Mostrar mensagens com a etiqueta Cozinha Francesa. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Cozinha Francesa. Mostrar todas as mensagens
25 setembro, 2025
08 abril, 2025
Bardô Brasserie
Bardô traz até Lisboa um restaurante com um charme único e uma atmosfera que evoca a tradição francesa, com uma abordagem descontraída, os amantes da gastronomia francesa podem deliciar-se num ambiente sofisticado e acolhedor inspirado na brasserie tradicional, uma ementa cuidadosamente orientada por um dos 100 melhores chefs da Europa de cozinha francesa e, no bar desfrutar de um dos cocktails de assinatura ao som do DJ residente.
Etiquetas:
Cozinha Francesa,
Dia dos Namorados,
Restaurantes
19 abril, 2022
Brunch Dacquoise
Em Campo de Ourique, onde existe uma crescente comunidade francesa, podemos encontrar a Pâtisserie Dacquoise, autoria do casal Rita e Ivo Camões, que viveram em França até que decidiram em 2018 abrir o seu espaço na capital.
O Brunch Maison, é servido em três fases distintas, combina vários elementos da pastelaria francesa, pão caseiro, sabores doces e salgados, e está disponível diariamente e tem inclusive uma opção a pensar para ser partilhado a dois; mas existem diversas opções à carta com destaque para os clássicos da pastelaria francesa.
19 novembro, 2019
Foie gras Rougié
Considerado um dos mais importantes ingredientes de luxo na alta gastronomia, o foie gras é quase obrigatório nas mesas de festa. Ao longo dos anos tem-se adaptado a todo o tipo de cozinhas, desde a regional à mais vanguardista, é símbolo de arte culinária e do estilo de vida francês.
A marca Rougié fundada em 1875 está presente em 120 países, distingue-se por uma produção sustentável, em que os animais são criados ao ar livre, alimentados de forma natural sem recurso a hormonas ou antibióticos.
Uma das novas receitas combina foie gras de alta qualidade, com o sabor frutado do champanhe rosé e pimenta preta de Sarawak, à venda em exclusivo no El Corte Inglés.
Etiquetas:
Acontecimentos,
Cozinha Francesa,
Dicas,
Gourmet,
Restaurantes
13 março, 2019
Ratatouille com Queijo de Cabra
O ratatouille é uma receita do século XVIII e pode ser servido quente ou frio, como acompanhamento ou prato principal. É um prato rústico e reconfortante, típico da região da Provença em que se notam influências espanholas e italianas, e para preparar este prato não pode faltar beringela, tomate, vinho e ervas aromáticas.
Para quem adora legumes ou quer introduzir mais legumes na alimentação, este é um prato não só delicioso como colorido, nutritivo e muito completo.
19 dezembro, 2018
Crème brulée de flor de laranjeira
Hoje trago-vos uma das minhas sobremesas de eleição!
O crème brulée é bastante diferente do leite creme, não só por ser feito com natas ou uma mistura de leite e natas, mas também por ser cozinhado em banho maria no forno, o que lhe confere uma textura muito mais aveludada. Assim como várias sobremesas, é possível aromatizar e fazer e várias versões de crème brulée, como o Crème brulée de especiarias, Crème brulée de chocolate negro e laranja ou Crème brulée de chocolate branco e framboesas. A minha sugestão para a vossa mesa de Natal ou de Ano Novo é este requintado e perfumado Crème brulée de flor de laranjeira.
Etiquetas:
Cozinha Francesa,
Doces de Natal,
Sobremesas,
Yammi
21 dezembro, 2017
Crème brulée de abóbora e especiarias
Uma das minhas sobremesas preferidas é crème brulée, adoro a riqueza do açúcar, natas e ovos conjugados com a baunilha e a crosta que se forma ao queimar o açúcar.
Já fiz várias versões desta sobremesa desde Crème brulée de especiarias, Crème brulée de chocolate negro e laranja ou o meu preferido Crème brulée de chocolate branco e framboesas, desta vez decidi fazer algo diferente e escolhi um ingrediente muito popular nesta época: abóbora.
