29 junho, 2012

Planear as ementas

É assunto sobre o qual nunca aqui falei, mas como tenho recebido algumas mensagens a questionar se e como é que planeio as refeições, se faço uma ementa semanal, dicas de poupança, etc achei que seria útil fazer um post sobre isso.

Começando pelo inicio: antes de ter Bimby, eu basicamente não planeava ementas, ou seja, decidia no próprio dia ou no dia anterior o que iria fazer consoante o que tinha na despensa; com a chegada da Bimby e todo aquele entusiasmo de querer testar a maquineta, experimentar receitas etc, comecei a fazer ementas semanais... Agora, mais de 3 anos passados de ter a Bimby, há mais de 1 ano que faço ementas mensais. 
E porque?!  Em primeiro lugar, porque sou uma pessoa organizada e acho que ter as coisas organizadas me faz poupar tempo; depois, porque me permite planear com antecedência uma maior variedade de receitas; por último, porque ao seleccionar as receitas e anotar os ingredientes que necessito poupo nas idas ao supermercado: faço as compras do mês através da net (isso fica para outro post) e ao longo do mês compro apenas os legumes, fruta ou algo que seja necessário repor.

Agora, tenham em conta que as ementas devem ser adaptadas ao vosso estilo de vida, horários, se têm filhos (quantos filhos e respectivas idades), se existem alimentos que não consomem ou existe algum tipo de intolerância alimentar e claro, o vosso gosto pessoal.
Por exemplo, cá em casa somos 2: eu e o Bruno. O meu marido tem um horário em que começa a trabalhar no período da tarde e termina já de madrugada, então leva jantar para trabalho e geralmente come novamente quando regressa casa, o que faz com que ele à hora em que a maioria das pessoas almoça não tenha tanto apetite e opte por comer pão, iogurtes, cereais, compotas, fruta, etc.

Infelizmente, não tenho nenhuma tabela bonitinha em que coloco as ementas para vos mostrar, vou anotando num caderno e quando esta fica definida é colocada na porta do frigorífico.
Portanto, deixo-vos uma das minhas ementas e mais abaixo as respectivas observações.

Deixo-vos como exemplo a ementa do mês de Maio:

Semana 1
2ª - Sopa
3ª - Linguine preto com atum e molho de laranja
4ª - Pescada ao vapor
5ª - Frango Korma rápido
Sábado - Canelones de bacalhau à Algarvia

Semana 2
2ª - Sopa
3ª - Esparguete com alho
4ª - Perca em papelotes
5ª - Frango Dragão
6ª - Mozzarella in Carrozza
Sábado - Tagliatelle com abóbora e espinafre em molho de soja

Semana 3
2ª - Sopa
3ª - Linguine al limone
4ª - Costeletas grelhadas
5ª - Pescada ao vapor
Sábado - Frango alaranjado

Semana 4
2ª - Sopa
3ª - Tortellonis com molho de tomate
4ª - Salmão ao vapor
5ª - Frango ao vapor com manteiga picante de coentros
Sábado - Filetes recheados com cogumelos e molho de maçã

Semana 5
2ª - Sopa
3ª - Esparguete com caranguejo
4ª - Lombinhos de pescada com molho de tomate
5ª - Quiche de fiambre, milho e cogumelos
Sábado - Bifinhos chineses










Observações:
- Como podem constatar todas as 2as feiras é dia de sopa, eventualmente posso fazer mais alguma coisa como uma omelete, quiche, tosta mista, etc.
- Um dos hábitos que "apanhei" com a minha mãe foi de fazer sempre comida a mais, ou seja, além de haver quantidade suficiente para a refeição e para que o meu marido possa levar a refeição para o trabalho, dependendo da receita posso não ter de cozinhar no dia seguinte.
- Pode eventualmente repetir-se o mesmo prato no dia seguinte ou saltar 2 dias, congelar ou fazer uma receita de aproveitamentos, fica ao vosso critério.
- Ainda que as refeições estejam todas planeadas, tendo os ingredientes à disposição ou facilmente acessíveis, é fácil trocar os dias, as semanas, etc por isso mesmo sendo uma ementa mensal, existe flexibilidade.
- Aos fins de semana, temos geralmente sempre o jantar de Sábado programado... Quanto ao resto, preferimos improvisar! Seja um pequeno-almoço mais tardio com umas panquecas e bacon, um almoço à base de petiscos, etc.

Acompanhamentos:
- Quando faço peixe ao vapor, regra geral, acompanho sempre com vegetais feitos ao vapor.
- Carne é habitualmente acompanhada por arroz branco, batatas ou puré, por vezes algum tipo de massa.
- Outros pratos, como os canelones, lasanha e outros prefiro acompanhar com salada.

