Mostrar mensagens com a etiqueta Workshop. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Workshop. Mostrar todas as mensagens

06 maio, 2025

Masterclass Pastéis de Nata NAT’ELIER

Quase a celebrar o seu primeiro ano de existência, a Nat'elier é um pequeno paraíso para os amantes de pastéis de nata. Além do Pastel de Nata tradicional, a Nat’elier tem vários sabores com um twist: tiramisú, cremè brulée, maçã e canela, pistáchio, entre outros e até tem uma opção vegan; além disso, é frequente criarem novos sabores de edição limitada. 
Além dos pastéis de nata, outro grande destaque da Nat'elier são as Masterclasses: este espaço é único e recebe alunos de todo o mundo, independentemente do nível de pastelaria, para aprenderem como se faz pastéis de nata com o chef João Batalha e a sua equipa. Durante cerca de 2 horas, podemos vestir o avental e meter as mãos na massa. Aprendemos desde trabalhar a farinha para criar a massa folhada, depois passamos ao recheio, e a cozedura no forno, e no fim provamos os pastéis de nata que fizemos.


16 julho, 2019

Cervejaria Ribadouro

Para quem desce a principal avenida da cidade, a Avenida da Liberdade, do seu lado direito está a Cervejaria Ribadouro, um ícone incontornável da capital. Com 70 anos de história, quem entra na Ribadouro, sabe que o Marisco é da melhor qualidade e confeccionado por quem sabe.
Um dos grandes conhecedores de marisco é o Sr. Alberto Mota, que trabalha na Cervejaria há mais de 30 anos. Começou como empregado de balcão e é actualmente o gerente deste espaço, que considera como se fosse a sua casa, e que partilhou todos os segredos sobre como preparar o melhor marisco.


13 abril, 2018

Sushi Shop

Visitei o Sushi Shop no Cais do Sodré, bem pertinho do Mercado da Ribeira, a convite de um foodie meetup da Zomato e num ambiente muito descontraído foi possível aprender um pouco sobre como fazer sushi.
O espaço é pequeno e embora tenha algumas mesas o foco é mesmo a entrega em casa e take away, devo confessar que fiquei surpreendida pela ementa, não só pela diversidade de peças onde além dos sabores clássicos também algumas combinações de sabores mais invulgares.


28 novembro, 2016

Workshop de Petiscos Portugueses e vinhos Cabeça de Toiro

Na minha opinião uma das coisas que melhor caracteriza os portugueses, a nossa cultura e maneira de ser, é que adoramos uma mesa cheia: de família, amigos e de boa comida, não se trata apenas de cozinhar ou de comer, mas também de partilhar. Por isso com amigos à mesa, bons vinhos e uma mesa cheia de deliciosos petiscos, é melhor forma de terminar o dia!
Na semana passada participei num Workshop de "Petiscos Portugueses", na Academia Vaqueiro. Um delicioso final de tarde, com a presença do enólogo Carlos Eduardo, já considerado “Enólogo do Ano” pela Região de Vinhos do Tejo e onde tivemos a oportunidade de conhecer e provar alguns dos melhores vinhos Cabeça de Toiro.



04 fevereiro, 2016

Margão Tendências de Sabores 2016

A convite da Margão fui conhecer as Tendências de Sabores para 2016, desta vez o local escolhido foi o KUC em Lisboa e a edição deste ano contou com o chef Kiko Martins.
E para este ano, são 6 a grandes tendências de sabores a seguir de perto: desde a combinação de sabores picante e ácido, os sabores vibrantes da Malásia e Filipinas ou as infusões.


07 outubro, 2015

Workshop Queijos Santiago

A convite da Queijos Santiago, a maior produtora de queijo fresco a nível nacional, na semana passada fui conhecer novos sabores e combinações no Atelier de Cozinha Cooking Memories da Mónica Pereira, vencedora o programa Chef’s Academy 2014.

Já todos conhecem e provavelmente já provaram os queijos frescos e o requeijão desta marca... o que eu não sabia é que também já existe, outras variedades à venda. E sabem que eu sou uma grande apreciadora de queijos, por isso sem dúvida que era um workshop a não perder!

Todos os queijos podem ser mais do que um simples ingrediente, desde os queijos frescos Santiago aos queijos curados, como o Cerrado do Vale Ovelha Curado e o Queijo de NISA DOP.





