Mostrar mensagens com a etiqueta Baunilha. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Baunilha. Mostrar todas as mensagens
23 abril, 2026
06 fevereiro, 2025
Tarte de Coco na Airfryer
Etiquetas:
Airfryer,
Baunilha,
Coco,
Forno,
Limão,
Massa folhada,
Sobremesa rápida,
Sobremesas
21 dezembro, 2017
Crème brulée de abóbora e especiarias
Uma das minhas sobremesas preferidas é crème brulée, adoro a riqueza do açúcar, natas e ovos conjugados com a baunilha e a crosta que se forma ao queimar o açúcar.
Já fiz várias versões desta sobremesa desde Crème brulée de especiarias, Crème brulée de chocolate negro e laranja ou o meu preferido Crème brulée de chocolate branco e framboesas, desta vez decidi fazer algo diferente e escolhi um ingrediente muito popular nesta época: abóbora.
Quer nesta época do ano, quer pelo Natal, a abóbora é um dos ingredientes que mais utilizamos e o resultado é uma sobremesa com sabor mais adequando à estação do ano, um aroma perfumado de especiarias e sem dúvida com um toque de requinte, perfeita para impressionar os convidados!
Etiquetas:
Baunilha,
Canela,
Cozinha Francesa,
Doces de Natal,
Especiarias,
Forno,
Sobremesas,
Yammi
07 dezembro, 2017
Compota de pêra e especiarias
Adoro comer fruta e talvez por isso me custe um pouco estar a usá-la para fazer doces e compotas, mas também é verdade que nada se iguala a uma compota caseira! E depois, sinto que há algo de especial em fazer compotas...
A mistura do açúcar e da fruta, o aroma das especiarias que enchem e a cozinha, e sabe tão bem ter uma compota caseira para barrar no pão ao pequeno-almoço ou lanche, rechear bolos, juntar a crepes, panquecas ou simplesmente ao iogurte.
Este é o meu tipo de compota preferida em que a fruta é combinada com as várias especiarias, o que a torna ainda mais rica e saborosa.
Etiquetas:
Baunilha,
Cabazes de Natal,
Canela,
Doces e Compotas,
Organização-e-Poupança,
Pequeno-almoço,
Yammi
07 setembro, 2017
Sorvete de framboesa
Adoro gelados, e sou daquelas pessoas que come gelados ao longo de todo o ano, mas não vou negar que durante os dias quentes de Verão nada sabe melhor que um refrescante gelado!
Fazer gelados não tem de ser complicado e nem sequer obriga a ter uma máquina de gelados, basta que tenha uma boa liquidificadora ou processador de alimentos e pode ter um gelado pronto a comer num instante.
Prefiro a cremosidade dos gelados tradicionais, mas também não recuso um bom sorvete de fruta, a receita de hoje tem apenas 4 ingredientes, para além de ser rápido e delicioso, também é saudável e não têm de se preocupar com quaisquer intolerâncias.
Etiquetas:
Baunilha,
Frutos Silvestres,
Gelado,
Sobremesa rápida,
Sobremesas,
Yammi
06 julho, 2017
Tarte de requeijão e especiarias
Já tinham saudades de uma sobremesa?! Pois, eu também!
A verdade é que este ano tem sido muito preenchido e as sobremesas acabam por ficar para segundo plano (e que bem que sabe já estar de férias enquanto vocês estão a ler isto!), porque embora goste de preparar sobremesas tem sido impossível fazer todas as receitas que tenho idealizado e planeado.
Assim, tinha de vos trazer uma sobremesa rápida e deliciosa, e escolhi uma simples e muito aromática tarte de requeijão com especiarias.
Muito simples de preparar, podem reduzir ou omitir as especiarias, ou juntar um pouco de coco ralado, amêndoa, a tradicional abóbora ou frutos vermelhos. E sirva ainda morna ou já fria com um pouco de chantilly ou gelado.
