06 janeiro, 2015

Santa Clara dos Cogumelos

Tenho imensas reviews de restaurantes para publicar, algumas delas já desde o Verão, e normalmente tento fazê-lo por ordem cronológica,  mas esta passagem de ano foi tão especial, que não resist a vir partilhar convosco.

A intenção de regressar a este restaurante concretizou-se para aquele que foi o último jantar do ano... e que jantar!
Um menu muito bem recheado pelo simpático valor de 30€ por pessoa (bebidas pagas à parte) era apelativo e os pratos ainda mais, mantendo sempre a temática dos cogumelos. O restaurante encheu, maioritariamente haviam casais e alguns pequenos grupos, música ambiente agradável, o espaço é acolhedor e intimista, as expectativas eram muitas.
O atendimento sempre muito simpático, informal q.b, organizado e atencioso.


Bolo de chocolate com Milka

Um dos miminhos que estava no bonito cesto que a Royal teve a gentileza de me enviar pelo Natal era um preparado para fazer um bolo de chocolate com milka.
Como já tive oportunidade de referir, considero-me relativamente céptica em relação a preparados para bolos e afins... no entanto, e felizmente, tenho de reconhecer que os preparados actualmente à venda têm muito mais qualidade do que aquilo que esperava e que o resultado final pode ser bastante agradável. Ora, um preparado para bolo de chocolate (só por si motivo suficiente para experimentar), que tem chocolate milka (adoro!!!) e promete ser rápido e delicioso?! 
Dentro da caixa vem incluída uma forma pequena redonda, mas preferi usar uma forma pequena quadrada e por calcular que o resultado seria um bolo pequeno decidi colocar mais um ovo do que o indicado nas instruções. Depois é só colocar no forno, espalhar a cobertura e desfrutar de um lanche delicioso e sem esforço!



Ingredientes:
3 ovos
60g manteiga ou margarina


Preparação:
- Pré-aquecer o forno a 150º.
- Deite o conteúdo da saqueta numa taça, junte depois os ovos e a manteiga.
- Bata a mistura, durante cerca de 2 minutos até obter uma mistura homogénea e depois verta para a forma.
- Leve ao forno cerca de 20 a 25 minutos.
- Retire do forno e deixe arrefecer, depois desenforme.
- Para a cobertura, coloque as pepitas num recipiente próprio para microondas e aqueça durante 1 minuto, retire e mexa até que se derretam por completo. Se necessário, colocar no microondas por mais 30 segundos.
- Cubra o bolo com a cobertura.


05 janeiro, 2015

Creme de abóbora e cominhos com presunto

De regresso à normalidade, espero que tenham tido um excelente Natal junto da vossa família e uma fantástica passagem de ano!
Nada melhor do que uma sopa deliciosa e nutritiva, depois de um longo dia ou de uma semana que se avizinha atarefada.
E sejamos realistas, com o frio que tem estado é um dos alimentos mais reconfortantes.
Confesso que a combinação de abóbora com cenoura não é das minhas preferidas, talvez por achar o sabor demasiado doce, mas no caso desta sopa que tem cominhos e presunto a contrastar com o sabor dos legumes fica muito saborosa.




Ingredientes:
1kg de abóbora
1 cebola grande
50g azeite
300g cenoura
1 c. chá de cominhos em pó
1lt água
1 caldo vegetal
50g presunto
Sal q.b.
Pimenta q.b.


Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Corte a abóbora em cubos grandes, tempere com sal e pimenta, coloque num tabuleiro de forno e leve a assar durante cerca de 20 minutos.
- Corte a cebola e a cenoura em pedaços. Reserve.
- Num tacho, deite um pouco de azeite e refogue a cebola.
- Junte a cenoura e continue a refogar.
- Retire a abóbora do forno e junte-a a ao tacho, adicione a água, o caldo e os cominhos.
- Deixe cozer em lume brando durante cerca de 15 minutos.
- Triture usando uma varinha mágica e junte um pouco mais de azeite, rectifique o tempero.
- Sirva com o presunto por cima.




Fonte - Receita adaptada Receitas Lusitana nº 47 (Setembro 2014)

23 dezembro, 2014

Um Feliz Natal

Boas Festas e até já!