Adoro fazer compotas! É óptimo para podermos aproveitar a fruta da época que mais tarde já sabemos ser mais difícil encontrar e cujo sabor normalmente não satisfaz, aproveitar a fruta madura que ficou esquecida ou até mesmo usar as cascas da fruta.
Nunca tinha feito ou provado compota de maçã e cenoura, mas achei que era uma óptima ideia para aproveitar umas cenouras esquecidas e umas maçãs já maduras, e assim experimentar uma compota nova ao lanche.
Acompanhei a compota com Pão Dextrin integral com sementes de chia, que é um pão tostado, com conteúdo reduzido de gordura com cálcio, magnésio, fósforo e ómega 3, enriquecido com ácido fólico e sementes de chia, é extremamente nutritivo e tem um alto teor de fibra. Nunca tinha experimentado, mas achei que além de saboroso, é muito saciante.
Ingredientes:
300g cenoura, descascada e em pedaços
200g maçã, descascada e em pedaços
Sumo de 1 limão
200g açúcar
1 c. chá mistura de especiarias
Pão Dextrin integral com sementes de chia
Preparação:
- Coloque no copo todos os ingredientes e pique 15seg, Vel 6.
- Programe 40min, Temp 100º, Vel 1.
- Triture novamente 15seg, progressivamente até à 6.
- Retire e coloque em frascos previamente esterilizados.
07 maio, 2014
Compota de maçã e cenoura
Etiquetas:
Aproveitamentos,
Bimby,
Cenoura,
Doces e Compotas,
Especiarias,
Lanche
06 maio, 2014
Salteado tailandês
A par da cozinha indiana e a italiana, sou fã da cozinha asiática!
Ingredientes para o salteado:
400g bifes novilho
1 c. chá mistura de 5 especiarias
Óleo q.b.
2 chalotas picadas
250g legumes para wok ou mistura chinesa
1 c. chá deamido de milho
Sementes de sésamo q.b.
Ingredientes para o molho:
3 c. sopa de molho de soja Kikkoman
Gotas de óleo de sésamo
1 malagueta vermelha, fresca, picada e sem sementes
2 dentes de alho picados
1 c. chá gengibre ralado
1 c. chá açúcar moreno ou mascavado
Sumo de 1 lima
Preparação:
- Arranje os bifes, retirando a gordura e cortando em tiras. Tempere com a mistura de 5 especiarias e reserve.
- Num wok ou frigideira grande aquecida, deite o óleo e depois a carne, deixe saltear alguns minutos, com atenção para que a carne fique mal passada. Retire a carne e reserve.
- Coloque mais um pouco de óleo, adicione as chalotas e depois os vegetais, envolva e deixe saltear cerca de 5 minutos.
- Enquanto salteia os vegetais, prepare o molho misturando todos os ingredientes numa taça. Reserve.
- Adicione a carne reservada aos vegetais, de seguida junte o molho, envolva todos os ingredientes e deixe cozinhar durante 1 ou 2 minutos. Se desejar engrossar o molho, adicione o amido de milho e deixe cozinhar por mais 1 ou 2 minutos.
- Rectifique os temperos, sirva polvilhado com sementes de sésamo e acompanhado por noodles.
Adoro a combinação de sabores doces e apimentados, amargos e salgados, adoro cozinhar com wok, mesmo que a preparação possa exigir mais tempo ou paciência, quando chegamos à parte da confecção, é extremamente rápido e é impressionante a facilidade e rapidez com que é possível os alimentos adquirirem um sabor tão característico.
Um dos ingredientes indispensáveis é o molho de soja, actualmente existem diversos tipos de molho de soja no mercado. Existe molho de soja quimicamente formulado e molho de soja fermentando naturalmente, além do diferente processo de fermentação e ingredientes, o resultado é notório no sabor final. Para perceberem melhor as diferenças, podem encontrar mais informação aqui.
Ingredientes para o salteado:
400g bifes novilho
1 c. chá mistura de 5 especiarias
Óleo q.b.
2 chalotas picadas
250g legumes para wok ou mistura chinesa
1 c. chá deamido de milho
Sementes de sésamo q.b.
Ingredientes para o molho:
3 c. sopa de molho de soja Kikkoman
Gotas de óleo de sésamo
1 malagueta vermelha, fresca, picada e sem sementes
2 dentes de alho picados
1 c. chá gengibre ralado
1 c. chá açúcar moreno ou mascavado
Sumo de 1 lima
Preparação:
- Arranje os bifes, retirando a gordura e cortando em tiras. Tempere com a mistura de 5 especiarias e reserve.
- Num wok ou frigideira grande aquecida, deite o óleo e depois a carne, deixe saltear alguns minutos, com atenção para que a carne fique mal passada. Retire a carne e reserve.
- Coloque mais um pouco de óleo, adicione as chalotas e depois os vegetais, envolva e deixe saltear cerca de 5 minutos.
- Enquanto salteia os vegetais, prepare o molho misturando todos os ingredientes numa taça. Reserve.
- Adicione a carne reservada aos vegetais, de seguida junte o molho, envolva todos os ingredientes e deixe cozinhar durante 1 ou 2 minutos. Se desejar engrossar o molho, adicione o amido de milho e deixe cozinhar por mais 1 ou 2 minutos.
- Rectifique os temperos, sirva polvilhado com sementes de sésamo e acompanhado por noodles.
05 maio, 2014
Linguine com cogumelos
Eu adoro massas e adoro cogumelos, por isso assim que vi esta receita no mais recente livro do chef Chakall sabia que tinha de experimentar! E como se não bastasse ter 2 ingredientes que adoro, ainda tem queijo...
Adorei o resultado: uma massa muito saborosa, reconfortante como só uma taça de massa pode ser, mas ao mesmo tempo com um sabor leve.
