Mostrar mensagens com a etiqueta Bolacha. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Bolacha. Mostrar todas as mensagens

03 março, 2016

Red velvet cookies

31... é verdade, hoje faço 31 anos! E o que seria um aniversário sem algo doce?!
É um bocadinho estranho pensar que tenho 30 anos, aliás só me dou conta disso quando oiço notícias como " O Oceanário celebrou 18 anos de existência...." e recordo como se fosse ontem ser adolescente quando fiz a minha primeira visita.
Este ano o meu aniversário vai ser um pouco diferente... tal como temia, a minha avó acabou por falecer em Janeiro e este vai ser o meu primeiro aniversário sem ela. Embora tenha os meus momentos de tristeza, acima de tudo tenho muitas, mas mesmo muitas saudades... mas recordo com alegria os momentos que tivemos e o sorriso sempre doce e carinhoso da minha avó. 
Então, decidi que este aniversário o que precisava mesmo era de uma escapadinha, com muito relax, diversão e boa comida, tudo para desanuviar e carregar as baterias! 
Acho que o aniversário deve ser à imagem do aniversariante, por isso não vos trago um típico bolo de aniversário, mas sim estas rápidas e deliciosas bolachas, baseadas neste vídeo... e a não ser que a minha avó me visse fazer estas bolachas, ela nunca acreditaria que seriam resultado dum qualquer pozinho dentro de uma caixa.




28 maio, 2013

Bolachas de chocolate picantes

E quem e que não gosta de bolachas?! Será possível que alguém lhes resista?
Apetecia-me fazer umas bolachas diferentes e já há algum tempo que queria experimentar fazer uma bolachas picantes. Posso dizer que ainda estavam mornas enquanto desapareceram e fizeram imenso sucesso.
Vou levá-las comigo à festa de aniversário do blog da Margarida que está quase a fazer 2 anos, espero que ela goste!




Ingredientes:
100g chocolate de culinária 70% cacau Pantagruel
250g farinha de trigo
100g açúcar
100g margarina ou manteiga sem sal
1 ovo
1 c. chá fermento
1 pitada de flor de sal
½ c. chá de canela
½ c. chá de gengibre em pó
½ c. chá de pimenta de Caiena



Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Coloque o chocolate partido no copo, dê 3 golpes de Turbo e de seguida programe 10seg, Vel 9.
- Adicione os restantes ingredientes e programe 25seg, Vel 6.
- Numa superfície polvilhada com farinha, coloque a massa e de seguida faça bolinhas, coloque-as num tabuleiro e espalme-as ligeiramente. Se preferir, pode estender a massa e usar um cortador de bolachas
- Leve ao forno durante cerca de 15 a 20 minutos.


19 maio, 2013

World Baking Day - Sandwich de bolacha de manteiga de amendoim com gelado de chocolate

A convite da Unilever aceitei participar no World Baking Day que se celebra hoje, 19 de Maio, e esta é a minha participação.
O objectivo deste dia é incentivar que cada vez mais pessoas façam bolos, bolachas, sobremesas, por aí fora... E hoje, vamos todos para a cozinhar fazer coisas doces e deliciosas!
Queria fazer algo relacionado com este evento, que fosse diferente e simples, mas ao mesmo tempo já a pensar nos dias quentes... assim nasceu esta receita!




Ingredientes para a bolacha:
125g margarina ou manteiga sem sal
½ c. chá de essência de baunilha
100g açúcar
180g farinha
1 c. chá de bicarbonato de sódio
90g manteiga de amendoim cremosa
50g pepitas de chocolate

Ingredientes para o recheio:
Gelado à escolha q.b.

Ingredientes para o molho de chocolate:
100g chocolate de culinária Pantagruel em pedaços
3 c. sopa de leite


Preparação da bolacha:
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Unte 2 tabuleiros e forre-os com papel vegetal.
- Coloque no copo todos os ingredientes, excepto as pepitas de chocolate e programe 20seg, Vel 6.
- Adicione as pepitas de chocolate e envolva bem com a ajuda da espátula.
- Com as mãos enfarinhas, faça 20 pequenas bolas, coloque-as espaçadamente nos tabuleiros e com um garfo comprima-as ligeiramente.
- Leve ao forno durante cerca de 15 a 20 minutos.
- Retire do forno e deixe arrefecer nos tabuleiros.

