Mostrar mensagens com a etiqueta Gourmet. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Gourmet. Mostrar todas as mensagens

19 novembro, 2019

Foie gras Rougié

Considerado um dos mais importantes ingredientes de luxo na alta gastronomia, o foie gras é quase obrigatório nas mesas de festa. Ao longo dos anos tem-se adaptado a todo o tipo de cozinhas, desde a regional à mais vanguardista, é símbolo de arte culinária e do estilo de vida francês.
A marca Rougié fundada em 1875 está presente em 120 países, distingue-se por uma produção sustentável, em que os animais são criados ao ar livre, alimentados de forma natural sem recurso a hormonas ou antibióticos.
Uma das novas receitas combina foie gras de alta qualidade, com o sabor frutado do champanhe rosé e pimenta preta de Sarawak, à venda em exclusivo no El Corte Inglés.


01 outubro, 2015

Bifana em bolo do caco

Foi durante o Verão, num dos nossos almoços, que o meu marido comeu um delicioso prego em bolo do caco... eu provei e adorei! A carne bem temperada, macia e cozinhada no ponto. Escusado será dizer que fiquei com imensa vontade de repetir a receita em casa...
Num dia que fui ás compras, trouxe uns bolos do caco, mas esqueci-me da carne para a receita... acabei por improvisar e usar umas bifanas que já tinha.
Com umas batatinhas fritas com ervas aromáticas e um belo ovo estrelado foi uma refeição bem simples, mas recheada de sabor.




Ingredientes:
Bolo do caco
1 c. sopa azeite
500g bifanas
4 dentes de alho
1 folha de louro
Mostarda q.b
Sal q.b.
Pimenta q.b.




Preparação:
- Esmague os alhos e retire as cascas.
- Tempere as bifanas com os alhos esmagados, sal, pimenta, folha de louro e azeite.
- Reserve e deixe marinar pelo menos 30 minutos.
- Numa frigideira, coloque as bifanas e deixe cozinhar até que fiquem tenras.
- Coloque no pão, com um pouco de mostarda.



27 agosto, 2015

Paté de truta fumada

O que eu gosto de petiscos no Verão!
Quer dizer, acho que gostamos todos... afinal de contas, o Verão é a época de petiscos por excelência.
Costumo fazer várias vezes paté de delícias do mar e paté de atum, desta vez queria fazer algo diferente, que fosse igualmente saboroso, mas mais leve.
A ideia era ter comprado salmão fumado, mas quando vi a truta fumada ao lado (nunca tinha visto, presumo que seja novidade) não resisti a trazer no carrinho das compras.
Na maioria dos patés que faço uso sempre maionese, a maior parte das vezes numa quantidade generosa... desta vez, para tornar este paté mais leve optei por usar queijo ricotta e apenas um pouco de maionese para que a textura ficasse mais cremosa.
Nunca um paté tinha "desaparecido" tão depressa cá por casa, por isso tenho a certeza que não só vou repetir a receita, como vou adaptar o uso do ricotta na maioria dos meus patés.




Ingredientes:
100g truta fumada
60g queijo ricotta
2 c sopa maionese
1 c. chá mostarda
Sumo de meio limão
1 c. chá aneto Margão
Pimenta rosa em grão q.b. (opcional)




Para acompanhar:
Tostas ou pão torrado
Panrustici de azeitona La Mole




Preparação:
- Coloque no copo da Bimby todos os ingredientes, excepto a pimenta rosa, e programe 30seg, Vel 5.
- Coloque no frio até a altura de servir.
- Sirva decorado com pimenta rosa e acompanhado por grissinis de azeitona e tostas ou pão torrado.

12 agosto, 2015

Pizza de figos e presunto

Por ser a fã de pizzas que sou, tenho as minhas preferências e manias!
Uma das minhas pizzas preferidas é aquela que é feita ou 4 queijos (ok, até pode ser mais, porque o queijo nunca é demais!) e é talvez das pizzas que mais peço quando vou a uma pizzaria, também adoro pizzas que tenham presunto ou bacon, cogumelos e legumes. Uma mania... durante muito tempo recusei-me a comer ou usar qualquer tipo de fruta na pizza, aliás ainda hoje em dia não é o tipo de pizza que mais goste com as honrosas excepções de ananás como na pizza de camarão, bacon e ananás e esta pizza maravilhosa de figos e presunto.
Como se não bastasse o preço dos figos, também não foram fáceis de encontrar... abençoada paciência do meu querido Bruno que, após percorrer várias superfícies comerciais aqui pela zona, numa visita à avó Rosa em que foi ajudá-la com as compras finalmente encontrou figos!