Etiquetas:
Baunilha,
Canela,
Cozinha Portuguesa,
Especiarias,
Sobremesa rápida,
Sobremesas,
Tarte
20 outubro, 2016
Bolo de iogurte e framboesa
Cá por casa as receitas de forno são sempre muito apreciadas, como eu costumo dizer a comida de forno tem outro sabor... adoro os aromas que se espalham pela cozinha e o calor reconfortante que emana pela casa.
Sou daquelas pessoas que até no Verão costuma ligar o forno, mas confesso que este ano o calor levou a melhor e eu evitei ao máximo usar, mas agora que dias mais frios e cinzentos se aproximam sabe tão bem ter uma fatia de bolo ao lanche acompanhado por uma chávena de chá.
E, talvez por se tratar de um bolo leve e delicado, esqueço a chuva que teima em cair lá fora.
Etiquetas:
Baunilha,
Bolo,
Frutos Silvestres,
Sobremesa rápida,
Sobremesas,
Yammi
13 outubro, 2016
Arroz doce
Um pouco por todo o Mundo, desde a Ásia, à Europa, passando por África existe uma tradição de arroz doce. Seja o Moghli no Líbano, Pudding Orez em Israel, Banana rice pudding no Cambodja, Kheer na índia, Kiribath no Sri Lanka, Arroz con leche em Espanha ou Rice pudding no Reino Unido. Pode ser cozido em leite, em leite de coco ou em água, pode conter açúcar ou leite condensado, água de rosas ou de flor de laranjeiro, amêndoas, fruta, chocolate, frutos secos, tâmaras, passas ou especiarias.
Eu costumo dizer que a comida é uma linguagem universal, numa época em que tanto se debate o que é a comida tradicional ou típica portuguesa, acho fascinante como podemos influenciar e sermos influenciados em termos culturais e gastronómicos, de tal forma que uma receita pode dar a volta ao Mundo e ser adaptada de forma diferente em cada país.
E depois da apresentação da nova Yämmi, esta foi a minha primeira experiência cá em casa com a minha nova ajudante, e posso dizer-vos que o arroz doce ficou de comer e chorar por mais!
E depois da apresentação da nova Yämmi, esta foi a minha primeira experiência cá em casa com a minha nova ajudante, e posso dizer-vos que o arroz doce ficou de comer e chorar por mais!
Etiquetas:
Baunilha,
Canela,
Cozinha Portuguesa,
Limão,
Sobremesas,
Yammi
29 setembro, 2016
Iced Coffee de baunilha e canela
Iced coffee ou café gelado é uma bebida preparada à base de café e sem grandes complicações.
É mais consumida nos meses quentes por se tratar de uma bebida fria, mas pode ser apreciada em qualquer altura do ano... porque embora o calendário diga que já estamos no Outono, as temperaturas continuam em modo Verão!
A forma mais simples de fazer café gelado é simplesmente fazer o café, deixar arrefecer, transferir o para couvetes de gelo, levar ao congelador até solidificar e depois basta juntar água ou leite e triturar; em alguns países, preferem usar um café bem forte e juntar leite condensado e se gostarem de um café gelado bem forte, podem seguir a receita abaixo e substituir os cubos de gelo de água por cubos de gelado de café.
Esta versão é ligeiramente cremosa, com um toque de especiarias e finalizada com o chantilly, perfeito para um final de refeição.
22 junho, 2015
Doce de morango com água de rosas e baunilha
Eu adoro morangos e este ano está a ser generoso: os morangos têm sido bastante doces e sumarentos, além dos preços serem frequentemente muito em conta.
Adoro comer fruta ao natural e talvez por isso me custe um pouco estar a usá-la para fazer doces e compotas, mas também é verdade que depois de feito sabe muito bem... nada se iguala a uma compota caseira!
Fazer as compota em casa tem imensas vantagens: para começar, podemos comprar a fruta ou legume na sua época (quando é mais saboroso) e depois da compota feita ir saboreado ao longo do ano (só aplicável se não tiverem um marido guloso em casa); quando se tem abundância de alguma fruta ou legume é uma forma de evitar o desperdício; é mais económico do que as compotas de compra e acima de tudo, sabemos exactamente o que estamos a comer. Se todas estas vantagens não forem suficientes, basta pensar que podemos usar compota em tanta coisa! Desde rechear bolos, nas torradas, com gelado ou crepes, nas panquecas ou se quiserem mimar alguém, como presente.
