Mostrar mensagens com a etiqueta Cozinha Americana. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Cozinha Americana. Mostrar todas as mensagens

24 março, 2026

Street Smash Burger Cascais

Os smash burgers vieram reinventar o hamburguer tradicional com uma técnica muito simples: colocar a carne na chapa a ferver e prensada. Este método cria uma crosta crocante e caramelizada, o hamburguer fica mais fino, e muito suculento, e a prova é que estes hambúrguers estão cada vez mais populares.
Depois de Campo de Ourique, Cais do Sodré, Saldanha, Alvalade, Carcavelos e Porto, os smash burgers da Street chegaram ao centro de Cascais em 2025, num espaço descontraído  e confortável pensado para reunir família ou amigos que queiram desfrutar destes suculentos burgers.


02 setembro, 2025

Vanilla Gorilla Cafe

Localizado no centro do Saldanha, o Vanilla Gorilla Cafe é a primeira experiência da marca na Europa. 
Com um conceito que combina originalidade e qualidade, são especializados em pastrinos, uma invenção que combina croissants amanteigados e achatados com recheios que podem ser doces ou salgados, depois é tudo enrolado e servido como um wrap. Além dos pastrinos, podem saborar cookies de diversos sabores, brownie de chocolate ou muffins; e nas bebidas várias opções quentes e frias, desde chá frio caseiro, os clássicos americano ou cappuccino, aromáticos matcha latte ou chai latte, entre outros. 
O espaço conta com uma sala acolhedora onde predomina o tecto alto e uma ampla esplanada, perfeita para descontrair.

20 maio, 2025

Smash Me’at

Com origem nos Estados Unidos, os smash burgers vieram reinventar o hamburguer tradicional com uma técnica muito simples: colocar a carne na chapa a ferver e prensada. Este método cria uma crosta crocante e caramelizada, o hamburguer fica mais fino, e muito suculento, e ao mesmo tempo é também mais rápido de cozinhar. 
A Smash Me’at inaugurado em Outubro, na Rua dos Fanqueiros, um espaço descontraído onde pode ver os hamburguers a serem preparados no momento e comer ao balcão, a ementa é simples com apenas três opções para facilitar a escolha, sempre servidos em pão brioche.


10 outubro, 2024

Salmão Cajun na Airfryer

Com origem no estado americano do Louisiana, a mistura de especiarias Cajun combina influências da cozinha africana, caribenha e francesa e resulta num sabor complexo, levemente picante e até mesmo fumado. É uma excelente mistura para ser usada com carne, peixe, camarão, mas também massas e arroz, ou mesmo legumes, além disso é fácil de preparar, com ingredientes fáceis de encontrar em qualquer supermercado e depois basta guardar num frasco para usarem sempre que quiserem.   
Esta receita com salmão é perfeita para qualquer dia da semana, basta colocarem o peixe com a mistura de especiarias e colocar na airfryer (ou o tradicional forno), e o jantar fica pronto em menos de 30 minutos!


05 setembro, 2024

Gelado Cookies and Cream

Fazer gelados não tem de ser complicado e nem sequer obriga a ter uma máquina de gelados, basta que tenha uma boa liquidificadora ou processador de alimentos e pode ter um gelado pronto a comer num instante.
Embora seja uma sobremesa típica de Verão, sou daquelas pessoas que come gelados ao longo de todo o ano! E durante os meses mais quentes os meus gelados preferidos são os de sabor a fruta, mas também não recuso um gelado mais cremoso e guloso.
A receita de hoje combina a cremosidade das natas, o aroma da baunilha e o crocante das bolachas, a sobremesa perfeita!


26 maio, 2022

One Pot Jambalaya

Jambalaya é um prato típico de Nova Orleães e de todo o estado do Louisiana, no sul dos Estados Unidos cuja origem remota ao séc XVIII, é uma espécie de paella cujos ingredientes mais tradicionais são cebola, alho e pimentos, frango, camarão, salsicha, arroz, e alguns vegetais. Mas como todas as receitas, actualmente existem várias versões com outros ingredientes como carne de porco, ou coelho diferentes tipos de marisco, vegan com diversos legumes e especiarias.
É uma receita simples, preparada ao estilo one pot usando apenas um tacho, e acima de tudo é uma deliciosa receita de conforto.


