Mostrar mensagens com a etiqueta Bimby. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Bimby. Mostrar todas as mensagens

10 dezembro, 2020

Doce de abóbora e pêra rocha

Uma das coisas que mais gosto de fazer na cozinha nesta época do ano são compotas.
Adoro os vários aromas que se espalham pela cozinha, são uma óptima forma de aproveitarmos o excedente de legumes ou fruta, podem acompanhar bolos ou gelados, tartes ou folhados, carnes grelhadas ou assadas, e claro também são um óptimo presente de Natal!E por falar em Natal... a esta altura já devem ter algumas das prendas tratadas, já começaram a pensar na ementa que vão servir, e Sempre que tenho algum tempo livre gosto de preparar pequenos cabazes de Natal, que são sempre um sucesso! Não tem de ser algo complicado, o importante é ser algo especial e personalizado, como uma compota caseira, sal aromatizados ou mistura de especiarias, bolachas de gengibre, entre outras sugestões.


06 outubro, 2016

Arroz de bacalhau e delícias do mar

Uma das coisas que mais gosto é de um bom arroz de tomate, aquele arroz malandrinho, bem apurado e com um molho guloso! 
Gosto ainda mais de um prato de arroz bem apurado com peixe ou marisco à mistura: arroz de bacalhau, arroz de tamboril, arroz de marisco, arroz de gambas... existem mil e uma receita, provavelmente pela nossa localização geográfica e por termos peixe tão fresco e saboroso somos grandes apreciadores deste tipo de receitas.
A receita de hoje é um delicioso arroz de bacalhau a que se junta no final algumas delícias do mar, mas que pode ser preparado com outro ou vários tipos de peixe diferentes (salmão, tamboril, perca, etc) e enriquecido com amêijoas, mexilhão ou camarão.



07 setembro, 2016

Hambúrguer de salmão com maionese de lima

Uma das coisas que eu mais gosto quando vou a um restaurante é experimentar pratos diferentes e novas combinações de sabores, é excelente forma de sair da zona de conforto e uma fonte de inspiração. 
A Rota dos Hambúrgueres Hellmann's é uma excelente forma dos restaurantes aderentes criarem algo de único e diferente, que delicie e surpreenda, é possível encontrar sabores mais clássicos ou verdadeiramente audaciosos. E se a rota em si já era uma inspiração o jantar que assinalou o encerramento da 2ª edição da Rota dos Hambúrgueres Hellmann's foi um verdadeiro desfile que sabores inesperados.
E porque adoro fazer hambúrgueres caseiros, não podia recusar o desafio da Hellmann's para criar uma receita original! 


28 julho, 2016

Moelas

Gosto imenso de fazer petiscos, principalmente no Verão!
Um dos meus petiscos favoritos são moelas, acho que são um petisco perfeito e bem guloso para receber os amigos e família para uma tarde de petiscos ou um jantar informal.
É uma receita simples em que basta temperar as moelas a gosto, cuja base começa com um refogado e em que o truque (e onde se exige mais paciência) é deixar cozinhar as moelas ao ponto de ficarem bastante tenras e com um molho muito apurado.
Um pratinho de moelas bem tenrinhas, com um molho guloso em que só apetece devorar com pão e uma bebida fresca para acompanhar.


27 julho, 2016

Pastéis de bacalhau

Das coisas que raramente faço cá por casa são fritos... rissóis, croquetes, pastéis de bacalhau, por aí fora, é muito raro fazer este tipo de receitas e sempre que possível tento fazer no forno.
Há quem lhe chame pastel e há quem lhe chame bolinho, há quem diga que a sua receita teve origem em Lisboa e quem defenda que foi no Minho, mas polémicas à parte a verdade é que ninguém resiste a um bom pastelinho de bacalhau.
Dizem que idealmente a quantidade de batata deve ser metade da quantidade de bacalhau, nesta receita eu fiz uma adaptação a essas quantidades, pois assim consigo ter uma versão de pastel de bacalhau que pode ser confeccionada no forno.
E o que combina na perfeição com pastel de bacalhau? Arroz de tomate malandrinho, claro!


21 julho, 2016

Hambúrguer de quinoa e grão-de-bico

Não tenho o hábito de seguir modas ou tendências, mas confesso que depois da primeira experiência fiquei fã de quinoa.
Basta procurar um pouco e é fácil encontrar imensas alternativas aos tradicionais hambúrgueres de carne, como hambúrguer de grão-de-bico ou hambúrguer de salmão, hoje em dia existem receitas para todos os gostos. 
Precisava de terminar o resto de quinoa que tinha na despensa e lembrei-me que talvez fosse interessante usá-la numa receita de hambúrguer... vi várias receitas, a maioria com feijão preto, mas optei por usar grão apenas por ser a minha leguminosa preferida, e porque acho que combina lindamente com especiarias.
Estes hambúrgueres são excelentes não só para os vegetarianos, mas para quem procura uma alternativa mais leve para os dias de Verão. E acompanha muito bem com o refrescante granizado de melancia.