E desta vez, quis experimentar algo diferente... ocorreu-me que seria interessante combinar a doçura dos morangos com o aroma delicado da água de rosas, quando provei o resultado final só consegui dizer a mim mesma que já o deveria ter feito há mais tempo.
Ingredientes:
800g morangos, lavados e cortados em pedaços
400g açúcar amarelo
1 vagem de baunilha Vahiné
2 c. chá de água de rosas
Sumo de meio limão
Preparação:
- Prepare a vagem de baunilha, usando uma faca corte-a ao meio, raspe as sementes e coloque no copo as sementes e a vagem.
- Coloque os restantes ingredientes no copo e programe 30min, Temp 100º, Vel Colher Inversa.
- No fim deste tempo, programe 15min, Temp Varoma, Vel Colher Inversa, sem o copo de medida, mas com o cesto sobre a tampa para evitar o risco de salpicos.
- Retire a vagem de baunilha.
- Distribua o doce em frascos previamente esterilizados.
Nota:
Podem preparar a receita com menos açúcar, nesse caso recomendo por motivos de conservação a manter a compota no frigorífico.
A água de rosas para culinária encontra-se à venda em lojas gourmet.
Adoro comer fruta ao natural e talvez por isso me custe um pouco estar a usá-la para fazer doces e compotas, mas também é verdade que depois de feito sabe muito bem... nada se iguala a uma compota caseira!
Fazer as compota em casa tem imensas vantagens: para começar, podemos comprar a fruta ou legume na sua época (quando é mais saboroso) e depois da compota feita ir saboreado ao longo do ano (só aplicável se não tiverem um marido guloso em casa); quando se tem abundância de alguma fruta ou legume é uma forma de evitar o desperdício; é mais económico do que as compotas de compra e acima de tudo, sabemos exactamente o que estamos a comer. Se todas estas vantagens não forem suficientes, basta pensar que podemos usar compota em tanta coisa! Desde rechear bolos, nas torradas, com gelado ou crepes, nas panquecas ou se quiserem mimar alguém, como presente.
E desta vez, quis experimentar algo diferente... ocorreu-me que seria interessante combinar a doçura dos morangos com o aroma delicado da água de rosas, quando provei o resultado final só consegui dizer a mim mesma que já o deveria ter feito há mais tempo.
Ingredientes:
800g morangos, lavados e cortados em pedaços
400g açúcar amarelo
1 vagem de baunilha Vahiné
2 c. chá de água de rosas
Sumo de meio limão
Preparação:
- Prepare a vagem de baunilha, usando uma faca corte-a ao meio, raspe as sementes e coloque no copo as sementes e a vagem.
- Coloque os restantes ingredientes no copo e programe 30min, Temp 100º, Vel Colher Inversa.
- No fim deste tempo, programe 15min, Temp Varoma, Vel Colher Inversa, sem o copo de medida, mas com o cesto sobre a tampa para evitar o risco de salpicos.
- Retire a vagem de baunilha.
- Distribua o doce em frascos previamente esterilizados.
Nota:
Podem preparar a receita com menos açúcar, nesse caso recomendo por motivos de conservação a manter a compota no frigorífico.
A água de rosas para culinária encontra-se à venda em lojas gourmet.
Etiquetas:
Baunilha,
Bimby,
Brunch,
Doces e Compotas,
Gourmet,
Lanche,
Morango,
Pequeno-almoço
17 maio, 2015
Madalenas de baunilha e limão com sementes de papoila para o World Baking Day
Hoje, celebra-se mais um World Baking Day!
Este é já o 3º ano que participo, todos os anos tenho tentado elaborar algo diferente e sair da minha zona de conforto: em 2013, preparei estas sandes de bolacha e gelado; em 2014, idealizei usn cupcakes diferentes e o resultado foram estes cupcakes delícia de rosa, e para este ano decidi fazer algo que nunca tinha feito: madalenas.