04 março, 2021

Mac & Cheese de bacon e 3 queijos

Toda a gente já ouviu falar do famoso prato americano Mac & Cheese!
Um prato de massa por si só já é delicioso, mas no clássico americano temos a massa, queijo e um molho cremoso, além de que existem imensas versões com ingredientes diferentes: vários tipos de queijo, com lagosta, com chilli, com tomate, com couve-flor, de carbonara ou até com brócolos. 
A receita de hoje é uma versão mais "tradicional" com três queijos diferentes e bacon, uma refeição para qualquer dia da semana.



10 maio, 2018

Egg in a hole

Já sabem que eu adoro ovos de todas as formas e feitios! Adoro ovos mexidos, estrelados, sou uma apaixonada por fritattas e a verdade é que também não resisto a um pãozinho... sejamos honestos, é delicioso molhar o pão na gema do ovo.
Podem juntar outros ingredientes como fiambre ou bacon, um pouco de queijo parmesão ralado por cima do ovo, temperar com algumas ervas aromáticas.
Esta receita é muito simples, pode ser feita numa frigideira ou no forno, e é rápida o suficiente para que possa ser preparada a qualquer dia da semana.


12 outubro, 2017

Hot Dog BLT

Adoro fast-food caseira! Asinhas de frango, hambúrgueres, frango frito, e claro não podem faltar o famoso hot dog.
Tipicamente americano, o hot dog tradicional é servido com um molho agridoce, pickles de pepino, mostarda e ketchup, mas escudado será dizer que actualmente existem centenas de versões diferentes não só nos EUA como um pouco por todo o mundo, basta ver o exemplo do Frankie Hot Dogs em Lisboa, onde se encontram hot dogs com manga, com ovo ou chilli. 
A minha versão de hot dog combina os ingredientes clássico blt (bacon, alface e tomate), aos quais juntei um delicioso molho de salada caesar.


21 setembro, 2016

Pink lemonade

Muito popular nos Estados Unidos, esta bebida é ideal para dias quentes e almoços descontraídos, ou simplesmente surpreender os convidados com uma bebida diferente.
Não, esta limonada não é feita com limões cor-de-rosa... sim, existem limões cor-de-rosa, embora em muito menor quantidade que os limões normais. 
Por norma, para fazer pink lemonade utiliza-se algum tipo de corante alimentar, morangos ou framboesas esmagados, sumo de arando ou grenadine, eu optei por usar um pouco de sumo concentrado de frutos vermelhos e assim conseguir uma limonada com um tom de rosa claro e um leve sabor a frutos vermelhos.



09 junho, 2016

Asinhas de frango com molho barbecue

Chegou a época do calor e a vontade de petiscar!
Com a chegada do sol e calor, as refeições ficam mais rápida e simples, dá-se lugar a sabores mais leves e frescos, sem esquecer os petiscos.
Gosto imenso de asinhas de frango, é um excelente petisco para reunir amigos à mesa, acompanhado por uma bebida fresca enquanto se coloca a conversa em dia e esta é daquelas receitas de lamber os dedos no fim.
Eu costumo fazer as asinhas no forno, mas podem ser feitas num grelhador ou no churrasco.




02 dezembro, 2015

Brownies de chocolate

Sabem aqueles dias em que nos apetece algo doce... uma sobremesa, um miminho... mas não há nenhuma guloseima por casa?!
Esta brownies foram feitas num desses momentos, como uma espécie de "guloseima sos" e que me deixaram absolutamente deliciada e aposto que também vão fazer as delícias de todos os apaixonados por chocolate que gostam de soluções simples e rápidas.
Por norma, as brownies saem do forno, deixa-se arrefecer e só depois se corta em vários pedaços, mas desta vez e fruto da minha própria gula, decidi não deixar arrefecer as brownies totalmente e o resultado são umas brownies mornas, húmidas e ainda algo cremosas no seu interior, muito semelhante a uma espécie de petit gateau.
Escusado será dizer que desapareceram num ápice!




Ingredientes:
200g chocolate de culinária Pantagruel
150g manteiga sem sal
100 açúcar
3 ovos
100g farinha para bolos c/ fermento
1 pitada de flor de sal Necton
1 c. chá essência baunilha
1 pitada de canela
1 c. sopa de cacau em pó
100g pepitas de chocolate
Cacau em pó para polvilhar q.b.




Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 180º.
Unte um tabuleiro e forre com papel vegetal.
- Coloque o chocolate partido em pedaços no copo da Bimby e dê 3 golpes de Turbo e de seguida 10seg, Vel 9. Retire e reserve.
- Coloque no copo a manteiga, o açúcar, os ovos e programe 5min, Temp 37º, Vel 3.
- Adicione o chocolate reservado, flor de sal, a canela, a baunilha, cacau e a farinha, misture 10seg, Vel 3.

- Adicione as pepitas de chocolate e envolva com a espátula.
- Verta a massa para o tabuleiro e leve a cozer durante cerca de 15 a 20 minutos.
- Retire do forno, deixe arrefecer e corte em quadrados.

- Polvilhe com cacau ou açúcar em pó.





08 abril, 2015

Bagel com manteiga de amendoim

O post de hoje não é de todo uma receita, é mais uma sugestão para o lanche, para o brunch de Domingo ou para um simples momento de gula.
E se adoram bagels, mas são como eu, e só comem ocasionalmente e por isso há uma certa preguiça em fazer a massa, então tenho óptimas notícias!
A Bimbo acabou de lançar os bagels Thomas, e se acompanham o meu instagram certamente já os viram, vêm numa embalagem de 4 unidades, já cortados ao meio e prontos para tostar na torradeira, é muito prático e são mesmo muito saborosos.
Mais sugestões e recheios para bagels aqui.




Ingredientes:
1 bagel Thomas da Bimbo
Manteiga de amendoim Myprotein q.b.


Preparação:
- Coloque o bagel na torradeira, durante cerca de 2 a 3 minutos
- Quando o bagel estiver pronto, barre com a manteiga de amendoim.
- Sirva ao lanche, acompanhado com chá ou café.



16 março, 2015

Sandes BLT

A tão famosa sandes BLT é algo tão simples como juntar pão de forma, alface, tomate e bacon.
Não existem medidas fixas e por isso podem sempre adaptar as quantidades ao vosso gosto e como é uma sandes que pode ser consumida quente ou à temperatura ambiente,é fantástica como um almoço rápido ou tardio, mas também como um lanche.
Os mais tradicionalistas não aceitam que esta sandes tenha mais ingredientes do que aqueles que a tornaram tão conhecida, há até quem defenda que o simples facto de se colocar queijo é uma blasfémia, mas a verdade é que existem inúmeras adaptações com os mais variados ingredientes e até formatos.


Ingredientes:
4 fatias pão de forma
4 folhas de alface
1 tomate
4 fatias de bacon
Maionese q.b.


Preparação:
- Lave as folhas de alface e de seguida seque-as com papel de cozinha. 
- Utilizando a mandolina do lado mais fino, corte o tomate em rodelas.
- Numa frigideira, coloque as fatias de bacon e deixe cozinhar até que fique estaladiço, virando várias vezes.
 Enquanto prepara o bacon, coloque o pão na torradeira.
- Quando bacon estiver pronto, coloque-o em papel de cozinha para que a gordura seja absorvida.
- Barre as fatias de pão com maionese, depois coloque a alface, o tomate e bacon. 
- Sirva com batata frita.



25 fevereiro, 2015

Pernas de frango crocantes no forno

Eu adoro frango feito das mais variadas formas e feitos!... E se há receita à qual não consigo resistir é o frango frito.
Adoro o frango frito porque é bem macio e saboroso, ao mesmo tempo que tem aquela camada tão crocante por fora. Mas a realidade é que todos sabemos que os fritos são poucos saudáveis, e além disso o cheiro a fritos é pouco agradável.
Com esta receita não só consegui que o frango ficasse delicioso, mas é uma receita mais saudável já que foi preparada no forno e também é adequada para os intolerantes ao gluten.



Ingredientes:
8 perninhas de frango sem pele
1 c. chá pimentão doce Margão
1 c. chá alho em pó Margão
Pimenta q.b.
Sal q.b.
3 ovos batidos
300g farinha de trigo sarraceno branca
300g farinha de milho fina
300g corn flakes


Preparação:
- Tempere o frango com sal, pimenta, alho e pimentão doce. reserve.
-  Passe o frango na farinha de trigo, sacuda o excesso, passe pelo ovos batidos e depois pela farinha de milho. Deixe repousar 15 minutos.
- Numa picadora ou robot de cozinha, triture os cornflakes.
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Passe o frango novamente pelos ovos batidos e depois pelos corn flakes, apertando ligeiramente para que aderiam.
- Coloque numa tabuleiro e leve ao forno durante 20 a 25 minutos.


