Mostrar mensagens com a etiqueta Gluten-free. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Gluten-free. Mostrar todas as mensagens

15 março, 2019

Vamos todos espiralizar?!

Nem sempre variar nos acompanhamentos é fácil para quem quer fazer uma alimentação mais saudável, com mais legumes e mesmo glúten, e por isso uma óptima alternativa são as "massas" de legumes. E para isso, nada melhor que o um espirilizador.
Um espirilizador permite transformar legumes e fruta em esparguete, tagliatelle ou outro formato de massa. Alguns dos vegetais mais populares para espirilizar são: courgette, pepino, beterraba, batata-doce e cenoura, por isso variedade não vai faltar!
O Espiralizador eléctrico Silvercrest (29.99€) já está à venda nas lojas LIDL de todo o país.


23 janeiro, 2019

Quiche fingida de atum e legumes

Uma quiche fingida tão saboroso quanto a tradicional?! Sim, é possível! 
É simples, fácil e delicioso, não só uma forma mais leve de preparar este tipo de receita, como também poupa tempo na preparação.
Adoro fazer quiches como complemento de sopas, para piqueniques ou outras ocasiões mais informais, assim como para aproveitar ingredientes que sobraram de outras receitas ou simplesmente quando tenho muita pressa e nada planeado para o jantar.


12 setembro, 2018

Muffins de ovo, abacate e tomate seco

Adoro usar tomate seco! Combina na perfeição com vários queijos e carnes frias, e é muito versátil, podem usar em palmiers salgadosou paté, gnocchi, massa ou risotto, com cogumelos recheados ou salteados.
A receita de hoje é simples e adapta-se a várias ocasiões, para o pequeno-almoço ou brunch, como almoço acompanhado por uma salada ou até para um piquenique.
E não se esqueçam que o passatempo I Love Ponti está a decorrer até 15 de Outubro, participem!


04 julho, 2018

Salada grega de quinoa e queijo feta

Agora que o calor finalmente chegou, a preferência vai para receitas mais leves e frescas.
A salada de hoje pode ser servida como entrada, apenas como acompanhamento, mas é saciante o suficiente para ser servida como prato principal. A vantagem deste tipo de saladas é ser muito versátil, podem adicionar fruta como melancia ou manga, abacate, pepino, frutos secos, leguminosas, rúcula ou agrião, molho de iogurte.
A receita foi inspirada pelos sabores do Mediterrâneo em que podem encontrar ingredientes como o azeite, azeitonas, limão e tomate.


07 junho, 2018

Papas de aveia com banana e manteiga de amendoim

As manhãs continuam um pouco frias e sabe tão bem comer algo que seja quente, reconfortante e nos deixe prontos para enfrentar um dia longo de trabalho, por isso ainda que adore pão, ovos ou abacate ao pequeno-almoço, as papas de aveia podem ser uma excelente opção. E se durante a semana não tem muito tempo disponível, podem sempre aproveitar e experimentar algo novo ao fim de semana. 
A banana também não é um dos meus frutos preferidos, mas a combinação com o leite de amêndoa e a manteiga de amendoim é uma delícia, e quase parece uma sobremesa!


25 maio, 2017

Panquecas de banana e aveia

Há tanto tempo que não fazia panquecas!
Bem, quem visita o blog sabe que eu sou mais fã de pratos salgados e de petiscos, mas isso não quer dizer que de vez em quando me apeteça algo doce. No último brunch que fiz cá em casa, apetecia-me imenso comer panquecas, mas queria fazer umas panquecas que fossem simples, saborosas, rápidas e à "prova de erro". 
O resultado foram estas panquecas muito fofas e deliciosas, sem açúcar nem glúten, que são perfeitas para um brunch de fim-de-semana ou ao pequeno-almoço em qualquer dia da semana.


02 março, 2017

Peito de frango com molho de cogumelos

Uma das receitas habituais em cada da minha mãe são bifinhos de perú com cogumelos e molho de natas e estragão, acompanhado por um arroz de açafrão com passas e pinhões, é uma daquelas receitas que sai sempre bem e nunca desilude!
Já fiz várias versões cá em casa, seja com bifinhos de porco, em sopas ou pratos de marisco, o estragão que às vezes fica um pouco esquecido, não sendo a minha preferidas foi das primeiras ervas aromáticas com que tive contacto.
A versão de hoje é um pouco mais leve, usando peito de frango, cogumelos frescos, espinafres e substituindo as natas tradicionais por creme culinário.


