Uma receita de massa simples, mas muito reconfortante, ideal para os dias mais frios.
Ingredientes:
300g de penne
50g azeite
1 cebola
2 dentes de alho
6 fatias de prosciutto (cerca de 150g)
1 c. sopa de alecrim
2 latas de tomate pelado triturado (com 400g cada)
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Queijo parmesão ralado q.b.
Preparação:
- Coloque no copo 1500g de água, sal e um fio de azeite e programe 10min, Temp Varoma, Vel 1.
- Insira a massa pelo bocal e programe o tempo indicado na embalagem, Temp 100º, Vel Colher Inversa.
- Escorra a massa e reserve.
- Coloque o prosciutto no copo e pique progressivamente Vel 5-7-9.
- Junte o azeite, a cebola e o alho, pique 5seg, Vel 5.
- De seguida, refogue 5min, Temp 100º Vel 1.
- Adicione o alecrim, o tomate, tempere com sal e pimenta e programe 10min, Tempo 100º, Vel 1.
- Divida a massa pelos pratos, cubra com o molho e polvilhe com o queijo parmesão ralado.
Dica:
Optei por utilizar alecrim seco, mas se preferir pode utilizar fresco.
31 outubro, 2012
Penne com prosciutto
Etiquetas:
Bimby,
Cozinha Italiana,
Massas,
Presunto,
Refeição low-cost,
Refeição rápida
30 outubro, 2012
Queques de queijo feta e tomate-cereja
Um dia destes, apetecia-me algo salgado para o lanche... Lembrei-me de ter visto uma receita com uns queques numa das muitas revistas que andam aqui por casa e decidi fazer estes.
Simples, rápidos e muito saborosos!
Ingredientes:
2 ovos grandes
200g leite
150g óleo Espiga
270g farinha Branca de Neve, tipo 55
1 c. chá fermento em pó para bolos
150g queijo feta, esfarelado
1 c. sopa salsa picada
Pimenta q.b.
Sal q.b.
200g tomate-cereja, cortado em quartos
Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Coloque no copo os ovos, o leite, o óleo, a farinha e o fermento e misture 10seg, Vel 5.
- Adicione o queijo, a salsa e a pimenta e misture 10seg, Vel 5. Rectifique o sal, adicione o tomate e envolva com a ajuda da espátula. Distribua a massa por formas para queques forradas com formas de papel
- Leve ao forno a 180º cerca de 30 minutos.
Fonte - Receita da revista Bimby Momentos de Partilha nº 20 (Julho 2012)
Simples, rápidos e muito saborosos!
Ingredientes:
2 ovos grandes
200g leite
150g óleo Espiga
270g farinha Branca de Neve, tipo 55
1 c. chá fermento em pó para bolos
150g queijo feta, esfarelado
1 c. sopa salsa picada
Pimenta q.b.
Sal q.b.
200g tomate-cereja, cortado em quartos
Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Coloque no copo os ovos, o leite, o óleo, a farinha e o fermento e misture 10seg, Vel 5.
- Adicione o queijo, a salsa e a pimenta e misture 10seg, Vel 5. Rectifique o sal, adicione o tomate e envolva com a ajuda da espátula. Distribua a massa por formas para queques forradas com formas de papel
- Leve ao forno a 180º cerca de 30 minutos.
Fonte - Receita da revista Bimby Momentos de Partilha nº 20 (Julho 2012)
29 outubro, 2012
Massa de pizza
Há algum tempo que me andava a apetecer comer pizza e num destes fins de semana foi mesmo isso que fiz para o jantar! Ou melhor, fizemos... O marido meteu a mão na massa, ou melhor no rolo da massa :) e que bem que soube umas maravilhosas pizzas caseiras.
Ingredientes:
200 g água
50 g azeite
1 c. chá de sal
400 g farinha
½ saqueta de fermento seco (cerca de 5g)
Preparação:
- No copo coloque a água, o azeite e o sal e programe 1min, Temp 37º, Vel 2.