03 abril, 2013

Liberty American Store

Há já alguns meses que tinha ouvido falar de uma loja em Lisboa que só tinha à venda produtos americanos.
Ora como vejo os programas do Food Network andava ansiosa para lá ir e ver o que tinha à venda, além de que tinha esperança de encontrar determinados produtos.
Chama-se Liberty American Store, além da loja de Lisboa que fica perto do El Corte Inglés, existe loja no Porto, em Braga e parece que vão abrir mais uma loja este ano.




O que comprei:
- Manteiga de amendoim
- Pepitas de manteiga de amendoim
- Nozes pecan
- Vinagre de cidra
- Pão ralado panko
- Pão ralado panko com limão e pimenta
- Pão ralado panko picante
- Refrigerantes Dr. Pepper cereja e 23 sabores
- Refrigerante Welch´s com sabor a uva
- Refrigerante Coca-cola
- M&M´s com sabor a manteiga de amendoim
- M&M´s com sabor a coco
- Chocolates Reese´s com recheio de manteiga de amendoim


Os m&m´s e o chocolates recheados com manteiga de amendoim já se foram...
Quanto aos refrigerantes: adorei o de uva e a coca-cola, que é diferente da que se bebe por cá, não gostei dos Dr. Pepper. A manteiga de amendoim é a melhor que já provei!
O resto é para ir usando em receitas.

Esta loja é uma desgraça... é que dá vontade de comprar tudo!
Caixas gigantes de cereais, montes de preparados para bolos, toppings para gelados, várias manteigas de amendoim, molhos e mais molhos, bolachas, nesquik de morango, temperos, montes de chocolates, pastilhas, refrigerantes, gelados... Se lá forem, preparem-se!

Mac & Cheese

Quando penso em comfort food e associado à cultura americana, a primeira coisa que vem à cabeça é Mac & Cheese! Existem inúmeras versões desta receita,  portanto podem adicionar o que quiserem: combinar diferentes tipos de queijo, cogumelos, bacon, pão ralado, etc.
Esta é a minha versão... e sim, tem muito queijo!




Ingredientes para a massa:
1500g água
500g massa tipo macarrão ou cotovelos
10 fatias de bacon
Azeite q.b.
Sal q.b.
150g queijo cheddar ralado

Ingredientes para o bechamel:
600g leite magro
60g farinha
50g manteiga
Sal q.b.
Pimenta q.b.
1 pitada de noz-moscada


Preparação da massa:
- Coloque no copo a água, um fio de azeite e o sal, programe 10min, Temp Varoma, Vel 1.
- Junte a massa e programe o tempo indicado na embalagem, Temp 100º, Vel Colher Inversa. Retire, escorra e reserve num pyrex.
- Durante o tempo de confecção da massa, corte as fatias de bacon em pedaços pequenos, aqueça uma frigideira e coloque o bacon, deixando cozinhar até ficar estaladiço. Retire da frigideira e coloque em papel de cozinha absorvente.
- Envolva o bacon e parte do queijo com a massa. 

Preparação do bechamel:
- Ligue o forno a 180º
- Coloque todos os ingredientes no copo e programe 8min, Temp 90º, Vel 4.
- Deite o molho bechamel por cima da massa reservada e por cima polvilhe com o restante cheddar ralado.
- Leve ao forno durante cerca de 20 minutos.

28 setembro, 2012

Banana Foster

Para quem não conhece, a sobremesa Banana Foster é oriunda de New Orleans e é composta por bananas e gelado (normalmente de baunilha), com um molho bastante característico feito com rum, licor de banana, canela, entre outros ingredientes.
Se quiserem, podem ver mais sobre a história desta sobremesa aqui: Brennan’s Restaurant: O local onde Bananas Foster foi inventada

Confesso que banana não é as minhas frutas preferidas, mas há algum tempo atrás (talvez no início do ano?) vi no canal TLC no programa Kitchen Boss a fazerem esta sobremesa e achei que tinha realmente bom aspecto ou como eu costumo dizer uma receita com potencial! A receita tem diversos passos, mas não é complicada e é relativamente rápida de elaborar.
Decidi pesquisar, encontrei várias receitas e aqui fica a minha versão.




