30 março, 2012

Bolachas de tomate seco e alecrim

Umas bolachinhas muito simples e que são um óptimo snack ou entrada. Têm um aroma delicioso!
Acho que da próxima vez vou tentar uma outra "versão": substituir o tomate seco por azeitona preta... devem ficar igualmente saborosas.
.



Ingredientes:
30g tomate seco, em óleo e escorrido
2 ramo de alecrim, só as folhas
260g farinha tipo 65
80g manteiga fria
10g azeite
100g leite
1 c. chá fermento em pó p/ bolos
Flor de sal q.b. p/ polvilhar


Preparação:
- Coloque no copo o tomate seco e o alecrim e programe 3seg, Vel 7. Com a ajuda da espátula baixe o que ficou na parede do copo.
- Adicione a farinha, a manteiga, o azeite, o leite e o fermento e bata 15seg, Vel 6.
- Retire e deixe descansar.
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Numa superfície polvilhada com farinha e com a ajuda de um rolo estenda a massa, deixando-a com uma espessura de aprox 0.5mm. Corte as bolachas utilizando o copo de medida, coloque-as numa tabuleiro forrado com papel vegetal e polvilhe com a flor de sal.
- Leve ao forno a 180º cerca de 10-12 minutos.
- Depois de frias, guarde as bolachas num recipiente hermético.


Fonte - Receita da revista Bimby Momentos de Partilha nº 12 (Novembro 2011)

28 março, 2012

Frango com molho de limão

Sou doida por massas e também sou doida por... frango! É daquelas coisas que nunca enjoo e que me permite fazer imensos pratos diferentes para qualquer ocasião.
Nesta receita, apenas é preciso ter o cuidado de reservar tempo para que o frango possa marinar ou se preferir pode deixar a marinar durante a noite e assim apurar mais o sabor.




Ingredientes:
1 frango
1 cebola
4 dentes de alho
1 cerveja (33cl)
30g azeite
30g banha
1 limão grande
1 caldo galinha
1 c. café pimentão doce
1 folha de louro
1 ramo de salsa
Sal e piripiri q.b.


Preparação
- Coloque no copo a cebola e o alho e pique 5seg, Vel 5. Retire e reserve numa tigela.
- Descasque o limão e coloque-o no copo, junte o azeite, a banha, o caldo de galinha e o pimentão doce. tempere com sal e piripiri, programe 10seg, progressivamente Vel 7, 8 e 9. Retire e reserve na tigela que contém a cebola e o alho.
- Adicione a cerveja à mistura reservada e mexa.
- Arranje e corte o frango em pedaços, coloque-os na tigela, adicione o ramo de salsa e a folha de louro, envolva e deixe marinar durante 2horas.
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Coloque o frango num tabuleiro, regue com a marinada e leve ao forno durante cerca de 50minutos, vire de vez em quando e se necessário adicione água.
- Durante esse tempo, aproveite para fazer o(s) acompanhamento(s) que desejar.


Nota:
Não tinha piripiri, por isso optei por utilizar pimenta preta moída.
Não utilizei um frango, preferi utilizar apenas pernas e coxas.



Fonte - Receita da revista Teleculinária Robot de Cozinha nº 48 (Janeiro 2012) 

26 março, 2012

Gelado de frutos silvestres

Cá em casa gostamos de gelado todo o ano! Mas há que admitir que com o calor decide dar um ar da sua graça, nada sabe melhor que um gelado.


(antes de ir ao congelador)


Um dos meus sabores preferidos são gelados que tenham frutos silvestres e achei que já era altura de experimentar fazer em casa. Quanto ao queijo quark, decidi utilizá-lo apenas porque tinha uma embalagem no frigorifico e não sabia o que fazer com ela ;) não podia ter tido melhor destino.




Ingredientes:
100g açúcar
600g de frutos silvestres congelados
250g queijo quark
Rapas de chocolate q.b. (opcional)


Preparação:
- Coloque o açúcar no copo e pulverize 15seg, Vel 9.
- Junte os frutos silvestres e triture 15seg, Vel 9.
- Adicione o queijo quark e programe 50seg, Vel 5.
Se necessário, programe mais alguns segundos e envolva com a espátula.
- Sirva de imediato ou leve ao congelador.
- Se quiser, polvilhe com raspas de chocolate no momento antes de servir.


Nota:
Nesta receita, comprei 2 embalagem de frutos silvestres (300g cada) da marca Auchan, que traz: groselha vermelha, amora, ginja, framboesa, morango, cassis e mirtilos.

23 março, 2012

Barrinhas de côco

Quando comprei o meu T-Bar e vi esta receitinha nem cabia em mim de contente!
Não podia ser mais simples e é uma verdadeira delícia... o meu marido até diz que são melhores que as de compra.
A julgar pela velocidade com que desapareceram é bem capaz de ser verdade ;)




Ingredientes:
170ml de leite condesado (cerca de meia lata)
125g de côco ralado
100g chocolate culinário derretido
Água q.b.


Preparação:
- Misture o leite condensado com o côco no bule Mix&Wave, tape e coloque no microondas durante cerca de 3min, a 600 watts.
- Coloque a mistura nas cavidades da base do T-Bar e pressione com a prensa.
- Sem deixar repousar, desenforme e coloque as barras na tampa do Guarda e Serve.
- Derreta o chocolate em banho maria ou com o bule Mix&Wave limpo e seco, coloque água e o chocolate em pedaços, tape e leve ao microondas cerca de 2min, a 600watts.
- Utilize um pincel de silicone para barrar a superfície das barras. Coloque as barras no frigorifico durante 30min, até que o chocolate solidifique.
- Vire as barras de côco e barre o outro lado com o restante chocolate.
- Coloque novamente no frigorifico por mais 30min antes de servir.