias de agricultura biológica. Combina com pratos de vegetais, mediterrânicos, massas, arroz, sopas e saladas. É composta pelos seguintes ingredientes: Sal Marinho, Alho, Alho Selvagem, Orégão, Tomilho, Manjericão, Alecrim, Calêndula, Pétalas de Rosa e Centáurea.
- Oregãos
Possui um sabor condimentado, um pouco adociado e muito refrescante. Tem um aroma intenso e indispensável para aromatizar o gaspacho, pizzas, saladas de tomate, recheios de carne, caldeiradas, grelhados, caracóis, etc
- Colorau
Dá cor e sabor a um enorme número de pratos do dia-a-dia. Indispensável na preparação de enchidos.
- Tomilho em pó
- Pimenta rosa em grão
De sabor mais suave e aromático que outras pimentas
- Pimenta preta em grão
De sabor mais apurado a pimenta preta é utilizada como auxiliar indispensável num grande número de pratos como molhos, carnes estufadas, sopas, peixes, aves, mariscos etc.
- Tomilho
Oferece um aroma silvestre aos pratos de carne e peixe, grelhados, coelho, caça, guisados, estufados, legumes etc.
- Estragão
Suavemente picante e ligeiramente apimentado com um aroma de anis, transmite calor e vigor aos molhos. Usado em pratos de aves, peixe e lagosta.
- Ervas de Provence
Mistura francesa de ervas, originária da região francesa da Provença, tais como: tomilho, alecrim, segurelha, oregãos, e alfazema. Acentua o sabor de grelhados, guisados de carne, molho de tomate, patés e picados.
- Pau de canela
O seu sabor é muito aromático, agradável e doce.
- Paprika
Feita a partir de frutos secos e o seu sabor varia do doce para o picante.
- Garam Masala
Mistura de especiarias moídas muito comum na culinária da Índia, sendo também encontrada nas culinárias de outros países do sul da Ásia. Pode ser usado simples ou em conjunto com outros temperos.
- Caril
Os ingredientes do caril são agradáveis, intensos e picantes. Utilize em pratos de lulas, frango, peixe, marisco, etc. Usado moderadamente, realça o sabor de pastas de queijo.
- Açafrão das Índias
Sabor ácido, amargo ou picante. Dá cor e aroma aos pratos de arroz, massas, caril, paelha e mexilhões.
- Gengibre branco
Sabor ardente, agradável e aromático. Pode ser utilizado em pratos de aves, carne de porco, saladas de frutas e bolos.
- Flor de sal
A flor do sal é colhida diariamente, cuidadosamente e com um instrumento apropriado, evitando tocar o fundo. A flor do sal é um ingrediente comum na moderna gastronomia, utilizada mundialmente por apreciadores e chefes de cozinha, devido ao seu sabor especial e sua maior riqueza em micronutrientes.
- Vinagre de vinho branco
- Vinagre de arroz
Feito à base de arroz, é ideal para o preparo do arroz para sushi, e tem um sabor suave e característico, diferente dos outros vinagres. 
- Vinagre de framboesa
O vinagre de fruta serve para realçar os sabores em muitos pratos, desde uns salpicos de vinagre balsâmico num molho de manteiga ou uns fios de vinagre de framboesa sobre peras com gelado de baunilha.
- Vinagre balsâmico
Escuro e bastante aromático, é feito com uvas selecionadas da região de Modena, na Itália. É excelente na preparação de molhos para saladas, para temperar legumes ou para enriquecer molhos.


Outras coisas gosto de ter na despensa:
- Alho em pó
- Bicarbonato de sódio
- Canela moída
- Cominhos (em grão e em pó)
- Noz moscada moída
- Louro
- Cravinho
- Mostarda em grão
- Tomate seco