07 novembro, 2014

Sugestão para o fim de semana #13

É verdade que com este tempo frio e chuvoso pode não apetecer sair muito de casa...
Mas se por acaso estiverem a pensar em fazer algo diferente durante o fim de semana, aqui ficam algumas deliciosas sugestões.



A Restaurant Week está de volta ao Porto, termina a sua edição já este Domingo!
Mas se quiser aproveitar este evento e ajudar uma causa, ainda está a tempo, basta consultar os restaurantes disponíveis e seguir os passos para efectuar a reserva.
Mais informações aqui.


Nove restaurantes de Vila Nova da Barquinha participam este ano em mais uma edição da mostra gastronómica À Mesa com Azeite, iniciativa que promete dar a provar mil e uma iguarias regadas com este condimento. Durante mais de um mês a beira Tejo vai ter um tempero especial.
Vila Nova da Barquinha, povoação ribeirinha com larga tradição no setor de azeite – em tempos chegou a ter cerca de 20 lagares – volta a receber mais uma edição (a 14ª consecutiva) da mostra gastronómica À Mesa com Azeite. De 8 de Novembro a 14 de Dezembro este produto será rei e senhor num evento organizado pela câmara municipal que tem como objectivo divulgar a importância da olivicultura para a região.
Mais informações aqui.


Ao longo de nove dias, os vinhos do Alentejo estão em destaque na Festa da Vinha e do Vinho. Promove-se a degustação e venda de inúmeras marcas de vinho, os equipamentos e serviços vitivinícolas, a gastronomia e a doçaria, para além dos enchidos, azeite e queijos da região. Espectáculos musicais, artesanato, teatro e dança são outras das actividades que dinamizam o evento.
Entrada livre, mais informações aqui


Durante todo o mês de Novembro, a abóbora marca presença em Ferreira do Zêzere. Na sua quarta edição, o festival recorda sabores esquecidos da cozinha tradicional desta região, agora reinventados pelos restaurantes locais. Há lugar para saborear pratos típicos, variados petiscos e doçaria regional nos diversos estabelecimentos aderentes.
Mais informações aqui.

06 novembro, 2014

Crepes de brie e presunto

Hoje trago uma daquelas receitas que não é propriamente saudável, mas de vez em quando sabe só bem!
Lembro que há alguns anos havia uma cadeia de restaurantes nos centros comerciais que só fazia crepes, doces e salgados, e eu adorava ir experimentando diferentes sabores... entretanto, já se passaram uns anos, não sei se a cadeia ainda existe nalgum lado.
Não é habitual fazer waffles ou panquecas cá em casa, então crepes muito menos, mas quando vi esta receita não resisti!
Tinha uns crepes simples no congelador, que as vezes uso para os gelados, decidi poupar tempo e usar para está receita.
Ficam absolutamente deliciosos! Uma excelente opção com entrada ou acompanhado por salada seria um prato principal.





Ingredientes:
6 crepes
150g queijo brie
150g presunto
1 pacote de natas
Queijo mozzarella ralado q.b.
Tomilho q.b.


Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Em cada crepe, coloque uma fatia de presunto e outra de brie, depois enrole.
- Repita os mesmos passos para os restantes crepes.
- Disponha-os num pyrex.
- Por cima, deite as natas, o queijo ralado, e o tomilho e leve ao forno durante cerca de 10 minutos ou até estarem dourados.




Fonte - Receita adaptada da revista Teleculinária Semanal nº 1849

05 novembro, 2014

L'Éclair

O post de hoje, ao contrário do habitual, não é sobre um restaurante... mas acho que os mais gulosos vão adorar! Com imensa curiosidade, gula e grandes expectativas, finalmente consegui ir provar os famosos eclairs.



04 novembro, 2014

Atum à Brás com tomate seco

De há uns tempos para cá, caso alguém ainda não tivesse reparado, que todos os meses faço uma versão de qualquer coisa à brás.
Vamos aos factos: tudo o que é feito à brás fica bom, é práctico e muito rápido sendo excelente até para os dias da semana mais preenchidos e é sempre uma receita económica.
Ainda que não me considere conservadora, eu adoro usar a tradicional batata palha na preparação, mas se quiserem uma opção mais leve e saudável podem substituir a batata por alguns legumes ralados ou picados (cenoura, courgette, alho-francês, couve e por aí fora).
Fica a promessa de um dia destes experimentar uma versão assim... só não prometo quando!





Ingredientes:
250g de atum, escorrido e desfiado
1 cebola
2 dentes de alho
30g azeite
50g tomate seco em óleo com cebola Ponti
80g azeitonas às rodelas
250g batata palha
Segredos Alho e Salsa Margão q.b.
3 ovos
Sal q.b.
Pimenta q.b



Preparação:
- Bata os ovos e tempere com segredos alho e salsa. Reserve.
- Num tacho, refogue a cebola, os alhos e o tomate seco.
- Junte o atum, as azeitonas e a batata palha, envolva.
- Adicione os ovos batidos e mexa bem até que esteja tudo bem envolvido. Rectifique os temperos.
- Sirva com salada.