Fiz apenas algumas pequenas alterações, não usei manjericão porque não tinha e adaptei a confecção à Bimby, tendo como base a receita que costumo fazer de esparguete à carbonara.
Ingredientes:
500g liguine
300g cogumelos frescos, laminados
2 dentes de alho, picados
100g queijo roquefort
1 pacote de natas
50g azeite
30g coentros picados
Pimenta q.b.
Preparação tradicional:
- Coza a massa em água abundante, durante cerca de 7 minutos e, quando estiver cozida, escorra e passe por água fria. Reserve.
- Numa frigideira aquecida, coloque o azeite e o alho, depois junte os cogumelos e de seguida o linguine e os coentros. Deixe saltear.
- Adicione o queijo roquefort desfeito e as natas, tape a frigideira para que o queijo derreta
- Rectifique os temperos.
- Quando o queijo estiver derretido, sirva.
Preparação Bimby:
- Coloque a água no copo, o fio de azeite e uma pitada de sal e programe 10min, Temp Varoma, Vel 1.
- Com a Bimby parada, insira o linguine pelo bucal e programe 7min, Temp 100º, Vel Colher Inversa.
- Escorra a massa, passe por água fria e reserve.
- Coloque no copo o azeite, o alho e os coentros, pique 5seg, Vel 5.
- Junte os cogumelos e programe 4min, Tem 100º, Vel Colher Inversa.
- Junte o linguine reservado, o queijo roquefort desfeito e as natas, programe 4min, Temp 100º, Vel Colher Inversa.
- Rectifique os temperos
- Sirva.
Fonte - Receitada adaptada do livro "10 por 10"
Adorei o resultado: uma massa muito saborosa, reconfortante como só uma taça de massa pode ser, mas ao mesmo tempo com um sabor leve.
Fiz apenas algumas pequenas alterações, não usei manjericão porque não tinha e adaptei a confecção à Bimby, tendo como base a receita que costumo fazer de esparguete à carbonara.
Ingredientes:
500g liguine
300g cogumelos frescos, laminados
2 dentes de alho, picados
100g queijo roquefort
1 pacote de natas
50g azeite
30g coentros picados
Pimenta q.b.
Preparação tradicional:
- Coza a massa em água abundante, durante cerca de 7 minutos e, quando estiver cozida, escorra e passe por água fria. Reserve.
- Numa frigideira aquecida, coloque o azeite e o alho, depois junte os cogumelos e de seguida o linguine e os coentros. Deixe saltear.
- Adicione o queijo roquefort desfeito e as natas, tape a frigideira para que o queijo derreta
- Rectifique os temperos.
- Quando o queijo estiver derretido, sirva.
Preparação Bimby:
- Coloque a água no copo, o fio de azeite e uma pitada de sal e programe 10min, Temp Varoma, Vel 1.
- Com a Bimby parada, insira o linguine pelo bucal e programe 7min, Temp 100º, Vel Colher Inversa.
- Escorra a massa, passe por água fria e reserve.
- Coloque no copo o azeite, o alho e os coentros, pique 5seg, Vel 5.
- Junte os cogumelos e programe 4min, Tem 100º, Vel Colher Inversa.
- Junte o linguine reservado, o queijo roquefort desfeito e as natas, programe 4min, Temp 100º, Vel Colher Inversa.
- Rectifique os temperos
- Sirva.
Fonte - Receitada adaptada do livro "10 por 10"
Etiquetas:
Bimby,
Chakall,
Cogumelos,
Cozinha Vegetariana,
Massas,
Refeição rápida
02 maio, 2014
Ementa mensal - Março
Aqui está aquela que foi a ementa de Março!
Mais uma vez, infelizmente, havia mais receitas planeadas que acabaram por não ser concretizadas... mas a vida é mesmo assim e nem sempre conseguimos ter tempo para tudo!
A ementa do mês de Março:
Semana 1
2ª - Creme de ervilhas e caril
3ª - Argolas do mar e camarão com molho de pimento
5ª - Linguine com queijo da ilha
Sábado - Rolo de carne
Semana 2
2ª - Alho-francês à Brás
3ª - Medalhões de pescada gratinados
5ª - Bifinhos de perú com citrinos e gengibre
Sábado - Canelones recheados com ricotta e espinafres
Semana 3
2ª - Cogumelos recheados com cuscuz
4ª - Pataniscas de bacalhau
6ª - Pernas de frango com caril e gengibre
Sábado - Hambúrguer de novilho com cogumelos e queijo da ilha
Semana 4
2ª - Beringela recheada
3ª - Laços com camarão, tomate e feta
5ª - Argolas do mar salteadas com piripiri
Sábado - Frango em molho de cajú
Mais uma vez, infelizmente, havia mais receitas planeadas que acabaram por não ser concretizadas... mas a vida é mesmo assim e nem sempre conseguimos ter tempo para tudo!
A ementa do mês de Março:
Semana 1
2ª - Creme de ervilhas e caril
3ª - Argolas do mar e camarão com molho de pimento
5ª - Linguine com queijo da ilha
Sábado - Rolo de carne
Semana 2
2ª - Alho-francês à Brás
3ª - Medalhões de pescada gratinados
5ª - Bifinhos de perú com citrinos e gengibre
Sábado - Canelones recheados com ricotta e espinafres
Semana 3
2ª - Cogumelos recheados com cuscuz
4ª - Pataniscas de bacalhau
6ª - Pernas de frango com caril e gengibre
Sábado - Hambúrguer de novilho com cogumelos e queijo da ilha
Semana 4
2ª - Beringela recheada
3ª - Laços com camarão, tomate e feta
5ª - Argolas do mar salteadas com piripiri
Sábado - Frango em molho de cajú
Subscrever:
Mensagens (Atom)