- Adicione a farinha e o fermento e programe 2min, Vel Espiga.
- Retire e deixe a massa levedar num local morno até dobrar de volume.
- Numa superfície polvilhada com farinha e com a ajuda de um rolo, estenda a massa de modo a que fique fina, coloque os ingredientes escolhidos e leve a forno pré-aquecido a 220º durante cerca de 20 minutos.
Dica:
Antes de começar a fazer a massa de pizza ligo o forno a 50º, quando massa da Bimby fica pronta, desligo o forno, retiro a massa da Bimby e coloco-a numa taça e depois coloco a taça no forno. Desta forma, a massa leveda mais rapidamente (cerca de 30minutos)
Com esta receita de massa de pizza consegui fazer 2 pizzas de tamanho normal (6 fatias cada) e 3 mini-pizzas, mas se preferir pode fazer apenas uma pizza enorme! E estes foram ingredientes que usei para fazer as 2 pizzas, que foram... em breve publico as receitas ;)
Fonte - Receita retirada do livro base
(massa depois de levedar; esticar a massa cm o rolo; e para fazer o círculo colocar um prato por cima e cortar à volta)
Ingredientes:
200 g água
50 g azeite
1 c. chá de sal
400 g farinha
½ saqueta de fermento seco (cerca de 5g)
Preparação:
- No copo coloque a água, o azeite e o sal e programe 1min, Temp 37º, Vel 2.
- Adicione a farinha e o fermento e programe 2min, Vel Espiga.
- Retire e deixe a massa levedar num local morno até dobrar de volume.
- Numa superfície polvilhada com farinha e com a ajuda de um rolo, estenda a massa de modo a que fique fina, coloque os ingredientes escolhidos e leve a forno pré-aquecido a 220º durante cerca de 20 minutos.
Dica:
Antes de começar a fazer a massa de pizza ligo o forno a 50º, quando massa da Bimby fica pronta, desligo o forno, retiro a massa da Bimby e coloco-a numa taça e depois coloco a taça no forno. Desta forma, a massa leveda mais rapidamente (cerca de 30minutos)
Com esta receita de massa de pizza consegui fazer 2 pizzas de tamanho normal (6 fatias cada) e 3 mini-pizzas, mas se preferir pode fazer apenas uma pizza enorme! E estes foram ingredientes que usei para fazer as 2 pizzas, que foram... em breve publico as receitas ;)
Fonte - Receita retirada do livro base
Máquina de esticar/cortar massa
Já andava há algum tempo tentada a comprar uma maquina destas... O tempo foi passado e eu nunca mais me decidia! Cheguei a ver máquinas destas à venda no Lidl e na Casa, mas fiquei com receio que o material não fosse duradouro.
Como uma amiga minha tinha uma máquina destas e falava muito bem da sua qualidade, pedi que me comprasse uma igual a dela... e pronto, finalmente chegou cá a casa uma máquina de esticar e cortar massa.
Segundo dizem, a proporção para fazer massa fresca é de 1 ovo por cada 100g de farinha.
Confesso que andava desejosa de ter esta máquina, mais pelo facto de querer fazer massas recheadas, como os raviolis.
Se tiverem dicas, gostaria muito que as partilhassem :) Em breve, tenho uma receita para testar... desejem-me sorte!
Como uma amiga minha tinha uma máquina destas e falava muito bem da sua qualidade, pedi que me comprasse uma igual a dela... e pronto, finalmente chegou cá a casa uma máquina de esticar e cortar massa.
Segundo dizem, a proporção para fazer massa fresca é de 1 ovo por cada 100g de farinha.
Confesso que andava desejosa de ter esta máquina, mais pelo facto de querer fazer massas recheadas, como os raviolis.
Se tiverem dicas, gostaria muito que as partilhassem :) Em breve, tenho uma receita para testar... desejem-me sorte!
Subscrever:
Mensagens (Atom)