20 julho, 2016

Gelado de banana e manteiga de amendoim

Todos gostamos de gelados, principalmente no Verão.
Já devem ter ouvido falar no nana ice cream, principalmente se seguem blogs de culinária estrangeiros ou gostam de explorar o instagram, e que basicamente é um gelado feito apenas com um ingrediente: banana. 
Não podia ser mais simples, basta escolher algumas bananas maduras, cortar em pedaços e colocar no congelador, depois triturar num robot de cozinha ou liquidificadora e voilá... gelado instantâneo!
Eu não gosto muito de banana, abro algumas excepções como o banana split, waffles ou salada de fruta, mas é uma das frutas preferidas do Bruno e por isso decidi fazer este gelado para ele.
Decidi juntar dois dos ingredientes preferidos dele: banana e manteiga de amendoim. Assim, temos um gelado cremoso e bem guloso, com os sabores da banana e da manteiga de amendoim, se gostarem de uma textura mais crocante podem deixar alguns pedaços de banana ou juntar amendoins picados como topping.



06 julho, 2016

Paté de delícias do mar e caril

Verão significa sol, dias mais longos e por isso, mais tempo livre para aproveitar os dias e petiscar com os amigos.
Gosto imenso de patés, não só por serem óptimos para servir como entrada quando temos visitas com tostas ou legumes, mas também pro serem óptimos como recheio ou para colocar nas sandes da praia.
Um dos meus patés preferidos é o de delícias do mar, provavelmente por influência da minha mãe já que há imensos anos que faz este paté, e por isso já fiz várias versões: com queijo ricotta, uma versão rápida para aproveitar sobras de delícias do mar ou a versão "tradicional" com maionese e ovo.
A receita de hoje não tem ovo, tem por isso um sabor mais leve, e o toque especial graças ao caril... ninguém disse que a simplicidade não tem de ser aborrecida!



29 junho, 2016

Granizado de frutos vermelhos e melancia

Finalmente aí está o Verão!
Os dias mais longos e cheios de sol, as tardes quentes, os petiscos, finais de tarde na esplanada, jantares demorados, os pés na areia... pronto, confesso que já estou a sonhar com as férias que estão mesmo a chegar. Mas enquanto não chegam as férias, nada melhor do que relaxar com uma bebida muito refrescante, para saborear à refeição ou para desfrutar ao final do dia.
Esta é uma versão sem álcool, mas se quiserem podem adicionar um pouco de vinho do porto, rum ou vodka.


26 maio, 2016

Gelado de mirtilo

Os dias podem não ser tão quentes ou solarengos quanto gostaríamos, mas cá em casa somos fãs de gelado e por isso não resisto a experimentar novas receitas para saborearmos.
O mirtilo tem um grande valor nutritivo, rico em diversas vitaminas, sais minerais, potássio, cálcio, fósforo, magnésio, é considerado o rei dos antioxidantes e alguns estudo dizem que ajuda a baixar o colesterol, melhora a visão e ajuda a tratar e prevenir infecções do aparelho digestivo.
Pessoalmente, gosto dos meus gelados cremosos, mas se preferirem podem omitir as natas.
Os gelados são uma óptima forma de aproveitar fruta fresca e é num estalar de dedos que o gelado fica pronto, portanto sempre uma excelente ideia como sobremesa! 






25 maio, 2016

Risotto de cogumelos, espargos e limão

Durante muito tempo não usei espargos na minha cozinha... não era que não gostasse, simplesmente ignorava-os porque os achava algo insípidos, provavelmente porque não os tinha provado numa receita que apreciasse de verdade. A minha opinião em relação aos espargos mudou quando o ano passado tive oportunidade de visitar Mora durante o mês das Migas e provei várias receitas deliciosas, incluindo de espargos.
Desde altura tenho feito várias receitas já que os espargos são muito versáteis, desde salteados com presunto ou bacon, com ovos, em saladas, sopas e ficam verdadeiramente deliciosos no forno com vieiras salteadas.
Infelizmente, os espargos são algo caros e por isso a maior parte das vezes eu aproveito para os comprar quando estão em promoção, depois uso-os frescos ou congelo-os para usar mais tarde. E desta vez, decidi juntá-los aos cogumelos para criar um risotto leve e muito aromático.