08 junho, 2016

Fettuccine de camarão

Desde miúda que me lembro de gostar de massa! Seja esparguete, fettuccine, linguine, lasanha, penne ou macarrão, adoro um bom prato de massa.
Um prato de massa é fácil e rápido de fazer, para além disso é extremamente versátil, desde a clássica lasanha ou bolonhesa, uma putanesca, carbonara ou com um simples molho de tomate, legumes grelhados, carne, frutos do mar ou camarão, é o tipo de prato que agrada até aos mais exigentes.
Não sou celíaca, mas gosto de experimentar produtos diferentes e felizmente já começa a ser cada vez mais fácil encontrar produtos apropriados para quem sofre intolerâncias, como a massa que vos trago hoje. 
Esta massa é feita exclusivamente à base de farinha de milho, têm um índice de glicémia mais baixo e de digestão mais fácil que as massas produzidas à base de farinha de trigo, além disso não contém ovos, açúcar, componentes lácteos, colesterol, fermento, soja, sódio, corantes nem conservantes. E a melhor parte é que sabe tal e qual as massas tradicionais!



06 maio, 2016

Lançamento Daura Damm

Damm acaba de lançar em Portugal Daura Damm, a cerveja sem glúten mais premiada do mundo.
Apta para celíacos e para todos os adeptos de um estilo de vida saudável, Daura Damm tem o mesmo sabor que uma cerveja normal. Trata-se de uma cerveja lager leve e refrescante, com teor alcoólico de 5,4% e ingredientes 100% naturais. Possui uma cor dourada e um aroma frutado, completado com o seu sabor a cereais e a lúpulo. Um conjunto de características que vão despertar o paladar dos mais exigentes e que procuram uma cerveja mais saudável e de sabor agradável.
Foi na semana que tive a oportunidade de degustar esta cerveja acompanhada de um almoço sem glúten.




21 dezembro, 2015

Leite creme de baunilha

E depois de um arroz doce alternativo, chegou a vez do leite creme!
Eu adoro leite creme, é sem dúvida uma das minhas sobremesas preferidas em qualquer altura do ano e claro que feito usando o robot de cozinha ainda é mais simples.
Este leite creme é ligeiramente diferente por ser uma versão sem lactose, mas acreditem que não é menos delicioso devido a isso, a única diferença é mesmo o facto de não ter lactose e da textura ficar um pouco menos consistente que a do leite creme tradicional.
Optei por usar leite de soja com sabor a baunilha, como este já tem um sabor adocicado reduzi a quantidade de açúcar e juntei duas especiarias que associo a esta época a canela e o anis-estrelado, tornado este leite creme muito mais aromático.




Ingredientes:
1 embalagem Shoyce Baunilha
4 gemas
150g açúcar
40g amido 
Casca de 1 limão, parte amarela
1 pau de canela Margão

1 anis estrelado Margão
Açúcar demerara q.b.




Preparação:
- Coloque no copo todos os ingredientes e programe 12min, Temp 90º, Vel 2 ½.
- Retire a casca de limão, o pau de canela e o anis estrelado.
- Deite rapidamente numa travessa ou taças individuais e deixe arrefecer.
- Na altura de servir, polvilhe com açúcar demerara e queime a superfície com um maçarico.




16 dezembro, 2015

Arroz doce

Não pode faltar arroz doce no Natal, pois não?!?
Eu adoro o arroz doce da minha mãe, muito rico e cremoso, aquele aroma do limão e canela... Infelizmente, existem cada vez mais intolerante à lactose e ao gluten, felizmente já começa a ser possível encontrar com mais facilidade produtos alternativos e  assim é possível adaptar todo o tipo de receitas.
Este arroz é tão bom quanto o tradicional, sendo que substitui o leite de vaca por leite de soja e não podia deixar de aproveitar a oportunidade para usar mais algumas especiarias que tanto aprecio.
Eu sei que existem intolerantes à soja, nesse caso podem usar outro tipo de leite como arroz ou amêndoa.