Combinações como Pães de Queijo curado; Cogumelos recheados com queijo de Nisa DOP e espinafres; Sopa de Beterraba com Queijo Santiago Atabafado; Bolinhos de Salmão com Batata-doce e Requeijão ou, ainda, Trouxas de queijo de cabra Santiago com compota de tomate e nozes, fazem com que a água comece a crescer na boca.

05 maio, 2015

Workshop de Tapas & Daiquiris no Volver by Chakall

Todos aqueles que têm ou já tiveram ou são próximos de alguém que tem um blog, sabem perfeitamente o trabalho e dedicação que envolve manter um blog activo e actualizado, principalmente quando temos de coordenar com uma ocupação profissional e a vida pessoal. A verdade é que ter um blog por vezes traz alguns dissabores, mas também traz muitas alegrias! Principalmente as pessoas fantásticas que vão conhecendo e as experiências que se vivem, como este workshop/foodie meetup organizado pelo Zomato e que teve lugar no Volver by Chakall!
Podem ver um pequeno vídeo aqui.


11 fevereiro, 2015

O Chocolate em Lisboa e uma Granola de cacau e especiarias

De 5 a 8 de Fevereiro, a arena do Campo Pequeno recebeu O Chocolate em Lisboa, que reúne os melhores projectos artesanais de chocolate, marcas de prestígio e chefs numa experiência única que promete ser uma verdadeira explosão para os sentidos.
Cerca de 70 expositores de marcas e chocolates que fizeram as delícias dos visitantes, destacando-se entre outros Callebaut, Valrhona, Michael Cluizel, Casa Grande Chocolatier, L' éclair, Siopa Chocolatier, Imperial, Mestre Cacau, Denegro, Chocolataria Equador.



Para além desta irresistível mostra de chocolate, os visitantes contavam ainda com vários shows cookings e whorkshops, com demonstrações práticas de receitas com a iguaria “estrela” desta iniciativa. 

A minha ida a este evento deveu-se a um convite por parte do Cacau Clube de Portugal para realizar um showcooking, pediram-me que levasse algo diferente e que combinasse chocolate e especiarias.
Como a minha primeira granola fez tanto sucesso, decidi fazer então uma versão mais rica com cacau e várias especiarias, uma granola rica, aromática e perfeita para dar aquele impulso de energia pela manha! A experiência não poderia ter corrido melhor com o público muito atento e curioso, colocaram perguntas e dúvidas e no fim, puderam experimentar a receita e o feedback não poderia ter sido melhor.



Ingredientes:
250g flocos aveia
2 c. sopa sementes de girassol

2 c. sopa sementes de sésamo
2 c. sopa sementes de abóbora
50g nozes em pedaços
50g sultanas
2 c. sopa açúcar de coco Iswari

2 c. sopa de cacau 
2 c. chá canela Aromas e Especiarias
1 c. chá gengibre Aromas e Especiarias

1 c. chá pimenta caiena Aromas e Especiarias
1 pitada de noz moscada

1 pitada de cardamomo verde
1 pitada de flor de sal
1 c. chá essência baunilha
150ml mel
50ml óleo de girassol




Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 150º.
- Forre um tabuleiro com papel vegetal.
- Numa taça, misture os flocos de aveia, as sementes, as nozes, as sultanas, o açúcar, o cacau, as especiarias, flor de sal e baunilha.
- Noutra taça, coloque o óleo e o mel, envolva.
- Envolva a mistura húmida com a seca, espalhe sobre o papel vegetal criando uma camada uniforme.
- Leve ao forno durante 30 a 40 minutos, durante esse tempo mexa 2 ou 3 vezes para manter a granola solta.
- Retire do forno e deixe arrefecer.




Destaque também para o espaço ‘O Chocolate é uma Jóia’, onde foram exibidas peças originais da autoria da joalheira Tânia Gil replicadas em chocolate pelo reconhecido chefe pasteleiro Anderson Miotto, do Hotel Myriad by Sana. 
E para terminar, uma pequena amostra das maravilhas que se podiam ver e provar!


Os chocolates Siopa, provei um de chocolate branco e cogumelos e outro de chocolate negro e roquefort, são divinos!
Os maravilhosos eclairs e macarrons de L' éclair


27 janeiro, 2015

Workshop e jantar com o chef Vítor Sobral na Cervejaria da Esquina

Tive o prazer de receber um convite por parte da Oliveira da Serra para um workshop com o chef Vitor Sobral, seguido de jantar, por altura do Natal. Nunca tinha estado em nenhum dos restaurantes fo chef, por isso não tinha ideias pré-concebidas, mas estava bastante curiosa.