As madalenas (ou madeleines, em francês) são pequenos bolos, em forma de concha, originários de França e tradicionalmente são feitos com farinha, açúcar, manteiga derretida e ovos, depois a massa é aromatizada com limão.
Perfeitas para terminar um refeição com um simples café, para um lanche requintado ou simplesmente quando surge o desejo de comer algo doce, a melhor parte é que além das combinações clássicas podemos a recorrer a imensos ingredientes, alguns até banais, para criar sabores diferentes e únicos.
Há muito tempo que queria experimentar fazer estes delicados bolinhos, ainda mesmo antes de ter a forma própria para os preparar, mas sempre tive a ideia de que seria muito complicado... não podia estar mais enganada! É um facto que é necessária alguma paciência e cuidado na sua preparação, mas não é de todo um processo complicado... e no final, quando se olha para as lindas madalenas acabadas de preparar,
Ingredientes:
75g açúcar
3 ovos
75g farinha para bolos com fermento
1 c. chá aroma limão Vahiné
1 c. chá baunilha açucarada Vahiné
1 c. sopa sementes de papoila
75g Vaqueiro sabor a manteiga derretida
Outros:
Manteiga para untar q.b
Farinha para polvilhar q.b.
Açúcar baunilhado Royal para decorar (opcional)
Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Pincele a forma de madalenas com manteiga e depois polvilhe com farinha, reserve.
- No copo da Bimby, coloque o açúcar e os ovos, bata 5 min, Vel 3.
- Adicione a farinha, aroma de limão, a baunilha, as sementes de papoila e vaqueiro, programe 1min, Vel 2 para envolver e se necessário termine de o fazer usando a espátula.
- Divida o preparado pela forma, não enchendo totalmente e leve ao forno durante cerca de 15 minutos ou até que estejam cozinhadas e levemente douradas.
- Retire e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.
- Polvilhe com o açúcar baunilhado ou decore a gosto e sirva ainda mornas com chá ou café.
Preparação tradicional:
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Pincele a forma de madalenas com manteiga e depois polvilhe com farinha, reserve.
- Numa taça grande, bata o açúcar com os ovos durante cerca de 5 minutos ou até que a mistura fique pálida e espessa.
- Adicione a farinha, aroma de limão, a baunilha, as sementes de papoila e vaqueiro, e envolva todos os ingredientes delicadamente.
- Divida o preparado pela forma, não enchendo totalmente e leve ao forno durante cerca de 15 minutos ou até que estejam cozinhadas e levemente douradas.
- Retire e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.
- Polvilhe com o açúcar baunilhado ou decore a gosto e sirva ainda mornas com chá ou café.
Nota:
A forma utilizada foi a forma de Madalenas pequenas
Etiquetas:
Baunilha,
Bimby,
Bolo,
Cozinha Francesa,
Limão,
Sementes de papoila,
Sobremesa rápida,
Sobremesas,
World Baking Day
14 novembro, 2011
Cupcakes de Baunilha com frosting de baunilha
Confesso que sou completamente viciada em cupcakes... O único problema é mesmo o preço que estes custam! Ainda há relativamente pouco tempo não existiam receitas de cupcakes para a Bimby, quando saiu o 1º livro da MerryCupcakes fui logo comprar e estava decidida a conseguir adaptar as mesmas à Bimby.
E assim, nasceu esta receita...

Ingredientes para os queques:
120g de farinha
140g de açúcar
1 colher de chá de fermento
120ml de leite gordo
40g de manteiga sem sal
1 ovo
5 gotas de extracto de baunilha
1 pitada de sal
Ingredientes para o frosting de baunilha:
250g de açúcar em pó
80g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
25ml de leite gordo
4 gotas de extracto de baunilha
Corante alimentar e decoração (opcional)
Acessórios:
Saco de Pasteleiro
Formas de papel
Decoração (opcional)
Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 180º e coloque as bases de papel do tabuleiro (usei tabuleiro próprio para queques/cupcakes).
