Para quem ainda não conheça ou simplesmente ainda não tenha passado por lá, este blog tem página no facebook!
Baste irem aqui Sweet My Kitchen e já agora, darem um like ;)
31 janeiro, 2013
Pargo no forno
Estava a apetecer-me um peixinho feito no forno...
Andava eu no supermercado, achei que o pargo estava com bom aspecto e lá vieram comigo para a cozinha.
Ingredientes:
2 pargos pequenos ou 1 pargo grande (cerca de 1kg no total), limpo e amanhado
1 fatia de bacon cortada em tiras
1 ou 2 cebolas cortadas às rodelas
3 dentes alho picados
500g batata
50g vinho branco
50g azeite
1 c. sopa paprika
4 rodelas de limão
2 folhas grande de manjericão (opcional)
Sal q.b
Pimenta q.b.
Preparação:
- Ligue o forno a 170º.
- Seque o pargo e faça alguns cortes no lombo (tal com se vê na foto) e introduza aí as tiras do bacon.
- Dentro da barriga de cada pargo coloque 2 rodelas de limão com uma folha de manjericão.
- Numa assadeira coloque um pouco de azeite.
- Espalhe a cebola às rodelas e os dentes de alho pela assadeira, por cima coloque o peixe e tempere-o com sal e pimenta.
- Descasque as batatas e corte-as em cubos, tempere-as com sal e a paprika misturando bem.
- Disponha as batatas à volta do peixe e regue com o vinho branco e o resto do azeite.
- Leve ao forno durante cerca de 40 a 45 minutos, vá regando o peixe e as batatas com o molho que se vai formando.
Nota:
Se preferir, pode comprar tiras de bacon que se encontram à venda no supermercado, eu optei por usar uma fatia cortada em tiras para aproveitar bacon que tinha em casa.
Pode substituir o manjericão por coentros ou salsa.
Andava eu no supermercado, achei que o pargo estava com bom aspecto e lá vieram comigo para a cozinha.
Ingredientes:
2 pargos pequenos ou 1 pargo grande (cerca de 1kg no total), limpo e amanhado
1 fatia de bacon cortada em tiras
1 ou 2 cebolas cortadas às rodelas
3 dentes alho picados
500g batata
50g vinho branco
50g azeite
1 c. sopa paprika
4 rodelas de limão
2 folhas grande de manjericão (opcional)
Sal q.b
Pimenta q.b.
Preparação:
- Ligue o forno a 170º.
- Seque o pargo e faça alguns cortes no lombo (tal com se vê na foto) e introduza aí as tiras do bacon.
- Dentro da barriga de cada pargo coloque 2 rodelas de limão com uma folha de manjericão.
- Numa assadeira coloque um pouco de azeite.
- Espalhe a cebola às rodelas e os dentes de alho pela assadeira, por cima coloque o peixe e tempere-o com sal e pimenta.
- Descasque as batatas e corte-as em cubos, tempere-as com sal e a paprika misturando bem.
- Disponha as batatas à volta do peixe e regue com o vinho branco e o resto do azeite.
- Leve ao forno durante cerca de 40 a 45 minutos, vá regando o peixe e as batatas com o molho que se vai formando.
Nota:
Se preferir, pode comprar tiras de bacon que se encontram à venda no supermercado, eu optei por usar uma fatia cortada em tiras para aproveitar bacon que tinha em casa.
Pode substituir o manjericão por coentros ou salsa.
Etiquetas:
Bacon,
Ervas aromáticas,
Forno,
Limão,
Pargo
30 janeiro, 2013
Tofu mexidinho
Ultimamente, tenho aproveitado para experimentar umas sopas diferentes, no outro dia experimentei lentilhas e pela primeira vez tofu!
Já tinha experimentado comida vegetariana com soja ou seitan, mas nunca com tofu e posso dizer que para primeira experiência gostei bastante, acho que é algo a repetir.
Ingredientes:
20g salsa
200g cebola
250g cenoura
2 dentes alho
250g tofu, cortado aos cubos
50g azeite
1 c. chá de mostarda
5g molho de soja
15g sumo de limão
30g vinho branco
1 folha de louro
½ c. chá de sal
150g batata palha
Preparação:
- Coloque no copo a salsa e pique 2seg, Vel 7. Retire e reserve.
- Coloque no copo a cebola, a cenoura, o alho e pique 5seg, Vel 5.
- Adicione o tofu, o azeite, a mostarda, o molho de soja, o sumo de limão, o vinho, a folha de louro, o sal e metade da salsa reservada e programe 15min, Temp 100º, Vel 1.
- Retire a folha de louro e triture 2seg, Vel 4. Sirva envolvido com a batata palha e finalize com a restante salsa picada.
O tofu que usei é este que se vê na foto, não encontrei outro, mas é possível que existam outras marcas.
Fonte - Receita da revista Bimby Momentos de Partilha nº 26 (Janeiro 2013)
Já tinha experimentado comida vegetariana com soja ou seitan, mas nunca com tofu e posso dizer que para primeira experiência gostei bastante, acho que é algo a repetir.
Ingredientes:
20g salsa
200g cebola
250g cenoura
2 dentes alho
250g tofu, cortado aos cubos
50g azeite
1 c. chá de mostarda
5g molho de soja
15g sumo de limão
30g vinho branco
1 folha de louro
½ c. chá de sal
150g batata palha
Preparação:
- Coloque no copo a salsa e pique 2seg, Vel 7. Retire e reserve.
- Coloque no copo a cebola, a cenoura, o alho e pique 5seg, Vel 5.
