30 novembro, 2011

Empadão de Atum

Adoro puré... seja no empadão, seja como acompanhamento!
Esta é uma receita muito fácil de confeccionar, economica e versáril: pode utilizar atum, peito de frango desfiado ou a carne picada que preferir.



Ingredientes para o puré:
600g de batata
2 cenouras
300g de leite
Sal q.b.
Noz-moscada q.b.
20g manteiga
1 gema de ovo para pincelar

Ingredientes para o recheio:
1 cebola
2 dentes alho
30g azeite
1 lata de cogumelos laminados, escorrido
2 latas de atum, escorrido
20g vinho branco
180g polpa de tomate
Sal e pimenta q.b.


Preparação:
- Para o puré, coloque no copo todos os ingredientes, excepto a manteiga e programe 30min, Temp 100º, Vel 1.
- Adicione a manteiga e os temperos, programe 30seg, Vel 3.
- Reserve.
- Coloque no copo a cebola e os alhos, pique 5seg, Vel 5.
- Junte o azeite e refogue 5min, Temp 100º Vel 1.
- Adicione os restantes ingredientes e programe 5min, Temp 100º, Vel Colher Inversa.
- Num pyrex, espalhe metade do puré, deite o recheio e termine com o resto do puré.
- Pincele com a gema de ovo e leve ao forno cerca de 20 minutos para alourar.

29 novembro, 2011

Caipiroska Negra

Descobri esta receita no Forum Bimby e como adoro experimentar bebidas novas, cocktails, e afins, decidi experimentar.
O resultado é uma bebida muito agradável e algo doce, o que a mim me agrada bastante.
Esta receita chega para sensivelmente 4 copos e parece-me uma óptima sugestão para a época festiva que se aproxima!



Ingredientes:
70 g açúcar mascavado
100 g Vodka Negra
800g gelo
2 limas


Preparação:
- Coloque no copo o açúcar e pulverize 15 seg ,Vel 9
- Adicione o gelo e a Vodka Negra e pique na Vel 5 até ouvir mudar o barulho das pedras de gelo.
- Parta as limas em quartos, deite-as pelo bocal da tampa e pressione o botão Turbo 3 ou 4 vezes para partir as limas e misturar ao resto.
- Sirva em copos com uma palhinha.


Fonte - Receita retirada do ForumBimby

25 novembro, 2011

Bolonhesa de Soja

Quando eu e o meu marido viemos viver juntos, reparei que ele consumia muito menos carne do que eu.
Vai daí, eu reduzi o meu consumo de carnes vermelhas e passei a consumir quase em exclusivo carnes brancas, pelo meio passei a fazer algumas receitas vegetarinas utilizando soja, tofu, etc.
Hoje em dia, o meu marido já come mais carne (felizmente para mim...), mas mantemos o hábito de fazer receitas que não contenham carne.




Ingredientes:
1 cebola
1 dente alho
50g azeite
1 cenoura, cortada às rodelas
150 polpa de tomate
50g granulado soja
30 g vinho branco
Sal q.b.
Oregãos q.b.
200g esparguete ou outra massa a gosto


Preparação:
- Pese a soja e deixe de molho, numa taça com água, cerca de 30min a 1hora.
- Coloque no copo a cebola, o alho e a cenoura e pique 10seg, Vel 5.
- Junte o azeite e refogue 8min, Tempo Varoma, Vel 1.
- Adicione a polpa de tomate, a soja, os oregãos e o sal e programe 1min, Temp 100º, Vel Colher Inversa.
- Coloque o vinho e programe 10min, Temp 100º, Vel Colher Inversa.
- Retire e reserve.
- Sem lavar o copo, coloque no copo a água, um fio de azeite, o sal e programe 10min, Temp Varoma, Vel 1.
- Com a Bimby parada, deite o esparguete pelo bocal da tampa e programe o tempo indicado na embalagem, Temp 100º, Vel Colher Inversa.
- Escorra e envolva com o preparado. Se desejar, envolva com queijo ralado (parmesão, mozzarella ou outro)


Nota:
Para cozer a massa na Bimby, deve sempre ter em atenção os tempos de cozedura indicados na embalagem e adaptar quando necessário.

24 novembro, 2011

Salmão ao vapor

Em pequenina, lembro-me de a minha avó me obrigar a comer peixo cozido... e eu detestava!
Provavelmente por isso passei a preferir o peixe grelhado ou assado no forno. Quando a Bimby chegou cá a casa passei a fazer o peixe (pescada, salmão, linguado, dourada, etc) maioritariamente ao vapor.



Ingredientes:
Lombos de salmão (2-4 lombos)
Feijão verde q.b.
50 g azeite
Água q.b.


Preparação:
- No copo coloque a água (cerca de 800g), um pouco de sal e um fio de azeite.
- Introduza o cesto com o feijão verde ou outro acompanhamento a gosto.
- Coloque o salmão, previamente descongelado e temperado com sal e um fio de azeite na Varoma.
- Coloque a Varoma e programe  25 min, Temp Varoma, Vel 1.


Nota:
Pode fazer esta receita com o peixe que preferir (por ex: pescada) e acompanhar com batatas e/ou outro tipo de vegetais ou ovo cozido. Basta para isso colocar as batatas e/ ou os ovos no cesto, introduzi-lo no copo e colocar os vegetais na Varoma.