Quer nesta época do ano, quer pelo Natal, a abóbora é um dos ingredientes que mais utilizamos e o resultado é uma sobremesa com sabor mais adequando à estação do ano, um aroma perfumado de especiarias e sem dúvida com um toque de requinte, perfeita para impressionar os convidados!
Etiquetas:
Baunilha,
Canela,
Cozinha Francesa,
Doces de Natal,
Especiarias,
Forno,
Sobremesas,
Yammi
10 fevereiro, 2016
Crème brulée de especiarias
Eu adoro crème brulée, é sem dúvida uma das minhas sobremesas preferidas e sendo uma sobremesa sofisticada é perfeita para ocasiões especiais... como o Dia dos Namorados.
Não é uma sobremesa difícil de preparar e, para além da base de natas, açúcar e gemas, podem juntar vários ingredientes diferentes como chocolate branco ou negro, frutos vermelhos, alfazema, água de rosas ou especiarias.
A versão de hoje preparada com especiarias, é uma das minhas versões preferidas e o resultado é um crème brulée sedoso, indulgente e muito aromático, uma sobremesa clássica com um toque inesperado.
Etiquetas:
Cozinha Francesa,
Dia dos Namorados,
Especiarias,
Sobremesas
25 junho, 2015
Crème brulée de chocolate negro e laranja
É um facto que eu não faço sobremesas regularmente, quem visita o blog regularmente já estará habituado... acho que acabo por me "dedicar" mais aos pratos principais, entradas e petiscos, depois acabo por me "esquecer" dessa parte tão interessante da refeição. Mas por outro lado, e precisamente porque faço sobremesas tão poucas vezes, então quando decido preparar uma tento sempre fazer algo diferente, que não tenha feito antes e que seja algo verdadeiramente tentador e guloso.
Uma das minhas sobremesas preferidas é o crème brulée!
Essa sobremesa francesa tão requintada, já tinha feito algumas experiências com chocolate branco e com alfazema... desta vez quis combinar sabores diferentes e lembrei-me então da combinação clássica de laranja e chocolate.
Essa sobremesa francesa tão requintada, já tinha feito algumas experiências com chocolate branco e com alfazema... desta vez quis combinar sabores diferentes e lembrei-me então da combinação clássica de laranja e chocolate.
Visualmente este crème brulée é diferente já que devido ao uso do chocolate negro aquela crosta tão característica desta sobremesa não é tão visível, mas acreditem que depois da primeira colherada não vão conseguir parar!
Ingredientes:
500ml natas
1 vagem de baunilha
Raspa de 1 laranja
150g chocolate de culinária 70% cacau Pantagruel, em pedaços
60g açúcar amarelo
1 pitada de sal
5 gemas de ovo
Açúcar demerara q.b. para queimar
Preparação:
- Prepare a vagem de baunilha, usando uma faca corte-a ao meio, raspe as sementes e coloque no copo as sementes e a vagem.
- Adicione a raspa de laranja e as natas e programe 5min, Temp 90º, Vel 3.
- Junte o açúcar e programe 3min, Temp 90º, Vel 3.
- Adicione o chocolate em pedaços e a pitada de sal, envolva e deixe derreter.
- Deixe arrefecer durante alguns minutos até que a marque a temperatura de 50º.
- Pré-aqueça o forno a 150º.
- Programe 1min, Vel 2 e através do bocal da tampa, deite as gemas em fio.
- Retire a vagem de baunilha e divida o creme por ramequins.
- Leve as taças ao forno, em banho maria, durante cerca de 20 a 30 minutos.
- Retire e deixe arrefecer.
- Polvilhe com o açúcar demerara e queime com um maçarico.
- Decore a gosto e sirva.
