31 janeiro, 2013

Sweet My Kitchen no Facebook

Para quem ainda não conheça ou simplesmente ainda não tenha passado por lá, este blog tem página no facebook!
Baste irem aqui Sweet My Kitchen e já agora, darem um like ;)



Pargo no forno

Estava a apetecer-me um peixinho feito no forno...
Andava eu no supermercado, achei que o pargo estava com bom aspecto e lá vieram comigo para a cozinha.




Ingredientes:
2 pargos pequenos ou 1 pargo grande (cerca de 1kg no total), limpo e amanhado
1 fatia de bacon cortada em tiras
1 ou 2 cebolas cortadas às rodelas
3 dentes alho picados
500g batata
50g vinho branco
50g azeite
1 c. sopa paprika
4 rodelas de limão
2 folhas grande de manjericão (opcional)
Sal q.b
Pimenta q.b.


Preparação:
- Ligue o forno a 170º.
- Seque o pargo e faça alguns cortes no lombo (tal com se vê na foto) e introduza aí as tiras do bacon.
- Dentro da barriga de cada pargo coloque 2 rodelas de limão com uma folha de manjericão.
- Numa assadeira coloque um pouco de azeite.
- Espalhe a cebola às rodelas e os dentes de alho pela assadeira, por cima coloque o peixe e tempere-o com sal e pimenta.
- Descasque as batatas e corte-as em cubos, tempere-as com sal e a paprika misturando bem.
- Disponha as batatas à volta do peixe e regue com o vinho branco e o resto do azeite.
- Leve ao forno durante cerca de 40 a 45 minutos, vá regando o peixe e as batatas com o molho que se vai formando.


Nota:
Se preferir, pode comprar tiras de bacon que se encontram à venda no supermercado, eu optei por usar uma fatia cortada em tiras para aproveitar bacon que tinha em casa.
Pode substituir o manjericão por coentros ou salsa.

30 janeiro, 2013

Tofu mexidinho

Ultimamente, tenho aproveitado para experimentar umas sopas diferentes, no outro dia experimentei lentilhas e pela primeira vez tofu!
Já tinha experimentado comida vegetariana com soja ou seitan, mas nunca com tofu e posso dizer que para primeira experiência gostei bastante, acho que é algo a repetir.




Ingredientes:
20g salsa
200g cebola
250g cenoura
2 dentes alho
250g tofu, cortado aos cubos
50g azeite
1 c. chá de mostarda
5g molho de soja
15g sumo de limão
30g vinho branco
1 folha de louro
½ c. chá de sal
150g batata palha


Preparação:
- Coloque no copo a salsa e pique 2seg, Vel 7. Retire e reserve.
- Coloque no copo a cebola, a cenoura, o alho e pique 5seg, Vel 5.
- Adicione o tofu, o azeite, a mostarda, o molho de soja, o sumo de limão, o vinho, a folha de louro, o sal e metade da salsa reservada e programe 15min, Temp 100º, Vel 1.
- Retire a folha de louro e triture 2seg, Vel 4. Sirva envolvido com a batata palha e finalize com a restante salsa picada.




O tofu que usei é este que se vê na foto, não encontrei outro, mas é possível que existam outras marcas.


Fonte - Receita da revista Bimby Momentos de Partilha nº 26 (Janeiro 2013) 

29 janeiro, 2013

Crostata de frutos vermelhos com Chá verde cereja japonesa

Como vos mostrei ontem, recebi uns produtos maravilhosos da It-tea
O desafio foi lançado: imaginar e publicar uma receita onde estivesse presente o chá e, fosse ao mesmo tempo, a sobremesa ideal para o Dia dos Namorados, que se aproxima. Desafio aceite!
Idealizei uma sobremesa que fosse rápida e simples, logo possa ser confeccionada por qualquer pessoa mesmo que tenha menos práctica na cozinha ou a fazer sobremesas, como por exemplo os namorados ou os maridos. Mas ao mesmo tempo queria que fosse relacionada com o dia em causa, e para mim nada me me diz mais que os frutos silvestres e claro, que o chá estivesse em destaque. Nesta receita, o chá ver de de cereja japonesa que usei potencia o aroma e sabor dos frutos silvestres, mas não é ofuscado por eles. 
O que acham?




Ingredientes para a massa:
220g farinha tipo 65
90g manteiga sem sal
30g açúcar
1 ovo

Ingredientes para o recheio:
125g framboesas
125g mirtilos
Sumo de meio limão
30g açúcar moreno Sores
1 c. chá de chá verde cereja japonesa
1 c. sopa amido milho Espiga
1 gema de ovo para pincelar


Preparação da massa:
- Pré-aqueça o forno a 200º.
- Coloque todos os ingredientes no copo e programe 15seg, Vel 6.
- Em alternativa à Bimby, pode usar outro robot de cozinha ou fazer manualmente: incorpore a farinha e o açúcar, depois a manteiga e o ovo, misture até obter uma massa com aspecto de migalhas.
- Retire, molde uma bola e estenda com a ajuda de um rolo da massa até obter um círculo, com uma espessura entre 3mm a 5mm.

Preparação do recheio:
- Numa taça, misture todos os ingredientes e envolva.
- Coloque a fruta no centro da massa, deixando um rebordo de cerca de 5cm.
- Dobre a massa sobre a fruta, sem a cobrir totalmente, de forma a que se veja a fruta no centro.
- Pincele a massa com a gema de ovo e leve ao forno durante cerca de 20 minutos a 25 minutos.



Nota:
Se quiser ter ainda menos trabalho, compre uma base de massa quebrada fresca ou massa folhada fresca no supermercado.

Dica:
Acompanhe com gelado ou chantilly.