- Adicione o tofu, o azeite, a mostarda, o molho de soja, o sumo de limão, o vinho, a folha de louro, o sal e metade da salsa reservada e programe 15min, Temp 100º, Vel 1.
- Retire a folha de louro e triture 2seg, Vel 4. Sirva envolvido com a batata palha e finalize com a restante salsa picada.
O tofu que usei é este que se vê na foto, não encontrei outro, mas é possível que existam outras marcas.
Fonte - Receita da revista Bimby Momentos de Partilha nº 26 (Janeiro 2013)
Etiquetas:
Bimby,
Cozinha Vegetariana,
Ervas aromáticas,
Refeição low-cost,
Refeição rápida,
Tofu
29 janeiro, 2013
Crostata de frutos vermelhos com Chá verde cereja japonesa
Como vos mostrei ontem, recebi uns produtos maravilhosos da It-tea.
O desafio foi lançado: imaginar e publicar uma receita onde estivesse presente o chá e, fosse ao mesmo tempo, a sobremesa ideal para o Dia dos Namorados, que se aproxima. Desafio aceite!
Idealizei uma sobremesa que fosse rápida e simples, logo possa ser confeccionada por qualquer pessoa mesmo que tenha menos práctica na cozinha ou a fazer sobremesas, como por exemplo os namorados ou os maridos. Mas ao mesmo tempo queria que fosse relacionada com o dia em causa, e para mim nada me me diz mais que os frutos silvestres e claro, que o chá estivesse em destaque. Nesta receita, o chá ver de de cereja japonesa que usei potencia o aroma e sabor dos frutos silvestres, mas não é ofuscado por eles.
O que acham?
Ingredientes para a massa:
220g farinha tipo 65
90g manteiga sem sal
30g açúcar
1 ovo
Ingredientes para o recheio:
125g framboesas
125g mirtilos
Sumo de meio limão
30g açúcar moreno Sores
1 c. chá de chá verde cereja japonesa
1 c. sopa amido milho Espiga
1 gema de ovo para pincelar
Preparação da massa:
- Pré-aqueça o forno a 200º.
- Coloque todos os ingredientes no copo e programe 15seg, Vel 6.
- Em alternativa à Bimby, pode usar outro robot de cozinha ou fazer manualmente: incorpore a farinha e o açúcar, depois a manteiga e o ovo, misture até obter uma massa com aspecto de migalhas.
- Retire, molde uma bola e estenda com a ajuda de um rolo da massa até obter um círculo, com uma espessura entre 3mm a 5mm.
Preparação do recheio:
- Numa taça, misture todos os ingredientes e envolva.
- Coloque a fruta no centro da massa, deixando um rebordo de cerca de 5cm.
- Dobre a massa sobre a fruta, sem a cobrir totalmente, de forma a que se veja a fruta no centro.
- Pincele a massa com a gema de ovo e leve ao forno durante cerca de 20 minutos a 25 minutos.
Nota:
Se quiser ter ainda menos trabalho, compre uma base de massa quebrada fresca ou massa folhada fresca no supermercado.
Dica:
Acompanhe com gelado ou chantilly.
O desafio foi lançado: imaginar e publicar uma receita onde estivesse presente o chá e, fosse ao mesmo tempo, a sobremesa ideal para o Dia dos Namorados, que se aproxima. Desafio aceite!
Idealizei uma sobremesa que fosse rápida e simples, logo possa ser confeccionada por qualquer pessoa mesmo que tenha menos práctica na cozinha ou a fazer sobremesas, como por exemplo os namorados ou os maridos. Mas ao mesmo tempo queria que fosse relacionada com o dia em causa, e para mim nada me me diz mais que os frutos silvestres e claro, que o chá estivesse em destaque. Nesta receita, o chá ver de de cereja japonesa que usei potencia o aroma e sabor dos frutos silvestres, mas não é ofuscado por eles.
O que acham?
Ingredientes para a massa:
220g farinha tipo 65
90g manteiga sem sal
30g açúcar
1 ovo
Ingredientes para o recheio:
125g framboesas
125g mirtilos
Sumo de meio limão
30g açúcar moreno Sores
1 c. chá de chá verde cereja japonesa
1 c. sopa amido milho Espiga
1 gema de ovo para pincelar
Preparação da massa:
- Pré-aqueça o forno a 200º.
- Coloque todos os ingredientes no copo e programe 15seg, Vel 6.
- Em alternativa à Bimby, pode usar outro robot de cozinha ou fazer manualmente: incorpore a farinha e o açúcar, depois a manteiga e o ovo, misture até obter uma massa com aspecto de migalhas.
- Retire, molde uma bola e estenda com a ajuda de um rolo da massa até obter um círculo, com uma espessura entre 3mm a 5mm.
Preparação do recheio:
- Numa taça, misture todos os ingredientes e envolva.
- Coloque a fruta no centro da massa, deixando um rebordo de cerca de 5cm.
- Dobre a massa sobre a fruta, sem a cobrir totalmente, de forma a que se veja a fruta no centro.
- Pincele a massa com a gema de ovo e leve ao forno durante cerca de 20 minutos a 25 minutos.
Nota:
Se quiser ter ainda menos trabalho, compre uma base de massa quebrada fresca ou massa folhada fresca no supermercado.
Dica:
Acompanhe com gelado ou chantilly.
Etiquetas:
Bimby,
Chá,
Crostata,
Dia dos Namorados,
Forno,
Frutos Silvestres,
Para 2,
Sobremesa rápida
Subscrever:
Mensagens (Atom)