Etiquetas:
Bimby,
Chocolate,
Cozinha Francesa,
Forno,
Sobremesas
17 maio, 2015
Madalenas de baunilha e limão com sementes de papoila para o World Baking Day
Hoje, celebra-se mais um World Baking Day!
Este é já o 3º ano que participo, todos os anos tenho tentado elaborar algo diferente e sair da minha zona de conforto: em 2013, preparei estas sandes de bolacha e gelado; em 2014, idealizei usn cupcakes diferentes e o resultado foram estes cupcakes delícia de rosa, e para este ano decidi fazer algo que nunca tinha feito: madalenas.
As madalenas (ou madeleines, em francês) são pequenos bolos, em forma de concha, originários de França e tradicionalmente são feitos com farinha, açúcar, manteiga derretida e ovos, depois a massa é aromatizada com limão.
Perfeitas para terminar um refeição com um simples café, para um lanche requintado ou simplesmente quando surge o desejo de comer algo doce, a melhor parte é que além das combinações clássicas podemos a recorrer a imensos ingredientes, alguns até banais, para criar sabores diferentes e únicos.
Há muito tempo que queria experimentar fazer estes delicados bolinhos, ainda mesmo antes de ter a forma própria para os preparar, mas sempre tive a ideia de que seria muito complicado... não podia estar mais enganada! É um facto que é necessária alguma paciência e cuidado na sua preparação, mas não é de todo um processo complicado... e no final, quando se olha para as lindas madalenas acabadas de preparar,
Ingredientes:
75g açúcar
3 ovos
75g farinha para bolos com fermento
1 c. chá aroma limão Vahiné
1 c. chá baunilha açucarada Vahiné
1 c. sopa sementes de papoila
75g Vaqueiro sabor a manteiga derretida
Outros:
Manteiga para untar q.b
Farinha para polvilhar q.b.
Açúcar baunilhado Royal para decorar (opcional)
Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Pincele a forma de madalenas com manteiga e depois polvilhe com farinha, reserve.
- No copo da Bimby, coloque o açúcar e os ovos, bata 5 min, Vel 3.
- Adicione a farinha, aroma de limão, a baunilha, as sementes de papoila e vaqueiro, programe 1min, Vel 2 para envolver e se necessário termine de o fazer usando a espátula.
- Divida o preparado pela forma, não enchendo totalmente e leve ao forno durante cerca de 15 minutos ou até que estejam cozinhadas e levemente douradas.
- Retire e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.
- Polvilhe com o açúcar baunilhado ou decore a gosto e sirva ainda mornas com chá ou café.
Preparação tradicional:
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Pincele a forma de madalenas com manteiga e depois polvilhe com farinha, reserve.
- Numa taça grande, bata o açúcar com os ovos durante cerca de 5 minutos ou até que a mistura fique pálida e espessa.
- Adicione a farinha, aroma de limão, a baunilha, as sementes de papoila e vaqueiro, e envolva todos os ingredientes delicadamente.
- Divida o preparado pela forma, não enchendo totalmente e leve ao forno durante cerca de 15 minutos ou até que estejam cozinhadas e levemente douradas.
- Retire e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.
- Polvilhe com o açúcar baunilhado ou decore a gosto e sirva ainda mornas com chá ou café.
Nota:
A forma utilizada foi a forma de Madalenas pequenas
Etiquetas:
Baunilha,
Bimby,
Bolo,
Cozinha Francesa,
Limão,
Sementes de papoila,
Sobremesa rápida,
Sobremesas,
World Baking Day
02 dezembro, 2014
Frango fricassé
Por vezes, um livro de culinária não nos convence de imediato... foi o que aconteceu com este livro de Gordon Ramsay.
Folheei, mas não fiquei completamente convencida e não o comprei logo. Depois de ver alguns episódios do novo programa na Sic Mulher, em que gostei imenso das receitas, achei que devia dar uma nova oportunidade ao livro... voltei à livraria, olhei para as receitas com mais atenção, decidi arriscar e comprar o livro. Ainda bem que comprei este livro! Não só tem dicas muito úteis e importantes em relação à preparação e confecção dos alimentos, como ajuda na organização do dia-a-dia, mas principalmente porque tem receitas deliciosas!