Ingredientes:
Massa de pizza
2 c. sopa Polpa de tomate, cebola e alho Compal da Horta
3 a 4 figos, partidos em quartos
4 fatias finas de presunto em pedaços
Mozzarella ralado q.b.
Oregãos q.b.
1 fio de azeite


Preparação:
Pré-aquecer o forno a 200º.
- Na massa de pizza, espalhe polpa de tomate, depois distribua o queijo ralado e por cima coloque os figos e o presunto, deite um fio de azeite.

- Leve ao forno durante cerca de 8 a 10 minutos.

- Retire do forno e sirva.





22 junho, 2015

Doce de morango com água de rosas e baunilha

Eu adoro morangos e este ano está a ser generoso: os morangos têm sido bastante doces e sumarentos, além dos preços serem frequentemente muito em conta.
Adoro comer fruta ao natural e talvez por isso me custe um pouco estar a usá-la para fazer doces e compotas, mas também é verdade que depois de feito sabe muito bem... nada se iguala a uma compota caseira!
Fazer as compota em casa tem imensas vantagens: para começar, podemos comprar a fruta ou legume na sua época (quando é mais saboroso) e depois da compota feita ir saboreado ao longo do ano (só aplicável se não tiverem um marido guloso em casa); quando se tem abundância de alguma fruta ou legume é uma forma de evitar o desperdício; é mais económico do que as compotas de compra e acima de tudo, sabemos exactamente o que estamos a comer. Se todas estas vantagens não forem suficientes, basta pensar que podemos usar compota em tanta coisa! Desde rechear bolos, nas torradas, com gelado ou crepes, nas panquecas ou se quiserem mimar alguém, como presente.
E desta vez, quis experimentar algo diferente... ocorreu-me que seria interessante combinar a doçura dos morangos com o aroma delicado da água de rosas, quando provei o resultado final só consegui dizer a mim mesma que já o deveria ter feito há mais tempo.




Ingredientes:
800g morangos, lavados e cortados em pedaços
400g açúcar amarelo
1 vagem de baunilha Vahiné
2 c. chá de água de rosas
Sumo de meio limão




Preparação:
Prepare a vagem de baunilha, usando uma faca corte-a ao meio, raspe as sementes e coloque no copo as sementes e a vagem.
- Coloque os restantes ingredientes no copo e programe 30min, Temp 100º, Vel Colher Inversa.
- No fim deste tempo, programe 15min, Temp Varoma, Vel Colher Inversa, sem o copo de medida, mas com o cesto sobre a tampa para evitar o risco de salpicos.
- Retire a vagem de baunilha.
- Distribua o doce em frascos previamente esterilizados.





Nota:
Podem preparar a receita com menos açúcar, nesse caso recomendo por motivos de conservação a manter a compota no frigorífico. 
A água de rosas para culinária encontra-se à venda em lojas gourmet.

19 junho, 2015

Linguine com pesto e vieiras braseadas

Uma caixa de vieiras no congelador, um pouco de pesto no fundo de um frasco e metade de uma embalagem de massa... o que fazer?!
A verdade é que eu queria mesmo era comer as vieiras, não tinha ideia de como as usar numa receita e ainda que pudesse simplesmente ter feito uma entrada, apetecia-me algo verdadeiramente indulgente. Lembrei-me então desta receita que fiz há alguns meses atrás e decidi adaptá-la aos ingredientes que queria usar.
O segredo para cozinhar as vieiras na perfeição é na realidade muito simples: basta temperar com e sal e pimenta, usar uma frigideira bem quente, com azeite ou se preferirem manteiga, e deixá-las saltear muito pouco tempo (o tempo varia consoante sejam mais ou menos espessas).  
As vieiras, sejam frescas ou congeladas, nunca são baratas. mas acreditem que vale a pena experimentar!




Ingredientes:
250g massa tipo linguine
Azeite q.b.
2 dentes de alho esmagados
1 embalagem de vieiras congeladas
2 c. sopa molho pesto 
Sal q.b.
Pimenta q.b.



Preparação:
- Tempere as vieiras, previamente descongeladas, com sal e pimenta. Reserve.
- Coza a massa em água abundante, durante cerca de 7 minutos e, quando estiver cozida, escorra e reserve.
- Numa frigideira com azeite, deite o alho e depois junte as vieiras, deixe saltear durante cerca de 2 minutos de cada lado. Retire e reserve.
- Adicione o pesto à frigideira e depois junte a massa, envolva.

