30 junho, 2015

Passage to India

Provavelmente, uma das melhores refeições que já fiz num restaurante indiano!Eu sou apaixonada por esta gastronomia e quando descobri este restaurante fiquei fascinada com a decoração.
O restaurante já que está muito bem localizado na zona do Saldanha, perto do metro e da zona comercial.
Mal entrei soube que ia que ser uma experiência memorável: 1) a decoração à entrada e 2) mais importante ainda, o cheiro a especiarias que se sentia no ar.

29 junho, 2015

Frittata de legumes

Começamos mais uma semana com uma receita multifacetada: pode ser servida à mesa do pequeno-almoço ou brunch, mas também pode ser um almoço rápido e leve com uma salada a acompanhar.
É uma frittata mais leve do que aquelas que costumo fazer já que está repleta vegetais. Bastou-me juntar courgette que tinha sobrado de outra receita e juntar-lhe outros ingredientes que me pareciam uma boa combinação.
Um pouco de imaginação é tudo quanto precisam: alguns vegetais, tempero a gosto e ervas aromaticas, ovos e um pouco de parmesão para finalizar.
Simples, rápido e saboroso, perfeito para começar a semana.




Ingredientes:
6 ovos
2 c. chá coentros Margão
1 c. sopa azeite
3 chalotas
1 dente de alho
5 pimentos vermelhos de conserva
200g courgette
2 c. sopa parmesão ralado q.b. (opcional)
Sal q.b.
Pimenta q.b




Preparação:
- Bata com ovos, junte coentros e tempere com sal e pimenta. Reserve.
- Pique o alho e as chalotas, corte os pimentos em tiras finas e a courgette em cubos pequenos.
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Numa frigideira, deite o azeite, depois junte o alho, as chalotas, os pimentos e a courgette, deixe saltear durante cerca de 5 minutos.
- Por cima dos legumes, deite os ovos.
Deixe cozinhar a parte de baixo até que o ovo junto à extremidade da frigideira esteja cozinhado e fique dourado. - Retire do lume e por cima polvilhe com o parmesão ralado
- Leve a frigideira ao forno alguns minutos até que fique levemente dourado.
- Acompanhe com salada.




26 junho, 2015

Risotto de bacalhau

Quem já conhece o blog já estará habituado ao facto de eu gostar de experimentar sabores e receitas diferentes, tal como é o caso da receita de hoje.
Na gastronomia portuguesa temos imensas receitas deliciosas com arroz, desde arroz de peixe, arroz de tamboril, arroz de polvo e por aí fora, uma das características dessas receitas é o facto de o arroz ficar malandrinho, bem apurado e delicioso.
Sou uma grande fã desse tipo de receitas mas também adoro um arroz cremoso, daí adorar risotto e gostar tanto de experimentar diferentes ingredientes. Uma das minhas últimas experiências decidi preparar um prato de arroz diferente, muito cremoso, mas ao mesmo tempo dar-lhe um toque tradicional q.b. ao juntar-lhe algo tão habitual nas nossas cozinhas como o bacalhau.
Uma receita diferente que aposto vai surpreender aí por casa!




Ingredientes:
1 embalagem de bacalhau desfiado
15g coentros
1 cebola
2 dentes de alho
200g tomate em pedaços
50g vinho branco
300g arroz para risotto
800g água ou caldo de peixe
50g queijo Amanteigado Lacticínios do Paiva
Sal q.b.
Pimenta q.b.




Preparação:
- Pique os coentros e o queijo 3seg, Vel 9. Retire e reserve.
- Pique a cebola e o alho 5seg, Vel 5, junte o azeite e o tomate, refogue 5min, Temp 100º, Vel 2.
- Junte o vinho branco, a água, o arroz, o bacalhau e tempere com sal e pimenta, programe 8min, Temp 100º, Vel Colher Inversa.
- Solte o arroz e rectifique o tempero, programe 8min, Temp 100º, Vel Colher Inversa.
- Adicione os coentros e queijo reservado, envolva com a espátula.
- Sirva.




Nota:
Pode usar outros legumes, como espinafres, espargos ou cenoura, e se quiser pode juntar camarão.

25 junho, 2015

Crème brulée de chocolate negro e laranja

É um facto que eu não faço sobremesas regularmente, quem visita o blog regularmente já estará habituado... acho que acabo por me "dedicar" mais aos pratos principais, entradas e petiscos, depois acabo por me "esquecer" dessa parte tão interessante da refeição. Mas por outro lado, e precisamente porque faço sobremesas tão poucas vezes, então quando decido preparar uma tento sempre fazer algo diferente, que não tenha feito antes e que seja algo verdadeiramente tentador e guloso.
Uma das minhas sobremesas preferidas é o crème brulée!
Essa sobremesa francesa tão requintada, já tinha feito algumas experiências com chocolate branco e com alfazema... desta vez quis combinar sabores diferentes e lembrei-me então da combinação clássica de laranja e chocolate.
Visualmente este crème brulée é diferente já que devido ao uso do chocolate negro aquela crosta tão característica desta sobremesa não é tão visível, mas acreditem que depois da primeira colherada não vão conseguir parar! 




Ingredientes:
500ml natas
1 vagem de baunilha

Raspa de 1 laranja
150g chocolate de culinária 70% cacau Pantagruel, em pedaços

60g açúcar amarelo
1 pitada de sal
5 gemas de ovo
Açúcar demerara q.b. para queimar





Preparação:
- Prepare a vagem de baunilha, usando uma faca corte-a ao meio, raspe as sementes e coloque no copo as sementes e a vagem.
- Adicione a raspa de laranja e as natas e programe 5min, Temp 90º, Vel 3.

Junte o açúcar e programe 3min, Temp 90º, Vel 3.
- Adicione o chocolate em pedaços e a pitada de sal, envolva e deixe derreter.
- Deixe arrefecer durante alguns minutos até que a marque a temperatura de 50º.
- Pré-aqueça o forno a 150º.
- Programe 1min, Vel 2 e através do bocal da tampa, deite as gemas em fio.
- Retire a vagem de baunilha e divida o creme por ramequins.
- Leve as taças ao forno, em banho maria, durante cerca de 20 a 30 minutos.
- Retire e deixe arrefecer.
- Polvilhe com o açúcar demerara e queime com um maçarico.
- Decore a gosto e sirva.