Já experimentei algumas receitas e adorei o resultado de todas elas, para já trago se fricassé que além de ser delicioso foi também uma receita ccompletamente nova na minha cozinha.
Ingredientes:
2 c. sopa azeite
1 frango, arranjado e cortado em pedaços
100g tiras de bacon
4 dentes de alho, descascados e esmagados
200g cogumelos marron, cortados ao meio
1 folha de louro
Alecrim q.b.
Tomilho q.b.
50ml whiskey
400ml caldo galinha
Sal q.b
Pimenta q.b.
Preparação:
- Numa frigideira grande ou num tacho, aqueça o azeite.
- Tempere o frango, coloque-o no tacho e deixe saltear durante 4 a 5 minutos de ambos os lados, até dourar. Junte o bacon, o alho, os cogumelos e envolva.
- Adicione o louro, alecrim e tomilho.
- Acrescente o brandy e com cuidado utilize ou fósforo longo ou um isqueiro de cozinha para incendiar o álcool e flambear o frango. Deixe o fogo extinguir-se, baixe o lume e cozinhe por mais 3 minutos.
- Deite o caldo de galinha e deixe levantar fervura ligeiramente. Cozinhe destapado por 10 minutos, de seguida tape e deixe cozinhar por mais 15 a 20 minutos.
- Retire o frango para uma travessa, aumento o lume alguns minutos para reduzir e espessar o molho ligeiramente.
- Volte a colocar o frango no tacho e cubra com o molho.
- Antes de servir, retire o alho e a folha de louro.
Fonte - Receita adaptada do livro Comida Caseira
Folheei, mas não fiquei completamente convencida e não o comprei logo. Depois de ver alguns episódios do novo programa na Sic Mulher, em que gostei imenso das receitas, achei que devia dar uma nova oportunidade ao livro... voltei à livraria, olhei para as receitas com mais atenção, decidi arriscar e comprar o livro. Ainda bem que comprei este livro! Não só tem dicas muito úteis e importantes em relação à preparação e confecção dos alimentos, como ajuda na organização do dia-a-dia, mas principalmente porque tem receitas deliciosas!
Já experimentei algumas receitas e adorei o resultado de todas elas, para já trago se fricassé que além de ser delicioso foi também uma receita ccompletamente nova na minha cozinha.
Ingredientes:
2 c. sopa azeite
1 frango, arranjado e cortado em pedaços
100g tiras de bacon
4 dentes de alho, descascados e esmagados
200g cogumelos marron, cortados ao meio
1 folha de louro
Alecrim q.b.
Tomilho q.b.
50ml whiskey
400ml caldo galinha
Sal q.b
Pimenta q.b.
Preparação:
- Numa frigideira grande ou num tacho, aqueça o azeite.
- Tempere o frango, coloque-o no tacho e deixe saltear durante 4 a 5 minutos de ambos os lados, até dourar. Junte o bacon, o alho, os cogumelos e envolva.
- Adicione o louro, alecrim e tomilho.
- Acrescente o brandy e com cuidado utilize ou fósforo longo ou um isqueiro de cozinha para incendiar o álcool e flambear o frango. Deixe o fogo extinguir-se, baixe o lume e cozinhe por mais 3 minutos.
- Deite o caldo de galinha e deixe levantar fervura ligeiramente. Cozinhe destapado por 10 minutos, de seguida tape e deixe cozinhar por mais 15 a 20 minutos.
- Retire o frango para uma travessa, aumento o lume alguns minutos para reduzir e espessar o molho ligeiramente.
- Volte a colocar o frango no tacho e cubra com o molho.
- Antes de servir, retire o alho e a folha de louro.
