Mostrar mensagens com a etiqueta Rum. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Rum. Mostrar todas as mensagens

01 outubro, 2012

Daiquiri de melancia

E foi desta forma que nos despedimos do Verão.
De qualquer forma, tanto esta como qualquer outra das receitas de bebidas que publiquei, servem sempre como sugestão para uma bebida diferente para um jantar ou ocasião especial.




Ingredientes:
20g a 30g de açúcar
70g rum
Sumo de 1 lima
10 cubos de melancia congelada com cerca de 5cm


Preparação:
- Coloque o açúcar no copo e pulverize 5seg, Vel 9.
- Junte os restantes ingredientes e programe 15seg, Vel 7.
- Se quiser, passe no rebordo do copo com um pouco de sumo de lima ou limão e de seguida passe em sal fino ou açúcar.
- Deite a mistura nos copos e sirva.



Fonte - Receita adaptada do livro  "Delícias da Nigella" 

28 setembro, 2012

Banana Foster

Para quem não conhece, a sobremesa Banana Foster é oriunda de New Orleans e é composta por bananas e gelado (normalmente de baunilha), com um molho bastante característico feito com rum, licor de banana, canela, entre outros ingredientes.
Se quiserem, podem ver mais sobre a história desta sobremesa aqui: Brennan’s Restaurant: O local onde Bananas Foster foi inventada

Confesso que banana não é as minhas frutas preferidas, mas há algum tempo atrás (talvez no início do ano?) vi no canal TLC no programa Kitchen Boss a fazerem esta sobremesa e achei que tinha realmente bom aspecto ou como eu costumo dizer uma receita com potencial! A receita tem diversos passos, mas não é complicada e é relativamente rápida de elaborar.
Decidi pesquisar, encontrei várias receitas e aqui fica a minha versão.




Ingredientes:
2 bananas, descascadas e cortadas ao meio longitualmente
3 c. copa de manteiga sem sal
1 c. chá de canela em pó
½ c. chá de noz-moscada
3 c. sopa de açúcar mascavado
1 pitada de sal fino
50ml de licor de banana
50ml de rum, preferencialmente escuro
Natas q.b.
Gelado de nata ou baunilha q,b


Preparação:
- Aqueça um frigideira em lume baixo a médio.
- Junte a manteiga e deixe derreter, junte o açúcar, a canela, a noz-moscada e o sal. Deixe cozinhar e mexa, até que comece a caramelizar.
- Coloque as banas na frigideira com o lado cortado para baixo, cozinhe durante cerca de 1 minuto. Não deixe as bananas cozinhar demasiado para que não fiquem demasiado moles.
- Vire as bananas e junte o licor de banana. Gire a frigideira cuidadosamente para envolver.
- Retire a frigideira do lume, adicione o rum e espere alguns segundos para que este aqueça. É agora, que se  faz o chamado flambé e para isso basta que faça um dos seguintes passos:
a) Se estiver a usar um fogão a gás, basta que incline e aproxime a frigideira em direcção ao lume (se necessário aumente o lume) ou b) utilize ou fósforo longo ou um isqueiro de cozinha.
- Deixe as chamas extinguirem-se.
- Volte a colocar a frigideira no lume, junte as natas e deixe reduzir o molho até que fique mais espesso.
- Retire a frigideira do lume, deite as bananas em taças, coloque por cima e molho e acompanhe com gelado.





Nota:
Caso tenha dificuldade em encontrar o licor de banana, utilize sumo de laranja e/ou essência de baunilha.

21 setembro, 2012

Mojito

Eu sei que Agosto já terminou... Mas o calor mantém-se e uma bebida destas ao final da tarde sabe tão bem! Bom fim de semana :)




Ingredientes:
450g gelo
70g sumo de lima
60g açúcar
80g rum
10g folhas de hortelã


Preparação:
- Coloque no copo o gelo e pique 15seg, Vel 4.
- Adicione os restantes ingredientes e envolva 20seg, Vel 1.



Fonte - Receita da revista Bimby Momentos de Partilha nº 15 (Julho 2010) 

10 setembro, 2012

Gambas com malagueta ao rum

Durante um lanche cá em casa, tinha pensado em fazer as Gambas à lá Guillo, mas subitamente apeteceu-me incluir uma malagueta e já enquanto cozinhava pensei: "Será que rum ficava aqui bem?!" e arrisquei a experimentar!
Por vezes, arriscar e inventar compensa!




Ingredientes:
250g de miolo de camarão, descongelado
3 dentes alho, picados

1 malagueta vermelha fresca, sem sementes
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
Rum q.b.
Coentros picados q.b.
Sumo de limão q.b.


Preparação:
- Numa frigideira coloque o azeite e deixe aquecer.
- Junte o alho e malagueta.

- Adicione o camarão.
- Tempere com sal e pimenta e mexa durante alguns minutos.
- Junte o rum e continue a mexer 
- Quando estiver practicamente pronto, adicione o sumo de limão e os coentros picados, mexa mais alguns instantes e retire do lume.



07 setembro, 2012

Daiquiri de morango

A melhor maneira de começar o fim de semana...




Ingredientes:
250g gelo
250g morango
10g sumo de limão
80g açúcar
50g rum


Preparação:
- Coloque no copo o gelo e pique 15seg, Vel 4. Retire e reserve.
- Coloque no copo os restantes ingredientes e triture 15seg, Vel 7.
- Adicione o gelo picado e envolva 20seg, Vel 2.
- Sirva.



Fonte - Receita da revista Bimby Momentos de Partilha nº 15 (Julho 2010)