16 dezembro, 2025

JNcQUOI Asia

No coração de Lisboa, em plena Avenida da Liberdade, o esqueleto de um imponente dragão pendurado no teto decora a sala de jantar do JNcQUOI Asia.
Este restaurante, que conta com quatro ambientes distintos cada um com uma decoração diferente, cria uma viagem gastronómica pela China, Japão, Tailândia e Índia, e é sem dúvida um espaço com um ambiente elegante e sofisticado.
Na carta, temos especialidades das quatro regiões: desde o sushi à robata, passando pelos dim sum e negitoro, pratos clássicos como pato à pequim, tandoori e pad thai, e terminando com as sobremesas criadas pelo chef como a famosa baba de rinoceronte, tarte de limão e yuzu merengada e sticy rice de manga. 


O espaço é sem dúvida um dos pontos fortes do restaurante, o dragão suspenso proporciona uma sensação de impacto e todos os elementos presentes nas diferentes áreas fluem muito bem entre si; mesmo sendo um espaço elegante e sofisticado, o ambiente é vibrante e mantém alguma descontração. 
Diria que apenas o atendimento fico um pouco aquém, seja pela expectativa criada como também pelo custo médio deste tipo de restaurante e que exige mais atenção ao pormenor. Desde os cocktails chegarem depois das entradas ou não saberem explicar alguns pormenores dos pratos.



Escolhemos partilhar as Chamuças de Frango e as Gyozas de Bacalhau Negro e Camarão.
As chamuças, muito crocantes, com o frango suculento, muito aromático e rico em especiarias; já as gyozas, muito delicadas, com um interior rico e textura suave, quase amanteigada, e o exterior apenas levemente crocante.



E nos pratos principais, as nossas escolhas recaíram no Caril de Frango Tikka Masala e Biryani de Pernil de Borrego. O caril era aromático e vibrante, rico em especiarias, o frango tandoori cozinhado na perfeição e muito suculento, envolvido pelo cremoso molho de caril, ideal para quem procura um prato com um sabor reconfortante e levemente doce; mas o biryani foi uma verdadeira surpresa, o pernil de borrego, tenro e suculento, foi desossado cuidadosamente à mesa e envolvido no arroz de especiarias, uma explosão de sabores e foi a estrela da refeição.



Quanto á carta de bebidas, a destacar a diversidade de vinhos, e nos cocktails a criatividade dos cocktials de autor também reflectindo as influências asiáticas.
Para terminar, a sobremesa Baba de Rinoceronte. Provavelmente a sobremesa mais conhecida do restaurante, trata-se de creme que combina chocolate, caramelo, doce de ovos, bolacha e natas, é uma espécie de doce da casa mas complexo e refinado, perfeito para partilhar.




Sem comentários:

Enviar um comentário