Doces e sobremesas:
- Na ementa, não constam doces; simplesmente porque não defino dias concretos para os fazer.
- Por exemplo, no fim de semana vou ter convidados ou apetece-me uma sobremesa posso fazê-la no dia anterior.

Iogurtes:
- À semelhança das sobremesas não têm dias definidos para ser feitos.

Escolher as receitas:
- Hoje em dia, através da internet tem-se acesso a milhares de receitas, desde os foruns aos blogs, encontra-se de tudo um pouco.
- Existem livros e revistas de culinária, bem como programas na tv. Já para não falar de todas aquelas receitas da mãe, da avó, da tia ou da nossa própria imaginação.
- Portanto, analise o que tem o que tem à sua disposição, que receitas lhe apetece repetir ou experimentar pela 1ª vez, os ingredientes que precisa, tempo de confecção, etc e adapte ás suas necessidades.

28 junho, 2012

Risotto com cogumelos

Um risotto super simples e numa versão mais leve do que as anteriormente publicadas, mas ainda assim delicioso.

Uma observação: só conheço 2 marcas de arroz para risotto (Caçarola e marca Pingo Doce) e já experimentei ambas, posso dizer-vos que o resultado final em qualquer dos casos é bastante bom, mas diferente e por isso, aconselho-vos a experimentar para verem qual preferem.




Ingredientes:
50g cogumelos secos
2 ramos de salsa
1 cebola
30g azeite
250g cogumelos frescos, laminados
350g arroz para risotto
100g vinho branco
900g água
1 caldo de legumes
Sal q.b.
20g manteiga
40g queijo parmesão ralado


Preparação:
- Coloque os cogumelos secos numa taça com água, cerca de 30 minutos. Reserve.
- Coloque no copo a salsa, a cebola, o azeite e pique 5seg, Vel 5.
- De seguida, deite os cogumelos demolhados e escorridos, os cogumelos frescos e refogue 5min, Temp Varoma, Vel 1.
- Junte o arroz, o vinho e programe 3min, Temp 100º, Vel 1 Colher Inversa.
- Adicione a água, o caldo, o sal e programe 13-15min, Temp 100º, Vel 1 Colher Inversa.
- Retire para uma travessa de servir e envolva com a manteiga e o parmesão ralado.
- Sirva de imediato.



Dica:
Devido às embalagens que normalmente estão disponíveis no supermercado costumo utilizar 300g de cogumelos frescos laminados e 30g de cogumelos secos shitake.


 Fonte - Receita retirada do Mundo de Receitas Bimby

27 junho, 2012

Iogurte de chá verde e baunilha

Os iogurtes cá em casa desaparecem num instante, cortesia do meu querido Bruno ;)
Descobri esta receita no blog No Soup For You e ainda que já exista há algum tempo, só recentemente a fiz cá em casa.
É uma combinação interessante, em que predomina o sabor a baunilha.


Ingredientes:
1lt leite
3 saquetas de chá verde e baunilha
1 iogurte natural
80g açúcar
1 c. sopa leite em pó


Preparação:
- Coloque o leite no copo e programe 5min, Temp 90º, Vel 1.
- Coloque as saquetas de chá e deixe em infusão durante 10minutos. Retire as saquetas e espere que o leite arrefeça até à temperatura de 50 graus.
- Junte o leite em pó e o açúcar e programe 3min, Temp 50º, Vel 4.
- Junte o iogurte e programe 15seg, Vel 4.
Coloque nos copos da iogurteira e deixe cerca de 12h. 



Dica:
Este chá encontra-se à venda no Lidl
Pode aumentar a quantidade de açúcar



Fonte - Receita do blog No Soup For You

26 junho, 2012

Esparguete com caranguejo

Mais uma massinha amiga do Verão ;)
Deliciosa e muito rápida, para aproveitar o bom tempo ao máximo!




Ingredientes:
Esparguete
1 embalagem de surimi ralado, com sabor a caranguejo
1 malagueta vermelha de tamanho médio, picada, sem sementes e fresca
2 dentes de alho
Azeite q.b.
Sal q.b. 



Preparação:
- Coloque no copo 1500g de água, sal e um fio de azeite e programe 10min, Temp Varoma, Vel 1
- Insira a massa pelo bocal e programe o tempo indicado na embalagem, Temp 100º, Vel Colher Inversa. Escorra a massa e reserve.
- Descasque os alhos, corte a malaguetas ao meio e retire as sementes. Coloque no Super Chef todos os ingredientes, puxe algumas vezes para picar e misturar todos os ingredientes.
- Aqueça o azeite numa frigideira grande e frite as malaguetas e o alho.
- Adicione o surimi e mexa alguns minutos.
- Junte o esparguete reservado e envolva todos os ingredientes.


Nota:
O surimi ralado com sabor a caranguejo encontrei à venda no Jumbo