Não é que tenha nada contra a tradicional Bolonhesa, mas o meu querido é um pouquinho esquisito com a carne picada que habitualmente se usa para este tipo de receitas. E, como é normal numa relação, existem hábitos que se vão entranhando de parte a parte, assim sendo hoje em dia a preferência recai quase sempre nas carnes brancas.
Assim surge esta receita: uma versão mais "leve" do que o habitual.
Ingredientes:
4 peitos de frango (semicongelados)
1 cebola
1 cenoura
2 dentes de alho
1 lata de cogumelos
1 lata de tomate pelado triturado c/ ervas
50g azeite
20g vinho branco
1 c. chá de mostarda Dijon c/ grão
1 c. chá de tomilho
Pimenta preta q.b.
Sal q.b.
Preparação:
- Arranje e corte os peitos de frango em pedaços, introduza parte dos pedaços no copo e pique alguns segundos na Vel 9. Repita quantas vezes forem necessárias até picar toda a carne. Reserve.
- Coloque no copo a cebola, os alhos, a cenoura, os cogumelos e programe 5seg, Vel 5.
- Junte o azeite e refogue 5min, Temp 100º, Vel 1.
- Coloque a borboleta e junte a carne picada, programe 7min, Temp 100º Vel Colher. Durante a cozedura, mexa com a espátula ou com um garfo para soltar a carne.
- Adicione o vinho, o tomate triturado, a mostarda, o tomilho, sal e pimenta e programe 10min, Temp 100º, Vel Colher. Caso pretenda menos molho, nós últimos minutos passe para Temp Varoma e se neccessário, programe mais alguns minutos.
- Durante este tempo, coloque o esparguete (utilizei esparguete para a quantidade de 4 pessoas) no MicroMassas, a água correspondente, um pouco de sal e um fio de azeite.
- Coloque no microondas e programe 14min, a 800 watts.
- Em alternativa, pode confeccionar o esparguete na Bimby. Coloque no copo 1500g água, uma pitada de sal e um fio de azeite e programe 10min, Temp Varoma, Vel 1, depois insira a massa pelo bocal e programe o tempo indicado na embalagem, Temp 100º, Vel Colher Inversa.
- Quando estiver pronto, escorra o esparguete, disponha-o no prato e coloque a bolonhesa por cima.
- Se desejar, polvilhe com queijo ralado.
Nota:
A carne, quando picada na bimby, deve estar semi-congelada de forma a conseguir-se um resultado melhor. Se preferir, pode cozer os peitos de frango ao vapor (nesse caso ignore o passo da receita que consiste em cozer a carne durante 7min), para isso deve colocar no copo o peito de frango, água, um fio de azeite e uma pitada de sal e programe 15min, Temp 100º, Vel Colher Inversa e de seguida escorra a água e desfie o peito de frango 20seg, Vel 4 Colher Inversa
Mostrar mensagens com a etiqueta Bolonhesa. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Bolonhesa. Mostrar todas as mensagens
11 abril, 2012
Bolonhesa de frango
Etiquetas:
Bimby,
Bolonhesa,
Carne picada,
Ervas aromáticas,
Frango,
Massas,
MicroMassas
25 novembro, 2011
Bolonhesa de Soja
Quando eu e o meu marido viemos viver juntos, reparei que ele consumia muito menos carne do que eu.
Vai daí, eu reduzi o meu consumo de carnes vermelhas e passei a consumir quase em exclusivo carnes brancas, pelo meio passei a fazer algumas receitas vegetarinas utilizando soja, tofu, etc.
Hoje em dia, o meu marido já come mais carne (felizmente para mim...), mas mantemos o hábito de fazer receitas que não contenham carne.
50g azeite
1 cenoura, cortada às rodelas
150 polpa de tomate
50g granulado soja
30 g vinho branco
Sal q.b.
Oregãos q.b.
200g esparguete ou outra massa a gosto
Preparação:
- Pese a soja e deixe de molho, numa taça com água, cerca de 30min a 1hora.
- Coloque no copo a cebola, o alho e a cenoura e pique 10seg, Vel 5.
- Junte o azeite e refogue 8min, Tempo Varoma, Vel 1.
- Adicione a polpa de tomate, a soja, os oregãos e o sal e programe 1min, Temp 100º, Vel Colher Inversa.
- Coloque o vinho e programe 10min, Temp 100º, Vel Colher Inversa.
- Retire e reserve.
- Sem lavar o copo, coloque no copo a água, um fio de azeite, o sal e programe 10min, Temp Varoma, Vel 1.
- Com a Bimby parada, deite o esparguete pelo bocal da tampa e programe o tempo indicado na embalagem, Temp 100º, Vel Colher Inversa.
- Escorra e envolva com o preparado. Se desejar, envolva com queijo ralado (parmesão, mozzarella ou outro)
Nota:
Para cozer a massa na Bimby, deve sempre ter em atenção os tempos de cozedura indicados na embalagem e adaptar quando necessário.
Vai daí, eu reduzi o meu consumo de carnes vermelhas e passei a consumir quase em exclusivo carnes brancas, pelo meio passei a fazer algumas receitas vegetarinas utilizando soja, tofu, etc.
Hoje em dia, o meu marido já come mais carne (felizmente para mim...), mas mantemos o hábito de fazer receitas que não contenham carne.
Ingredientes:
1 cebola
1 dente alho50g azeite
1 cenoura, cortada às rodelas
150 polpa de tomate
50g granulado soja
30 g vinho branco
Sal q.b.
Oregãos q.b.
200g esparguete ou outra massa a gosto
Preparação:
- Pese a soja e deixe de molho, numa taça com água, cerca de 30min a 1hora.
- Coloque no copo a cebola, o alho e a cenoura e pique 10seg, Vel 5.
- Junte o azeite e refogue 8min, Tempo Varoma, Vel 1.
- Adicione a polpa de tomate, a soja, os oregãos e o sal e programe 1min, Temp 100º, Vel Colher Inversa.
- Coloque o vinho e programe 10min, Temp 100º, Vel Colher Inversa.
- Retire e reserve.
- Sem lavar o copo, coloque no copo a água, um fio de azeite, o sal e programe 10min, Temp Varoma, Vel 1.
- Com a Bimby parada, deite o esparguete pelo bocal da tampa e programe o tempo indicado na embalagem, Temp 100º, Vel Colher Inversa.
- Escorra e envolva com o preparado. Se desejar, envolva com queijo ralado (parmesão, mozzarella ou outro)
Nota:
Para cozer a massa na Bimby, deve sempre ter em atenção os tempos de cozedura indicados na embalagem e adaptar quando necessário.
Etiquetas:
Bimby,
Bolonhesa,
Cozinha Vegetariana,
Massas,
Refeição low-cost,
Soja
Subscrever:
Mensagens (Atom)