19 maio, 2016

Gelado de abacate

Tinha vários abacates cá em casa, à espera de uma receita para serem usados... Bom, já experimentei ovos com abacate, hambúrguer de frango com abacate, mousse de chocolate e abacate, várias receitas de guacamole, por isso desta vez queria experimentar algo diferente. E sem querer, descobri que nas Filipinas fazem gelado de abacate!
Existem várias versões, a mais simples contém apenas leite condensado e abacate, outras receitas têm abacate, leite condensado, natas, leite normal ou de coco e açúcar.
Na minha opinião, o leite condensado já deixa o gelado doce suficiente não sendo necessário adicionar açúcar ou mel, e em combinação com as natas fica bastante cremoso. O resultado é um gelado cremoso, doce q.b com sabor a abacate e muito refrescante!



27 abril, 2016

Risotto Primavera

Sou uma apaixonada pelos sabores italianos e não resisto a um risotto!
O risotto primavera é um risotto de legumes, perfeito como prato principal ou como acompanhamento, é reconfortante e saciante, mas ao mesmo tempo fresco e leve.
Eu optei por usar legumes que tenho sempre à mão em casa, como ervilhas e cenouras, aos quais juntei cogumelos... mas podem usar outros legumes como favas, espargos verdes, tomate, espinafres ou brócolos.



20 abril, 2016

Lasanha de pescada

A pescada é um peixe muito versátil e acessível, mas a verdade é que nem sempre é fácil imaginar receitas novas e diferentes, evitando cair naquela rotina de fazer sempre as mesmas receitas, sempre da mesma maneira...
Tinha alguns legumes que tinha sobrado de outras receitas, depois de vasculhar a despensa encontrei umas folhas de lasanha verde que tinha sobrando da lasanha de bacalhau e achei que seria interessante fazer uma lasanha de pescada!
Uma lasanha não ter de ser unicamente feita com carne, a opção de usar peixe é igualmente deliciosa, mas com um sabor mais leve e delicado.




31 março, 2016

Tarte de maçã rápida

Há tanto tempo que não fazia tarte de maçã!
Adoro tarte de maçã, é algo simples e delicioso, adoro o o aroma que se forma quando combinamos a maçã, o açúcar e a canela, é uma daquelas sobremesas clássicas perfeita para terminar qualquer refeição ou para um lanche e que faz as delícias de todos.
Foi num dia em que me apetecia algo doce para o lanche que me lembrei de fazer uma tarte de maçã, ficou prontinha num instante... e não se preocupem, podem fazer em casa com qualquer variedade de maçã!




28 janeiro, 2016

Esparguete à Bolonhesa

O tão conhecido esparguete à bolonhesa é daquelas receitas que fazem parte do quotidiano de qualquer casa, é uma receita saborosa, práctica e reconfortante. Para além disso, é o tipo de receita em que qualquer pessoa pode mudar os ingredientes ou até usar outro tipo de massa, e por isso cada receita acaba por ser única.
Eu gosto imenso de juntar cenoura e cogumelos à minha bolonhesa, no que toca ao tipo de massa prefiro usar esparguete ou tagliatelle, não podem faltar as ervas aromáticas como oregãos e manjericão, o vinagre balsâmico torna a receita um pouco mais rica e claro, finalizo sempre com parmesão ralado.



21 dezembro, 2015

Leite creme de baunilha

E depois de um arroz doce alternativo, chegou a vez do leite creme!
Eu adoro leite creme, é sem dúvida uma das minhas sobremesas preferidas em qualquer altura do ano e claro que feito usando o robot de cozinha ainda é mais simples.
Este leite creme é ligeiramente diferente por ser uma versão sem lactose, mas acreditem que não é menos delicioso devido a isso, a única diferença é mesmo o facto de não ter lactose e da textura ficar um pouco menos consistente que a do leite creme tradicional.
Optei por usar leite de soja com sabor a baunilha, como este já tem um sabor adocicado reduzi a quantidade de açúcar e juntei duas especiarias que associo a esta época a canela e o anis-estrelado, tornado este leite creme muito mais aromático.




Ingredientes:
1 embalagem Shoyce Baunilha
4 gemas
150g açúcar
40g amido 
Casca de 1 limão, parte amarela
1 pau de canela Margão

1 anis estrelado Margão
Açúcar demerara q.b.




Preparação:
- Coloque no copo todos os ingredientes e programe 12min, Temp 90º, Vel 2 ½.
- Retire a casca de limão, o pau de canela e o anis estrelado.
- Deite rapidamente numa travessa ou taças individuais e deixe arrefecer.
- Na altura de servir, polvilhe com açúcar demerara e queime a superfície com um maçarico.