Fonte - Receita adaptada do livro Comida Caseira
Etiquetas:
Bacon,
Cogumelos,
Comfort food,
Cozinha Francesa,
Frango,
Gordon Ramsay,
Refeição low-cost
18 março, 2014
Flognarde de morango
A Primavera está a chegar, e com este sol e calor que já se vai sentido sabe tão bem as sobremesas com fruta. E apesar de ainda não ser considerada época oficial dos morangos, a julgar pelo aroma e doçura dos que já se encontram, este ano os morangos prometem ser uma verdadeira perdição!
A título de curiosidade, existe o Flognarde e o Clafoutis. No caso do Clafoutis, apenas se usa cerejas e no caso do Flognarde pode usar-se qualquer outra fruta. Portanto, o Flognarde é uma adaptação do Clafoutis em que a única diferença é apenas feita, pela fruta utilizada.
Ingredientes:
400 morangos, lavados, arranjados e cortados ao meio
3 ovos
250g leite magro
2 c. sopa de licor de framboesa (opcional)
100g açúcar
100g farinha
1 pitada de noz moscada
½ c. chá de baunilha açucarada Vahiné
Açúcar em pó q.b.
Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Numa tarteira, untada com manteiga ou com spray, disponha os morangos.
- No copo da Bimby, coloque todos os ingredientes e programe 20seg, Vel 4.
- Deite o preparado na tarteira e leve ao forno durante cerca de 30 minutos.
- Sirva polvilhado com açúcar em pó e se quiser acompanhado por uma bola de gelado de nata ou baunilha.
Nota:
Nesta receita, não deve usar uma tarteira de fundo amovível, já que a massa é bastante líquida.
A título de curiosidade, existe o Flognarde e o Clafoutis. No caso do Clafoutis, apenas se usa cerejas e no caso do Flognarde pode usar-se qualquer outra fruta. Portanto, o Flognarde é uma adaptação do Clafoutis em que a única diferença é apenas feita, pela fruta utilizada.
Ingredientes:
400 morangos, lavados, arranjados e cortados ao meio
3 ovos
250g leite magro
2 c. sopa de licor de framboesa (opcional)
100g açúcar
100g farinha
1 pitada de noz moscada
½ c. chá de baunilha açucarada Vahiné
Açúcar em pó q.b.
Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Numa tarteira, untada com manteiga ou com spray, disponha os morangos.
- No copo da Bimby, coloque todos os ingredientes e programe 20seg, Vel 4.
- Deite o preparado na tarteira e leve ao forno durante cerca de 30 minutos.
- Sirva polvilhado com açúcar em pó e se quiser acompanhado por uma bola de gelado de nata ou baunilha.
Nota:
Nesta receita, não deve usar uma tarteira de fundo amovível, já que a massa é bastante líquida.
Etiquetas:
Bimby,
Cozinha Francesa,
Forno,
Morango,
Sobremesa rápida
05 março, 2014
Crème brulée de chocolate branco e framboesa
Hoje, o blog regressa com uma sugestão muito doce!
A minha primeira experiência a fazer um crème brulée já foi há algum tempo e a verdade é que já sentia saudades desta sobremesa cremosa com a crosta estaladiça e o toque da baunilha... E talvez porque adoro inventar novas receitas, por ter alguma dificuldade em seguir receitas à risca (inclusive as minhas!) ou simplesmente porque vejo a cozinha como uma forma de vida, usei essa primeira experiência para criar esta nova receita.
E posso assegurar que, o contraste entre o doce do chocolate e a acidez da framboesa, torna esta sobremesa maravilhosa.
Ingredientes:
600ml natas
½ c. chá de baunilha açucarada Vahiné
150g chocolate branco para culinária Pantagruel, em pedaços
5 gemas de ovo
Açúcar demerara q.b. para queimar
125g framboesas
Preparação:
- Adicione as natas e programe 5min, Temp 90º, Vel 3.
- Junte o chocolate em pedaços e a baunilha açucarada, envolva e deixe derreter.