Ingredientes:
1 embalagem de leite de soja light Shoyce
150g arroz carolino Bom Sucesso
Casca de 1 limão
2 paus de canela Margão
1 anis estrelado Margão
3 vagens de cardamomo Margão
1 vagem de baunilha Vahiné
1 pitada de sal
150g açúcar
4 gemas de ovo
Canela em pó q.b. (opcional)




Preparação:
- Coloque no copo da Bimby o leite, arroz, as especiarias, a vagem de baunilha, sal e açúcar, programe 35min, Temp 90º, Vel Colher Inversa. Sensivelmente a meio do tempo, retire a tampa e com a espátula envolva e solte o arroz.
- Adicione as gemas, envolva e programe 10min, Temp 90º, Vel 2.
- Divida o arroz doce por taças e deixe arrefecer.
- Decore a gosto com canela em pó.


12 outubro, 2015

Sumo verde de espinafre e laranja

A minha experiência detox foi tão positiva que fiquei com alguma curiosidade para explorar esta vertente e por isso decidi fazer algumas experiências.
Decidi que ia experimentar alguns dias por semana fazer um sumo detox para o meu pequeno-almoço e a receita de hoje foi a minha primeira experiência. Tive algum receio que o sumo pudesse ficar com um sabor muito intenso ou desagradável, mas fiquei muito contente por não foi de todo o caso!
A partir deste sumo podem criar outras variações, como por exemplo substituir a maçã por banana ou a laranja por limão, juntar gengibre ou pimenta de caiena. Optei por usar água com sabor com coco porque acho que desta forma o sumo fica mais saboroso do que com apenas a água normal e é uma opção menos calórica que a água de coco.
Para tornar o sumo mais nutritivo adicionei Despertar de Buda, que é uma mistura pensada para o pequeno-almoço e que combina diversos ingredientes como chia e linhaça, erva de trigo, lucuma, farinha de coco e trigo sarraceno.




Ingredientes:
4 bolinhas de espinafres congelados
2 laranjas
1 maçã
100ml água (com sabor a côco)
2 c. sopa Despertar de Buda Ananás & Erva de trigo Iswari




Preparação:
- No copo da Bimby, coloque todos os ingredientes e triture durante 2min, Vel 9.
- Se achar necessário, adicione mais água e volte a bater mais alguns segundos.
- Divida por copos ou frascos e sirva.




26 agosto, 2015

Pudim de chia com morango e coco

Uma das coisas que mais gosto da cozinha é de experimentar novas receitas e ingredientes.
Já há algum tempo que tinha curiosidade quanto ás sementes de chia, mais precisamente acerca do pudim de chia... algo céptica confesso, mas vi tantos pudins de chia por essa blogosfera fora, parecia tão interessante, que quis experimentar!
Para quem não conhece, as sementes de chia (salvia hispanica) é uma planta nativa da Guatemala e do México, dizem que já os astecas cultivavam o vegetal, quer as suas folhas quer as sementes são consideradas fonte de minerais, ómega 3 e aminoácidos essenciais, além disso é bastante saciante e as sementes podem facilmente ser adicionadas a vários tipos de receitas como pudins, mousses, sumos e batidos, iogurte, queques, etc.
Esta receita é fantástica, muito rápida, saudável e versátil. Não é precisa de muito tempo e a sua preparação é muito simples, é ideal como sobremesa, lanche ou mesmo como pequeno-almoço, podem usar qualquer tipo de leite e facilmente substituir o puré de fruta por fruta fresca em pedaços.




Ingredientes:
400ml leite de soja Shoyce
4 c. sopa sementes e chia
1 c. sopa de maple syrup
2 c. sopa coco ralado
1 c chá extracto baunilha
1 pitada de flor de sal Necton
300g morangos
Pistachios picados q.b




Preparação:
- Numa taça, coloque o coco ralado, as sementes de chia, o maple syrup e o leite de soja
- Juntar as sementes de chia e envolver, mexa de 15 em 15 minutos até que as sementes de chia absorvam todo o líquido.
- Divida o preparado por taças e leve ao frio cerca de 3 horas antes de servir.
- Numa liquidificadora, coloque os morangos e triture até obter um puré.
- Sirva o pudim de chia com o puré de morangos e decorado com os pistachios picados grosseiramente.



16 julho, 2015

Lulas salteadas

A verdade tem de ser dita: com este calor fantástico não apetece nada estar na cozinha!
Peço imensa desculpa se vos desiludo, mas a verdade é com este calor e sol, principalmente em tempo de férias, o que se quer é passear, descansar, aproveitar os dias quentes e longos... e não passar horas na cozinha. E por isso mesmo, as (poucas) receitas que vão saindo da minha cozinha são os mais prácticas e rápidas possíveis.
Recentemente, descobri esta lula patagónica e como já há bastante tempo não fazia lulas cá em casa decidi experimentar. A vantagem desta lula é que já vem eviscerada, limpa e cortada, portanto basta temperar a gosto e cozinhar.