17 dezembro, 2015

Medalhões de pescada em crosta de broa

Por aqui, continuamos em modo de sugestões natalícias!
Existem sempre imensas formas de transformar um prato simples em algo mais especial e estes medalhões são exemplo disso mesmo, pois com uma simples crosta de broa são uma verdadeira delícia.
O segredo é mesmo usar uma broa de qualidade e juntar-lhe vários ingredientes que vão conferir ainda mais sabor como o alho, azeite e ervas aromáticas, não pode ser mais simples e claro que se quiserem ser tradicionais, basta substituir a pescada por bacalhau.
Aqui, o acompanhamento tem também o devido destaque já que além de umas deliciosas batatinhas, decidi fazer uns espinafres salteados com um toque diferente e garanto-vos que se experimentarem vão adorar... e repetir!




Ingredientes para os medalhões de pescada:
400g medalhões de pescada
200g broa de milho
15g coentros
Raspa de meio limão
3 dentes de alho
Azeite q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.

Ingredientes para os espinafres:
50g amêndoa laminada
Azeite q.b.
3 alhos esmagados
300g folhas de espinafres
Sal q.b.
Pimenta q.b.




Preparação dos medalhões:
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Tempere os medalhões de pescada com sal e pimenta, depois coloque-os num pyrex e reserve.
- No copo da Bimby ou numa picadora, coloque a broa em pedaços, os coentros, a raspa de limão, alho e azeite, programe 15seg, Vel 5.
- Distribua a mistura de broa por cima de cama medalhão e pressione ligeiramente de forma a aderir.
- Leve ao forno durante cerca de 30 minutos.
- Acompanhe com os espinafres salteados com amêndoa e batata cozida ou assada.

Preparação dos espinafres:
- Numa frigideira, sem qualquer tipo de gordura, coloque a amêndoa e mexa até que esta comece a ficar dourada. Retire da frigideira e reserve.
- Na mesma frigideira, coloque o azeite e os alhos esmagados.
- Quando começar a sentir o cheiro do alho e estes começarem a ficar dourados retire-os da frigideira.
- Adicione os espinafres e deixe saltear até que reduzam e cozinhem.
- Tempere com sal e pimenta.
- Quando estiverem prontos, junte a amêndoa e envolva.




16 dezembro, 2015

Arroz doce

Não pode faltar arroz doce no Natal, pois não?!?
Eu adoro o arroz doce da minha mãe, muito rico e cremoso, aquele aroma do limão e canela... Infelizmente, existem cada vez mais intolerante à lactose e ao gluten, felizmente já começa a ser possível encontrar com mais facilidade produtos alternativos e  assim é possível adaptar todo o tipo de receitas.
Este arroz é tão bom quanto o tradicional, sendo que substitui o leite de vaca por leite de soja e não podia deixar de aproveitar a oportunidade para usar mais algumas especiarias que tanto aprecio.
Eu sei que existem intolerantes à soja, nesse caso podem usar outro tipo de leite como arroz ou amêndoa.



Ingredientes:
1 embalagem de leite de soja light Shoyce
150g arroz carolino Bom Sucesso
Casca de 1 limão
2 paus de canela Margão
1 anis estrelado Margão
3 vagens de cardamomo Margão
1 vagem de baunilha Vahiné
1 pitada de sal
150g açúcar
4 gemas de ovo
Canela em pó q.b. (opcional)




Preparação:
- Coloque no copo da Bimby o leite, arroz, as especiarias, a vagem de baunilha, sal e açúcar, programe 35min, Temp 90º, Vel Colher Inversa. Sensivelmente a meio do tempo, retire a tampa e com a espátula envolva e solte o arroz.
- Adicione as gemas, envolva e programe 10min, Temp 90º, Vel 2.
- Divida o arroz doce por taças e deixe arrefecer.
- Decore a gosto com canela em pó.


09 dezembro, 2015

Lasanha verde de bacalhau

Uma das minhas receitas de massas preferidas e que para mim é um um excelente exemplo de comfort food, é sem sombra de dúvida a lasanha!
É um prato que raramente como fora de casa e que ainda assim não preparo tantas vezes quanto isso, não por ser difícil ou demorado, mas pelo facto de sermos só 2 cá em casa e fazer um tabuleiro de lasanha acaba por muita quantidade, depois andamos a comer a mesma coisa vários dias seguidos como se fossemos uma espécie de Garfield.
A minha versão de lasanha preferida continua a ser a tradicional, feita com carne, mas claro que gosto de experimentar versões diferentes e sem dúvida que a versão de hoje preparada com bacalhau, rapidamente se tornou um dos pratos preferidos cá de casa!