- Deixe arrefecer durante alguns minutos até que a marque 50º.
- Pré-aqueça o forno a 150º.
- Programe 1min, Vel 2 e através do bocal da tampa, deite as gemas em fio.
- Coloque 2 a 3 framboesas nos ramequins e distribua o creme.
- Leve as taças ao forno, em banho maria, durante cerca de 20 a 30 minutos.
- Depois de cozido, retire e deixe arrefecer.
- Polvilhe com o açúcar demerara e queime com um maçarico.
- Decore a gosto e sirva.
A minha primeira experiência a fazer um crème brulée já foi há algum tempo e a verdade é que já sentia saudades desta sobremesa cremosa com a crosta estaladiça e o toque da baunilha... E talvez porque adoro inventar novas receitas, por ter alguma dificuldade em seguir receitas à risca (inclusive as minhas!) ou simplesmente porque vejo a cozinha como uma forma de vida, usei essa primeira experiência para criar esta nova receita.
E posso assegurar que, o contraste entre o doce do chocolate e a acidez da framboesa, torna esta sobremesa maravilhosa.
Ingredientes:
600ml natas
½ c. chá de baunilha açucarada Vahiné
150g chocolate branco para culinária Pantagruel, em pedaços
5 gemas de ovo
Açúcar demerara q.b. para queimar
125g framboesas
Preparação:
- Adicione as natas e programe 5min, Temp 90º, Vel 3.
- Junte o chocolate em pedaços e a baunilha açucarada, envolva e deixe derreter.
- Deixe arrefecer durante alguns minutos até que a marque 50º.
- Pré-aqueça o forno a 150º.
- Programe 1min, Vel 2 e através do bocal da tampa, deite as gemas em fio.
- Coloque 2 a 3 framboesas nos ramequins e distribua o creme.
- Leve as taças ao forno, em banho maria, durante cerca de 20 a 30 minutos.
- Depois de cozido, retire e deixe arrefecer.
- Polvilhe com o açúcar demerara e queime com um maçarico.
- Decore a gosto e sirva.
Etiquetas:
Bimby,
Chocolate,
Cozinha Francesa,
Forno,
Sobremesas
12 novembro, 2013
Crème brulée de alfazema
Ao fim de quase 2 anos de blog, se alguém me viesse dizer que, andaria pela minha cozinha a fazer experiências com sobremesas eu provavelmente desataria a rir perante a improbabilidade desse cenário! Sem dúvida que, por vezes, é muito bom estarmos enganados...
Depois da primeira experiência com alfazema quando fiz o crush, tive vontade de experimentar outras coisas, pesquisei na net e vi que seria viável usá-la em outro tipo de sobremesas como gelado ou crème bruée.
O resultado é uma sobremesa delicada e aromática, diferente do crème brulée de chocolate branco que fiz anteriormente.
Aproveito e levo esta sobremesa para celebrar o 1º aniversário do blog Emoção às Colheradas.
Ingredientes:
600ml natas
1 vagem de baunilha
2 c. chá alfazema, mais q.b. para queimar
85g açúcar
5 gemas de ovo
Acúcar demerara q.b. para queimar
Preparação:
- Prepare a vagem de baunilha, usando uma faca corte-a ao meio, raspe as sementes e coloque no copo as sementes e a vagem.
- Adicione as natas e a alfazema e programe 7min, Temp 90º, Vel 3.
- Junte o açúcar e programe 3min, Temp 90º, Vel 3.
- Deixe arrefecer durante alguns minutos até que a marque 50º.
- Com a ajuda de um passador, retire a vagem de baunilha e a alfazema.
- Pré-aqueça o forno a 150º.
- Programe 1min, Vel 2 e através do bocal da tampa, deite as gemas em fio.
- Divida o creme por ramequins.
- Leve as taças ao forno, em banho maria, durante cerca de 25 minutos.
- Depois de cozido, retire e deixe arrefecer.
