Já vos falei no filme "A Viagem dos Cem Passos" noutro post, mas seguindo essa mesma temática de sabores e aromas da cultura indiana, fui convidada para participar num workshop de gastronomia indiana.
Quem me conhece e visita este blog com alguma regularidade sabe que adoro comida indiana e por isso podem imaginar como fiquei entusiasmada! Mais ainda, quando verifiquei que os pratos a confeccionar seriam todos vegetarianos e a verdade é que tenho feito poucos pratos vegetarianos indianos.
O workshop aconteceu na
Comunidade Hindu, em Telheiras.
Começámos numa pequena visita pelo templo e por uma breve explicação da religião hindu, depois passamos ao workshop. Como eram várias receitas, várias coisas foram sendo feitas em simultâneo e cada participante ficou com uma tarefa.
Fizemos bhajiya, que foram carinhosamente baptizados de peixinhos da horta à indiana, que consiste em fazer um polme com farinha de grão e envolver o ingrediente no polme (fizemos com batata, banana e beringela, mas podem usar outros ingredientes) e depois fritar.
Uma sopa de lentilhas com tomate e especiarias diversas.
Um caril de ervilha, batata e beringela, com muitas especiarias e contrariamente ao que normalmente vemos ou provamos, feito com água não leite de coco.
A sobremesa era rava no sheero, um doce de sémola de trigo.
É feito com sémola de trigo, ghee, leite e cardamomo, entre outros ingredientes.
Para acompanhar arroz jerra, que é arroz de cominhos, salada de mung germinado, uma salada fresca e aromática, um chutney rápido, feito com ketchup e vários vegetais.
E... não poderia faltar o famoso pão chapati!
Nunca tinha experimentando fazer, mas sei que não e fácil... é preciso alguma paciência, não fazer demasiada pressão ao esticar e perceber quando é que é preciso passar pela farinha. Portanto, não sendo pão e bolos uma especialidade minha, foi um misto de espanto e orgulho que senti quando fiz o meu primeiro chapati e estava... perfeito!
Aprendemos também como fazer o chá indiano, o masala chai que segundo nos foi dito é o que normalmente bebem pela manhã, mas também serve para acompanhar as refeições e acreditem quando vos digo que dá mais energia que qualquer café!
No final, o nosso almoço foi tudo aquilo que tínhamos acabado de cozinhar!
Para quem tiver interesse em conhecer o templo, saber mais sobre a religião hindu ou fazer workshops (gastronomia, tatuagens, danças, etc), tem aqui os
contactos e além disso, a cantina do templo (cerca de 10€ pela refeição completa) está aberta ao público caso queiram experimentar!