Ingredientes:
1 embalagem de Lula Patagónica
1 c. sopa azeite
3 dentes de alho
3 pimentos vermelhos de conserva
Coentros q.b.
Sumo de limão q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.




Preparação:
- Tempere as lulas com sal e pimenta. Reserve.
- Corte os pimentos em tiras finas e lamine o alho.
- Numa frigideira, deite o azeite e junte o alho e os pimentos, deixe saltear.
- Depois junte as lulas e deixe cozinahr durante cerca de 5 a 7 minutos.
- Pique os coentros e junte à frigideira, envolva e por cima deite o sumo de limão.
- Acompanhe com salada e arroz branco.





Nota:
Se preferir acompanhe com batatas assadas ou preparadas no microondas.

01 julho, 2015

Tentáculos de pota à lagareiro

Uma das minhas receitas preferidas (de todos os tempos!) é polvo à lagareiro. Uma receita simples, reconfortante e bem portuguesa, preparada com alho e coentros e claro, com umas batatinhas a acompanhar. 
Um destes dias a minha mãe trouxe-me imensa pota e como já estava com o congelador a abarrotar, tive de pensar que receitas preparar.
A receita de hoje é a sua versão mais económica preparada com pota.
Não sei ao certo o motivo, provavelmente devido a uma preferência dos consumidores, a pota é considerada o "parente pobre" do polvo e por isso é consideravelmente mais barata.
A pota é parecida com polvo em vários aspectos como a aparência, a textura e até o sabor, além disso é um produto baixo em gorduras e fonte de proteína.




Ingredientes:
1.2kg tentáculos de pota
6 dentes de alho
1 molho de coentros
Azeite q.b.
Sal marinho tradicional Necton q.b.
Pimenta q.b
1 folha de louro
1kg batata para assar




Preparação:
- Coza a pota, com sal, pimenta e louro, durante cerca de 45 minutos ou até que esta esteja macia.
- Quando a pota estiver quase pronta, lave e seque as batatas, coloque-as no MicroCook ou noutro recipiente próprio para microondas. Coloque as batatas no microondas, com sal e pimenta, programe a potência máxima, durante 15 minutos. Depois retire e deixe repousar durante 5 minutos.
- pré-aqueça o forno a 180º.
- Pique os alhos e os coentros.
Coloque a pota e as batatas num tabuleiro de forno, por cima espalhe o alho e os coentros, regue com azeite. 
- Leve ao forno por mais 10 minutos.


12 junho, 2015

Frittata de presunto e tomate

Hoje é sexta-feira e aqui fica mais uma sugestão para o vosso fim de semana!
Eu adoro frittatas, por serem deliciosas e versáteis, e acho que são fantásticas para os fins de semana em que se acorda mais tarde ou simplesmente queremos passar menos tempo na cozinha. Existem mais dois factores que me fazem adorar frittatas: o facto de ao contrário da omelete ser servida aberta e a finalização ser feita no forno, acho que isso lhe dá um sabor completamente distinto.
Já tenho várias receitas de frittatas publicadas no blog, posso dizer que gosto de todas... mas sinceramente esta é uma das minhas preferidas porque eu adoro a combinação do tomate doce e sumarento com o presunto salgado.
Para quem gosta de ovos, certamente vai adorar!




Ingredientes:
6 ovos
1 c. sopa parmesão ralado
1 c. sopa oregãos
1 fio de azeite
1 cebola roxa pequena picada
1 alho picado
100g presunto em fatias
75g queijo Amanteigado Lacticínios do Paiva ralado
10 a 12 tomates cereja ou chucha, cortados ao meio
Pimenta q.b.




Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 150º.
- Bata os ovos, junte-lhe o parmesão ralado e os oregãos.
- Numa frigideira com azeite, salteie a cebola e o alho durante 2 a 3 minutos.
- Junte o presunto, deixe saltear por mais 2 minutos, mexendo ocasionalmente.
- Junte os ovos e por cima espalhe o queijo ralado.
- Distribua o tomate e tempere com sal e pimenta.
Leve a frigideira ao forno até que o queijo derreta.
- Acompanhe com rúcula ou outro tipo de salada.