- Sirva o linguine com as vieiras. 




11 junho, 2015

Espargos verdes envolvidos em presunto e vieiras salteadas

Às vezes, as pessoas perguntam-me como é que consigo ter sempre receitas diferentes para publicar... bem, é bastante simples até: não gosto de estar sempre a comer as mesmas coisas! E isto aplica-se quer em casa, quer em restaurantes, já que só repito restaurantes com algum tempo de intervalo.
Claro que existem determinados pratos ou receitas que gosto de comer com mais frequência, mas no geral gosto de estar sempre a experimentar coisas diferentes.
Esta receita é um exemplo disso: foi a primeira vez que usei espargos! Já devem certamente reparado que os espargos são caríssimos, por isso quando um dia vi que estavam em promoção no supermercado, decidi aproveitar e vieram comigo para casa.
A minha ideia foi fazer uma receita que servisse como entrada e que eventualmente pudesse estar na mesa do brunch cá em casa ao fim de semana, então fiz uma combinação clássica em que juntei os espargos ao presunto e a estes vieiras simplesmente salteadas.
Esta é uma daquelas receitas que servem para nos mimar, uma pequena extravagância!




Ingredientes:
1 molho de espargos verdes
340g presunto
1 embalagem de vieiras congeladas (aprox 180g)
Azeite q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.




Preparação:
- Descongele previamente as vieiras.
- Pré aqueça o forno a 180º.
- Lave os espargos e corte cerca 2cm da parte da base. Se os espargos forem finos e tenros, não necessita de descascar, se for necessário descasque-os até a zona superior usando um descascador.
- Deite um pouco de azeite num tabuleiro de forno ou pyrex.
- Enrole cada espargo numa fatia de presunto e coloque um a um no tabuleiro, tempere com pimenta e por cima deite mais um fio de azeite.
- Leve ao forno durante 15 minutos ou até que o presunto fique dourado.
- Quando os espargos com presunto estiverem quase prontos, prepare as vieiras.
- Tempere as vieiras com sal e pimenta.
- Aqueça uma frigideira com um pouco de azeite e adicione as vieiras, deixando cozinhar cerca de 2 a 3 minutos de cada lado até que fiquem douradas, mas com o cuidado de não cozinhar demasiado.
- Sirva as vieiras com os espargos, acompanhe com pão torrado e se quiser, salada.




Nota:
Já é possível encontrar vieiras de boa qualidade e provenientes de pesca sustentável congeladas no supermercado.

15 maio, 2015

Pernas de pato no forno

Hoje trago uma estreia absoluta... no blog e na minha cozinha!
A minha mãe é aquilo que se pode chamar de "boa boca" no que toca a comida, no entanto se existe algo que ela não suporta é pato, pelo que era carne que nunca entrava lá em casa e que em restaurantes ou outras ocasiões poucas vezes comi. No entanto, e porque ao contrário da minha mãe, sou apreciadora desta carne, já há algum tempo que queria tentar fazer uma receita em casa.
Actualmente, é bastante fácil encontrar esta carne nos super e hipermercados e inclusive é possível encontrar desde o pato inteiro, às moelas, às pernas e aos peitos, sendo que normalmente o peito se vende à unidade e as pernas aos pares. Sendo uma carne um pouco mais cara que o habitual frango ou perú e porque a sua cozedura é demorada, não é uma refeição para todos os dias, é ideal para uma ocasião especial ou um jantar a dois.
Para esta estreia na minha cozinha, decidi-me por uma combinação de sabores clássica: laranja, mel e mostarda, que foi um verdadeiro sucesso e tenho a certeza que irei cozinhar pato com mais frequência a partir de agora.




Ingredientes:
2 pernas de pato
Sumo de 2 laranjas
2 c. sopa de mostarda
2 c. sopa de mel
Sal marinho tradicional Necton q.b.
5 Bagas Margão q.b




Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 200º.
- Num pyrex ou tabuleiro fundo, coloque as pernas de pato e tempere com sal e pimenta.
- Numa taça, coloque o sumo de laranja, a mostarda e o mel, envolva bem e depois junte esta marinada às pernas de pato.
- Tape com folha de alumínio e leve ao forno por 1 hora.
- Depois, retire a folha de alumínio e deixe cozinhar por mais 30 a 45 minutos.
- Acompanhe com salada e arroz branco ou batata assada.