Ingredientes:
2 bananas, descascadas e cortadas ao meio longitualmente
3 c. copa de manteiga sem sal
1 c. chá de canela em pó
½ c. chá de noz-moscada
3 c. sopa de açúcar mascavado
1 pitada de sal fino
50ml de licor de banana
50ml de rum, preferencialmente escuro
Natas q.b.
Gelado de nata ou baunilha q,b


Preparação:
- Aqueça um frigideira em lume baixo a médio.
- Junte a manteiga e deixe derreter, junte o açúcar, a canela, a noz-moscada e o sal. Deixe cozinhar e mexa, até que comece a caramelizar.
- Coloque as banas na frigideira com o lado cortado para baixo, cozinhe durante cerca de 1 minuto. Não deixe as bananas cozinhar demasiado para que não fiquem demasiado moles.
- Vire as bananas e junte o licor de banana. Gire a frigideira cuidadosamente para envolver.
- Retire a frigideira do lume, adicione o rum e espere alguns segundos para que este aqueça. É agora, que se  faz o chamado flambé e para isso basta que faça um dos seguintes passos:
a) Se estiver a usar um fogão a gás, basta que incline e aproxime a frigideira em direcção ao lume (se necessário aumente o lume) ou b) utilize ou fósforo longo ou um isqueiro de cozinha.
- Deixe as chamas extinguirem-se.
- Volte a colocar a frigideira no lume, junte as natas e deixe reduzir o molho até que fique mais espesso.
- Retire a frigideira do lume, deite as bananas em taças, coloque por cima e molho e acompanhe com gelado.





Nota:
Caso tenha dificuldade em encontrar o licor de banana, utilize sumo de laranja e/ou essência de baunilha.

05 setembro, 2012

Bacon Cheeseburger

Não sei se estão recordados, mas há uns meses atrás, eu dizia que este era o melhor Hamburguer que já tinha comido... Pois bem, hoje venho dizer-vos que ainda que seja bom, realmente muito bom, este Bacon Cheeseburguer que fiz recentemente é uma perdição, uma loucura, um verdadeiro atentado!!!

Eu sou suspeita: acho que queijo derretido e bacon estaladiço melhoram qualquer coisa, mas o toque verdadeiramente especial é dado pela cebola caramelizada com redução de vinagre e vinho do Porto da Casa da Prisca ... é qualquer coisa!




Ingredientes:
4 fatias de bacon
2 hamburguers
Sal q.b.
Pimenta q.b.
4 fatias de queijo Cheddar
Alface
1 tomate
Cebola caramelizada com redução de vinagre e vinho do Porto Casa da Prisca q.b.
2 pães para hamburguer


Preparação:
- Aqueça uma frigideira e coloque o bacon, deixe cozinhar em lume médio, durante alguns minutos até ganhar cor e ficar estaladiço, vira e deixe cozinhar do outro lado.
- Enquanto o bacon está na frigideira, forme os hamburguers e tempere a gosto com sal e pimenta.
- Arranje a alface e o tomate.
- Quando o bacon estiver pronto, coloque-o sobre papel de cozinha.
- Mantenha o lume médio e na mesma frigideira em que cozinhou o bacon, coloque os hamburguers. Cozinhe durante cerca de 4 minutos de cada lado.
- Corte o pão para hamburguer ao meio, na base coloque a alface e as rodelas de tomate.
- Quando os hamburguers estiverem quase prontos, coloque 2 fatias de queijo em cada hamburguer e deixe derreter um pouco.
- Coloque o hamburguer com o queijo derretido por cima do tomate, junte o bacon, adicione a cebola caramelizada com redução de vinagre e vinho do Porto Casa da Prisca, a parte superior do pão e está pronto a servir!





Dica:
Pode fazer os seus próprios hamburguers, seguindo a receita que se encontra neste blog ou comprar os hamburguers da sua preferência (para esta receita recomendo de novilho ou bovino).
Se desejar que o hamburguer fique bem passado cozinhe durante mais tempo.