Nota:
Podem substituir o queijo amanteigado por parmesão ou mozzarella.

11 junho, 2015

Espargos verdes envolvidos em presunto e vieiras salteadas

Às vezes, as pessoas perguntam-me como é que consigo ter sempre receitas diferentes para publicar... bem, é bastante simples até: não gosto de estar sempre a comer as mesmas coisas! E isto aplica-se quer em casa, quer em restaurantes, já que só repito restaurantes com algum tempo de intervalo.
Claro que existem determinados pratos ou receitas que gosto de comer com mais frequência, mas no geral gosto de estar sempre a experimentar coisas diferentes.
Esta receita é um exemplo disso: foi a primeira vez que usei espargos! Já devem certamente reparado que os espargos são caríssimos, por isso quando um dia vi que estavam em promoção no supermercado, decidi aproveitar e vieram comigo para casa.
A minha ideia foi fazer uma receita que servisse como entrada e que eventualmente pudesse estar na mesa do brunch cá em casa ao fim de semana, então fiz uma combinação clássica em que juntei os espargos ao presunto e a estes vieiras simplesmente salteadas.
Esta é uma daquelas receitas que servem para nos mimar, uma pequena extravagância!




Ingredientes:
1 molho de espargos verdes
340g presunto
1 embalagem de vieiras congeladas (aprox 180g)
Azeite q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.




Preparação:
- Descongele previamente as vieiras.
- Pré aqueça o forno a 180º.
- Lave os espargos e corte cerca 2cm da parte da base. Se os espargos forem finos e tenros, não necessita de descascar, se for necessário descasque-os até a zona superior usando um descascador.
- Deite um pouco de azeite num tabuleiro de forno ou pyrex.
- Enrole cada espargo numa fatia de presunto e coloque um a um no tabuleiro, tempere com pimenta e por cima deite mais um fio de azeite.
- Leve ao forno durante 15 minutos ou até que o presunto fique dourado.
- Quando os espargos com presunto estiverem quase prontos, prepare as vieiras.
- Tempere as vieiras com sal e pimenta.
- Aqueça uma frigideira com um pouco de azeite e adicione as vieiras, deixando cozinhar cerca de 2 a 3 minutos de cada lado até que fiquem douradas, mas com o cuidado de não cozinhar demasiado.
- Sirva as vieiras com os espargos, acompanhe com pão torrado e se quiser, salada.




Nota:
Já é possível encontrar vieiras de boa qualidade e provenientes de pesca sustentável congeladas no supermercado.

04 junho, 2015

Coxas de frango com coentros, gengibre e lima

Existem ingredientes que nunca podem faltar na minha despesa, assim como existem outros que marcam presença no congelador. Com mais ou menos frequência quase todos os tipos de carne são consumidos cá por casa, mas sem dúvida a mais consumida é frango
Com uma simples marinada e poucos ingredientes, carne de frango cozinhada no forno é sinónimo de sucesso garantido.
Claro que quando se faz um determinado tipo de carne muitas vezes, por vezes as ideias vão escasseando... quando folheava um dos meus muitos livros de culinária vi uma receita de frango com pasta de gengibre e coentros, e como adoro pasta de gengibre (que costumo usar nas minhas receitas indianas) decidi criar uma pasta muito aromática para usar no frango.
Fica o aviso: cá em casa adorámos, mas se não forem grandes apreciadores de gengibre então é boa ideia reduzir na quantidade.





Ingredientes:
6 coxas de frango
1 dente de alho
40g gengibre fresco em pedaços
10g coentros
Sumo de 1 lima
1 fio de azeite
Sal q.b.
Pimenta q.b.




Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Coloque no copo da Bimby o alho, o gengibre, os coentros, raspa e sumo de lima, azeite, sal e pimenta, programe 10seg, Vel 7, baixe o que ficou na parece do copo e volte a programe 5seg, Vel 7.
- Levante cuidadosamente a pele de cada coxa de frango e por baixo coloque um pouco da pasta, repita o mesmo processo para todas as coxas de frango.
- Coloque-as num tabuleiro de forno, por cima deite um pouco de azeite e tempere com sal e pimenta.
- Leve ao forno durante 20 a 25 minutos
- Sirva com arroz branco.




Nota:
Em alternativa à Bimby, use uma picadora ou um almofariz.