Para acompanhar este prato recomendo Reserva de Monte Seis Reis

15 abril, 2015

Hambúrguer de novilho com cebola caramelizada em bolo do caco

A par das pizzas e das espetadas, adoro hamburguers!
Sinceramente, acho que todos gostamos e claro que não tem de obrigatoriamente ser feito com carne, tudo depende do nosso gosto e imaginação.
Desta vez, a receita é de um hamburguer bastante tradicional, com ingredientes que gosto muito, mas com um toque diferente dado pela compota de cebola e finalizado pelo bolo do caco.
Para os apreciadores de carne, este hamburguer é um verdadeiro deleite!



Ingredientes:
4 bolos do caco
4 hambúrguers de novilho
Tomate
Mistura de alfaces
8 fatias de bacon
Pimenta para bifes Margão q.b.
Flor de Sal Necton q.b.

Ingredientes para a cebola caramelizada:
400g cebola
25g azeite
50g vinho do Porto
40g açúcar moreno ou amarelo
30g vinagre balsâmico


Preparação da cebola caramelizada:
- Coloque a cebola no copo da Bimby e pique 5seg, Vel 5.
- Junte os restantes ingredientes e programe 25min, Temp Varoma, Vel Colher, sem o copo de medida, mas com o cesto sobre a tampa para evitar o risco de salpicos.
- Coloque em frascos previamente esterilizados.

Preparação dos hambúrguers:
- Aqueça uma frigideira e coloque o bacon, deixe cozinhar em lume médio, durante alguns minutos até ganhar cor e ficar estaladiço, vira e deixe cozinhar do outro lado.
- Arranje a alface e o tomate.
- Quando o bacon estiver pronto, coloque-o sobre papel de cozinha.
- Mantenha o lume médio e na mesma frigideira em que cozinhou o bacon, coloque os hamburguers. Cozinhe durante cerca de 3 minutos de cada lado.
- Corte o pão para hamburguer ao meio, na base coloque a alface e as rodelas de tomate.
- Coloque o hamburguer por cima do tomate, tempere com pimenta e flor de sal, junte o bacon e coloque cebola caramelizada a gosto.




Nota:
Vai sobrar cebola caramelizada, guarde em frascos esterilizados, e use para acompanhar paté, foie gras, queijos ou carnes grelhadas.

06 outubro, 2014

Spaghetti al pesto com cogumelos e tomate cereja

Nos últimos meses tenho consumido muito menos hidratos de carbono, isso significa que as massas deixaram de ter tanta importância na minha alimentação. Além disso, recentemente comecei a ler alguns estudos acerca do consumo dos hidratos de carbono, do trigo, etc ainda que nada seja definitivo a verdade é que nos últimos anos os nossos hábitos alimentares se têm alterado, para o bem e também para o mal.
Hoje em dia posso afirmar algo que nunca pensei ser possível: consigo viver sem massas! Sempre adorei massas, aliás acho que sempre vou adorar, mas a verdade é consigo viver sem elas... Ainda assim, se é massa que está na ementa, especialmente agora que é cada vez menos frequente, então tem de ser boa! Por isso, nada melhor que uma receita leve e saudável, mas ao mesmo tempo saciante, com algo tão simples como esparguete, cogumelos e tomate cereja salteados na minha nova frigideira pronto pyrex e um delicioso molho pesto.




Ingredientes:
250g massa tipo esparguete
Azeite q.b.
2 dentes de alho picados
250g cogumelos frescos, cortados em quartos
100g tomate cereja, cortados ao meio
2 c. sopa molho pesto alla Genovese Ponti
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Parmesão ralado q.b.




Preparação:
- Coza a massa em água abundante, durante cerca de 7 minutos e, quando estiver cozida, escorra e passe por água fria. Reserve.
- Numa frigideira com azeite, deite o alho e os cogumelos, deixe saltear.
- Junte o tomate cereja, tempere com sal e pimenta, continue a saltear.
- Adicione o pesto e envolva.
- Adicione a massa e envolva todos os ingredientes.
- Sirva com parmesão ralado.





28 fevereiro, 2014

Hambúrguer de frango picante

Adoro fazer hambúrguers em casa!
Tenho a vantagem de usar a carne que quero, sabendo realmente a qualidade do que estou a usar e posso dar largas à minha imaginação usando os temperos e especiarias que tenho à minha disposição. Além disso, ainda que hoje em dia, existam inúmeros locais dedicados a hambúrgers gourmet, alguns não são assim digamos... tão gourmet quanto isso e o preço cobrado é exorbitante!
A ideia para este hambúrguer veio do livro do Reza Mahammad que tem sido uma enorme fonte de inspiração e como eu não vos engano... no título diz que é picante e é bem verdade!