19 agosto, 2014

Workshop de Gastronomia Indiana

Já vos falei no filme "A Viagem dos Cem Passos" noutro post, mas seguindo essa mesma temática de sabores e aromas da cultura indiana, fui convidada para participar num workshop de gastronomia indiana.
Quem me conhece e visita este blog com alguma regularidade sabe que adoro comida indiana e por isso podem imaginar como fiquei entusiasmada! Mais ainda, quando verifiquei que os pratos a confeccionar seriam todos vegetarianos e a verdade é que tenho feito poucos pratos vegetarianos indianos.

O workshop aconteceu na Comunidade Hindu, em Telheiras.
Começámos numa pequena visita pelo templo e por uma breve explicação da religião hindu, depois passamos ao workshop. Como eram várias receitas, várias coisas foram sendo feitas em simultâneo e cada participante ficou com uma tarefa.


Fizemos bhajiya, que foram carinhosamente baptizados de peixinhos da horta à indiana, que consiste em fazer um polme com farinha de grão e envolver o ingrediente no polme (fizemos com batata, banana e beringela, mas podem usar outros ingredientes) e depois fritar.


Uma sopa de lentilhas com tomate e especiarias diversas.
Um caril de ervilha, batata e beringela, com muitas especiarias e contrariamente ao que normalmente vemos ou provamos, feito com água  não leite de coco.


A sobremesa era rava no sheero, um doce de sémola de trigo.
É feito com sémola de trigo, ghee, leite e cardamomo, entre outros ingredientes.


Para acompanhar arroz jerra, que é arroz de cominhos, salada de mung germinado, uma salada fresca e aromática, um chutney rápido, feito com ketchup e vários vegetais.


E... não poderia faltar o famoso pão chapati!
Nunca tinha experimentando fazer, mas sei que não e fácil... é preciso alguma paciência, não fazer demasiada pressão ao esticar e perceber quando é que é preciso passar pela farinha. Portanto, não sendo pão e bolos uma especialidade minha, foi um misto de espanto e orgulho que senti quando fiz o meu primeiro chapati e estava... perfeito!



Aprendemos também como fazer o chá indiano, o masala chai que segundo nos foi dito é o que normalmente bebem pela manhã, mas também serve para acompanhar as refeições e acreditem quando vos digo que dá mais energia que qualquer café!

No final, o nosso almoço foi tudo aquilo que tínhamos acabado de cozinhar!


Para quem tiver interesse em conhecer o templo, saber mais sobre a religião hindu ou fazer workshops (gastronomia, tatuagens, danças, etc), tem aqui os contactos e além disso, a cantina do templo (cerca de 10€ pela refeição completa) está aberta ao público caso queiram experimentar!

27 fevereiro, 2014

Workshop Culinário Margão - Tendências de Sabores 2014

A convite da Margão, estive presente no Workshop Culinário - Tendências de Sabores 2014 com a chef Justa Nobre.
Foi um dia especial e bastante animado, um ambiente fantástico e descontraído, tanto que as horas passaram sem darmos por isso! Claro que a melhor parte é mesmo a final, quando nos sentamos todos à mesa e podemos degustar em conjunto todas as receitas ali confeccionadas, conversando sobre os mais diversos assuntos.
Conheci pessoas simpáticas e divertidas, pessoas que partilham a mesma paixão que eu tenho pela cozinha, algumas delas que já queria conhecer há imenso tempo e tive o prazer de conhecer a chef Justa Nobre.
Obrigada a toda a equipa Margão pelo convite e pela experiência que nos proporcionaram!


Tendências de Sabores 2014




















Foto de grupo
Ana e Cláudia do blog Marmita Lisboeta, Dulce do blog Cozinhadaduxa, Pedro Gomes responsável da Margão, Lúcia do blog O Barriguinhas, Olivia do blog Alquimia dos Tachos, chef Justa Nobre, Isabel do blog Cinco Quartos de Laranja, Manuela do blog Tertúlia de Sabores da Moira, eu e o Célio do blog Sweet Gula.

As fantásticas receitas que tivemos oportunidade de aprender a confeccionar e degustar!
Sopa de Lagosta com gengigre e piripiri, Bochechas de porco confitadas com puré de castanhas, Doce carmim com especiarias


No 125º aniversário, a McCormick e a Margão estão a convidar os consumidores a partilharem as suas histórias pessoais em torno das relações criadas através do sabor. Por cada história partilhada a Margão e a McCormick irão doar $1, num total de $1.25 milhões de dólares, à United Way, para ajudar a alimentar quem mais necessita. 
1 história = 1 dólar para a luta contra a fome
Saiba mais em https://www.facebook.com/EspeciariasMargao/app_277315809085094


Fotos da autoria de Mário Cerdeira.

