Como vos mostrei ontem, recebi uns produtos maravilhosos da It-tea.
O desafio foi lançado: imaginar e publicar uma receita onde estivesse presente o chá e, fosse ao mesmo tempo, a sobremesa ideal para o Dia dos Namorados, que se aproxima. Desafio aceite!
Idealizei uma sobremesa que fosse rápida e simples, logo possa ser confeccionada por qualquer pessoa mesmo que tenha menos práctica na cozinha ou a fazer sobremesas, como por exemplo os namorados ou os maridos. Mas ao mesmo tempo queria que fosse relacionada com o dia em causa, e para mim nada me me diz mais que os frutos silvestres e claro, que o chá estivesse em destaque. Nesta receita, o chá ver de de cereja japonesa que usei potencia o aroma e sabor dos frutos silvestres, mas não é ofuscado por eles.
O que acham?
Ingredientes para a massa:
220g farinha tipo 65
90g manteiga sem sal
30g açúcar
1 ovo
Ingredientes para o recheio:
125g framboesas
125g mirtilos
Sumo de meio limão
30g açúcar moreno Sores
1 c. chá de chá verde cereja japonesa
1 c. sopa amido milho Espiga
1 gema de ovo para pincelar
Preparação da massa:
- Pré-aqueça o forno a 200º.
- Coloque todos os ingredientes no copo e programe 15seg, Vel 6.
- Em alternativa à Bimby, pode usar outro robot de cozinha ou fazer manualmente: incorpore a farinha e o açúcar, depois a manteiga e o ovo, misture até obter uma massa com aspecto de migalhas.
- Retire, molde uma bola e estenda com a ajuda de um rolo da massa até obter um círculo, com uma espessura entre 3mm a 5mm.
Preparação do recheio:
- Numa taça, misture todos os ingredientes e envolva.
- Coloque a fruta no centro da massa, deixando um rebordo de cerca de 5cm.
- Dobre a massa sobre a fruta, sem a cobrir totalmente, de forma a que se veja a fruta no centro.
- Pincele a massa com a gema de ovo e leve ao forno durante cerca de 20 minutos a 25 minutos.
Nota:
Se quiser ter ainda menos trabalho, compre uma base de massa quebrada fresca ou massa folhada fresca no supermercado.
Dica:
Acompanhe com gelado ou chantilly.