29 maio, 2015

Ovos com ratatouille

A par das massas e dos cogumelos, os ovos são presença frequente à mesa e um dos meus ingredientes preferidos.
Acho que ainda não provei (felizmente!) uma receita preparada com ovos da qual não gostasse... e porque adoro preparar ovos, principalmente ao fim-de-semana para o pequeno-almoço ou brunch, ainda que seja fã de ovos mexidos e de fritattas, ando sempre a procura de receitas novas para experimentar.
Desta vez, a escolha recaiu numa  receita do chef Gordom Ramsay, uma receita de ovos deliciosa e diferente. Um pouco mais leve que o habitual, esta receita de ovos vem acompanhada de muitos legumes e por isso também é mais saudável.




Ingredientes:
1 cebola roxa
1 beringela pequena
1 pimento vermelho pequeno
1 pimento verde pequeno
1 courgette
2 dentes de alho
1 c. chá paprika fumada
1 c. chá cominhos
Meia lata de tomate em pedaços
4 ovos
Sal q.b.
Pimenta q.b



Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Pique a cebola, arranje a beringela, os pimentos e a courgette em pequenos cubos, mantendo-os separados.
- Numa frigideira, coloque o azeite e junte a cebola, deixe saltear 2 a 3 minutos, depois junte a beringela, os pimentos e o alho, deixe saltear mais 1 ou 2 minutos. Adicione a courgette e deixe novamente saltear cerca de 2 minutos.
- Adicione as especiarias e o tomate, deixe ferver e cozinhe durante cerca de 10 minutos, até os legumes estarem tenros. Rectifique os temperos.
- Divida o ratatouille por 4 ramequins ou outros recipientes de forno, depois com uma colher abra um buraco em cada um e deite um ovo. Tempere com sal e pimenta.
- Leve ao forno durante cerca de 10 minutos, até as claras ficarem firmes mas as gemas ainda líquidas ao centro.
- Sirva com torradas.




Fonte - Receita adaptada do livro "Apetite Saudável".

27 maio, 2015

Cataplana de tamboril e delícias do mar

Foi graças a um convite, no decorrer da BTL deste ano, que aprendi num workshop promovido pela Tertúlia Algarvia e sob a orientação do chef José Niza a preparar a tão típica e deliciosa cataplana algarvia.
A receita que tínhamos de preparar era de uma cataplana de polvo e batata doce, que fez as delícias de todos os presentes e me fez querer experimentar outras receitas em casa.
Para quem possa não conhecer, a cataplana é uma espécie de panela com 2 partes côncavas que se encaixam, é tradicionalmente feita de cobre ou latão, mas actualmente já é fabricada em alumínio e está disponível em várias dimensões.
Algum tempo depois de (finalmente!) ter comprado uma cataplana, quis preparar uma primeira receita com ingredientes que tenho habitualmente em casa e ao mesmo tempo que pudesse ser preparada de forma rápida.
Decidi-me então por tamboril e delícias do mar, mas se preferirem podem usar outro tipo de peixe e adicionar marisco variado, assim como podem trocar o chouriço por linguiça ou mesmo bacon.




Ingredientes:
1 embalagem de cubos de tamboril
10 a 12 delícias do mar
3 c. sopa azeite
1 cebola
1 cebola roxa
3 dentes de alho
1 chouriço
1 pimento verde
1 pimento vermelho
1 pimento laranja
1 pimento amarelo
50ml vinho branco
Sal q.b.
Pimenta q.b
Coentros picados q.b.




Preparação:
- Tempere os cubos de tamboril com sal e pimenta, reserve.
- Corte as cebolas em meia-lua, pique os alhos, depois arranje os pimentos em tiras e corte o chouriço em rodelas.
- Na cataplana ou num tacho, deite o azeite e depois junte as cebolas, o alho e deixe refogar por 3 a 5 minutos.
- Adicione o chouriço e os pimentos, envolva, feche a cataplana e deixe cozinhar durante cerca de 8 minutos.
- Abra a cataplana, junte o vinho branco e o tamboril, volte a fechar e deixe cozinhar durante 10 minutos
- Rectifique os temperos, junte as delícias dor mar cortadas em pedaços e os coentros picados, envolva e feche a cataplana, deixe cozinhar por 5 minutos.
- Abra a cataplana e sirva com limão, fatias de pão e salada.




Nota:
Se quiser juntar batata, coza-as previamente, corte em rodelas largas e adicione juntamente com as delícias do mar.