30 junho, 2014

Evento Teleculinária "Saúde à Mesa"

O passado dia 25 foi um dia diferente!...
Recebi um convite por parte da Teleculinária para estar presente numa festa que iria servir para comemorar a centésíma edição da revista Saúde à Mesa e a sua nova imagem.



A editora decidiu que estava na altura de mudar a revista, dando-lhe um visual mais atractivo e moderno, com deliciosas receitas, todas elas com um semáforo nutricional elaborado pela nutricionista Natália Cavaleiro Costa e que ajuda o leitor a interpretar as receitas e a fazer a escolha mais adequada às suas necessidades e objectivos. Foram criadas novas rúbricas na revista, de entre as quais uma dedicada aos bloggers de culinária.


E para comemorar este lançamento da "nova" Saúde à Mesa, a Edições Plural organizou uma festa, no Restaurante Bar Faz Figura, em Lisboa. 
Um local com uma vista deslumbrante sobre o rio Tejo; estiveram ainda presentes várias pessoas ligadas à publicação e também alguns bloggers que pertencem à comunidade Blog In Teleculinária, entre muitos outros.
As fotos apresentadas, gentilmente cedidas pela Sandrine e pela Teleculinária, são apenas pequena amostra de um fim de tarde fantástico, ambiente descontraído e rodeado de bem disposta, onde não faltou a boa comida e muitas conversas à mistura.



Foi muito bom rever e/ou conhecer pessoalmente alguns bloggers, com quem partilho este gosto pela culinária e com os quais costumo falar no dia-a-dia seja por faceboo ou email, de entre os quais a Alexandra do Bimbexpress, o Célio do Sweet Gula, a Sandrine do As Várias Faces da Ginja, a Eva do A Aventura Culinária, a Maria João do Ponto de Rebuçado e a Ana do Telita na Cozinha



Para terminar, no final da festa ainda tivemos direito a uns sacos muito bem recheados de simpáticos miminhos!


Hambúrguer de grão-de-bico

Quando comprei o mais recente livro do chef Chakall, esta foi uma das receitas que mais me chamou a atenção.
Adoro grão, e apesar de já ter feito várias receitas, nunca tinha experimentado uma versão vegetariana, e aliado ao facto de a receita ser tão simples e económica que era impossível não experimentar.
Para quem gosta de experimentar receitas diferentes, garanto-vos que não se vão arrepender... é uma deliciosa alternativa à carne!




Ingredientes:
2 latas ou 1 lata grande de grão Compal da Horta
20g coentros
2 ovos
1 c. chá alho em pó
1 c. chá cominhos em pó
100g farinha tipo 65
1 limão
Sal q.b.
Pimenta q.b
Azeite q.b.
4 ou pães de hambúrguer
Agrião q.b.
Tomate q.b.
Molho de iogurte Paladin




Preparação:
- No copo da Bimby coloque o grão escorrido, coentros, cominhos, alho em pó, sal, pimenta e sumo de limão, pique 5seg, Vel 5.
- Junte a farinha e os ovos, programe 30seg, Vel 4, retire e reserve. Deixe repousar por 5 minutos.
- Consoante o tamanho que prefira, molde 4 a 6 hambúrguers.
- Numa frigideira, coloque o azeite e frite até ficarem dourados de ambos os lados.
- Abra os pães de hambúrguer, coloque o agrião, o tomate, o hambúrger e por cima deite o molho de iogurte.



Nota:
Em substituição da Bimby pode usar uma picadora ou trituradora.
Pode substituir o agrião por rúcula ou alface.


Fonte - Receitada adaptada do livro "10 por 10"

27 junho, 2014

Sugestão para o fim de semana #9




A 7.ª Edição da Feira Nacional do Mirtilo decorrerá de 26 a 29 de Junho no Parque Urbano da Vila. 
Visite o certame, delicie-se, prove, conheça, saboreie, experimente e divirta-se com o Mirtilo de Sever do Vouga, o Fruto da Juventude.
Mais informações aqui.



Para os amantes da sardinha e ainda não se fartaram delas nos Santos Populares (é o meu caso), não podem perder o Festival da Sardinha em Setúbal que já está a decorrer e vai até dia 6 de Julho.
A sardinha assada de Setúbal é considerada uma das "7 Maravilhas da Gastronomia" e para mostrar isso mesmo, este Festival conta com a participação de 62 restaurantes.
Mais informações aqui.



Este fim de semana, uma feira em que será possível descobrir os melhores vinhos da Península de Setúbal e os sabores inconfundíveis do Estuário do Sado.
Os vinhos, enchidos, queijos, doces e compotas artesanais de produtores locais são o mote para um fim-de-semana de promoção daquilo que melhor se faz nas Terras do Sado, num evento ao ar livre com entrada gratuita, destinado a toda a família.
Será possível participar em provas de vinhos, harmonizações de vinhos com pratos típicos da região, workshops de sangrias, apresentações de doçaria e assistir às actuações do Quarteto de Fados “Deolinda de Jesus” e do grupo infantil “Fado Reguila”.
Mais informações aqui.


Ementa mensal - Maio

A mais recente ementa, que contou com muitas experiências novas!




ementa do mês de Maio:

Semana 1
2ª - Pizza de brie, presunto e rúcula

3ª - Massa fantasia gratinada com alheira
5ª - Filetes de pescada com camarão

Sábado - Frango Marroquino 

Semana 2

2ª - Panquecas de cenoura e courgette
3ª - Fajitas de frango

4ª - Pescada à Brás 

Semana 3
2ª - Hambúguer de atum
4ª -
Costeletas de cebolada
6ª - Esparguete de camarão picante
Sábado - Coelho assado no forno

Semana 4
2ª - Salteado vegetariano com slim noodles

4ª - Porco frito com amendoim
6ª - Snacks de linguiça