Ingredientes
600g peito de frango, picado
1 c. chá sementes cominhos
1 c. chá gengibre ralado
1 c. chá alho em pó
2 malaguetas verdes, frescas, sem sementes
2 c. chá garam masala
Sal q.b.
Pão para hamburguer
Alface, cebola roxa e tomate q.b.
Chutney de tomate q.b. (opcional)


Preparação
- Numa frigideira, sem gordura, toste as sementes de cominhos até estas libertarem o seu aroma. Retire as sementes e usando um almofariz ou moinho, desfaça-as até ficarem em pó.
- Numa taça, coloque a carne picada e junte os cominhos, o gengibre, o alho, as malaguetas, o garam masala e tempere com sal. Misture bem todos os ingredientes e divida a carne em 4 pedaços formando hambúrguers.
- Leve os hambúrguers ao frigorífico por 30 minutos.
- Numa frigideira ou grelhador, coloque os hambúrguers e deixe grelhar de ambos os lados até a carne estar cozinhada e ficar dourada de ambos os lados.
- Corte os pães de hambúrguer ao meio, coloque a alface, tomate e cebola, depois a carne e por cima, chutney de tomate.


Fonte - Receita traduzida e adaptada do livro "Indian Spice"

15 novembro, 2013

Risotto de cogumelos e bacon com manteiga de trufas negras

A par das massas, desde que fiz risotto pela primeira vez tornei-me fã, adoro a textura macia e cremosa, bem como todas as combinações de ingredientes que é possível fazer.
Desde um risotto simples que serve como acompanhamento, um risotto mais leve e económico aproveitando sobras de vegetais ou carne, ou simplesmente uma junção de ingredientes favoritos com um pequeno toque de extravagância.




Ingredientes:
350g mistura de cogumelos frescos

150g bacon, fatiado
850g água
3 dentes de alho
50g azeite
1 cebola pequena
100g alho francês, cortado às rodelas
20g vinho branco
300g arroz para risotto
Sal q.b.

Pimenta q.b.
20g manteiga de trufas negras
30g queijo parmesão ralado


Preparação:
- Coloque no copo o alho, 25g azeite e pique 6seg, Vel 5.
- Refogue 3min, Temp Varoma, Vel 1.
- Adicione os cogumelos e o bacon, programe 4min, Temp Varoma, Vel Colher Inversa. Retire e reserve.
- Coloque no copo a cebola e pique 6seg, Vel 5.
- Junte o resto do azeite, o alho francês e refogue 5min, Temp 100º, Vel Colher Inversa.
- Adicione a água, o vinho, o arroz, tempere com sal e pimenta, programe 8min, Temp 100º, Vel Colher Inversa.
- Junte os cogumelos e o bacon, envolva com a ajuda da espátula para soltar o arroz, programe 7min, Temp 100º, Vel Colher Inversa.
- Envolva a manteiga e o parmesão e sirva de imediato.




Para acompanhar este prato, recomendo o vinho Restrito Branco Colheita 2012 da Restrito.

28 janeiro, 2013

It by Jugais - Quinta dos Jugais

Eu sou uma enorme fã de chá, principalmente chá quente mas também aprecio frio, por isso não resisti à parceria e desafio proposto pela It by Jugais.

E que maravilhoso é receber produtos tão bem apresentados!



Recebi esta com vários chás, compotas e mel, posso dizer que ainda não tinha aberto a caixa e já sentia um aroma maravilhoso! Já pude cheirar todos os chás e só mesmo provando é que posso chegar à conclusão de qual o meu favorito, pois todos têm um aroma muito distinto.
Podem fazer as vossas encomendas na loja online onde inclusivamente podem personalizar o rótulo do vosso chá e estarem sempre a par das novidades através do facebook.

E o desafio? Elaborar uma sobremesa sob a temática do Dia dos Namorados e claro, o chá tem de estar presente. No decorrer desta semana, a receita será publicada.
E além deste desafio, com tempo, espero ir tendo ideias para outras receitas em que possa usar estes produtos.



O que recebi:
- Chá Slim
Para controle do peso
- Chá Mil e Uma Noites
Para facilitar o sono
- Infusão Bio Príncipe
- Infusão Bio Hortelã Menta
- Chá Verde Cereja Japonesa
- Chá Rooibos aromatizado com frutos do bosque
- Chá Preto aromatizado com canela e maçã
- Chá Rooibos aromatizado com Serengeti
- Mel de Laranjeira
- Doce de figo com noz
- Doce de frutos silvestres natura 
Sem adição de açúcar
- Doce de abóbora com noz