10 novembro, 2015

Adega das gravatas

Existem aqueles restaurantes dos quais ouvimos falar várias vezes e que temos imensa vontade de conhecer, mas que por um ou outro motivo acabamos por demorar a ir conhecer, e foi exactamente esse o caso: há vários meses que ouvia dizer maravilhas da Adega das Gravatas e depois de ter ficado a conhecer só posso dizer que fazem jus à fama que têm.
Foi um óptimo, com comida típica muito saborosa, excelente relação qualidade/preço, não é de todo recomendável se o que pretendem é um jantar calmo e romântico. E deixo um conselho: vão cedo ou façam reserva, senão preparem-se para esperar!



09 novembro, 2015

Sopa de ervilhas com chouriço crocante

Quanto o tempo começa a arrefecer tenho o hábito de fazer pelo menos uma receita de sopa por semana, além de ser reconfortante é óptimo para complementar a refeição.
Gosto imenso de ervilhas, uma das minhas sopas preferidas é um creme de ervilhas com caril, pensei em fazer sopa de ervilhas mas achei que tinha de ter algo mais para dar um toque especial e tornar a sopa menos aborrecida.
Vai daí, depois de dar uma espreitadela pelos livros de culinária encontrei uma sopa de ervilhas que tinha como topping chouriço crocante, achei que era uma excelente ideia e realmente não me enganei já que a sopa fica ainda mais saborosa. 




Ingredientes:
400g ervilhas
1 cebola
2 dentes de alho
1 caldo de legumes
600ml água
1 chouriço



Preparação:
- Retire  a pele ao chouriço e pique no copo da Bimby alguns segundos, Vel 7 depois retire e reserve
- No copo da Bimby, coloque todos os ingredientes, excepeto o chouriço e programe programe 20min, Temp 100º Vel 1.
- Triture 1 min e vá progressivamente até à Vel 7.
- Numa frigideira anti-aderente e sem gordura, coloque o chouriço picado e cozinhe durante alguns minutos até que fique crocante. Retire da frigideira e coloque em papel de cozinha.
- Sirva a sopa com o chouriço.




Fonte - Receita adaptada do livro "Receitas para todos os dias".

06 novembro, 2015

Peito de frango com pesto, tomate e mozzarella

Para terminar a semana, uma receita à prova de erros!
Não foi à muito tempo que estava no facebook quando de repente me apareceu um vídeo da página Buzzfeed com uma receita de frango com apenas 4 ingredientes: peitos de frango, molho pesto, tomate e queijo ralado. E depois, basta colocar os ingredientes por camadas, levar ao forno e já está... tão simples quanto isso!
Uma receita muito rápida, a carne fica cozinhada mas suculenta, muito saborosa e quase sem sujar nada pela cozinha, é excelente para aqueles dias em que temos pouco tempo, acontece um imprevisto ou simplesmente estamos sem imaginação e acaba por funcionar como uma refeição de emergência por ser tão simples de preparar.




Ingredientes:
Peito de frango
Molho Pesto Ponti
Tomate em rodelas
Queijo mozzarella ralado
Oregãos
Manjericão
Sal
Pimenta




Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Num pyrex, coloque os peitos de frango e tempere com sal e pimenta.
- Utilizando a mandolina, corte finas rodelas de tomate.
-  Por cima, espalhe o molho pesto, depois coloque as rodelas de tomate, distribua o queijo ralado e polvilhe com oregãos e manjericão.
-Leve ao forno durante cerca de 20 a 30 minutos.
- Acompanhe com arroz branco ou esparguete simples.



05 novembro, 2015

Feijoada preta de tamboril

Gosto muito de feijoada, mas são poucas as vezes que faço a receita tradicional em casa e, acabo por fazer outras versões desta receita. Gosto imenso de feijoada de choco, feijoada de pota ou feijoada do mar, e também já provei feijoada de sames de bacalhau num restaurante e fiquei deliciada.
Já não fazia nenhum tipo de feijoada há algum tempo, por isso quando vi esta receita numa das revistas de Teleculinária decidi que tinha de experimentar, afinal era tão simples e parecia tão saborosa!
O peixe escolhido foi o tamboril, mas acredito que deve ficar igualmente saboroso com outro tipo de peixe, e ao contrário da maioria das feijoadas esta é preparada com feijão preto, o que acaba por ser uma combinação muito interessante e é uma receita muito simples.
É uma receita ideal para os dias que pedem uma refeição reconfortante sem ser pesada ou para quando temos convidados para o almoço.