03 dezembro, 2014

Bolo de requeijão com especiarias e amêndoa

Há algum tempo atrás, decidi experimentar fazer uma tarte de queijo fresco, desta vez decidi fazer um bolo de requeijão com algumas das minhas especiarias preferidas.
Confesso que não estava propriamente nos meus dias e quando assim é normalmente a receita não corra muito e bem e o resultado final, principalmente se a receita em causa for um bolo! Por isso, não estava propriamente convencida que o bolo fosse ficar alguma coisa de jeito... como me enganei!
Quando saiu do forno estava tão bonito, perfeitinho, simples... e o melhor de tudo é que pelo cheiro devia estar delicioso! Achei que estava tão bonito e cheirava tão bem que decidi que o ia levar no dia seguinte para o jantar de aniversário da minha sogra.
Pronto, eu sei que vai contra as regras testar receitas novas quando temos convidados e situações desse género, mas como normalmente as minhas experiências são bem sucedidas, decidi arriscar! E ainda bem que o fiz, pois toda a gente adorou o bolo, comeram e repetiram, e eu fiquei muito contente com os elogios e os sorrisos de satisfação.




Ingredientes:
1 requeijão Lacticínios Paiva 
4 ovos
150g açúcar amarelo
125g manteiga
1 c. chá canela Margão
½ c. chá gengibre Margão
1 c. chá aroma limão Vahiné
1 c. chá aroma de baunilha
200g farinha para bolos com fermento
Amêndoa em lascas q.b.
Açúcar em pó q.b.




Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Colocar no copo todos os ingredientes, excepto a farinha, e programe 30seg, Vel 6.
- Junte a farinha e programe 30seg, Vel 6.
- Retire a mistura para uma forma previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha, alise a parte de cima e cubra com as lascas de amêndoa, tape a forma com papel de alumínio e leve ao forno durante cerca de 45 minutos.
- Nos últimos minutos, com o bolo já cozido, retire o alumínio e volte a colocar no forno apenas para que a superfície fique dourada, mas sem queimar as lascas de amêndoa.
- Deixe arrefecer, desenforme e sirva polvilhado com açúcar em pó.


Nota:
A forma utilizada na confecção da receita foi a forma Savarim

02 dezembro, 2014

Passatempo de Natal Tescoma

Continuamos em modo natalício!
Para quem não conhece, a Tescoma comercializa uma vasta gama de utensílios e acessórios para cozinha e mesa a preços bem interessantes, conta com loja online, lojas e vários pontos de venda pelo país. E para tornar o vosso Natal ainda mais bonito, temos este conjunto de corta-massas com decorações de Natal para vos oferecer! Basta seguir as regras abaixo.


O prémio é um conjunto composto por 6 corta massas em plástico, uma fita vermelha e uma dourada (cada uma tem 3 m) e uma argola para guardar os corta massas


Regras:
1) Fazer like no facebook do blog
2) Fazer like no facebook da Tescoma
3) Partilhar o passatempo no vosso mural de facebook
4) Cada participante pode participar uma vez por dia. 
5) Preencher o formulário abaixo até dia 11 de Dezembro às 23h59.






O vencedor será anunciado no dia 12 de Dezembro, seleccionado por random.org e contactado via email para fornecer a morada para onde será enviado o prémio.
Passatempo válido para Portugal Continental e Ilhas.


Boa sorte!

Vencedores passatempo Doce Natal com Vahiné & Sweet my Kitchen

Quero começar por agradecer a todos aqueles que participaram no passatempo com as suas lindas e deliciosas receitas, fiquei impressionada com a qualidade das vossas receitas e tenho a certeza que qualquer uma delas faria sucesso na minha mesa de Natal.
Gostava muito de dar um prémio às mais de 50 pessoas que participaram, mas infelizmente não é possível e deixe-me dizer-vos que não foi nada fácil decidir os vencedores.



A receita vencedora do 1º prémio:
Paula Guerreiro


A receita vencedora do 2º prémio:
Ana Matos

A receita vencedora do 3º prémio:
Dália Ferreira


As vencedoras serão contactadas por e-mail para fornecer os dados para o envio do prémio.

Frango fricassé

Por vezes, um livro de culinária não nos convence de imediato... foi o que aconteceu com este livro de Gordon Ramsay.
Folheei, mas não fiquei completamente convencida e não o comprei logo. Depois de ver alguns episódios do novo programa na Sic Mulher, em que gostei imenso das receitas, achei que devia dar uma nova oportunidade ao livro... voltei à livraria, olhei para as receitas com mais atenção, decidi arriscar e comprar o livro. Ainda bem que comprei este livro! Não só tem dicas muito úteis e importantes em relação à preparação e confecção dos alimentos, como ajuda na organização do dia-a-dia, mas principalmente porque tem receitas deliciosas!
Já experimentei algumas receitas e adorei o resultado de todas elas, para já trago se fricassé que além de ser delicioso foi também uma receita ccompletamente nova na minha cozinha.





Ingredientes:
2 c. sopa azeite
1 frango, arranjado e cortado em pedaços
100g tiras de bacon
4 dentes de alho, descascados e esmagados
200g cogumelos marron, cortados ao meio
1 folha de louro
Alecrim q.b.
Tomilho q.b.
50ml whiskey
400ml caldo galinha
Sal q.b
Pimenta q.b.


Preparação:
- Numa frigideira grande ou num tacho, aqueça o azeite.
- Tempere o frango, coloque-o no tacho e deixe saltear durante 4 a 5 minutos de ambos os lados, até dourar. Junte o bacon, o alho, os cogumelos e envolva.
- Adicione o louro, alecrim e tomilho.
- Acrescente o brandy e com cuidado utilize ou fósforo longo ou um isqueiro de cozinha para incendiar o álcool e flambear o frango. Deixe o fogo extinguir-se, baixe o lume e cozinhe por mais 3 minutos.
- Deite o caldo de galinha e deixe levantar fervura ligeiramente. Cozinhe destapado por 10 minutos, de seguida tape e deixe cozinhar por mais 15 a 20 minutos.
- Retire o frango para uma travessa, aumento o lume alguns minutos para reduzir e espessar o molho ligeiramente.
- Volte a colocar o frango no tacho e cubra com o molho.
- Antes de servir, retire o alho e a folha de louro.




Fonte - Receita adaptada do livro Comida Caseira