12 fevereiro, 2014

As Receitas A Dieta dos 31 Dias

Depois do enorme sucesso de A Dieta dos 31 Dias com mais de 100 mil exemplares vendidos em Portugal, Ágata Roquette traz-nos o livro de receitas da sua dieta.

Para quem, como eu, não conhecia de todo esta dieta nem tinha ideia das receitas, deixo-vos alguns dados que podem ser relevantes:

  • É uma dieta semiproteica, baseada na ingestão maioritária de proteínas e menor ingestão de hidratos de carbono A ausência de hidratos de carbono desencadeia processos químicos que alteram o metabolismo, permitindo uma redução de peso sem passar fome.
  •  A dieta está organizada em 4 Fases: começando com a Fase 1 que é a mais restritiva e não deve durar mais de 15 dias até à Fase 4 que já é de manutenção.
  • Para quem, como eu, não está disposto a eliminar por completo os hidratos de carbono da sua alimentação, pode iniciar a dieta logo na Fase 3 e são dadas diversas sugestões mais leves em termos de hidratos de carbono como: arroz, massa, feijão e grão, lentilhas, cuscuz, quinoa, bulgur e millet.



Fiquei a saber que existe um arroz chamado Slim Rice uma massa chamada Konjac compostos maioritariamente por água, sendo mais saudáveis e bastante saciantes. Pelo que pesquisei já se conseguem encontrar à venda em algumas grandes superfícies.
Ao longo do livro, encontram receitas para o pequeno-almoço, almoço e jantar, assim como para lanches e snacks e ideias prácticas em que podemos substituir os ingredientes habituais por ingredientes mais saudáveis, como por exemplo usar queijos light como mozzarela e flamengo, natas light ou de soja, entre outros.

O livro tem poucas fotos e todas são muito naturais, sem grandes produções, mas penso que dá para perceber que têm óptimo aspecto! Pelas receitas que já vi no livro, se não fosse pelas natas de soja ou o queijo light, nem daria para perceber que é comida de dieta e algumas já estão programas para as minhas ementas futuras.


No dia 1 de Março, a nutricionista Ágata Roquette vai estar disponível para esclarecer todas as dúvidas, num workshop gratuito. Se quiser estar presente no workshop e expor a sua dúvida pessoalmente à nutricionista, por favor, inscreva-se em aesferadoslivros@gmail.com.
Envie um e-mail com a sua pergunta, nome e contacto. Serão seleccionadas 10 questões para serem respondidas directamente pela nutricionista Ágata Roquette. 



15 janeiro, 2014

Workshop com Chakall

Este post já vem com algum tempo de atraso e por isso, as minhas sinceras desculpas... Foi durante o mês de Outubro que recebi a newsletter da Président e soube que decorria um passatempo cujo prémio era um workshop com o chef Chakall.
O passatempo era muito simples, bastava responder correctamente a 2 ou 3 questões e ser das 12 primeiras pessoas a fazê-lo... Sou sincera, quando enviei o e-mail com as respostas foi mais por descargo de consciência, pois nunca pensei que tivesse sorte Por isso,quando recebi o e-mail a informar que era uma das vencedoras e que o workshop seria no dia 30 de Novembro fiquei super entusiasmada!




O que vos posso dizer? Posso dizer que foi fantástico!
Foi uma manhã com muito sol e recheada a simpatia e a boa disposição!

O chef Chakall é fantástico, não só pela descontracção e boa disposição com que nos recebe, mas também ela paixão e forma como encara a comida. Sem dúvida, uma experiência a repetir!




Foram confeccionadas as 3 receitas que estavam previstas e mais 1 de improviso, em que basicamente se aproveitou o que tinha sobrado das outras receitas para fazer uma frittata, todas elas eram deliciosas.
E no final, ainda tivemos direito a um saquinho recheado de coisinhas boas!


23 dezembro, 2013

Show Cook Teleculinária Robot de Cozinha

Na última quinta-feira, dia 19, no centro comercial Alegro, houve um novo Show Cook e desta vez o tema eram as receitas preparadas em robots de cozinha. A Teleculinária lançou recentemente  a Teleculinária Especial Robot de Cozinha com as 100 melhores receitas e durante o Show Cook o chef Luís Machado preparou 3 receitas que podem encontrar na revista.