- Coloque no copo o açúcar, a manteiga e o ovo, programe 2min, Vel 2.
- Acrescente o leite, a baunilha e a o sal, envolva durante 1min, Vel 2.
- De seguida, acrescente a farinha e o fermento e programe 30 seg, Vel 3. Se no final não estiver tudo envolvido programe mais alguns segundos.
- Deite a massa nas formas até 2/3 das bases.
- Leve ao forno durante 18 a 20 minutos, verifique a sua cozedura com um palito, este deve sair seco quando já estiver cozido.
- Deixe arrefecer alguns minutos e apenas adicione o frosting quando os cupcakes estiverem frios.
- Lave e seque o copo da Bimby.
- Para o frosting, coloque o açúcar no copo e programe 5seg, Vel 9.
- Adicione a manteiga e envolva 2min, Vel 3. Verifique se já se encontra tudo envolvido, caso não esteja programe mais alguns segundos.
- De seguida, adicione a baunilha.
- Gradualmente, através do bucal, junte o leite cerca de 1min, Vel 2.
- Se já estiver tudo muito bem envolvido, deite o frosting num saco pasteleiro e decore os cupcakes a gosto.
Notas:
Opcionalmente, poderá colocar corante alimentar. Basta adicionar ao frosting antes de o colocar no saco de pasteleiro, o corante alimentar encontra-se à venda nos hipermercados ou lojas especializadas. Pessoalmente, prefiro os corantes alimentares em gel, que têm uma cor mais viva.
Fonte - Receita adaptada do livro "Receitas para ser feliz"
E assim, nasceu esta receita...

Ingredientes para os queques:
120g de farinha
140g de açúcar
1 colher de chá de fermento
120ml de leite gordo
40g de manteiga sem sal
1 ovo
5 gotas de extracto de baunilha
1 pitada de sal
Ingredientes para o frosting de baunilha:
250g de açúcar em pó
80g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
25ml de leite gordo
4 gotas de extracto de baunilha
Corante alimentar e decoração (opcional)
Acessórios:
Saco de Pasteleiro
Formas de papel
Decoração (opcional)
Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 180º e coloque as bases de papel do tabuleiro (usei tabuleiro próprio para queques/cupcakes).
- Coloque no copo o açúcar, a manteiga e o ovo, programe 2min, Vel 2.
- Acrescente o leite, a baunilha e a o sal, envolva durante 1min, Vel 2.
- De seguida, acrescente a farinha e o fermento e programe 30 seg, Vel 3. Se no final não estiver tudo envolvido programe mais alguns segundos.
- Deite a massa nas formas até 2/3 das bases.
- Leve ao forno durante 18 a 20 minutos, verifique a sua cozedura com um palito, este deve sair seco quando já estiver cozido.
- Deixe arrefecer alguns minutos e apenas adicione o frosting quando os cupcakes estiverem frios.
- Lave e seque o copo da Bimby.
- Para o frosting, coloque o açúcar no copo e programe 5seg, Vel 9.
- Adicione a manteiga e envolva 2min, Vel 3. Verifique se já se encontra tudo envolvido, caso não esteja programe mais alguns segundos.
- De seguida, adicione a baunilha.
- Gradualmente, através do bucal, junte o leite cerca de 1min, Vel 2.
- Se já estiver tudo muito bem envolvido, deite o frosting num saco pasteleiro e decore os cupcakes a gosto.
Notas:
Opcionalmente, poderá colocar corante alimentar. Basta adicionar ao frosting antes de o colocar no saco de pasteleiro, o corante alimentar encontra-se à venda nos hipermercados ou lojas especializadas. Pessoalmente, prefiro os corantes alimentares em gel, que têm uma cor mais viva.
Fonte - Receita adaptada do livro "Receitas para ser feliz"
Etiquetas:
Baunilha,
Bimby,
Cupcakes,
Frosting,
Sobremesas
Subscrever:
Mensagens (Atom)












