Hoje trago uma estreia absoluta... no blog e na minha cozinha!
A minha mãe é aquilo que se pode chamar de "boa boca" no que toca a comida, no entanto se existe algo que ela não suporta é pato, pelo que era carne que nunca entrava lá em casa e que em restaurantes ou outras ocasiões poucas vezes comi. No entanto, e porque ao contrário da minha mãe, sou apreciadora desta carne, já há algum tempo que queria tentar fazer uma receita em casa.
Actualmente, é bastante fácil encontrar esta carne nos super e hipermercados e inclusive é possível encontrar desde o pato inteiro, às moelas, às pernas e aos peitos, sendo que normalmente o peito se vende à unidade e as pernas aos pares. Sendo uma carne um pouco mais cara que o habitual frango ou perú e porque a sua cozedura é demorada, não é uma refeição para todos os dias, é ideal para uma ocasião especial ou um jantar a dois.
Para esta estreia na minha cozinha, decidi-me por uma combinação de sabores clássica: laranja, mel e mostarda, que foi um verdadeiro sucesso e tenho a certeza que irei cozinhar pato com mais frequência a partir de agora.
Ingredientes:
2 pernas de pato
Sumo de 2 laranjas
2 c. sopa de mostarda
2 c. sopa de mel
Sal marinho tradicional Necton q.b.
5 Bagas Margão q.b
Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 200º.
- Num pyrex ou tabuleiro fundo, coloque as pernas de pato e tempere com sal e pimenta.
- Numa taça, coloque o sumo de laranja, a mostarda e o mel, envolva bem e depois junte esta marinada às pernas de pato.
- Tape com folha de alumínio e leve ao forno por 1 hora.
- Depois, retire a folha de alumínio e deixe cozinhar por mais 30 a 45 minutos.
- Acompanhe com salada e arroz branco ou batata assada.