- Polvilhe com o açúcar demerara e, se quiser com um pouco de alfazema, queime com um maçarico.
Depois da primeira experiência com alfazema quando fiz o crush, tive vontade de experimentar outras coisas, pesquisei na net e vi que seria viável usá-la em outro tipo de sobremesas como gelado ou crème bruée.
O resultado é uma sobremesa delicada e aromática, diferente do crème brulée de chocolate branco que fiz anteriormente.
Aproveito e levo esta sobremesa para celebrar o 1º aniversário do blog Emoção às Colheradas.
Ingredientes:
600ml natas
1 vagem de baunilha
2 c. chá alfazema, mais q.b. para queimar
85g açúcar
5 gemas de ovo
Acúcar demerara q.b. para queimar
Preparação:
- Prepare a vagem de baunilha, usando uma faca corte-a ao meio, raspe as sementes e coloque no copo as sementes e a vagem.
- Adicione as natas e a alfazema e programe 7min, Temp 90º, Vel 3.
- Junte o açúcar e programe 3min, Temp 90º, Vel 3.
- Deixe arrefecer durante alguns minutos até que a marque 50º.
- Com a ajuda de um passador, retire a vagem de baunilha e a alfazema.
- Pré-aqueça o forno a 150º.
- Programe 1min, Vel 2 e através do bocal da tampa, deite as gemas em fio.
- Divida o creme por ramequins.
- Leve as taças ao forno, em banho maria, durante cerca de 25 minutos.
- Depois de cozido, retire e deixe arrefecer.
- Polvilhe com o açúcar demerara e, se quiser com um pouco de alfazema, queime com um maçarico.
29 outubro, 2013
Vol-au-vent de bacalhau e alho-francês
Há algum tempo atrás vi umas embalagens de vol-au-vents à venda no supermercado, lembro-me de pensar: "... mas que práctico, assim faz-se uma entrada num instante e deve ficar bem bonita..." e trouxe duas embalagens comigo sem ter uma receita planeada, mas com a expectativa de experimentar aqueles vol-au-vents em breve.
O tempo passou, passou... e as caixas continuavam na despensa!
Um dia, inesperadamente e já em cima da hora, eu e o meu marido recebemos um convite para jantar em casa de uns amigos e pediram-nos se poderíamos levar uma entrada e um vinho, disse logo que sim mesmo sem saber o que iria fazer como entrada.
E foi nessa altura que me lembrei dos vol-au-vents e criei uma entrada em 5 minutos!
Ingredientes:
1 embalagem de 6 vol-au-vents
1 alho-francês, apenas a parte branca, picado
1 c. sopa de azeite
1 lata de bacalhau à portuguesa, escorrido
Pimenta q.b.
1 c. chá de estragão
50ml de béchamel Parmalat
Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Leve os vol-au-vents ao forno, num tabuleiro forrado com papel vegetal por cerca de 5 minutos.
- Numa frigideira pré-aquecida, coloque o azeite e junte o alho-francês, deixe refogar em lume brando alguns minutos.
- Junte o bacalhau, tempere com pimenta e adicione o estragão, deixe refogar.
- Adicione o béchamel, envolva e rectifique o tempero, baixe o lume e deixe que reduza.
- Recheie os vol-au-vent com o preparado.
- Sirva à temperatura ambiente ou leve ao forno por 5 minutos antes de servir.
O tempo passou, passou... e as caixas continuavam na despensa!
Um dia, inesperadamente e já em cima da hora, eu e o meu marido recebemos um convite para jantar em casa de uns amigos e pediram-nos se poderíamos levar uma entrada e um vinho, disse logo que sim mesmo sem saber o que iria fazer como entrada.
E foi nessa altura que me lembrei dos vol-au-vents e criei uma entrada em 5 minutos!
Ingredientes:
1 embalagem de 6 vol-au-vents
1 alho-francês, apenas a parte branca, picado
1 c. sopa de azeite
1 lata de bacalhau à portuguesa, escorrido
Pimenta q.b.