Preparação do recheio:
- Deite uma bola de gelado por cima de uma bolacha e cubra com a outra.
- Sirva de imediato com o molho de chocolate por cima ou leve ao congelador para que se mantenha firme.

Preparação do molho:
- Aqueça num tacho o chocolate e o leite, até tudo estar derretido e obter uma mistura suave. Em alternativa, pode derreter no microondas, demora cerca de 1 minuto.
- Espalhe por cima das sandwich de gelado.



Dica:
Se preferir, pode substituir as pepitas de chocolate por 30g de amendoins torrados,sem sal e picados.
Pode usar o sabor de gelado que preferir.

02 abril, 2012

Cerelac caseira

Quando era miúda adorava Cerelac, aliás a maior parte das vezes até gostava de comer aquilo sem leite sequer! Claro que ficava tudo agarrado ao céu da boca, mas que eu adorava, lá isso adorava!
Quando recentemente, o Joe Best adaptou a receita para a Bimby, tive curiosidade em experimentar. E sinceramente, para quem tiver crianças que comam este tipo de papas, é uma óptima forma de poupança!




Ingredientes:
12 bolachas Maria
400g leite
1 c. sopa açúcar ou mel


Preparação:
- Coloque todos os ingredientes no copo e programe 8min, Temp 80, Vel 4.


Fonte - Receita de Joe Best, publicada em daCozinha

30 março, 2012

Bolachas de tomate seco e alecrim

Umas bolachinhas muito simples e que são um óptimo snack ou entrada. Têm um aroma delicioso!
Acho que da próxima vez vou tentar uma outra "versão": substituir o tomate seco por azeitona preta... devem ficar igualmente saborosas.
.



Ingredientes:
30g tomate seco, em óleo e escorrido
2 ramo de alecrim, só as folhas
260g farinha tipo 65
80g manteiga fria
10g azeite
100g leite
1 c. chá fermento em pó p/ bolos
Flor de sal q.b. p/ polvilhar


Preparação:
- Coloque no copo o tomate seco e o alecrim e programe 3seg, Vel 7. Com a ajuda da espátula baixe o que ficou na parede do copo.
- Adicione a farinha, a manteiga, o azeite, o leite e o fermento e bata 15seg, Vel 6.
- Retire e deixe descansar.
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Numa superfície polvilhada com farinha e com a ajuda de um rolo estenda a massa, deixando-a com uma espessura de aprox 0.5mm. Corte as bolachas utilizando o copo de medida, coloque-as numa tabuleiro forrado com papel vegetal e polvilhe com a flor de sal.
- Leve ao forno a 180º cerca de 10-12 minutos.
- Depois de frias, guarde as bolachas num recipiente hermético.


Fonte - Receita da revista Bimby Momentos de Partilha nº 12 (Novembro 2011)

06 janeiro, 2012

Taça de bolacha

Mais sobremesas foram feitas, mas não tirei fotos de todas: umas por esquecimento, outras porque rapidamente desapareceram!
Esta receita, à semelhança do Cremoso de caramelo, é igualmente rápida, simples e deliciosa.


Ingredientes:
1 pacote de bolacha Maria
800g leite
200g açúcar
40g farinha
5 ovos


Preparação:
- Coloque a bolacha, partida em pedaços, no copo e dê uns toques de Turbo até ficarem aprtidas grosseiramente. Retire e reserve.
- Coloque no copo o leite, o açúcar, a farinha e os ovos e programe 10min, Temp 100º, vel 4.
- Retire do copo e deite numa tigela, junte cerca de 3/4 da bolacha, envolva e deixe arrefecer.
- Sirva polvilhado com a restante bolacha.


Nota:
Se preferir, pode optar por fazer camadas de creme e bolacha.


Fonte -  Receita da revista Teleculinária Robot de Cozinha nº 24 (Janeiro 2010)