O chef Luís Machado, com a boa disposição a que já nos habitou, preparou amêijoas de coentrada, bacalhau gratinado com camarão e arroz doce, tudo delicioso! 
Não sei se foi pelas receitas escolhidas ou porque andava muita gente no centro comercial às compras, desta vez não foi só quem estava a assistir ao Show Cook que provou a comida... quem ia passando queria sempre provar!


A Teleculinária gentilmente ofereceu a revista aos bloggers presentes e, para quem tiver robot de cozinha como a Bimby e outros, vale a pena darem uma vista de olhos, já que são 100 receitas que vão desde as entradas às sobremesas, com sugestões para todos os gostos.


Estiveram outras bloggers presentes, mas com que estive imenso tempo à conversa foi com a Sandrine do blog As várias faces da Ginja e acabámos por tirar uma foto com o chef.



13 dezembro, 2013

Show Cook Teleculinária

Ontem, no centro comercial Alegro, foi o lançamento da revista Best of  Teleculinária 2013 e para comemorar houve Show Cook  com o chef Luís machado.
Foram confeccionadas 3 receitas, que constam da revista, num ambiente informal e recheado de boa disposição! As receitas, essas eram para lá de deliciosas e o chef uma verdadeira simpatia.

A Teleculinária gentilmente ofereceu a revista aos bloggers presentes e só vos digo que vale a pena irem à papelaria ou supermercado mais próximo e darem uma vista de olhos, são 130 receitas desde as entradas às sobremesas, com sugestões para todos os gostos.
Ah, e ainda tive direito a autografo do chef!




Segundo nos foi dito, na próxima quinta-feira no dia 19 de Dezembro, novamente no centro comercial Allegro e no horário das 18h30 às 20h30, vai decorrer novo show cook, desta vez serão 3 receitas preparadas com robots de cozinha.
A não perder!


E, para a posteridade aqui fica:
Luís do blog Minutos com os Tachos, Célio do blog Sweet Gula, o chef Luís Machado, eu, a Ana do blog Telita na Cozinha e a Cristina do blog Bago de Romã.


17 setembro, 2012

Academia dos Sabores

Gosto sempre de tirar ideias para novas receitas seja através de livros, programas na televisão ou online e outra coisa que gosto é manter-me informada sobre produtos novos que vão sendo lançados no mercado que me pareçam interessantes e prácticos para usar no dia a dia.

Foi durante uma dessas pesquisas, entre as páginas de Facebook de várias marcas, que me deparei com um passatempo lançado pela Vaqueiro para ganhar um curso para 2 pessoas.
O que é que era preciso fazer?! Responder a uma questão correctamente e ser uma das duas pessoas mais rápidas a fazê-lo... E assim foi!
O curso realizou-se no passado dia 10 de Setembro, na Academia dos Sabores em Lisboa, o tema era Receitas rápidas pratos de carne e e acompanhar-me foi a minha mãe.

O curso foi feito da seguinte forma:
- Éramos um total de 8 pessoas, fomos agrupados em equipas de 2 pessoas e cada equipa fazia 1 receita;
- As receitas foram sorteadas;
- Inicialmente, foram apresentadas todas as receitas passo a passo, o tipo de ingredientes utilizados, tempos médios de cozedura, dicas de preparação e confecção, esclarecimento de dúvidas;
- A seguir, começamos a cozinhar;
- Durante todo o curso, temos o apoio do Chef que está presente, neste caso o Chef Pedro Marques, que vos dando orientação e esclarecendo dúvidas (e claro, com atenção ao que fazemos para não sair nenhuma asneira!);
- Apesar de as receitas terem tempos de confecção diferentes tentámos terminar mais ou menos todos ao mesmo tempo;
- Por último, vamos todos jantar aquilo que cozinhámos! Trocam-se impressões, ideias, fazem-se perguntas.




A título de curiosidade, as receitas eram:
- Bifes da vazia grelhados e salteado de beterraba com alcaparras e queijo parmesão
- Pernas de porco salteada com salsichas frescas, couve-lombardo e castanhas crocantes
- Bife do lombo "Wellington" em massa folhada, com paté de Porto e cogumelos Pleurotus salteados com bacon
- Medalhões de lombinho de porco guisados em molho de tâmaras

Foi um serão muito bem passado!
Achei que o curso está muito bem estruturado e dinâmico, é óptimo para quem não tem muito tempo ou experiência na cozinha e também para aqueles que procuram novas ideias e sabores.
Pelo que já vi do site existem vários cursos, por isso quem estiver interessado é só marcar o seu!