1 c. chá de estragão
50ml de béchamel Parmalat
Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Leve os vol-au-vents ao forno, num tabuleiro forrado com papel vegetal por cerca de 5 minutos.
- Numa frigideira pré-aquecida, coloque o azeite e junte o alho-francês, deixe refogar em lume brando alguns minutos.
- Junte o bacalhau, tempere com pimenta e adicione o estragão, deixe refogar.
- Adicione o béchamel, envolva e rectifique o tempero, baixe o lume e deixe que reduza.
- Recheie os vol-au-vent com o preparado.
- Sirva à temperatura ambiente ou leve ao forno por 5 minutos antes de servir.
Para acompanhar esta entrada, recomendo o vinho Aveleda Douro 2012 da Quinta da Aveleda.
Etiquetas:
Bacalhau,
Cozinha Francesa,
Entradas,
Ervas aromáticas,
Vinhos
17 setembro, 2013
Crème brulée de chocolate branco
Já pude provar diversos crème brulée em restaurantes, mas a verdade é que nunca me tinha atrevido a fazer em casa... talvez fruto dos programas de culinária estilo Masterchef em que fazer um crême brulée é uma odisseia e se transforma num desastre ou porque o creme ou não está cremoso ou porque a crosta não ficou estaladiça o suficiente e por aí fora...
Um dia destes, ganhei coragem e decidi fazer um crême brulée... não tinha grandes expectativas, era apenas uma experiência, mas o facto é que correu lindamente e ficou delicioso!
Ingredientes:
500ml natas
1 vagem de baunilha
150g chocolate branco para culinária Pantagruel, em pedaços
5 gemas de ovo
Açúcar demerara q.b. para queimar
Preparação:
- Prepare a vagem de baunilha, usando uma faca corte-a ao meio, raspe as sementes e coloque no copo as sementes e a vagem.
- Adicione as natas e programe 5min, Temp 90º, Vel 3.
- Junte o chocolate em pedaços, envolva e deixe derreter.
- Deixe arrefecer durante alguns minutos até que a marque 50º.
- Pré-aqueça o forno a 150º.
- Programe 1min, Vel 2 e através do bocal da tampa, deite as gemas em fio.
- Retire a vagem de baunilha e divida o creme por ramequins.
- Leve as taças ao forno, em banho maria, durante cerca de 20 a 30 minutos.
- Depois de cozido, retire e deixe arrefecer.
- Polvilhe com o açúcar demerara e queime com um maçarico.
- Decore a gosto e sirva.
Um dia destes, ganhei coragem e decidi fazer um crême brulée... não tinha grandes expectativas, era apenas uma experiência, mas o facto é que correu lindamente e ficou delicioso!
Ingredientes:
500ml natas
1 vagem de baunilha
150g chocolate branco para culinária Pantagruel, em pedaços
5 gemas de ovo
Açúcar demerara q.b. para queimar
Preparação:
- Prepare a vagem de baunilha, usando uma faca corte-a ao meio, raspe as sementes e coloque no copo as sementes e a vagem.
- Adicione as natas e programe 5min, Temp 90º, Vel 3.
- Junte o chocolate em pedaços, envolva e deixe derreter.
- Deixe arrefecer durante alguns minutos até que a marque 50º.
- Pré-aqueça o forno a 150º.
- Programe 1min, Vel 2 e através do bocal da tampa, deite as gemas em fio.
- Retire a vagem de baunilha e divida o creme por ramequins.
- Leve as taças ao forno, em banho maria, durante cerca de 20 a 30 minutos.
- Depois de cozido, retire e deixe arrefecer.
- Polvilhe com o açúcar demerara e queime com um maçarico.
- Decore a gosto e sirva.
Etiquetas:
Bimby,
Chocolate,
Cozinha Francesa,
Forno,
Sobremesas
Subscrever:
Mensagens (Atom)















